Qual Câmera Comprar?

por | ago 25, 2017 | Equipamentos, Fotografia

Parece uma pergunta simples. No entanto, qualquer pessoa que está procurando a resposta em fóruns de fotografia ou que perguntou para outros fotógrafos, pode dizer que não teve uma resposta exata ou definitiva e que ainda tem dúvida sobre qual câmera comprar, certo?

Fotografar as crianças, registrar viagens, fotografar casamentos, fotografar a cidade, estudar fotografia… acontece que a fotografia é uma atividade muito versátil e atende a todo tipo de público e por isso cada público terá uma necessidade e/ou uma expectativa diferente com o seu equipamento fotográfico.

Escolher a câmera certa para a fotografia que você deseja realizar faz parte do caminho para que você obtenha excelentes registros. Então, agora você só precisa definir qual o seu objetivo com a fotografia e assim escolher qual a melhor câmera para você.

Para te ajudar, nós vamos lhe mostrar quais as câmeras mais adequadas para cada necessidade, vamos lá?

1. EU QUERO ESTUDAR FOTOGRAFIA OU TRABALHAR COM FOTOGRAFIA

Se você tomou a decisão de investir mais tempo em sua fotografia, fazendo um curso, como o nosso Curso Completo de Fotografia – Caçadores de Imagens, e pretende aprofundar na arte e na técnica fotográfica, explorando os controles manuais de sua câmera, chegou a hora de você fazer um upgrade para uma câmera profissional para iniciante, do tipo DSLR ou mirrorless. Essas câmeras podem até ser mais caras que câmeras compactas ou superzooms, mas elas permitem que você troque de lentes, o que as torna câmeras mais eficazes em uma variedade de situações, assim você pode fotografar desde paisagens até jogos de futebol. E mesmo os equipamentos de entrada das DSLR ou mirrorless, possuem uma ótima qualidade de imagem até para quem deseja trabalhar com fotografia ou investir em seu novo hobby.

• DSLR DE ENTRADA, CÂMERA PROFISSIONAL PARA INICIANTES

Se você quer imagens de qualidade profissional sem gastar muito, você pode obter uma DSLR de entrada, que é, sem dúvidas, a melhor aposta, uma excelente câmera profissional para iniciantes. As DSLRs de entrada, são adaptadas para iniciantes e possuem grandes sensores APS-C. Se você compará-las com câmeras com sensores menores, você vai descobrir um alcance dinâmico muito maior, a capacidade de fazer bokehs maravilhosos destacando seus motivos fotográficos e produzir imagens mais limpas e detalhadas ao fotografar durante a noite ou em um lugar fechado.

DOWNLOAD: QUE TAL BAIXAR AGORA O E-BOOK GRATUITO: GUIA COMPLETO – QUAL CÂMERA COMPRAR?

Além disso, essas câmeras são projetadas para permitir que você controle configurações como abertura do diafragma, velocidade do obturador e sensibilidade do ISO. Os visores óticos facilitam o disparo usando o foco manual. Alguns modelos possuem telas giratórias e sensíveis ao toque, auxiliando em uma captura de vídeo mais confortável e precisa. São câmeras mais volumosas que as mirrorless, mas se você estiver disposto a suportar o peso extra, você será recompensado com uma qualidade de imagem de alto nível sem precisar gastar muito.

Nossas sugestões, neste caso, são: Nikon D3200, Nikon D3300, Nikon D3400, Nikon D5200, Nikon D5300, Sony α58, Canon T5, Canon T5i e Canon T6i.

montagens-a

• DSLR INTERMEDIÁRIAS

DSLRs intermediárias podem ser ainda mais volumosas e pesadas que as DSLRs de entrada e que as mirrorless, mas existem algumas razões para que a maioria dos profissionais ainda apostem nelas. A principal razão é o seu sistema de autofoco (AF) extremamente sofisticado que pode acompanhar com sucesso assuntos que se movem muito rápido – o que significa mais fotos focadas em um ponto que você deseja manter. Algumas dessas DSLRs oferecem a opção de preencher praticamente todo o quadro com pontos AF para que o seu assunto nunca esteja fora do alcance.

Nossas sugestões, neste caso, são: Nikon D7000, Nikon D7100, D7200, D7300, D500, Sony α77, Canon 70D, 80D e 7D Mark II.

cameras dslr de intermediarias, cameras dslr de entrada , camera profissional para iniciantes

• DSLR AVANÇADAS:

Ao falar em câmeras DSLR avançadas, é comum ouvir o termo Full Frame. Este assunto está relacionado ao tamanho do sensor e ao aproveitamento do mesmo. Assim como os filmes das câmeras analógicas têm tamanhos diferentes, as câmeras digitais também têm sensores com tamanhos diferentes. O sensor Full Frame tem o mesmo tamanho do filme analógico, o que permite captar mais luz através de um ISO mais alto. Esse ganho em sensibilidade pode ajudar muito em situações de baixa luminosidade, como fotos noturnas. O tamanho da imagem gerada pelo Full Frame também será maior. As dimensões desse sensor captam mais megapixels e possibilitam ampliações maiores da foto, o que o torna interessante para quem deseja se profissionalizar. Aproveitando ao máximo a imagem gerada pela lente, esse sensor não é cropado (veja câmeras DSLR de entrada e DSLR intermediárias): ou seja, uma lente 50mm funcionará como uma lente 50mm. Câmeras com sensor Full Frame têm inúmeras vantagens em relação às cropadas, como maior resolução, menor ruído, porém também geram arquivos maiores e o preço também é relativamente maior. Por isso, quando não há a necessidade de arquivos maiores, uma câmera cropada resolve bem, além de ter um menor custo.

Neste caso, nossas sugestões são: Nikon D610, Nikon D750, Nikon D810, Sony α99, Canon 6D e Canon 5D.

cameras dslr avançadas, cameras dslr de entrada , camera profissional para iniciantes

• MIRRORLESS DE ENTRADA

Outra opção de câmera profissional para iniciantes são as câmeras mirrorless. Câmeras sem espelho que possuem a qualidade de imagem de uma DSLR em um corpo muito menor.

As mirrorless são câmeras do tamanho de compactas, mas com uma qualidade superior. Ao contrário das câmeras DSLR, elas não possuem um dispositivo ótico (com espelho e prisma), por isso são tão pequenas. Embora seja uma tecnologia nova, muitas pessoas já as utilizam profissionalmente. Sua maior vantagem é ter uma qualidade comparável à das câmeras maiores, mas em um tamanho reduzido. Isso pode ser um problema para quem se acostumou à forma de segurar as câmeras maiores e também para quem gosta do visor ótico. As imagens terão uma qualidade suficientemente alta para que você faça grandes impressões ou para cortar e ampliar suas imagens, assim você terá mais possibilidades ao editar e resultados ainda mais incríveis. As fábricas de câmeras têm construído constantemente um arsenal de lentes impressionantes para as mirrorless, garantindo que haja uma lente mais adequada para cada necessidade fotográfica.

