Lentes Nikon: Guia completo, qual comprar, sugestões das melhores lentes

por | maio 11, 2017 | Equipamentos, Fotografia

Olá pessoal! Depois que compramos nossa primeira câmera e aprendemos um pouco sobre fotografia logo vem aquela dúvida: Será que devo ter uma lente nova? Qual lente comprar? Qual lente ideal para meus interesses na fotografia?

DOWNLOAD: QUE TAL BAIXAR AGORA O E-BOOK GRATUITO: GUIA DEFINITIVO DE LENTES NIKON 2018?

Reunindo nossa experiência própria e informações dos melhores sites chegamos as melhores sugestões de lentes para construir uma coleção para sua câmera DSLR Nikon. Se você está procurando lentes Nikon para paisagem, fotos, retratos, fotografia de rua ou Close-ups extremos, nós temos fizemos uma seleção que vai proporcionar imagens melhores do que conseguiria com sua lente de kit.

A Nikon tem atualmente mais de 70 lentes para suas DSLRs, e fabricantes como Sigma, Tamron e Tokina oferecem dezenas de modelos adicionais. Com tantas opções, é dificil saber por onde começar. Nós identificamos algumas das melhores lentes em seis categorias que devem cobrir todas as suas necessidades de fotografia

lentes-nikon-2

Se você não tem uma câmera da Nikon, não se preocupe… aqui está o guia de lentes Canon pefeito para você! Em breve também iremos publicar também guias apra lentes Canon, Sony e Fujifilm. Você também pode conferir aqui nosso review de lente Macro da Fuji.

Antes de tudo queremos lembrar que por mais que lentes melhores garantam uma melhor qualidade técnica da imagem, uma boa foto é sempre obra do fotógrafo!

Antes de investir em lentes caras sempre considere investir em sua formação, em aprimorar o seu olhar e ficar atento para a melhor luz, o melhor ângulo, a melhor composição!

O que você vai aprender

  • DX vs FX: dicas sobre lentes Nikon
  • Por que escolhemos estas lentes
  • A melhor lente fixa clara – Cinquentinha e a 35mm
  • A lente de zoom
  • A lente grande angular
  • A lente de retrato
  • A lente macro
  • Um upgrade para sua lente do kit

DX vs FX: dicas sobre lentes Nikon

Se esta é a sua primeira câmera DSLR, as chances são que ela tenha um sensor APS-C (que Nikon chama um sensor formato DX). Câmeras de nível profissional, com o sensor maior “full-frame” da são chamadas de formato FX. Destacamos esta distinção porque Nikon faz ambas as lentes compatíveis com formato DX e FX. As lentes DX — porque eles precisam cobrir apenas uma área relativamente pequena do sensor — são mais leves, mais compactas e baratas.

A variedade de lentes Nikon tipo FX é enorme, já que essa linha existe desde o tempo da fotografia em filme. Mas você também pode montar um lente FX em uma câmera com sensor DX. Já o inverso não é possível, lentes DX não conseguem cobrir toda a imagem de um sensor FX.

Os milímetros são os números que definem a distância focal da lente. Quanto maior o número, maior o “zoom”, a visão é mais fechada capturando com detalhes o que está longe. Mas não são só os milimetros que definem qual a área da imagem será capturada. Se você está usando uma lente em uma camêra DX (com sensores APS-C) sua imagem cobrirá uma área menor. Isto é o chamado “fator de corte”. Se quiser saber mais pode baixar AQUI NOSSO GUIA DEFINITIVO DE FOTOGRAFIA.

fator-corte-nikon

DICA DO CASAL: A Nikon tem um simulador de lentes Nikon em seu site que ilustra a relação entre os diferentes tamanhos de sensor, comprimento focal e a aparência da imagem. ACESSE AQUI: SIMULADOR DE LENTES DA NIKON

DICA DO CASAL 2: Para saber qual a distância focal equivalente de um câmera DX em relação a FX basta multiplicar o valor em MM da lente por 1.5x. Sendo assim uma lente DX 35mm por exemplo seria equivalente aproximadamente a uma lente 50mm FX.

Por que escolhemos estas lentes

Nossas escolhas giram em torno de desempenho e preço. Cada uma das lentes escolhidas oferece vantagens significativas se comparadas com a lente de kit. Lentes de Kit – Essas lentes zoom para iniciantes normalmente cobrem uma gama de 18-55mm. Sua maior vantagem é ser compacta, mas deixam entrar pouca luz – menos ainda quando o zoom está em 55mm. Para explorar o máximo de qualidade que o sensor da sua câmera proporciona você precisará de mais do que a lente de kit.

