Lentes Sony Mirrorless: Guia completo, qual comprar, sugestões das melhores lentes

por | jun 19, 2017 | Equipamentos, Fotografia

Olá! Depois dos nossos guias de lentes para câmeras Canon e câmeras Nikon chegou a vez do nosso guia de lentes para as câmeras mirrorless da Sony! O público fiel das câmeras Sony tem ótimas opções de lentes a sua disposição, uma seleção cresce a cada ano.

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As câmeras mirrorless da Sony atualmente possuem dois tipos: Aquelas com sensores full-frame de 35mm e aquelas com sensores APS-C, que são menores mas de ótima qualidade. Esse guia é exclusivamente para esta segunda linha de câmeras – vamos falar um pouco sobre o sistema de encaixe das lentes Sony a seguir. Por agora esteja seguro que não importa se você tem as antigas câmeras da serie NEX ou as novas séries a5000 ou a6000-a6500, estas lentes irão funcionar perfeitamente.

Se você tem câmeras de outras marcas e leu até aqui não deixe de ver nosso Guia de lentes Nikon ou Guia de lentes Canon. Você também pode conferir aqui nosso review de lente Macro da Fuji.

O que você vai aprender:

  • Falando um pouco sobre as lentes Sony tipo E-Mount
  • Como escolhemos cada lente
  • A primeira lente fixa clara: Uma cinquentinha ou uma 35mm?
  • A lente teleobjetiva (zoom)
  • A lente grande angular
  • A lente para retratos
  • A lente pancake
  • A lente macro

Falando um pouco sobre as lentes Sony tipo E-Mount

Todas câmeras mirroless da Sony (conhecida como séria Alpha) compartilham da mesma conexão E-Mount, um padrão criado pela Sony desde quando ela lançou a série NEX. Desde 2014 a Sony tem lançando câmeras e lentes Full Frame com o padrão E-mount também. As lentes criadas para as câmeras Full Frame são chamadas de lentes FE. As lentes deste guia, voltadas para as câmeras APS-C são chamadas de lentes E. Como todas usam o mesmo padrão E-Mount você pode usar uma lente FE em uma câmera com sensor menor, APS-C. Mas você não vai querer fazer isso. As lentes FE além de mais caras são maiores e mais pesadas, acabando com a vantagem de fotografar usando uma mirrorless leve e compacta.

lentes sony conjunto

Como falamos antes, a Sony antigamente chamava suas câmeras mirrorless APS-C de NEX, mas atualmente todas as câmeras mirrorless estão dentro da mesma linha chama Alpha. As lentes neste guia irão funcionar tanto em modelos antigos como a fora de linha NEX7 como a mais recente A6500.

A distância focal de qualquer lente é expressa em milímetros. É a medida que te dá uma ideia do campo de visão da lente ou ampliação da cena. Quanto maior o número, mais estreito é o campo de visão e maior a ampliação (zoom).

Por exemplo, uma lente 400mm é uma teleobjetiva capaz de aproximar cenas distantes, enquanto uma 20mm é uma grande angular capaz de capturar toda uma ampla paisagem em sua cena.

Por causa da diferença no tamanho do sensor, quando você estiver usando uma câmera com um sensor APS-C, menor do que um Full Frame, o campo de visão de uma determinada lente será mais estreito. Isto é chamado de “fator de corte”. Em nossas sugestões vamos falar sempre do número em milimetros da lente e qual o seu valor equivalente em um sensor APS-C da Canon. Se quiser saber mais sobre fator de corte e outras dicas importantes pode baixar nosso GUIA DEFINITIVO DE FOTOGRAFIA.  

exemplo de fator de corte sensor APS-C Sony

DICA DO CASAL: Para saber qual a distância focal equivalente de um câmera com sensor Sony APS-C em relação a uma com sensor Full Frame basta multiplicar o valor em MM da lente por 1.5x. Sendo assim uma lente 50mm por exemplo seria equivalente aproximadamente a uma lente 80mm quando usada em um sensor APS-C da sua Sony Mirrorless.