Nossas sugestões, neste caso, são: Sony A6000, Sony NEX 7, Sony A6300, Olympus OM-D E-M10 II, Fujifilm X-T20, Panasonic Lumix DMC-G85 ou Panasonic Lumix DMC-G85.

cameras dslr de entrada , camera profissional para iniciantes, camera mirrorless

• MIRRORLESS AVANÇADAS

Se você quer uma mirrorless mais sofisticada e que tenha um excelente desempenho em qualquer situação. Esses modelos são mais caros, mas pelo preço, você obtém corpos metálicos robustos que são selados contra a água e poeira e são fabricados para funcionar em temperaturas abaixo de zero. Seus visores eletrônicos grandes e brilhantes estão entre os melhores que já vimos, e você tem uma grande quantidade de botões – muitos dos quais podem ser personalizados – para mudar rapidamente as configurações da câmera e de exposição para que você não perca a próxima foto.

DOWNLOAD: QUE TAL BAIXAR AGORA O E-BOOK GRATUITO: GUIA COMPLETO – QUAL CÂMERA COMPRAR?

Estas são câmeras para fotógrafos avançados exigentes e que estão dispostos a pagar pelo desempenho de uma câmera que é líder da classe. Para tirar o máximo de proveito desse tipo de equipamento, você precisa passar algum tempo com o manual de instruções. E elas exigem um compromisso financeiro que vai além do preço das câmeras de entrada. As grandes lentes podem custar tanto ou mais que a própria câmera, e a partir do momento que você começar a investir nas lentes de uma determinada marca, trocar de marca mais tarde pode ser muito caro. Mas se você puder investir em uma câmera dessas, provavelmente você não precisará comprar outra câmera durante muitos anos.

Nossas sugestões, nesse caso, são: Fuji X-T2, Fujifilm X-T1, Olympus E-M1 II, Olympus PEN-F, Sony A6500, Sony A7II e a novíssima Sony A9.

camera mirrorless avançada

Se você tem interesse em migrar para as mirrorless, você vai gostar dos nossos artigos: LENTES SONY MIRRORLESS: GUIA COMPLETO, QUAL COMPRAR, SUGESTÕES DAS MELHORES LENTES e XT-1 • O FUTURO DO PRETÉRITO disponíveis em nosso site.

2. EU QUERO UMA CÂMERA ANALÓGICA

Não é de se admirar que a fotografia esteja tão comprometida com a nostalgia, sempre nos fazendo recordar de outras épocas. Mas a fotografia analógica como arte é ainda mais profunda. O equipamento que você usa diz muito sobre o seu trabalho e para muitos é a melhor opção para conseguir efeitos vintage. Uma dessas câmeras, com certeza, irá ajudá-lo a encontrar o seu olhar criativo, afastá-lo da multidão curiosa e ainda vai te ajudar a produzir fotos únicas.

Se você gosta de fotografia analógica, você vai gostar do nosso vídeo Começando a Fotografar com Câmeras Analógicas, disponível em nosso canal do Youtube!

Nossas sugestões, neste caso, são: Nikon FE, Nikon FM, Nikon FM2, Nikon FM10, Nikkormat FT2, Pentax K1000, Pentax Spotmatic, Canon AE-1, Canon TX, Canon A2/A2e, Canonet, Olympus Pen, Olympus Trip, Yashica Electro 35GS, Zenit DF300, Praktica MTL3, Praktica MTL5, Zorki-C, Zorki 4K.

melhores cameras analogicas

3. EU QUERO FOTOGRAFAR MINHAS VIAGENS

Uma câmera superzoom permitirá que você capture detalhes a uma distância enorme. Se você finalmente vai fazer aquela viagem única em sua vida e quer voltar com fotos inesquecíveis, você tem algumas opções: priorizar a portabilidade, ter um grande alcance de zoom ou ter uma excelente qualidade de imagem.

Se a sua prioridade é a portabilidade, você precisa de uma câmera pequena o suficiente para que você não se sinta tentado a deixá-la para trás em uma de suas excursões por conta do peso, a solução ideal para você é uma superzoom para viagens. Essas câmeras são mais baratas e são apenas um pouco maiores que as câmeras compactas. No entanto, com uma lente com 30x de zoom, você vai conseguir capturar cenas de grande angular e fazer fotografias com uma qualidade média utilizando apenas uma lente, pois elas oferecem uma boa cobertura para cenários e fotografias típicas de férias.

Nossa sugestão, neste caso, é: Sony Cyber-shot DSC-HX80.

Se, no entanto, a sua prioridade é um grande alcance de zoom, para obter close-ups de pássaros empoleirados em árvores altas ou detalhes de monumentos bem distantes, a solução ideal para você é uma super zoom. Esses modelos custam um pouco mais que as superzoom para viagens e são bem maiores, quase tão grandes quanto uma câmera DSLR. A recompensa é que você terá um zoom de 60x com uma distância focal máxima de 1400mm. Isso vai lhe oferecer uma ampliação suficiente para ver as cortinas da janela de um prédio a 800 metros de distância de você.

Nossa sugestão, neste caso, é: Nikon Coolpix B700.

Porém, as câmeras superzoom para viagens e as câmeras superzoom possuem um ponto negativo. Com sensores que são apenas um pouco maiores que os do seu smartphone, a qualidade da imagem é boa apenas para visualização na web ou em feeds de redes sociais, mas não vão além disso. Você estará pagando para ter um super zoom e por não precisar levar lentes para a sua viagem, mas não estará pagando por uma qualidade de imagem superior.

Se você tem um orçamento maior e quer fotografar no crepúsculo, em um mercado noturno ou deseja fazer boas impressões de suas fotografias de viagens e obter fundos desfocados, você pode optar por uma point and click. Você terá uma câmera pequena, mas com um sensor grande de uma polegada, que é quase quatro vezes a área daqueles encontrados nas superzooms. Com lentes com aberturas maiores, você terá imagens mais limpas e mais detalhadas, mesmo em situações de pouca luz. Você conseguirá fazer impressões com uma qualidade superior e ficará orgulhoso de colocar em seus álbuns de fotografia. Você perderá o super zoom. Essas câmeras são geralmente limitadas a distâncias focais máximas 100 mm. São câmeras ótimas para retratos ou cenas de ruas, mas insuficientes para fotografar animais selvagens.

Nossas sugestões, neste caso, são: Panasonic Lumix DMC-LX10 e Sony Cyber-shot DSC-RX100 III.

melhores cameras compactas para viagem

ATENÇÃO! Você pode fotografar em modo automático, mas caso você decida fotografar em modo manual, a maioria dessas câmeras não permitirão, por isso as câmeras superzooms ou point and click não são recomendadas para lhe acompanhar em nosso Curso Completo de Fotografia – Caçadores de Imagens.

