Pequena mas poderosa: Fujifilm 60mm f/2.4 – uma lente macro de respeito!

por | | ,

A lente XF Macro de 60mm (equivalente 35mm: 91mm) te oferece total versatilidade, constituindo a lente ideal para uma ampla gama de aplicações, desde retratos a macros.

Com uma lente asférica em vidro e outros elementos, esta é polida na perfeição, com um revestimento Super EBC. O cilindro metálico e anel de abertura de precisão 1/3 oferecem-lhe um controlo versátil.

A lente possui um excelente efeito Bokeh graças ao design das lâminas de abertura do diafragma. As lâminas são curvas de modo a produzir uma imagem circular em todos os ajustes de abertura, enquanto as margens de cada lâmina são meticulosamente arredondadas, oferecendo uma imagem mais nítida.

Lente fujifilm 60mm f/2.4

Quer saber mais? Vem com a gente!

Neste artigo você vai aprender:

Diferença entre lente macro e lente não-macro

A única diferença de uma lente macro para uma não-macro é o fato dela ter distância de foco menor, fazendo com que possamos aproximar melhor dos motivos fotografados.

Fujifilm vale a pena?

Quem nos acompanha sabe que sempre defendemos ferrenhamente a Fujifilm. Mas não é para menos, ela tem feito investimentos pesados em tecnologia para fotografia, ultrapassando as gigantes Nikon, Sony e Canon, e até mesmo a Leica.

A Forbes considerou a Fujifilm como a Apple dos fabricantes de equipamentos fotográficos. E, como professores de fotografia e fotógrafos com 17 anos de experiência, podemos dizer com segurança e autonomia: a Fujifilm está fazendo um estrago (no bom sentido) no mundo da fotografia.

Seu carro chefe antigamente eram as películas de filmes fotográficos. E hoje, como pouquíssimos fotógrafos ainda usam filme, ela precisou se reinventar e criar uma forma diferente de se fotografar para atrair adeptos e se manter no mercado. Quer saber mais? Leia isto.

Fujifilm 60mm f/2.4

Já testamos todo tipo de lente macro: seja a lente macro Canon FD 55mm f/2.8, a lente macro Nikon 40mm f/2.8, Tamron 90mm f/2.8, Sigma 105mm f/2.8… todas muito boas, mas nada de excepcional. São lentes macro padrão, com abertura padrão e sempre com um inconveniente. Ou é grande demais, ou lenta demais, ou soft demais (quando não há muita nitidez), ou frágil demais, ou só faz f/2.8 no foco infinito, fechando a abertura em focos mais próximos.Então chegou em nossas mãos a pequena Fujifilm 60mm f/2.4 Macro.

Corpo da lente fujifilm 60mm f/2.4

Para começar, o corpo da lente é quase todo feito de metal, ao contrário das objetivas de outras marcas, cujo acabamento costuma ser 100% produzido em plástico. Com isso, nota-se uma robustez diferenciada ao tocá-la, que nos passa a impressão de ser uma objetiva que, se bem cuidada, vai durar por toda uma eternidade, assim como as lentes antigas.

Tamanho da lente fujifilm 60mm f/2.4

Outro ponto positivo é o tamanho: o mesmo diâmetro de uma 50mm f/1.8, um pouco mais comprida.

Foco da lente fujifilm 60mm f/2.4

O foco dela é muito preciso. Aliás, o foco mais preciso que já pudemos testar em uma macro. Antes de atualizar o firmware ele não era dos mais rápidos, e isso era o único defeito dela. Ele não era lento, estava na média das outras macros, mas era mais lento que as objetivas normais. Depois que atualizamos o firmware (uma espécie de programa instalado dentro da lente, que pode ser baixado no próprio site da Fuji) o foco dela mudou completamente.

Abertura da lente fujifilm 60mm f/2.4

A maior singularidade dessa lente para macrofotografia está mesmo em sua abertura: é f/2.4, em qualquer ponto de foco, ao contrário da última macro que tivemos contato, a Sigma 105mm, cuja abertura máxima nos focos próximos é f/3.8.

São quase dois f/stops a mais, uma diferença e tanto quando estamos fotografando em baixa luminosidade. Daria para economizar ISO de 6400 para 1600.

