Tipos de câmeras fotográficas

por | | , , ,

Neste artigo você vai aprender:

A revolução digital atingiu em cheio o mundo da fotografia. Desde o avanço da tecnologia, os fotógrafos digitais têm sido capazes de ver os frutos de seu trabalho sem a necessidade de perder tempo no processamento do filme.

Desde o início da câmera digital em 1975, alguns tipos diferentes de câmeras foram criados. Então, quais tipos de câmera digital estão disponíveis e qual é a melhor câmera para você? Vamos dar uma olhada.

35mm ou pequeno formato

Os tipos de câmera de 35 mm ou de pequeno formato são construídos com sensores baseados em um único slide de filme fotográfico de 35 mm. Este filme é utilizado com SLR (câmeras de lente única ou Single Lens Reflex), permitindo que sua digitalização seja classificada como DSLR.

DSLR

A DSLR é a versão digital da câmera analógica SLR (single lens reflex, ou câmera reflex de lente simples). Nos últimos 15 anos, a DSLR tem sido um dos tipos de câmera mais comumente usados, devido à sua gama de recursos e capacidade de produzir qualidade de imagem profissional.

Embora a primeira câmera digital tenha sido desenvolvida pela Kodak na década de 1970, foi somente em 1986 que a Nikon revelou uma câmera digital que seria a base de todas as DSLRs que viriam. Dois anos depois, a Nikon lançou a primeira DSLR comercial.

Existem algumas coisas que tornam uma DSLR o que é. Em primeiro lugar, ela usa lentes intercambiáveis. Isso permite que você capture qualquer tipo de situação, desde que a lente correta seja usada.

Em segundo lugar, existe um sistema de espelho mecânico dentro do corpo da câmera. Uma lente condensadora e um pentaprisma ou pentamirror permitem que o fotógrafo veja a luz e a cena através do visor.

Os fotógrafos optam por modelos DSLR pois permitem que qualquer cena seja focada manual ou automaticamente. Essas câmeras contêm uma variedade de configurações, incluindo (mas não exclusivas) os modos de abertura e prioridade do obturador. Normalmente, os sistemas de câmera mais caros têm resoluções maiores e tecnologia mais avançada.

Existem dois tipos diferentes de câmeras DSLR: full-frame ou cropada. A única diferença entre elas é o tamanho do sensor de imagem. No entanto, o tamanho do sensor delas tem um efeito imediato no seu equipamento e nas configurações que você usará. Veremos a ideia de fator de corte com muito mais profundidade em outro artigo.

Câmera de sensor full-frame

Uma câmera com sensor full-frame contém o maior tipo de sensor de câmera do tipo DSLR. O tamanho é semelhante a um único slide de filme fotográfico de 35 mm. Um sensor de quadro completo fornecerá imagens com melhor resolução em comparação com câmeras com sensor “cropado”.

Comparativamente, o tamanho do sensor afeta a qualidade e a resolução das imagens, impactando nos detalhes. Quanto maior o sensor, mais pixels ele pode conter. Isso significa que terá uma resolução maior. Com uma resolução mais alta, você será capaz de capturar melhores detalhes na cena. Como tal, as imagens produzidas com uma câmera full frame costumam ser mais nítidas do que com as versões de sensor “cropado”.

Quando as câmeras full frame surgiram pela primeira vez em cena, eram muito caras para fotógrafos iniciantes ou amadores. Esse foi um dos motivos pelos quais os fabricantes de câmeras desenvolveram DSLRs de sensores “cropados”. As câmeras que usam sensores full-frame também são conhecidas como câmeras equivalentes a 35 mm, pois o tamanho do sensor é modelado de acordo com o tamanho do filme analógico de 35 mm.