4. EU QUERO FAZER VÍDEOS DAS MINHAS AVENTURAS

Se você pratica esportes radicais, você precisa de uma câmera que não seja apenas pequena, leve e robusta, mas que também possa te acompanhar de forma segura em seu capacete, na bicicleta, no skate ou até mesmo em uma prancha de surfe. As câmeras de ação são pequenas câmeras de vídeo construídas para capturar atividades ao ar livre, usando uma variedade de armações e caixas de proteção. Elas são muito pequenas, leves, impermeáveis e à prova de choque, para que possam te acompanhar em qualquer atividade que você pratique.

O melhor desse tipo de câmera é que elas permitem que você capture clipes de vídeo em 4K ou em Full HD. E a manipulação da tela sensível ao toque facilita o ajuste das configurações sem precisar mexer com pequenos botões. Embora seja uma câmera feita para vídeo, você pode conseguir boas fotografias para compartilhar em suas redes sociais ou para fazer uma pequena impressão.

Nossas sugestões, neste caso, são: GoPro Hero5 Black, Sony FDR-X3000 e Yi 4K.

melhores cameras de ação

5. EU QUERO FAZER VÍDEOS PARA O YOUTUBE

Uma boa câmera digital para fotos também oferece recursos avançados para quem gosta de gravar vídeos. No mercado nacional estão disponíveis modelos com filmagem em Full HD, ideal para fazer seus vídeos pessoais no dia a dia, para um canal no Youtube ou em viagens. O design é portátil e é possível encontrar marcas como Sony, Canon e Nikon.

Nossas sugestões, neste caso, são: Canon EOS REBEL T5, Canon T6i, Canon 80D, Nikon D3300, Nikon DSLR D3400, Nikon DSLR D5500, Nikon D7000, Sony Alpha SLT-A77 e Sony Alpha SLT-A58.

melhores cameras para videomakers e youtubers

6. EU QUERO FOTOGRAFAR DEBAIXO D’ÁGUA

Se você está frustrado com as limitações do seu smartphone com câmera à prova d’água e quer fazer fotografias melhores debaixo d’água.

Nossas sugestões, neste caso, são: Olympus Tough TG-4 e Panasonic Lumix DMC-TS6.

melhores cameras para fotografia subaquatica

ATENÇÃO! Você pode fotografar em modo automático, mas caso você decida fotografar em modo manual, a maioria dessas câmeras não permitirão, por isso as câmeras citadas não são recomendadas para lhe acompanhar em nosso Curso Completo de Fotografia – Caçadores de Imagens.

7. EU QUERO FAZER FOTOGRAFIAS INSTANTÂNEAS

Nesta era de bombardeamento de imagens digitais, você pode se destacar usando uma câmera de fotografias instantâneas. Você deve se lembrar das famosas Polaroids, né? Esse é o nome de uma marca, mas hoje a empresa que faz câmeras instantâneas é a Fujifilm. A Fuji também tem uma impressora portátil que baixa e imprime imagens diretamente do seu smartphone.

Nossas sugestões, neste caso, são: Fujifilm Instax Mini 90 Neo Classic, Fujifilm Instax Mini 50S, Fujifilm Instax Wide 300 ou Fujifilm Instax Share SP-2.

melhores cameras instantaneas

ATENÇÃO! Você pode fotografar em modo automático, mas caso você decida fotografar em modo manual, a maioria dessas câmeras não permitirão, por isso as câmeras instantâneas não são recomendadas para lhe acompanhar em nosso Curso Completo de Fotografia – Caçadores de Imagens.

8. EU QUERO PRESENTEAR UMA CRIANÇA COM UMA CÂMERA

Se você está procurando uma câmera para presentear uma criança, você tem algumas opções para não precisar se preocupar com a perda ou com a quebra de uma câmera cara. Com preços bem em conta, essas câmeras são pequenas e leves. A qualidade da imagem será quase igual a de um smartphone, mas a criança terá uma lente zoom, o que faz uma grande diferença quando não é possível estar perto do seu assunto. Essas câmeras são projetadas para serem simples e fácil de usar. Esqueça de ajustar as configurações de exposição ou de personalizar as configurações dos botões. Você literalmente só precisa apontar e atirar.

Nossas sugestões, neste caso, são: Canon PowerShot ELPH 360 HS e Canon PowerShot SX620 HS.

cameras fotograficas para crianças

Para as crianças mais novas, menores de 10 anos, a escolha vai depender muito de criança para criança. Por quanto tempo você acha o interesse dela vai durar? E quais são as chances dela quebrar o equipamento? Pensando assim, talvez faça mais sentido você usar uma câmera compacta antiga que você guarda em casa.

ATENÇÃO! Você pode fotografar em modo automático, mas caso você decida fotografar em modo manual, a maioria dessas câmeras não permitirão, por isso as câmeras point and click não são recomendadas para lhe acompanhar em nosso Curso Completo de Fotografia – Caçadores de Imagens.

9. EU QUERO UMA CÂMERA QUE TENHA UMA QUALIDADE DE IMAGEM MELHOR QUE O MEU SMARTPHONE

Se você quer uma câmera pequena para levar para todos os lugares, pois está frustrado com as limitações da câmera do seu smartphone – falta de uma lente melhor, vida útil da bateria e imagens manchadas ao fotografar em pouca luz – é hora de fazer upgrade para uma câmera fotográfica – neste caso recomendamos as chamadas câmeras compactas. Parecidas com o seu smartphone, essas câmeras são pequenas e leves o suficiente para nunca serem deixadas em casa. Elas possuem sensores um pouquinho maiores que o seu smartphone e lentes com aberturas maiores que permitem mais entrada de luz. Se você se encaixa nesse perfil, você precisa de uma câmera compacta.

Com essa combinação, sensor um pouquinho maior + lente mais clara, você pode obter fotos mais limpas, mais nítidas e mais detalhadas de cenas noturnas e até congelar a ação de crianças e animais de estimação dentro de casa.

Nossas sugestões, neste caso, são: Canon PowerShot G9 X e Sony RX100 II.

cameras compactas melhores que celulares

ATENÇÃO! As câmeras  recomendadas aqui são compactas com tecnologia avançada e que permitem fotografar no modo manual. Porém as máquinas compactas mais simples não possuem modo manual, apenas automático e por isso não são recomendadas para lhe acompanhar em nosso Curso Completo de Fotografia – Caçadores de Imagens.

10. EU QUERO UM CELULAR QUE TENHA UMA BOA QUALIDADE DE IMAGEM

Lembra quando os celulares começaram a vir com câmera? Pois bem, essas câmeras melhoraram e alguns celulares entram hoje na categoria cameraphones: a qualidade anda tão boa que são consideradas câmeras com celular, e não o contrário. A maior vantagem desse tipo de câmera é que você provavelmente já a leva para todo lugar, facilitando a prática diária da fotografia. A desvantagem é que, mesmo melhorando muito de uns tempos pra cá, a qualidade ainda não é tão alta em grandes impressões ou em momentos de pouca luz.