Como escolhemos cada lente

A variedade de lentes E-Mount é bastante limitada quando comparada com outras marcas com Canon e Nikon. Ainda assim encontrar o equilíbrio certo entre preço, recursos e performance ainda é um desafio. Neste guia nos concetramos principalmente em lentes fixas, que não possuem nenhum zoom. Estas lentes além de menores e mais leves normalmente são mais claras e oferecem uma qualidade de imagem superior.

você provavelmente já deve ter uma lente de kit que veio com sua  câmera, como a lente Sony 16-50mm Power Zoom. Nosso objetivo é recomendar lentes que oferecem uma vantagem significativa em distância focal e abertura de lente em relação a que você está usando atualmente. Também estamos considerando as lentes mais acessíveis, voltadas para o público que está começando ou estão buscando o melhor investimento. As lentes da Sony costumam ser um pouco mais caras comparadas com outras marcas mais comuns.

Usamos pesquisas em sites e opiniões de fotógrafos experientes para criar este guia que busca unir o preço com a qualidade.

A primeira lente fixa clara: Uma cinquentinha ou uma 35mm?

Uma das melhores maneiras para qualquer fotógrafo iniciante aprimorar sua arte é fotografar com uma lente que tem um campo de visão semelhante ao do olho humano. Usando uma lente fixa (lente sem zoom) você vai ser incentivado a pensar mais sobre a composição, mover se ativamente pelo ambiente – também chamado de  “zoom com os pés” rs. A lente fixa que recomendamos para fotógrafos com equipamento E-mount é a lente Sony E 35mm f/1.8 OSS. Apesar desta ser uma das opções mais caras de lente equivalente a 50mm (Usar uma 50mm em sensor APS-C equivaleria a um 75mm) acreditamos que a sua qualidade superior vale o investimento.

lentes sony

Se você está vindo de uma lente de kit, ficara maravilhado com a abertura máxima de f/1.8. Esta abertura ampla deixará mais fácil fotografar em condições de pouca luz com shows, cinemas, festas de aniversário ou à noite ao ar livre. A abertura grande também permite desfocar o fundo, deixando aquela área de desfoque incrível, suave, chamada de Bokeh… a qual ajuda a chamar antenção para o assunto principal em foco.

Como esta lente se aproxima da visão do olho humano, as imagens que você vai criar irá se parecer muito com o que você está acostumado a ver com sua cabeça. Talvez por isso a Cinquentinha, como é chamada carinhosamente pelos fotógrafos, é a lente preferida mesmo por aqueles mais experientes.

lentes sony exemplo noite

Com um preço que pode chegar até 2.500 reais é uma lente bem cara, mas sua qualidade compensa o investimento. O site DxOMark recomenda esta lente como a melhor lente fixa equivalente a 50mm de todas as lentes voltadas para câmeras mirrorless. Em f/4 esta lente atinge sua nitidez máxima, extraindo ao máximo toda a qualidade de imagem do sensor de 24 megapixels. O fotógrafo do Admiring Light Blog relata que a lente tem um foco rápido, em condições de pouca luz ele se torna um pouco mais lento, mas ainda aceitável e muito preciso.

Diferente de muitas lentes fixas padrão a Sony oferece Estabilização de Imagem embutida na lente. Este recurso é muito útil para fotografar sem auxílio de tripés, possibilitando fotos com ISO mais baixo do que o comum sem borrar a imagem.

Se nossa sugestão de lente está além do seu orçamento recomendamos conferir a lente Sigma 30mm f/2.8. É uma alternativa mais barata que ainda irá proporcionar bons resultados, se você tiver luz suficiente. Apesar de  um pouco inferior do que nossa escolha principal esta lente é capaz de gerar imagens nítidas com pouca distorção. Esta lente equivalente a um 45mm oferece um campo de visão um pouco maior e sua construção em plástico das versões mais antigas é mais sujeita a defeitos em caso de queda.

lente sony sigma 2.8

Como esta lente tem metade da abertura máxima da nossa escolha principal você vai precisar usar velocidades e ISOs mais altos para fotografar a noite ou em interiores pouco iluminados. A falta de estabilização de imagem também aumenta a necessidade de uma velocidade mais alta ou uso de tripé. Isso pode não ser muito problema para muitas pessoas, especialmente quando a lente pode custar bem mais barato.