Duas das câmeras full-frame mais populares são a Canon 5D Mark IV ou Nikon 850D.

camera _0002_Nikon D850

Câmera de sensor cropado

É uma câmera com um sensor menor do que o full-frame. Existem alguns tamanhos diferentes de sensores cropados. Os mais comuns são 23,6 x 15,7 mm da Nikon e 22,2 x 14,8 mm da Canon.

Um sensor menor significa que há menos espaço físico para pixels. Menos pixels significa resolução mais baixa. Como tal, os fotógrafos profissionais tendem a usar sistemas de câmera full-frame quando desejam obter imagens de qualidade superior.

Um dos problemas associados ao uso de uma câmera com sensor cortado é que as lentes usadas podem ser diferentes de sua distância focal original. Os números da distância focal em uma lente são para sensores de quadro inteiro, a menos que tenham sido projetados especificamente para a versão cropada.

Por exemplo, uma lente full-frame de 50 mm em um corpo de câmera com sensor de cultura será equivalente a 75 mm para sistemas Nikon e 80 mm para Canon. O comprimento extra é ótimo para aplicações como fotografia de vida selvagem, especialmente quando você não tem fundos para investir em uma lente tele. Esta é uma das razões pelas quais iniciantes e entusiastas geralmente optam pela versão com sensor cropado.

Se você está procurando uma câmera com sensor cortado, recomendamos a Canon 90D ou a Nikon D3500.

camera _0001_Nikon D3500

Veja também: Uma Breve História da Fotografia

Câmeras sem espelho (câmeras mirrorless)

A chegada de câmeras de lentes intercambiáveis mirrorless abalou muitos fotógrafos que utilizam câmeras DSLR. Essas câmeras apareceram pela primeira vez em 2004, mas foi somente em 2012 que elas realmente começaram a tomar forma.

Quando a Fujifilm X-Pro1 foi lançada, ela se tornou a primeira câmera sem espelho com um visor óptico integrado. À medida que a popularidade dessa câmera crescia, outras empresas de câmeras DSLR perceberam a importância dessa nova tecnologia.

O que torna esses sistemas de câmeras diferentes é a falta de um espelho dentro da câmera. Sem a necessidade de um espelho, o design dessas câmeras pode ser reduzido sem qualquer perda significativa de resolução ou recursos.

Como não dependem da virada constante do espelho ao fazer uma exposição, as câmeras sem espelho podem ser descritas como verdadeiramente silenciosas. A falta de som produzido ao tirar uma foto é muito útil em fotos de eventos e casamentos, bem como em esportes onde o som pode ser um problema. Hoje em dia, os fotógrafos podem capturar cenas espontâneas com muito mais discrição, enquanto realizam fotografia de rua ou fotojornalismo.

As câmeras mirrorless (sem espelho) também estão sujeitas às versões de quadro completo e sensor cortado, onde o último costuma ser mais barato devido a um sensor menor ter menor número de pixels.

A Sony a7R IV é uma câmera mirrorless popular ao lado da Canon R e Nikon Z7.

camera _0000_nikon z7

Câmeras de médio formato

Os tipos de câmera de médio formato têm um sensor maior do que as câmeras de pequeno formato de 35 mm, mas menordo que as câmeras de grande formato. Devido ao tamanho do filme usado, essas câmeras têm a capacidade de capturar muito mais detalhes do que sistemas menores.

Existem dois tipos diferentes de câmeras de médio formato que podem capturar uma imagem digital. A primeira é uma câmera digital de médio formato dedicada, enquanto a segunda é uma câmera de filme de médio formato com back digital.

As câmeras digitais de médio formato são as versões digitais do modelo de câmera de médio formato. Isso significa que elas vêm com um sensor de tamanho maior que o tamanho 36x24mm usado por câmeras de pequeno formato. No entanto, eles não ultrapassam o tamanho do sensor 130x100mm frequentemente encontrado em câmeras fotográficas de grande formato.