A Sony fabrica os melhores sensores para celulares do mercado, então qualquer modelo topo de linha de Smartphone Sony com certeza terá uma boa qualidade de imagem. Os modelos mais recentes e topo de linha da Samsung ou da Asus também tem uma qualidade ótima para começar. Também está chegando ao mercado uma onda de celulares com duas câmeras, como o iPhone 7 Plus que conta com uma câmera com lente grande angular e a outra com uma lente tele, expadindo ainda mais as possibilidades.

Nossas sugestões, neste caso, são: Modelos Sony Topo de Linha, LG K10 Novo 2017, Samsung Galaxy A5 2017, Samsung Galaxy A7 2017, Motorola Moto G4, Samsung Galaxy J7 Prime, Motorola Moto G5 XT1672, Apple iPhone 7 256GB, Apple iPhone 7 Plus, Samsung Galaxy S7 Edge e Samsung Galaxy S8.

DOWNLOAD: QUE TAL BAIXAR AGORA O E-BOOK GRATUITO: GUIA COMPLETO – QUAL CÂMERA COMPRAR?

ATENÇÃO! Você pode fotografar em modo automático, mas caso você decida fotografar em modo manual, a maioria dessas câmeras de celular não permitirão, por isso os celulares não são recomendados para lhe acompanhar em nosso Curso Intensivo de Fotografia – Caçadores de Imagens.

71 Comentários

  1. Daisy

    Comprei uma Canon T6 mas ainda não sei usar, tem algum vídeo explicativo?

    Responder
    • O Casal da Foto

      Olá Daisy, boa noite! Ainda não temos review para T6. Um grande abraço! 🙂

      Responder
  2. Dhenyfer

    Olá! faço fotografia por hobby por enquanto, mas pretendo seguir esta profissão após terminar a faculdade de Publicidade e Propaganda, e amo fotografar paisagens e detalhes da natureza. Tenho uma câmera Nikon D3000, ela se encaixa para o tipo de fotografia que gosto de fazer? Vi que no artigo foi indicado apenas as câmeras D3200, D3300 e D3400. Qual a diferença destas para a D3000?

    Responder
    • O Casal da Foto

      Ei Dhenyfer, bom dia!

      Sim, sua câmera se encaixa no tipo de fotografia que você gosta de fazer. A D3000 faz parte da mesma série das câmeras citadas no artigo (D3200, D3300, D3400). Nós não a colocamos na lista pois seria impossível citar todas as câmeras, então colocamos só as mais atuais, mas a sua, apesar de um pouco mais antiga, se encaixa nessa categoria. O importante para se trabalhar com fotografia é que a câmera tenha um grande sensor e tenha lentes intercambiáveis. Grande abraço!

      Responder
      • Dhenyfer

        Muito obrigada pela resposta! Eu ainda não possuo outras lentes, mas pretendo começar a investir futuramente em mais equipamentos e acessórios, desta forma, conforme eu for ampliando meu conhecimento, conseguirei entender mais sobre os acessórios adequados para mim!

        Abraços!!

        Responder
        • O Casal da Foto

          Ei Dhenyfer,

          Isso ai, vá estudando, buscando e você terá mais facilidade em suas escolhas, aliás, você vai participar do nosso 2º Workshop – Caçadores de Imagens? Para se inscrever, basta acessar: https://www.ocasaldafoto.com/workshop-ci2-site/

          Um grande abraço! 🙂

          Responder
  3. Gessica

    Olá, ando lendo bastante sobre câmeras e adoro suas explicações, tiram muitas duvidas minhas. Mas gostaria de saber se goce acha que hoje ainda vale a pena comprar uma Nikon D7000, mesmo com outros modelos melhores que ela? Obrigada!

    Responder
    • O Casal da Foto

      Olá Géssica,

      Vale muito a pena sim! Apesar de não ser fabricada mais atualmente, a D7000 é uma câmera que captura com grande qualidade de imagem, além de ter um corpo robusto, ideal para o trabalho pesado.. Se for comprar uma usada, veja se ela está realmente boa, se não há defeitos e veja se o número de cliques dela é baixo. Não compre se estiver com mais de 50 mil cliques, ok?

      Abraço!

      Responder
  4. Ayala

    Olá boa noite,
    A Cannon T6 também é indicada pra quem está começando? Ganhei uma de presente. Vocês me aconselham trocar ou posso seguir inicialmente com ela?

    Responder
    • O Casal da Foto

      Olá, boa noite! Claro, Ayala, é uma câmera excelente, pode começar com ela sem medo. Um grande abraço! 🙂

      Responder
  5. Thiago Silva

    Adorei as dicas, mas queria saber pra iniciante que quer trabalhar com ensaios fotográficos qual camera vcs indicam?

    Responder
    • O Casal da Foto

      Olá Thiago,

      As câmeras DSLR de entrada são muito boas para começar: Nikon D3200, Nikon D3300, Nikon D3400, Nikon D5200, Nikon D5300, Sony α58, Canon T5, Canon T5i e Canon T6i

      Ou as mirrorless de entrada: Fuji X-T2, Fujifilm X-T1, Olympus E-M1 II, Olympus PEN-F, Sony A6500, Sony A7II e a novíssima Sony A9.

      Um grande abraço! 🙂

      Responder
  6. Marcel

    Boa tarde, primeiramente parabéns pelo site é excelente.
    Gostaria de uma sugestão de câmera de boa qualidade, que tivesse algum modo manual, velocidade obturador, etc. mas não gostaria de uma DSRL pelo tamanho, e nem de um mirroless pelo preço. Teria alguma sugestão de câmera pequena com estes ajustes? Obrigado.

    Responder
    • O Casal da Foto

      Olá Marcel,

      Muito obrigado pelo elogio! Se você quer uma câmera que vá produzir boa qualidade de imagem, você vai precisar de uma câmera com sensor grande, seja M4/3, APS-C ou Full Frame. E nesse caso, não tem como fugir da DSLR ou da mirrorless. Você já pensou em comprar uma câmera usada? Tem mirrorless no mercado por preços excelentes, como a Sony Nex 5, Nex F3, ou Olympus Pen, Olympus OM-D, dentre outras. Abraços!

      Responder
  7. Paola

    Olá!
    Estou buscando uma DSLR de entrada para registrar minhas viagens, com muitas paisagens e monumentos. Qual destas seria a mais indicada? Nikon D3200, Nikon D3300, Nikon D3400, Canon T5i ou Canon T6i?

    Obrigada!

    Responder
    • O Casal da Foto

      Olá Paola,

      Se você busca por qualidade de imagem, recomendamos a Nikon D5300 ou Nikon D5500. Mas se você quer fazer vídeos também, aí é melhor investir em uma T5i ou T6i. Abraços!