A lente Sony E 50mm f/1.8 OSS pode ser encontrada custando um pouco menos do que a 35mm. Porém a distância focal equivalente dela é 75mm, tornando o campo de visão mais estreito. Tirando este detalhe ela também pode ser uma ótima opção, especialmente se você se acostumar a trabalhar com este campo de visão.

lentes sony

Outra lente que vale a pena mencionar é a lente Sigma 30mm F/1.4 Contemporary DC DN. Além de ser uma lente mais clara do que nossa escolha principal ela também possui uma nitidez maior. Porém a falta de estabilização de imagem e o preço elevado deixam a lente não tão interessante assim no custo benefício.

A lente teleobjetiva (zoom)

A lente Sony E 55-210mm f/4.5-6.3 OSS é a nossa sugestão de teleobjetiva para a maioria dos fotógrafos com câmeras Sony Mirrorless.

lentes sony

Custando em torno de 1.800 reais esta lente zoom que é equivalente a uma 83-315mm em sensores APS-C tem uma boa qualidade de imagem, quando há luz suficiente. Tem um tamanho modesto e é leve se comparadas a outras lentes zoom tele. Seu campo de visão complementa o as lentes de kit 18-55mm e 16-50mm, com sua menor ampliação começando bem onde acaba a extensão do zoom das lentes de kit. Como em todas as lentes zoom mais baratas, a abertura máxima diminui a medida que você aumenta o zoom. Para compensar a pequena abertura a Sony inclui a estabilização de imagem na lente, o que facilita criar fotos em velocidade mais baixa mesmo sem uso de tripé.

Apesar de algumas desvantagens óbvias de lentes zoom mais acessíveis esta objetiva tem uma performance bem balanceada, exceto pela perda de nitidez em seu zoom máximo. A construção sólida e seu autofoco silencioso é bastante útil para vídeo. É uma lente elogiada pela maioria dos seus usuários, especialmente pelo custo-benefício. Na Amazon por exemplo tem mais de 70% de reviews com nota 5 estrelas.

lentes sony exemplo tele

Sobre a estabilização de imagem, apesar da Sony dizer que ela é suficiente para garantir fotos com velocidades até 4 paradas mais lenta na prática você deve conseguir bons resultados com velocidas até 3 paradas mais lenta do que o normal (por exemplo, onde você precisaria de uma velocidade de 1/125s você pode usar até 1/16s).

Se você tem um orçamento maior recomendamos investir na lente Sony E 18-200mm f/3.5-6.3 OSS LE. Ela possui a mesma estabilização ótica e qualidade de imagem da nossa escolha principal, mas tem uma extensão de zoom maior e ainda é bem compacta para ser utilizada com uma câmera A6000 até A6500. Com um zoom equivalente de 27-300mm ela pode ser a única lente que você precisa levar em uma viagem, cobrindo a extensão da lente de kit.

lentes sony

Normalmente expandir a extensão do zoom sacrifica a qualidade de imagem de uma lente, porém esta lente 18-200mm tem uma qualidade bem próxima da 55-210mm. Essa qualidade e extensão maior de zoom explica porque a objetiva pode custar o dobro da nossa escolha principal.

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Sites como o Luminous Landscape Review elogiam esta lente pela qualidade, leveza e versatilidade. Essa versatilidade faz com que ela possa ser usada a maior parte do tempo em boas condições de luz. A estabilização de imagem novamente ajuda em condições um pouco piores de iluminação.

A Sony vende duas versões desta lente. A versão que recomendamos é que tem LE no final do seu nome, mas a Sony também vende o modelo SEL18200 que é um pouco mais antiga e tem acabamento prateado. O preço das duas é parecido, a versão mais antiga tem uma ótica ligeiramente melhor, um sistema de estabilização otimizado para vídeo mas é bem maior e mais pesada que nossa escolha.

