19 dicas para um ensaio de fotografia de casal único e especial

por | abr 12, 2017 | Fotografia

NESTE ARTIGO VOCÊ VAI APRENDER:

  • O que é um ensaio de casal;
  • Quais os tipos de book de casal;
  • Onde é realizada a sessão com casal;
  • Como se diferenciar em um ensaio de casal;
  • Dicas sobre fotografia de casal

Então, vamos lá?

Crushs, namorados, noivos, recém-casados, grávidos, casais mais experientes, casais homoafetivos… esses são alguns potenciais clientes que pertencem ao nicho da fotografia de casais – uma sessão fotográfica produzida dentro da área da fotografia social usada para eternizar e documentar a vida a dois em todas as suas fases.

São diversos os ramos de atuação na fotografia, mas atualmente, a fotografia de casal tem ganhado destaque, sendo um dos mais escolhidos por fotógrafos e por clientes.

São inúmeras as possibilidades de registro: durante o namoro, durante o noivado, o casamento, a comemoração das diversas bodas, a gravidez, o casal com os filhos ou apenas a renovação das recordações fotográficas do casal.

Buscando ajudar, elaboramos 19 dicas essenciais para os profissionais que desejam ingressar nesse ramo da fotografia, esperamos que você goste!

1. BUSQUE POR APERFEIÇOAMENTO

O profissional da área deve sempre estar em busca de aperfeiçoamento técnico e de seu diferencial como fotógrafo, já que nos últimos anos, os recursos fotográficos se desenvolveram muito.

2. OPTE POR ENSAIOS EXTERNOS

O book de casal ou ensaio de casal pode ser produzido em um estúdio, trabalhando com uma iluminação mais controlada e um fundo neutro, mas o mais comum e aconselhado é que o ensaio ocorra em uma locação externa que ajude a contar a história do casal ou em um local que inspire, como a praia, as montanhas, um campo florido, em meio às árvores ou em um descampado, por exemplo.

3. DÊ UM TOQUE PESSOAL AO ENSAIO DE FOTOGRAFIA DE CASAL

Para fotografias mais autênticas e simbólicas, o fotógrafo pode acrescentar em seu cenário, elementos que possuam uma conexão com a história do casal ou que simplesmente dêem um toque especial à fotografia. imagem fotografia de casais, boxe

4. TENHA UM AJUDANTE

Diferente do ensaio de casamento, onde os noivos se vestem à caráter, o foco do ensaio de casal não é o traje, mas sim a história do casal. Mas esse item não pode ser deixado de lado e deve receber atenção especial, assim como a maquiagem, os sapatos e acessórios. É interessante sempre ter um ajudante, de preferência um maquiador ou produtor, que possa lhe acompanhar durante a sessão e lhe auxiliar com os pequenos detalhes que às vezes passam despercebidos. 6-2

5. REGISTRE A ESPONTANEIDADE

Ao iniciarmos um ensaio de fotografia de casal, sempre notamos uma certa tensão inicial, que é perfeitamente normal. O fotógrafo deve conversar muito com os dois e propor situações que os deixem à vontade, facilitando assim a captura de momentos de bastante cumplicidade, espontaneidade e amor entre os enamorados.

6. CRIE DINÂMICAS

Para gerar momentos verdadeiramente significativos e emocionantes entre o casal, peça que se beijem, que se abracem, que contem piadas, que relembrem momentos, que dancem, que rodem, que pulem. Alguns casais possuem habilidades artísticas e você pode aproveitá-las em seu ensaio pedindo para que cantem um para o outro, para que toquem violão, para que recitem um poema. Converse com os dois e descubra seus diferenciais. Torne o ensaio bem dinâmico e alegre.

Uma ótima dica: ao fotografar leve um som portátil e coloque a trilha sonora romântica do casal. imagem fotografia de casais, bicicleta

7. CUIDADO COM O FIGURINO

O figurino deve ser confortável e apropriado ao ambiente escolhido e à temperatura da locação para que os seus clientes se sintam à vontade.

8. FAÇA COMPOSIÇÕES E ENQUADRAMENTOS DIFERENCIADOS

As fotografias podem ser alegres e diversificadas e nem todas precisam mostrar o casal por inteiro, mas apenas sugerir a presença dos dois.imagem fotografia de casais, mãos

9. APROVEITE AS PROFISSÕES DO CASAL

Use e abuse das profissões dos casais, por exemplo: um praticante de judô e uma dançarina.

10. PEÇA AJUDA AO CASAL

Peça para o casal levar adereços: guarda-chuvas, flores, instrumentos musicais, frutas, fotos, livros, etc.

11. DIRIJA SEUS MODELOS

Assista o nosso vídeo gratuito sobre Direção de Modelos, que pode lhe ser útil em seu ensaio de fotografia de casal. Direção de Modelos – Youtube

12. APROVEITE AS TÉCNICAS DE LONGA EXPOSIÇÃO

Você pode iniciar o seu ensaio fotográfico no meio da tarde e esperar anoitecer para produzir fotografias com longa exposição ou lightpainting. Essa técnica gera resultados maravilhosos e inesquecíveis. Você pode pedir para que escrevam a data que se conheceram, por exemplo.