      Responder
  8. Elza

    Olá, gostei muito deste artigo. Eu comprei uma nikon D5100 pra fotografar família e filhas. Fiz um cursinho de fotografia agora pouco e comprei uma lente 35mm 1.8, mas tenho interesse em fazer fotos melhores porque amo viajar em família, além de gostar de fotografar festinhas de aniversários, paisagens e animais, então gostaria de uma dica qual câmera e lentes comprar? Estou disposta a investir um pouco mais por algo de qualidade. O que vocês me indicariam?

    Responder
    • O Casal da Foto

      Ei Elza,

      Que bom que gostou do nosso artigo! Olha, sua câmera é excelente pra essa proposta. É uma ótima câmera para viagens e fotografia de família. Acreditamos que pra você agora o ideal é investir em objetivas melhores, tais como uma Tamron 17-50 f/2.8 (vira grande angular e meia tele na sua câmera), ótima objetiva pra fazer um pouco de tudo e com relativa claridade… ou então, se você puder investir mais um pouquinho, uma Sigma 18-35mm f/1.8, foi a primeira objetiva zoom f/1.8 em toda a extensão do mundo, lente maravilhosa com muita qualidade. Mas se ainda assim você quiser investir em um equipamento melhor, você tem a opção de continuar na Nikon e adquirir uma D5500 ou uma D7200, que possuem qualidade de imagem e funcionalidades um pouco melhores que a D5100, ou migrar pra uma marca melhor, um equipamento menor, como as mirrorless. Se for fazer isso, recomendamos a Fuji, que tem câmeras muito charmosas e que produzem uma qualidade de imagem maravilhosa. Você pode começar pela XT10 ou XT20, ou se o financeiro não for problema pra você, já pegar uma mais avançada, como uma XT2.

      Se precisar de mais dicas, conte conosco. Abraços!

      Responder
  9. Marcio

    Encontrei uma Sony a77, nova na loja por R$ 1999,90. Vale a pena? É uma boa câmera para começar profissionalmente na fotografia?

    Responder
    • O Casal da Foto

      Ei Márcio,

      É uma câmera mais antiga, mas é sim uma boa câmera para começar profissionalmente na fotografia. Um grande abraço! 🙂

      Responder
  10. Douglas

    Olá,

    Estou pretendendo comprar uma câmera para registrar minhas viagens e festas familiares e estive pesquisando sobre Canon e Nikon, de modo que seu artigo foi o mais completo e objetivo. Parabéns! Mas gostaria de obter um conselho, se for possível. Disponho de cerca de 2 mil reais para comprar um equipamento bom para mim. Já tenho vendedores para ambas. Então a dúvida é a seguinte: qual câmera vale mais a pena comprar – uma nikon d5300 nova (com lente padrão) ou uma Canon 70D (somente corpo) usada (com 6 mil fotos)?

    Ps: gostaria que levasse em conta a data de fabricacao de ambas, principalmente a Canon que me parece ser um pouco mais antiga.

    Responder
    • O Casal da Foto

      Ei Douglas,

      No seu caso, a D5300 nova com lente padrão é a melhor pedida para fotografia. Se pesquisar, verá que a qualidade de imagem produzida pelo sensor da D5300 é superior à qualidade de imagem produzida pelo sensor da Canon 70D, além disso, os recursos da D5300 não perdem quase nada para os da 70D. Porém, se o seu objetivo é trabalhar com vídeo, nesse caso a 70D vai lhe atender melhor, pois possui mais recursos para filmagem. Um grande abraço! 🙂

      Responder
  11. Dayane

    Olá! adorei as dicas de vcs! Vou viajar p Cancun, quero uma câmera somente para fotografar a viagem mesmo que esteja em preço bom. Qual vcs me indicam? obrigada!

    Responder
    • O Casal da Foto

      Dayane,

      As câmeras de entrada citadas no post são uma boa opção. Um grande abraço! 🙂

      Responder
  12. Jully

    Olá,
    Adorei as dicas! Muito legal ter todas essas informações!
    Estou buscando uma câmera compacta que permita fotografar pessoas, paisagens e que eu possa também filmar com qualidade… Qual equipamento me atenderia com o menor custo:?
    A Fuji X100 seria uma boa alternativa? Que equipamento vocês me indicariam?

    Responder
    • O Casal da Foto

      Ei July,

      É uma boa opção sim. Lembrando que a câmera possui lente fixa insubstituível 23mm, f/2.0, se essa configuração lhe atender, é uma ótima opção. É uma câmera mais antiga, as atuais são X100s ou X100t. Um grande abraço! 🙂

      Responder
  13. Daniel Nunes

    Olá, estou em dúvida se compro uma sony a6000, uma nikon D5500 ou uma Canon T6i, os preços são muito próximos. Queria saber se em questão de lentes tem alguma marca melhor, ou com maior custo benefício. Outra coisa para além das fotografias são os vídeos, qual vocês consideram melhor nesse quesito?
    É verdade que a D5500 faz muito barulho no autofoco comprometendo a qualidade do vídeo? Obrigado!!

    Responder
    • O Casal da Foto

      Ei Daniel,

      Considerando todas as questões colocadas por você, a Sony a6000 é a melhor pedida, você terá uma excelente câmera mirrorless para filmar, mais compacta, mais discreta, mas as lentes são mais caras sim.

      Na verdade não é o corpo da câmera D5500 que faz muito barulho no autofoco, mas sim algumas lentes mais antigas. Lentes mais atuais já não possuem esse problema.

      Um grande abraço! 🙂

      Responder
  14. Taianne

    Olá! Adorei o artigo!
    Eu tenho pesquisado ultimamente sobre custo benefício e o preço tem me feito diminuir muito as opções. Eu tenho uma t5 e quero comprar uma segunda câmera para melhorar fotos de eventos principalmente. E estou considerando seriamente a 80D ou a 6D Mark II, Em questão de preço, a 80D ganha, mas a dúvida é enorme. O que você sugere?

    Responder
    • O Casal da Foto

      Ei Tatiane,

      No seu caso a 6D Mark II é mais interessante. Por ser uma fullframe você terá um desfoque melhor, fará fotografias utilizando ISO mais altos e assim terá mais possibilidades de fotografar à noite. Um grande abraço! 🙂

      Responder
      • Taianne

        Obrigada!

        Responder
  15. Gustavo henrique

    Gostaria de saber, se pra fazer vídeo pra youtube, tirar fotos com alta qualidade mesmo a noite, a Câmera Digital DSLR Canon EOS Rebel T5 18MP Lente EF-S18-55mm é um bom investimento ? Ótimo Site

    Responder
    • O Casal da Foto

      Ei Gustavo,

      É uma câmera ótima para você sim, vai atender suas necessidades. Se você tiver uma lente clara, vai conseguir fazer bons vídeos com baixa luminosidade.