A lente Tamron 18-200mm f/3.5-6.3 Di III VC também tem características bem semelhantes as da lentes que escolhemos. Mas a sua principal desvantagem é a falta do sistema de foco mais rápido. As câmeras mais recentes da Sony tem um sistema de Autofoco que não é compatível com lentes da Tamrom e outras marcas.

A lente grande angular

Para uma ótima qualidade de imagem por um bom preço recomendamos a lente Rokinon 12mm f/2.0 NCS CS, equivalente a uma 18mm. Apesar de contar apenas com foco manual esta objetiva tem um campo de visão maior do que quase todas as lentes Sony E-Mount e custa metade do preço delas. Normalmente não recomendamos lentes sem autofoco independente da economia, mas quando se fotografa com uma supergrande angular você não precisa ajustar o foco com muita frequência. Em lentes deste tipo qualquer coisa de 1 metro até o infito está em foco. Você vai precisar ajustar o foco apenas em distâncias muito próximas.

lentes sony Rokinon

Esta lente não é apenas muito mais aberta do que uma lente Sony SEL16F28 f/2.8 16mm, ela também tem uma abertura rápida de f/2.0 que permite o dobro de entrada de luz. A qualidade de imagem também é excelente, com imagens muito nítidas.

lentes sony exemplo grande angular

A qualidade desta lente é uma unanimidade entre os avaliadores. Sua ótima excelente é elogiada com ótima nitidez, baixa distorção e baixa aberração cromática. A lente também proporciona imagens com ótimas cores e contraste. Um detalhe, várias versões desta lente tem a marcação de foco um pouco fora do lugar. A posição correta do foco infinito, no caso desta lente testada é um pouco antes da marcação na lente.

Se você simplesmente não consegue viver sem o auto foco a lente Sony E 10-18mm f/4 OSS oferece um campo de visão ainda maior e possui estabilização de imagem. Porém tem uma abertura duas vezes menor que nossa escolha principal e custa o dobro.

lentes sony

A lente para retratos

Se você se dedica a fotografia de retratos nossa sugestão é a lente Sigma 60mm f/2.8 DN. Ela é uma lente fixa incrivelmente nítida, com distância focal equivalente a 90mm, um campo de visão clássico para este tipo de fotografia.

lentes sony

Uma das razões pelas quais essa teleobjetiva média funciona bem para retratos é que ela proporciona uma boa composição de rosto e ombros sem colocar você próximo demais do motivo. Essa distância normalmente deixa o modelo mais relaxado e proporciona fotos melhores. Fique a uma distância confortável de 1 a 2 metros e você vai preencher a foto com detalhes suficientes para fazer os olhos e expressão facial tomarem toda a atenção. A grande abertura da lente cria um campo de foco estreito que é perfeito para desfocar o fundo. Apesar da abertura de f/2.8 não ser tão grande assim ela é suficiente para gerar um belo desfoque de um fundo que poderia gerar distração.

lentes sony exemplo retrato

Esta objetiva impressionou os avaliadores pela performance e pelo custo mais acessível. O site Admiring Light elogia a qualidade ótica, o custo benefício e a sua nitidez impressionante, a melhor dentre todas as lentes para câmeras mirrorless, segundo ele.

Diferente da lente Sony E 50mm f/1.8 OSS nossa sugestão não possui estabilização de imagem e não usa o sistema de autofoco mais recente da Sony. Porém nenhuma destas duas limitações é um problema para fotografia de retratos. Apesar da estabilização de imagem minimizar o tremor da câmera ela não consegue evitar o eventual movimento do modelo durante uma exposição mais lenta. O novo sistema de auto foco é mais útil ao rastrear objetos em movimento, algo incomum ao fotografar retratos.