Tá certo que nesse caso a profundidade de campo se reduziria bastante também, mas em baixa luminosidade às vezes é melhor priorizar a luz e ter foco em uma área menor; que perder luz com uma profundidade de campo maior. Até porque a diferença da área em foco de uma abertura f/2.4 para uma f/3.8 nem é significativa. Já a luz…

Nitidez da lente fujifilm 60mm f/2.4

Vale dizer que a nitidez dessa lente macro é fenomenal. Algo fora do padrão das lentes macro comuns. Nas fotografias detalhadas que fizemos eu pude aproximar digitalmente ao máximo sem esticar pixel e eu ainda tinha qualidade.

7Macro com close digital na 56mm

Lente fujifilm 60mm f/2.4 para fotografar newborn

Para quem gosta de Newborn ela é a lente perfeita! É comum fotógrafos de Newborn utilizarem uma 50mm para fotografar o corpinho do bebê e uma lente macro para detalhes. Só que a 60mm da Fuji é macro e tem corpo de 50mm, podendo ser usada para ambos casos, dispensando trocas excessivas de lentes.

Utilizar lente fujifilm 60mm f/2.4 como lente padrão

Nas horas vagas a 60mm deixa de fazer macro e vira uma lente padrão. É uma lente feita para sensores APS-C, e por isso, faria o papel de uma 90mm em uma câmera de filme ou full frame.

Para que serve a lente fujifilm 60mm f/2.4?

Nós sempre falamos em nossas aulas sobre objetivas fotográficas (lentes fotográficas) que as técnicas de fotografia usando lentes macro são segregacionistas, por precisarem de equipamentos caros, pesados; além de requerer muita paciência em campo.

Mas não é apenas para fotografar insetos e outros microorganismos que serve a lente FUJIFILM 60mm f/2.4. Podemos utilizá-la também em fotografias mundanas, detalhes de animais e bebês, olhos, objetose outras pequenezas.Por ser pequena e clara, é ótima para fazer retratos, street, paisagem e até alguns tipos de eventos.

8Macro com close digital num fio RCA

Uma 90mm f/2.4 para Nikon ou Canon seria enorme, pesada e de difícil deslocamento. Já a pequena Fujinon (nome da divisão da Fuji especializada em ótica) manda bem em qualquer situação, é clara, leve, robusta e esbelta.

Quanto custa uma lente fujifilm 60mm f/2.4?

A lente é relativamente barata (se comparada às outras), podendo ser encontrada por cerca de 650 dólares na B&H.

Ficha informativa fujifilm 60mm f/2.4

CorPreto
Dimensões64.1 x 70.9 mm
Tipo SensorAPS-C
CompatibilidadeFujifilm
Diâmetro/Medida39mm
SérieFujifilm XF
Tipo MontagemFuji X-Mount
Ângulo Visão26
Focagem AutomáticaSim
EstabilizadorNão
Abertura Máximaf/2.4
Nº Grupos8/10
Lâminas Diafragma9
Tipo ObjectivaMacro
Distância Focal (fixa)60mm
Distância Focagem Mínima26.7cm

E você? Está pensando em comprar uma lente 60mm da FUJIFILM? Já comprou? O que está achando da experiência? Se esquecemos de algum detalhe importante sobre a lente, por favor, deixe nos comentários a sua observação!

Um forte abraço e até o próximo artigo!

6 comentários em “Pequena mas poderosa: Fujifilm 60mm f/2.4 – uma lente macro de respeito!”

  1. Agradeço o texto, foi-me útil.
    É pena este português: «Até porquê, a diferença da área…» Porquê «porquê»’ Devia lá estar porque e sem vírgula.
    Obrigado, VB. (Em Portugal).

    Responder
    • Olá António, que bom que o texto lhe foi útil!
      Obrigado pelos elogios e pela dica de português, corrigimos esta pequena falha.

      Abraços,

      Responder
    • Olá Roberto, tudo jóia?

      Depende de qual o principal objetivo ao fotografar.
      Essa 60mm pode ser melhor se você fizer fotos macro a maior parte do tempo.
      Mas se está procurando uma lente para outros tipos de fotografia a 56mm f/1.2 pode ser melhor, principalmente por essa abertura de f/1.2 que é fantástica!

      Abraços! 🙂

      Responder
      • é, seria mais para retratos e fotografia de rua, majoritariamente diurnas. Pensei na 60mm após ler teu texto, em função da versatilidade da lente e pelo custo benefício…
        Obrigado pela atenção!
        Grande abraço!

        Responder
  2. olá, seu texto me interessou muito!
    Vocé acredita que essa lente seja uma boa opção para fotos Odontológicas?
    Normalmente uso a 100mm macro da Canon, porem estou migrando para mirrorles.

    Responder

Deixe um comentário