      Iremos abrir uma nova turma do Curso Completo de Fotografia em março, caso tenha interesse.

      Um grande abraço! 🙂

      Responder
  16. Marcelo

    Olá gostei bastante das dicas e das sugestões, fazia tempo que buscava algo claro e pratico assim! Em Março vou fazer uma viagem para Patagonia, qual camera pequene e leve com boa qualidade em fotos vocês indicam ?

    Responder
    • O Casal da Foto

      Ei Marcelo,

      As câmeras de entrada citadas no post são uma boa opção. Um grande abraço! 🙂

      Responder
  17. Sávio Gomes

    Bom dia! Pretendo começar a fotografar, fazer cursos e seguir carreira nessa área. Vou comprar uma D5600 da Nikon e pretendo fazer os mais tipos variados de fotos… paisagens, animais, produtos, pessoas, natureza. Minha dúvida é se essa câmera é boa para iniciantes que pretendem realizar esses tipos de fotos e se caso eu precisar começar a trabalhar com vídeos, ela vai suprir minhas necessidades em vídeos com baixa luminosidade. Eu percebi que ela não foi citada em nenhum momento, isso pelo fato de quando o post ter sido postado, ela não tinha sido lançada ainda?

    Responder
    • O Casal da Foto

      Boa tarde, Sávio!

      Isso mesmo, a Nikon lançou recentemente sua nova DSLR da linha D5000, a Nikon D5600 o modelo mais avançado de câmera de entrada da Nikon. É uma câmera ótima para você sim, vai atender suas necessidades. Se você tiver uma lente clara, vai conseguir fazer bons vídeos com baixa luminosidade.

      Iremos abrir uma nova turma do Curso Completo de Fotografia em março, caso tenha interesse.

      Um grande abraço! 🙂

      Responder
  18. Adrielly

    Minha mãe adora tirar fotos de paisagens e são muito bonitas, vejo que tem um olhar que não tenho, qdo posta em redes sociais recebe muitos elogios e curtidas. Pois bem, tenho a intenção de presentea-lá futuramente com uma nikon profissional (que pelo o que li são uma das melhores marcas). Para esse tipo de fotos, como da lua e outros com riquezas de cores e detalhes e mais profissional qual me indicariam?
    Segunda pergunta para tirar fotos fé pessoas de forma profissional também poderia ser usada a mesma máquina ou existe diferença?
    Poderiam indicar da mais em conta em diante para ter noção do modelo e valores?
    Obrigada!

    Responder
    • O Casal da Foto

      Boa tarde, Adrielly!

      A Nikon lançou recentemente sua nova DSLR da linha D5000, a Nikon D5600 o modelo mais avançado de câmera de entrada da Nikon. É uma câmera ótima para sua mãe, vai atender suas necessidades. Você pode olhar também as câmeras de entrada que indicamos no post.

      Iremos abrir uma nova turma do Curso Completo de Fotografia em março, caso tenha interesse.

      Um grande abraço! 🙂

      Responder
  19. Kaline lima marques

    Boa noite! Estou querendo comprar uma câmera para iniciante. Que seja boa para tirar fotos de paisagens diurna e noturno e das pessoas. Uma câmera que não seja muito cara. O que você me indicaria ?

    Responder
    • O Casal da Foto

      Ei Kaline,

      As câmeras de entrada citadas no post são uma boa opção. Um grande abraço! 🙂

      Responder
  20. LUCIANO QUINTINO

    OLÁ! ESTOU COM UMA DÚVIDA TERRÍVEL! POSSUO UMA CANON XTI, E ESTOU QUERENDO FAZER UPGRADE. QUERO UMA CÂMERA COM SENSOR MAIOR, E ME INDICARAM UMA CANON 50D. O QUE VCS ACHAM? É MUITO ANTIGA? OU POSSO COMPRAR SEM MEDO!? FAÇO FOTOS APENAS POR HOBBY, MAS ESTOU ME ESPECIALIZANDO PARA ENTRAR NO MERCADO, PRINCIPALMENTE EVENTOS SOCIAIS.
    OBRIGADO!

    Responder
    • O Casal da Foto

      Ei Luciano,

      A Canon 50D é uma câmera muito antiga mesmo, talvez seja melhor você investir em alguma das câmeras de entrada que foram citadas no artigo.

      Iremos abrir uma nova turma do Curso Completo de Fotografia em março, caso tenha interesse.

      Um grande abraço! 🙂

      Responder
  21. Ricardo Krenski

    Bom dia,
    Estou começando no ramo da fotografia, pretendo realizar cursos, mas estou com uma duvida, vou fotografar eventos e minha viagens, qual seria a opção mais viável neste caso? estava vendo a t5i / t6 e t6i

    Responder
    • O Casal da Foto

      Olá Ricardo, bom tarde!

      Dentre as câmeras citadas por você a mais interessante é a T6i, pois é a mais avançada dentre elas.

      Um grande abraço! 🙂

      Responder
  22. adriana

    Olá muito otimo o seu artigo, entao, eu nao sou uma profissional da área, quero apenas registrar com qualidade as minhas viagens tanto diurnas praias, paisagens e etc, como noturnas, praças, shows e etc, e tambem poder registrar os momentos em familia, aniversario, passeios e etc… qual camera vc me indica para que eu tenha excelente qualidade em foto digital como impressa?

    Responder
    • O Casal da Foto

      Ei Adriana,

      As câmeras de entrada citadas no post são uma boa opção. Um grande abraço! 🙂

      Responder
  23. Patrícia

    ola, estou a procura de uma camera que possa ser útil para tudo um pouco, eu adoro fotografia, vivo na Noruega e o que eu mais queria era poder fotografar a aurora boreal com uma otima qualidade e dado ao pais onde vivo é um desperdício perder tão perfeitas paisagens, qual seria a melhor opção?

    Responder
    • O Casal da Foto

      Olá Patrícia,

      As câmeras de entrada citadas no post são uma boa opção. Um grande abraço!🙂

      Responder
  24. Allan Rodrigo

    Boa tarde amigo … muito bom seu artigo …

    vou fazer uma viagem e quero uma câmera pra tirar foto de paisagem e noturna e também que de pra tirar foto da lua e estrelas … estou começando agora . Eu comprando a câmera vou fazer o curso e me profissionalizar … qual câmera você me indica ?

    Responder
    • O Casal da Foto

      Ei Allan,

      As câmeras de entrada citadas no post são uma boa opção para você. Um grande abraço! 🙂

      Responder
  25. carolina

    Boa tarde. Quero comprar uma máquina a prova d’agua para fotografar em viagens e fazer vídeos no mar, abaixo d’agua mas não em mergulho profundo.
    Qual a mais indicada? E para quem não quer gastar muito?
    Obrigada

    Responder
    • O Casal da Foto

      Ei Carolina,

      As opções que deixamos no tópico “câmeras à prova d’água” são boas pra você! Grande abraço! 🙂

      Responder
  26. Laura

    Boa noite!