Mas sempre há razões para ter uma lente de kit por perto! Falamos as suas vantagens neste vídeo:

Ter novas lentes não é um investimento barato, ainda mais aqui no Brasil! Dentre as escolhas tentamos separar os modelos mais em conta, mas ainda assim podem passar facilmente dos milhares de reais.

A melhor lente fixa clara – Cinquentinha e 35mm

A lente 50mm ou cinquentinha é a queridinha da maioria dos fotógrafos. Ela é serve para as mais diversas situações, é compacta e ainda tem modelos de ótima qualidade com um preço acessível. Mesmo as mais baratas tem f/1.8, que é uma abertura boa para locais pouco iluminados.

Se você pode comprar apenas uma lente, dê prioridade para comprar esta. Por isso recomendamos que compre uma AF-S DX NIKKOR 50mm f / 1.8 ou AF-S DX NIKKOR 35mm f / 1.8.

lentes nikon 35mm e 50mm

Ué, mas porque uma lente Nikon 35mm? Se você tem uma câmera Nikon DX (APS-C) você precisa usar uma 35mm para capturar uma área equivalente a 50mm. Uma lente 50mm em uma câmera DX captura uma área equivalente a 75mm, como explicamos sobre o Fator de Corte anteriormente.

O campo visão da 50mm parece com a do olho humano, assim as imagens serão parecidas com o que você vê na sua cabeça. E por ser uma lente fixa (sem zoom) você vai exercitar seu posicionamento composição de maneira mais ativa, sem movendo pela cena, fazendo “zoom com os pés”.

lente nikon retrato

Se você está vindo de uma lente de kit, ficara maravilhado com a abertura máxima de f/1.8. Esta abertura ampla deixará mais fácil fotografar em condições de pouca luz com shows, cinemas, festas de aniversário ou à noite ao ar livre. A abertura grande também permite desfocar o fundo, deixando aquela área de desfoque incrível, suave, chamada de Bokeh… a qual ajuda a chamar antenção para o assunto principal em foco.

É uma lente elogiada pelos mais diversos fotógrafos e ira garantir resultados espetaculares na mais diversas situações, com uma nitidez impressionante em todas as aberturas. Isso é um monte de elogios para uma lente barata, tornando-se talvez o melhor negócio que você vai encontrar para a sua DSLR.

Se seu orçamento permite e você está sempre em busca de ter o melhor, a lente Sigma 35mm f 1.4 DG HSM não irá decepcionar. Ela é mais de 4 vezes o valor do que nossa primeira sugestão, mas tem vantagens a sua altura. Esta lente possui imagens mais nítidas que lentes caras FX da Nikon como a 35mm f / 1.4 g ou o Zeiss Distagon 35mm F/1.4. Além disso ela também funciona em câmeras FX e DX, então vai ate acompanhar mesmo se você trocar de câmera  para um modelo Nikon Full Frame.

lente nikon sigma 35mm 1.4

Com esta enorme abertura de f/1.4 esta lente Sigma permite belos desfoques de fundo assim como fotografar usando as mãos, sem necessidade de tripé, mesmo em situações muito pouco iluminadas. Por ser projetada para câmeras full frame ela é maior que nossa principal sugestão, mas também é bem confortável e resistente para anos e anos de uso.

DOWNLOAD: QUE TAL BAIXAR AGORA O E-BOOK GRATUITO: GUIA DEFINITIVO DE LENTES NIKON 2018?

Sites internacionais como DxOMark encheram esta lente de elogios desde o lançamento, chamando-a de a melhor lente 35mm f/1.4 já criada.

A lente tele

Depois de obter uma lente clara fixa, a próxima peça que você vai querer adicionar a seu saco da câmera é, provavelmente, uma lente zoom tele. Nós gostamos de lente Nikon AF-S VR Zoom-NIKKOR 70-300mm f/4.5–5.6G IF-ED. Essa lente equivalente a uma 105 – 450mm é muito versátil, com alcance suficiente para preencher a imagem completamente com o assunto, mesmo que ele esteja muito distante. Ótima para fotografar pássaros e animais a distância ou esportes. Ela abre um mundo de possibilidades em comparação com o zoom de 18-55mm da lente de kit.

lente nikon 70mm 300mm

Para evitar imagens borradas ao usar lentes tele é essencial usar uma velocidade rápida de disparo. Com uma abertura máxima que varia de f/4.5 a f/5.6 nossa sugestão não deixa entrar tanta luz, mas a estabilização de imagem compensa isso. Todas as lentes com a sigla VR da Nikon vem com este sistema de estabilização que permite fotografar em velocidades menores e ainda manter a imagem nítida. No caso dessa lente uma foto precisaria de uma velocidade 1/200s por exemplo ainda pode sair nítida usando 1/25s por exemplo.