Esses tipos de câmeras têm sido usados ​​predominantemente por profissionais em gêneros fotográficos bem pagos. A fotografia de moda, comercial, de retrato e de produto exige imagens com resoluções maiores. Posteriormente, são alguns dos campos onde a fotografia de médio formato tem realmente conseguido brilhar.

As câmeras de médio formato são caras em comparação com os modelos de câmeras de pequeno formato, mas mais baratas do que as de grande formato. Uma câmera de médio formato digital moderna, como a GFX 50, custará cerca de US$ 4.500.

A outra opção é usar uma câmera analógica de médio formato com back digital. Algumas câmeras de médio formato, como a Hasselblad 500C / M, permitem que os fotógrafos troquem as costas. Aqui, pode ser adicionado um sensor digital que lhe permitirá tirar uma imagem digital.

No início, os sensores digitais dessas costas especializadas eram menores do que os encontrados em câmeras DSLR. Eles também precisavam de uma conexão tethered para gravar e armazenar as imagens digitais. Isso dificultava sessões de fotos improvisadas ou o uso da câmera fora do estúdio fotográfico.

Embora possam ser complicados, os fotógrafos ainda usam backs digitais com câmeras de grande formato para fotografia de produtos. Os detalhes e a resolução insuperáveis ​​são necessários para grandes campanhas publicitárias em outdoors. Backs digitais em formatos médios e grandes continuam a ser benéficos, pois permitem ao fotógrafo tirar fotos digitais e de filme no mesmo sistema.

As câmeras digitais de médio formato são o caminho que os fotógrafos seguem quando uma resolução maior é necessária. O maior sensor em uma DSLR típica é de 50 MP na Canon EOS 5DSR. Para câmeras sem espelho, é de 61 MP no Sony A7R IV. Com câmeras de médio formato digital, o PhaseOne XF IQ4 oferece incríveis 151 MP com um preço compatível.

Veja também: Qual câmera comprar?

Câmeras compactas

Em algumas circunstâncias, uma DSLR pode ser muito complexa para fins fotográficos. Elas têm muitas configurações, mostradores e rodas. Algumas pessoas querem apenas registrar o momento. Da mesma forma, esses tipos de câmeras são pesadas e caras.

É aqui que entram as câmeras compactas ou sistemas de “apontar e disparar”. Essas câmeras são excelentes por muitos motivos. Elas cabem no seu bolso, pesam muito menos do que as câmeras DSLR e permitem que você fotografe de forma totalmente automática. Isso significa que você não terá que mexer nas configurações, então é menos provável que perca o momento.

Alguns desses tipos de câmera permitem a troca de lentes. Embora muitos não encontrem um visor óptico, uma tela LCD vem como padrão, junto com um flash embutido.

As câmeras compactas podem vir em duas variedades; zoom ou avançado. Como o nome sugere, uma câmera compacta com zoom tem a capacidade de oferecer um zoom muito poderoso. Isso permite que o usuário amplie sua cena, alcançando distâncias que outras câmeras compactas não conseguem. Normalmente, eles começam em 24 mm e podem chegar até 360 mm, como com a Lumix ZS200 / TZ200.

Você pode esperar que as câmeras compactas tenham uma resolução de cerca de 12MP, que é mais do que suficiente para imprimir imagens de viagens e retratos de família em um tamanho grande. Embora você não possa encontrá-las nas mãos de fotógrafos de moda profissionais, elas são perfeitas para fotos do dia a dia.

As câmeras compactas avançadas oferecem ao fotógrafo mais controle em seus disparos. Com elas, você pode usar modos de disparo manuais para obter exposições mais realistas ou para obter um foco mais estreito em uma cena.

A Fujifilm X100F é um exemplo perfeito de uma câmera compacta avançada.

Câmeras 360°

As câmeras 360° sempre estiveram fora do senso comum quando se trata de câmeras digitais. Elas são como a criança silenciosa da classe, ouvindo e esperando pacientemente que sua hora chegue. Essas câmeras são ótimas para vloggers em todo o mundo e são concorrentes fortes no mundo da fotografia digital.