    Ótima matéria! Estou cursando cinema e preciso muito adquirir uma câmera para realizar trabalhos como curtas e documentários, mas os inúmeros modelos me deixam na dúvida. Quais seriam as melhores indicações de modelos de câmeras — de até 3 mil reais — que sejam focadas em vídeos para comprar?

    Responder
    • O Casal da Foto

      Ei Laura,

      As câmeras de entrada da Canon citadas no artigo são excelentes para vídeo e giram em torno desse valor. Um grande abraço! 🙂

      Responder
  27. Cris

    Olá, quero fazer da fotografia um hobby, com tal tenho procurado uma máquina fotográfica leve mas potente e de preço bem acessível. Encontrei uma Kodak AZ252 a um excelente preço (130€), mas como sou uma novata estou com receio de que a qualidade não vá ser tão alta como espero ou que tenha melhores opções por tal preço. O que pode dizer sobre este modelo?
    Agradeço desde já a atenção.

    Responder
    • O Casal da Foto

      Olá Cris!

      O modelo que você indicou é do tipo compacta/superzoom. Este tipo de câmera tem algumas limitações… seu sensor é pequeno comparado com as câmeras do tipo DSLR/Mirrorless. O sensor pequeno é ruim em situações com pouca luz e não permite que você consiga um bom desfoque do fundo. Além disso a lente apesar de ter um zoom potente não pode ser trocada e também perde muita qualidade em zoom muito alto.

      Ela pode ser uma câmera boa para começar a aprender, mas logo você vai precisar trocar por uma câmera DSLR em que você tem mais controle, melhores fotos com pouca luz e a possibilidade de ter lentes melhores.

      Se o preço baixo é importante pode considerar comprar mesmo a Kodak AZ252, mas se possível recomendamos que compre uma camera tipo DSLR de entrada que indicamos no artigo, os modelos usados também podem ser mais baratos e valer muito a pena.

      Abraços!

      Responder
  28. Laylson Dennis

    Ótimo post. Começando a me apaixonar por fotografia, kkkk. Não pretendo trabalhar de forma profissional, porém como adoro viajar pretendo guardar essas recordações com mais qualidade. Então queria uma indicação de vocês para uma câmera DSLR para uso doméstico, principalmente para viagens. Grato.

    Responder
    • O Casal da Foto

      Olá Laylson!

      Também somos apaixonados pela fotoagrafia, ficamos felizes pelo elogio!

      As câmeras DSLR de entrada são ótimas pra você, são os modelos menores, mais em conta e que ainda contam com uma ótima qualidade de imagem! Qualquer uma destas são ótimas opções:

      Nikon D3200, Nikon D3300, Nikon D3400, Nikon D5200, Nikon D5300, Sony α58, Canon T5, Canon T5i e Canon T6i.

      Para ajudar a decidir teste um pouco cada marca e olhe os preços dos modelos, a Canon costuma ter lentes ligeiramente mais baratas, mas no geral os valores são equivalentes.

      Um abração!

      Responder
  29. Giovanna

    Olá, tenho um iPhone X, a câmera é ótima..
    porém estou querendo investir em uma câmera fotográfica, pois tenho duas filhas pequenas.
    O objetivo seria registrar momentos como viagens em familia, aniversário e momentos do tipo.
    Quero algo com uma qualidade boa e de fácil manuseio! Qual me indicaria?

    Responder
    • O Casal da Foto

      Olá Giovanna!

      Nós somos fãs das câmeras dos iPhones, principalmente os mais recentes!

      Se quiser qualidade de imagem e facilidade de uso as DSLR de entrada sempre são boas opções!

      No artigo sugerimos estes modelos de DSLR de entrada:
      Nikon D3200, Nikon D3300, Nikon D3400, Nikon D5200, Nikon D5300, Sony α58, Canon T5, Canon T5i e Canon T6i.

      Se quiser a mesma qualidade de imagem em uma câmera mais compacta, fácil de levar pra qualquer lugar as Mirroless também são uma ótima opção.

      Neste caso sugerimos os modelos da Sony A6000 e A6300 que são as mirroless de entrada mais em conta no Brasil.

      Um grande abraço! 🙂

      Responder
  30. ricardo

    Olá.
    Parabéns pelas publicações.
    Estou em dúvida porque preciso comprar uma máquina fotográfica econômica, até 1.400 reais, mas a maioria delas tem apenas o visor LCD e não aquele visor pequeno (não sei o nome) à moda antiga. Quando uso o celular, tenho dificuldade de ver o que estou fotografando se estou ao ar livre por causa do excesso de luz. Nas máquinas fotográficas sem o visor pequeno ocorre o mesmo?
    Minha prioridade é fazer fotos de objetos pequenos e macro.
    Prefiro máquinas com bateria porque as que tive antigamente com pilhas foram más. experiências.
    Alguma sugestão?

    Responder
    • O Casal da Foto

      Olá Ricardo!

      As câmeras sem o visor pequeno tem este problema mesmo, o visor ajudar muito em locais com excesso de luz.

      O que nós sugerimos pra você é procurar uma boa câmera usada. Existem modelos DSLR de entrada que podem chegar perto desse valor… e se estiver bem conservada as DSLR são melhores que maioria das câmeras compactas por esse valor, mesmo se for uma DSLR de 5 anos atrás ou mais!

      Por 1400 você deve encontrar um Canon T5, ou T3 por esse valor ou menor… e valem muito a pena!

      Um grande abraço! 🙂

      Responder
  31. Alexandre

    Ola, gostaria de fazer fotos esportivas, irei assistir a uma partida de tennis mas provavelmente estarei longe dos Atletas, entre 50 a 100 metros.. Gostaria de fazer fotos tipo aquelas que os jagadores aparecem em close acertando a bolinha com boa qualidade. Queria saber se consigo fazer essa foto com uma nikon d3400 com a lente de 300 mm ou se vou precisar de uma câmera com auto foco e uma lente mais potente

    Responder
    • O Casal da Foto

      Olá Alexandre!

      Fotos esportivas são uma área bem interessante, temos alguns alunos que fizeram carreira nessa área!

      Com a sua câmera e lente você pode conseguir sim… mesmo que tenha um pouco de dificuldade para conseguir aquela foto perfeita.

      Fotos esportivas dependem de congelar movimentos rápidos. Pra isso você vai precisar que sua câmera dispare com o menor tempo possível para garantir uma foto mais nítida. Mas quanto menor é o tempo de exposição mais luz vai precisar para que a foto não fique escura ou cheia de ruídos. Você também vai precisar usar o disparo contínuo para capturar momentos muito rápidos, como o da bolinha que você citou.