Uma lente tele pode custar uma fortuna, então esta sugestão fornece um ótimo desempenho, mas não fantástico se comparado com outras de maior valor. Em sites especializados como Photozone ou Imaging Resource classificam com uma lente boa e de bom custo benefício. É uma lente muito nítida de 70mm a 150mm mas para manter uma maior nitidez recomenda-se usar uma abertura de f/8 para o zoom máximo de 300mm.

nikon-lenses-first-3

Uma outra  opção mais barata, mais compacta mas com qualidade pior é a lente Nikon AF-S DX NIKKOR 55-200mm f/4 – 5.6 g ED VR II. Porém a distância adicional de 100mm, melhor qualidade de construção e anel de foco mais confortável faz a escolha da 300mm ainda uma melhor opção no geral.

A Nikon AF-S DX NIKKOR 55-300mm f/4.5–5.6G ED VR é ainda menos nítida do que o zoom 55-200 mm — lentes com intervalos maiores de zoom no geral tem perdas de qualidade — e é mais lenta para focar.

A lente grande angular

Fotografar em espaços pequenos as vezes torna impossível capturar a imagem toda ou um grande grupo de pessoas. É neste momentos que a lente grande angular tem o seu valor. Este tipo de lente também é ótimo para fotografar arquitetura, paisagens, ou fazer um apartamento pequeno parecer maior.

A lente que recomendamos é a Sigma 10-20mm f 3.5 EX DC HSM. Com zoom equivalente de 15-30mm nas câmeras DX (APS-C) tem uma abertura fix de f3.5 e construção de metal.

lente nikon sigma 10-20mm

Uma das tradicionais deficiências de lentes grande angular é a distorção que faz as linhas verticais se entoratarem para fora. Mas é algo que pode ser corrigido facilmente na pós-produção. Mesmo assim esta lente Sigma tem uma distorção menor do que a maioria das grandes angulares.

nikon-lenses-first-5

O site especializado DxOMark diz que o desempenho é igual ou até melhor que que a Nikon AF-S DX NIKKOR 10-24mm f/3.5–4.5G ED, sendo uma opção para quem busca a lente grande angular ideal para APS-C.

A lente de retrato

Se você gosta de tirar fotos de pessoas, recomendamos a lente Nikon AF-S NIKKOR 85mm f / 1.8 g. Esta lente de zoom equivalente a 127mm é incrivelmente nítida e permite fotografar em situações de pouca luz, com fundo desfocado e velocidade suficiente para segurar com a mão. A lente é selada contra poeira e umidade, e apesar de compatível com full frame, pesa apenas 350 gramas, metade do peso do rival Tamron SP 85 milímetros f/1.8 Di VC USD.

lente nikon 85mm

Uma boa fotografia de retrato enquadra o modelo de maneira que a cabeça e ombros preencham o quadro e o fundo fique desfocado. Usar uma lente medio-tele é uma maneira de conseguir este tipo de enquadramento. Fique a uma distância confortável de 2,5m a 3m e você vai estar a uma distância em que vai preencher o quadro com detalhe suficiente para fazer os olhos e expressão facial capturarem toda a atenção. A abertura de f/1.8 irá transformar um fundo monótono ou confuso em belas cores desfocadas.

lente nikon retrato

A nitidez desta lente foi elogiada em várias avaliações. O site DxOMark diz não encontrar diferença entre esta lente ou modelos normalmente mais caros como Nikon FX de AF-S NIKKOR 85mm f / 1.4 g. Um dos poucos pontos negativos é o foco automático ligeiramente mais lento.

A lente Macro

Macrofotografia é pura diversão. Transformar a sua câmera em uma lupa para revelar os detalhes mais impressionates de objetos minúsculos traz um universo de possibilidades criativas. Mas estes super-closeups necessitam de uma lente macro.

A lente macro que recomendamos é a lente Nikon AF-S DX Micro NIKKOR 85mm f / 3.5 g ED VR. Ela oferece imagens nítidas e a estabilização de imagem significa que se você também usar a lente para retratos e outras situações sem precisar de tripé. Outro ponto positivo é a presença do motor de foco embutido, importante para quem tem câmeras Nikon que não vem com motor de foco como as séries D3000 ou D5000.

lente nikon macro 85mm VR

Autofoco é rápido, preciso e silencioso. O elemento frontal da lente não se estende pra frente, o que é util ao fotografar assuntos ariscos como borboletas ou outros insetos minúsculos. E com uma distância de foco mínimo de 30 cm pode ficar a uma distância relativamente discreta mesmo fotografando na ampliação máxima.