Esses tipos de câmera são muito específicos, pois não há uma grande demanda para exibir cenas com um campo de visão grande angular. No entanto, elas capturam imagens panorâmicas em um piscar de olhos e permitem que você crie facilmente os famosos efeitos de ‘little planet’ (planeta minúsculo). Ao capturar um grande campo de visão, você poderá editar a cena até o que achar mais importante.

As câmeras 360° permitem que você filme da mesma maneira. Muitas delas oferecem estabilização de imagem e permitem a gravação de vídeo 4K (ok, mas não é exatamente o mesmo que 4K das DSLRs). Elas são fáceis de usar e as imagens ou vídeos podem ser compartilhados rapidamente. Isso significa que sua família pode ver as cenas das férias quase no momento em que acontecem.

Câmeras de ação e aventura

Você consegue se imaginar usando uma DSLR em uma aventura entre as árvores com muita lama, chuva e água? Nem nós. No entanto, é uma das razões pelas quais as câmeras de aventura ou ação surgiram pela primeira vez.

Esses sistemas leves e minúsculos são construídos tendo em mente o esporte, a ação e a aventura. Absorção de choque, proteção contra intempéries e até mesmo impermeabilização são alguns recursos que diferenciam esses tipos de câmeras das DSLRs. Elas são pequenas e leves o suficiente para usar. Além disso, algumas podem até ser controladas a partir de um controle remoto semelhante a um relógio ou câmera.

Você não poderá trocar as lentes e elas não terão tantas opções ou configurações quando se trata de fotografar. No entanto, essas câmeras são principalmente automáticas, o que significa que são mais fáceis de usar. Um botão faz tudo e com apenas alguns cliques, você pode gravar hiperlapsos e imagens de vídeo 4K.

A maioria dos modelos de câmeras de ação ou aventura não possui uma tela LCD. Elas também não são normalmente usadas ​​por profissionais, pois a lente grande angular pode resultar em distorção substancial. No entanto, essas câmeras são populares entre os viajantes devido ao seu tamanho de bolso.

Recomendamos a GoPro Hero 7 para todas as fotografias de aventura.

Veja também: Fotografia de Viagens

Conclusão

Há uma razão pela qual existem muitos tipos diferentes de câmeras no mercado. Cada uma servepara uma situação específica. Uma câmera compacta não traz os melhores detalhes da fotografia de esportes, enquanto uma DSLR pode ser demais para um retrato de família não programado na praia. Os sistemas DSLR e sem espelho podem ser mais versáteis, mas não permitem capturar 360°, a menos que você tenha tempo e dinheiro para investir em lentes especializadas e habilidades de edição. Para tranquilidade e controle totalmente automático, uma câmera compacta pode ser sua melhor aposta. No entanto, você estará trocando qualidade e resolução pela facilidade de uso.

Encontrar a câmera certa para você dependerá do que você deseja alcançar. Uma câmera digital tem um custo inicial mais alto, mas é mais barata no longo prazo. Isso se resume a não ter que comprar filme de câmera ou produtos químicos para processamento. Uma câmera de filme pode ser uma maneira muito mais lenta de fotografar, embora alguns fotógrafos prefiram ter tempo para pensar em cada foto. Embora esses tipos de câmera sejam a opção mais barata, você precisará gastar mais tempo processando e revelando para obter a imagem final.

Seja qual for sua decisão inicial, não se surpreenda se você não se apaixonar por sua primeira escolha de câmera. Pode demorar até que você encontre aquela que é perfeita para você.

Que tipo de câmera você usa para fotografar? Quais foram os motivos que influenciaram a sua decisão na escolha desse tipo de câmera? Compartilhe seus pensamentos deixando um comentário abaixo!

Sinta-se à vontade para fazer as perguntas abaixo nos comentários e teremos o maior prazer em respondê-las.

Deixe um comentário