      A vantagem das câmeras melhores é a facilidade em situações como esta. Uma câmera mais avançada consegue fazer mais disparos contínuos por segundo, seu sensor pode captar mais luz com menos ruído e tem um autofoco mais rápido e preciso. Mas mesmo a D3400 pode proporcionar boas fotos se você estiver atento e preparar o foco e as configurações da câmera com rapidez.

      Abraços!

      Responder
  32. Daise

    Eu não entendo nada de fotografia e achei a matéria excelente ! Meu hobby é colecionar bonecas e fico maravilhada com as fotos que vejo na internet (fotos incriveis
    de colecionadores ). Quero muito poder tirar fotos de qualidade …qual a melhor camera para este tipo de fotografia ( utilizando fundo fotografico e dioramas com miniaturas ) ?
    Eu tenho uma Finepix ,mas as minhas fotos são tão comuns (nota-se que é foto caseira) e não chega nem perto das fotos profissionais dos colecionadores . Muito obrigada !!

    Responder
    • O Casal da Foto

      Olá Daise, tudo jóia? Que bom que gostou da matéria, ficamos muito felizes com cada feedback!
      Provavelmente o que você sente falta é da sensação de profundidade que algumas fotos profissionais apresentam.
      O que traz essa sensação é o desfoque do fundo, que mesmo que suave ajuda a dar destaque a um elemento importante na foto e dar mais profundidade.

      O problema é que o para conseguir um bom desfoque você precisa de uma câmera com sensor grande e uma lente com abertura maior, para captar mais luz.
      Por isso recomendamos que você adquira uma das câmeras do tipo DSLR que indicamos na matéria, pode ser o modelo de entrada mesmo que já é perfeita pra você.
      A marca pode ser Canon, Nikon ou Sony… as três irão lhe atender muito bem, mas a Canon e Nikon costumam ser mais em conta.

      Sobre a lente mesmo com a lente que vem com a câmera (lente de Kit) você deve conseguir algum desfoque.
      Mas se quiser investir mais considere comprar um lente 50mm f/1.8 que vai lhe dar mais desfoque e mais claridade.
      Outra opção seria investir em lentes “Macro” mas elas costumam ser bem mais caras.

      Esse equipamento vai ajudar bastante, mas o que vai fazer as fotos ficarem perfeitas é a iluminação e o enquadramento… e seu olhar fotográfico é claro rs
      Falamos um pouco sobre olhar fotografico e fotografia aqui no blog e também em nossos Workshops on-line, teremos um agora em fevereiro!

      Responder
  33. Felipe

    Que tri a publicação.
    Adoro a fotografia, faço por puro hobbie, agora começo a mexer na direção de uma dslr, justamente pela facilidade que a troca de lentes permite.
    Mas to super na duvida no quesito da câmera/lente.
    Pretendo adquirir uma 7D Mark II (apesar de ter ficado dividido com a a77 da sony, qual tu acha melhor?), e quero manter fotografias de ambiente e objeto em movimento, sem dispensar as fotografias noturnas (como aquelas que dá para captar a via láctea.
    E ai entra a coisa da lente, vale a pena investir em uma lente 70 – 300 para isso?

    Responder
    • O Casal da Foto

      Olá Felipe!
      Ficamos muito felizes com cada elogio que recebemos aqui!

      Os dois modelos que você citou são tem qualidades bem próximas, mas a 7D MkII leva vantagem no ISO e qualidade de imagem, que pode ser útil em fotografias de estrelas.

      Outro ponto a se considerar é a quantidade de lentes à sua disposição. As lentes da Sony A77 são do tipo A-mount, mais difíceis de encontrar e normalmente um pouco mais caras que as lentes da Canon.

      Um abração!

      Responder
  34. Lucineila

    Bom dia.
    Por favor, podem me indicar uma máquina fotográfica que suporta altas (caldeiras) e baixas (câmaras frigoríficas) temperaturas?
    Obrigada e aguardo resposta,
    Neila.

    Responder
  35. Aline

    Olá,

    uma DSLR Canon EOS Rebel T5 é boa pra vender fotos para banco de imagens?

    Obrigado.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Como não enlouquecer com TANTOS arquivos fotográficos!?!?!?
    fevereiro 15, 2018
  • Carnaval para Fotógrafos!
    fevereiro 12, 2018
  • Brownie: a primeira câmera para crianças
    janeiro 14, 2018
  • cameras antigas como fotografar cameras analógicas
    Como fotografar: Câmeras Analógicas
    dezembro 29, 2017
  • Qual o seu propósito com a fotografia?
    outubro 30, 2017
  • Fotografia: Quanto Cobrar?
    outubro 11, 2017
  • 300 Frases Inspiradoras Sobre Fotografia
    outubro 3, 2017
  • camera profissional para iniciantes capa
    Qual Câmera Comprar?
    agosto 26, 2017
  • Eiji Ohashi, paisagens Japão Vending Machines
    As paisagens noturnas do Japão por Eiji Ohashi
    agosto 23, 2017
  • Fotografia de Jenifer Bin, Xangai China
    Jenifer Bin e sua visão surreal, futurista e geométrica da China
    agosto 23, 2017
  • Fotografia de Masayoshi Naito, Japão
    Masayoshi Naitō: O mistério e a contemporaneidade urbana do Japão
    agosto 23, 2017
  • Willy Capa
    Willy Spiller e o caos do metrô de Nova Iorque nos anos 70
    agosto 22, 2017
 
O Casal

O Casal

Ela é de Brasília. Ele, de Belo Horizonte. Ela tem formação artística baseada em pintura e literatura. Ele já foi criado na música e no cinema. Ela gosta de MPB. Ele gosta de Jazz. Mas foi na fotografia que ambos se encontraram.

Especialistas em docência fotográfica, colecionam 14 anos de experiência em ensino artístico. Juntos são O Casal da Foto, uma dupla inseparável, ávidos por ensinar tudo o que aprenderam ao longo de suas carreiras e transformar a forma de se lecionar e aprender fotografia.

Dicas de Fotografia no Youtube

3º WORKSHOP DE FOTOGRAFIA GRATUITO!
CAÇADORES DE IMAGENS
[de 22 de fevereiro a 05 de março]

Que tal aprender como estar pronto para criar as melhores fotos, encontrar as melhores oportunidades e mudar sua carreira vivendo de fotografia?

INSCREVA-SE GRÁTIS AGORA!
QUERO PARTICIPAR DO WORKSHOP

SEJA O PRIMEIRO A SABER DO LANÇAMENTO DO CURSO!

 

Inscreva-se e lhe informaremos assim que o curso estiver disponível!

Sua inscrição foi realizada. Por favor confirme sua inscrição no email que enviaremos em alguns minutos!

EBOOK GRÁTIS SOBRE A CARREIRA DE FOTÓGRAFO

Sua inscrição foi realizada. Por favor confirme sua inscrição no email que enviaremos em alguns minutos!