A lente pancake

Se a sua prioridade é manter seu cojunto câmera-lente o menor possível você deve considerar comprar uma lente do tipo “pancake”. O termo que significa panqueca em inglês diz muito o que esperar deste tipo, uma lente fina e compacta, que pesa apenas alguns gramas. Nós sugerimos a lente pancake Sony E 20mm f/2.8. Com um perfil superfino você pode usar esta lente junto com uma Sony A6300 e deixar seu equipamento compacto o suficiente para caber no bolso de sua jaqueta. Esse combinação discreta também ajuda a fotografar sem atrair a atenção, uma vantagem para fotógrafos de rua.

lentes sony

Porém essa redução de tamanho vem com algumas desvantagens. Esta objetiva tem metade da abertura da nossa primeira sugestão, a Sony E 35mm f/1.8 OSS. Sua ótica também não é tão boa, com nitidez um pouco menor e mais propensa a aberrações cromáticas. Ainda assim a sua performance e qualidade é bem aceitável, ainda mais considerando o seu tamanho compacto. A discrição e a possibilidade de criar mais fotos em situações urbanas podem fazer esta escolha valer a pena.

lentes sony exemplo pancake

Nos testes do site ePhotozine a lente teve uma ótima nitidez em abertura f/5.6 e apesar de ocorrerem algumas distorções elas são corrigidas facilmente na pós-produção.

A lente macro

Macrofotografia é pura diversão. Transformar a sua câmera em uma lupa para revelar os detalhes mais impressionates de objetos minúsculos traz um universo de possibilidades criativas. Mas estes super-closeups necessitam de uma lente macro.

lentes sony

As opções de lentes macro para E-Mount são bem limitadas, com apenas três alternativas para escolher. A acessível lente Sony E 30mm f/3.5 Macro é a mais barata delas, e a melhor escolha pelo custo benefício. Esta lente equivalente a 45mm pode focar tão perto quanto 10cm com uma ampliação de 1:1. Com uma configuração assim você pode facilmente prencher o quadro com um carrinho da Hot Wheels.

lentes sony exemplo macro

Nossa sugestão é vendida por em torno de  1.700 reais, apesar de não ser pouco é bem menos do que outras lentes macro, o que reflete na sua qualidade ótica que não é perfeita. Nos testes do site Imaging Resource sua nitidez foi classificada como razoável e mesmo fechando a abertura não há grandes melhorias neste caso. Mas com o mesmo preço, leveza e o ampliação de 1:1 é dificil encontrar opções melhores. Vale comentar que o sistema de foco manual das lentes Sony tem um interessante recurso de auxílio que amplia a área a ser focada, sendo bastante útil na macrofotografia.

A lente Sony E 30mm f/3.5 Macro tem um campo de visão bem amplo comparado a outras lentes macro. As lentes macro mais comuns estão na faixa de 50-100mm de distância focal. E sua distância para a ampliação 1:1 é de apenas 10cm, medidos a partir do sensor e não da lente. Isso significa que você vai precisar manter a lente muito próxima ao seu motivo, praticente 3cm, para conseguir o máximo de ampliação. Fotografar insetos e outros pequenos bichos deve ser um grande desafio com esta lente.

lentes sony exemplo macro

Desvantagens a parte, esta é praticamente a única opção real para a maioria dos fotógrafos com câmeras Sony padrão E-mount. Ela entrega imagens impactantes e custa pouco o suficiente para que os fotógrafos iniciantes aceitem suas limitações.

Uma outra alternativa seria adaptar antigas lentes manuais ao padrão e-mount, expandindo assim o leque de opções… mas isto é assunto para outro post. Rs

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O que você achou? Tem algum tipo de lente que faltamos comentar? Tem alguma dúvida específica? Não deixe de nos visitar e fazer suas perguntas no Facebook www.fb.com/ocasaldafoto

FONTES Sony first lenses – Site Wirecuter http://thewirecutter.com/reviews/first-sony-e-mount-lenses-to-buy/ (algumas fotos por Amadou Diallo.)

48 Comentários

  1. Nelson Alexandre

    Olá muito Boa a matéria
    Então dei de presente pra minha esposa uma sony alpha a330 e eu prático surf
    e ela queria tirar foto qnd estou na água
    Mais gosta de fotografa paisagens nosso filho brigando
    Na máquina tenho uma 1855
    Qual vcs aconselha eu comprar para esse tipo de foto (surf )

    Responder
  2. Rodrigo

    Tenho uma nex 3 e estou querendo comprar uma lente para fotografar surf…nada demais…gostaria muito de uma dica

    Responder
  3. Marcelo Voltolinni

    Olá!
    Acabei de ler tudo aqui e parabéns pelo trabalho, pela pesquisa e pela clareza durante todo o post!
    Nice job!!!