O site Camera Labs conclui que a Nikkor 85mm f/3.5 é uma lente macro muito competente com boa nitidez no centro e a lente macro com estabilização mais barata que vai encontrar. Vale dizer que as imagens atingem maior nitidez em aberturas de f/5.6 ou mais fechadas.

lente nikon macro

Se você possui um DSLR Nikon com motor de foco como a série D7000, não se importa com a falta de estabilização de imagem ou autofoco mais lento a  Tokina AT-X M100 AF D PRO é uma opção normalmente mais barata.

DOWNLOAD: QUE TAL BAIXAR AGORA O E-BOOK GRATUITO: GUIA DEFINITIVO DE LENTES NIKON 2018?

Um upgrade para sua lente de kit

Se você ama a versatilidade de sua lente Nikon de kit 18-55mm… mas quer uma lente de melhor que terá imagens mais nítidas e fotografar com pouca luz dê uma olhada a Sigma 18-35mm f/1.8 DC HSM. É uma lente com preço mais salgado que pode ir de R$2800 ou mais, mas é uma lente que pode tomar o lugar deuma lente fixa 18mm, 24mm e 35mm. Além disso a abertura de f/1.8 permite fotografar condições de iluminações muito baixas. Os comentários são extremamente positivos, embora alguns usuários achem seu foco automático frustrante.

lente nikon sigma 18-35mm

O que você achou? Tem algum tipo de lente que faltamos comentar? Tem alguma dúvida específica? Comente aqui! Também não deixe de nos visitar e fazer suas perguntas na Fanpage do Casal da Foto no Facebook!

FONTES Simulador de Lentes Nikon – http://imaging.nikon.com/lineup/lens/simulator/ Nikon firt lenses – Site Wirecuter http://thewirecutter.com/reviews/the-first-nikon-lenses-you-should-buy/ (algumas fotos por Amadou Diallo.)

46 Comentários

  1. Nivan Antônio

    Boa tarde. Me chamo Nivan e sou um iniciante na área de fotografias. Gostaria de uma indicação de local confiável para compra de uma lente AF-S DX Micro NIKKOR 85mm f / 3.5 g ED VR, pois como trabalhamos com imagens de patologias, preciso de um bom macro, mas não tão caro rsrs.
    Obrigado pela publicação, foi muito esclarecedora

    Responder
  2. Mariana

    Oi, casal!

    Adorei o post! Ultra esclarecedor pra quem não entende nada.

    Bom, como não entendo nada mesmo, queria a opinião de vocês. Meu marido tem uma D7200 que é só usada em viagens, principalmente para paisagens e fotos nossas. Ele sempre reclama que o zoom da lente não é muito bom, mas pelo que entendi não deve ser tão ruim assim. Ele tem uma AF-S DX NIKKOR 18-140mm f/3.5-5.6G ED VR.
    Que tipo de lente vocês indicariam para alguém que tem o perfil dele (fotos de viagens) que seria um must have, mas com preço beeeem bom?

    Eu até pensei numa fixa para ser mais clara, mas acho que não é tão ideal para viagens, já que nem sempre é possível usar os pés para pegar os melhores ângulos, né?

    O que vocês acham?

    Super obrigada.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • 36 dicas para Fotografia de Paisagem!
    2018-09-11
  • ensaio fotografico familia capa
    36 dicas para Ensaio Fotográfico de Família!
    2018-07-27
  • Capa Melhores Fotos Ensaio Fotografia Newborn
    Fotografia Newborn - 48 Dicas para um Ensaio Inesquecível
    2018-07-27
  • 102 dicas de fotografia de casamento
    As Melhores Fotografias de Casamento - 102 Dicas Para um Casamento Incrível!
    2018-07-23
  • Panning: Como fazer fotografia em movimento
    2018-05-25
  • A Metodologia dos Caçadores de Imagens
    2018-03-22
  • Como estudar fotografia?
    2018-03-17
  • Fotografia: como começar?
    2018-03-15
  • 54 Motivos para ser um fotógrafo!
    2018-03-10
  • Como não enlouquecer com TANTOS arquivos fotográficos!?!?!?
    2018-02-15
  • Carnaval para Fotógrafos!
    2018-02-12
  • Brownie: a primeira câmera para crianças
    2018-01-14

O Casal

O Casal

Ela é de Brasília. Ele, de Belo Horizonte. Ela tem formação artística baseada em pintura e literatura. Ele já foi criado na música e no cinema. Ela gosta de MPB. Ele gosta de Jazz. Mas foi na fotografia que ambos se encontraram.

Especialistas em docência fotográfica, colecionam 14 anos de experiência em ensino artístico. Juntos são O Casal da Foto, uma dupla inseparável, ávidos por ensinar tudo o que aprenderam ao longo de suas carreiras e transformar a forma de se lecionar e aprender fotografia.

Dicas de Fotografia no Youtube