    Eu tenho uma questão…
    Tenho uma A6300 que me atende muito bem!
    Mas comprei só o corpo e uma mente Sigma Alpha, 35mm com 1.8.
    É ótima por sinal!!!
    Mas não é uma lente da Sony, né…
    Então uso com um adaptador LA-EA4.

    Pra mim estava tudo okay até eu perceber que o adaptador limita os recursos da lente… Os pontos de foco, por exemplo, são muito limitados.

    Gostaria de saber qual lente da Sony mais se aproxima dessa Sigma que tenho… Tenho tipo problemas pra focar. Às vezes mesmo com o ponto de foco selecionado no lugar desejado, ele não foca… Por nada! Tenho que sambar pra fazer isso acontecer… rs

    Desde já muito obrigado!!!
    Abração!

    Responder
  4. Bárbara Montavon

    Oi casa, tudo bom?
    Ainda bem que achei esse post.
    Estou migrando da Canon 600 d para a Sony A6000, pra começar no mundo mirrorless.
    Trabalho com retratos e eventos, e no post percebi que 35 mm e a 50 mmm, se encaixariam mais no meu perfil. Agora entra minha duvida, qual flash usar? As marcas chinesas poderiam ajudar nesse caso? E qual modelo?
    Um abraço.

    Responder
  5. Jeeomy Freitas

    Vejo algumas dessas lentes falando sobre e-mount micro quatro terços

    Responder
  6. Marcelo

    Casal, boa noite. Adorei o site, as dicas e tudo mais.
    Adoro fotografia, viagens e registrar tudo com criatividade e qualidade.
    Estou adquirindo minha primeira Mirrorless (antes só usava celular e compacta).
    Optei pela A6500 pois vi que é boa para Fotosub também (sou mergulhador).
    Estou em NY e quero adquirir o set de lentes que vocês indicaram (35mm Sony, 18-200 Sony, 12mm rokinon e macro). Como estou pegando a 18-200, vocês acham que posso deixar alguma das outras de fora do kit inicial?
    Outra dúvida: o que é o OSS que aparece no descritivo da câmera e de algumas lentes? Parece ser alguma adaptação para que algumas lentes sejam instaladas. É isso mesmo? Comprando a câmera (body) e essas lentes já terei tudo o que preciso para sair fotografando?
    Obrigado e parabéns mais uma vez.

    Responder
  7. Gabriela Rijo

    Boa tarde,
    Tenho uma Sony Alpha 37 e estou querendo começar (Já fiz alguns “bicos” de graça pra ir treinando), porém, como tenho apenas a lente padrão que vem com a câmera, estou querendo adquirir outra lente que possa me atender de uma forma um pouco mais ampla. Estou querendo em focar em ensaios tanto em estúdio quanto em lugar aberto, sei que preciso de outros acessórios, mas acho que uma lente melhor também me ajuda.
    Qual lente posso estar comprando? É melhor eu começar investindo nos acessórios ou é melhor comprar logo uma lente nova?
    Obrigada!

    Responder
  8. Olavo Ehmke

    Olá , tenho uma Alpha 6000 e estou ampliando meu conjunto de lentes.Foi muito interessante ler a matéria principalmente pela objetividade que foi tratada.

    Obrigado!

    Responder

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O Casal

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Ela é de Brasília. Ele, de Belo Horizonte. Ela tem formação artística baseada em pintura e literatura. Ele já foi criado na música e no cinema. Ela gosta de MPB. Ele gosta de Jazz. Mas foi na fotografia que ambos se encontraram.

Especialistas em docência fotográfica, colecionam 14 anos de experiência em ensino artístico. Juntos são O Casal da Foto, uma dupla inseparável, ávidos por ensinar tudo o que aprenderam ao longo de suas carreiras e transformar a forma de se lecionar e aprender fotografia.

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