13. CRIE ENSAIOS TEMÁTICOS

Uma ideia interessante é utilizar balões, pequenos quadros verdes escrito à giz com palavras românticas e datas especiais, placas em MDF com os nomes do casal, abrir um champanhe à beira-mar ou criar um ensaio temático (piquenique retrô, Film Noir, anos 50 ou algo que conte a história do casal).imagem fotografia de casais, noir

14. LEVE OS BICHINHOS DE ESTIMAÇÃO

A definição de família é muito abrangente, muitas famílias atuais são formadas por um casal e seus animais de estimação, que se tornam verdadeiros filhos.

Uma ótima dica é pedir que o casal leve para o ensaio o seu animal de estimação, o que torna o momento ainda mais divertido e descontraído, além de aumentar as possibilidades de composições para o fotógrafo.

15. FAÇA RETRATOS EM SILHUETA

Uma fotografia que não pode faltar em seu ensaio é a fotografia do casal em silhueta. Esse registro é muito bonito e sempre emociona muito os clientes, pois provoca reflexões agradáveis e um sentimento de paz interior. Você pode aproveitar o pôr-do-sol e uma belíssima paisagem natural para eternizar esse momento. imagem fotografia de casais, noivos

16. PEÇA QUE O CASAL REVIVA SITUAÇÕES

Você pode conversar com o casal previamente e relembrar um momento único vivido por eles e recriá-los em seu ensaio fotográfico. Onde se conheceram? Qual foi a situação mais engraçada que já viveram? Qual a situação mais emocionante que os marcou? Utilize esses momentos para criar fotografias belíssimas e inesquecíveis.

17. BUSQUE A INDIVIDUALIDADE DE CADA CASAL

O mais importante em um ensaio de fotografia de casal, é você conhecer a história dos dois e trazê-la para o ensaio fotográfico. Conhecer os seus gostos e o seu estilo é primordial para não colocá-los em uma situação vergonhosa e desconfortável frente às lentes, por isso a importância de realizar uma entrevista antes do ensaio para descobrir tudo sobre os seus clientes.

18. APROVEITE AS LOCAÇÕES DA SUA CIDADE

Faça uma pesquisa sobre os principais pontos turísticos da sua cidade e proponha para o casal, escolha entre dois ou três locações para não tornar o seu ensaio e fotos monótonos.

19. BUSQUE SEMPRE DESAFIOS

Um bom fotógrafo está sempre em busca de desafios. Não se contente com o feijão com arroz da fotografia de casal, instigue seus clientes e tire deles todo o sentimento e emoção que conseguir. Não tenha preguiça de fazer fotografias externas e de sempre buscar o novo, com certeza, o resultado e o feedback positivo que receberá no final da produção, vai fazer valer todos os seus esforços.

Não se esqueça de compartilhar com a gente em nosso grupo no Facebook, Comunidade • O Casal da Foto, suas fotografias de casal.

Um beijo do casal!

1 Comentário

  1. aAntonio Vieira

    Foi muito bom verificar estas dicas, para ir se aprimorando cada vez mais,num mercado fotográfico cada competitivo.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Panning: Como fazer fotografia em movimento
    2018-05-25
  • A Metodologia dos Caçadores de Imagens
    2018-03-22
  • Como estudar fotografia?
    2018-03-17
  • Fotografia: como começar?
    2018-03-15
  • 54 Motivos para ser um fotógrafo!
    2018-03-10
  • Como não enlouquecer com TANTOS arquivos fotográficos!?!?!?
    2018-02-15
  • Carnaval para Fotógrafos!
    2018-02-12
  • Brownie: a primeira câmera para crianças
    2018-01-14
  • cameras antigas como fotografar cameras analógicas
    Como fotografar: Câmeras Analógicas
    2017-12-29
  • Qual o seu propósito com a fotografia?
    2017-10-30
  • Fotografia: Quanto Cobrar?
    2017-10-11
  • 300 Frases Inspiradoras Sobre Fotografia
    2017-10-03
O Casal

O Casal

Ela é de Brasília. Ele, de Belo Horizonte. Ela tem formação artística baseada em pintura e literatura. Ele já foi criado na música e no cinema. Ela gosta de MPB. Ele gosta de Jazz. Mas foi na fotografia que ambos se encontraram.

Especialistas em docência fotográfica, colecionam 14 anos de experiência em ensino artístico. Juntos são O Casal da Foto, uma dupla inseparável, ávidos por ensinar tudo o que aprenderam ao longo de suas carreiras e transformar a forma de se lecionar e aprender fotografia.

Dicas de Fotografia no Youtube

EBOOK GRÁTIS SOBRE A CARREIRA DE FOTÓGRAFO

Sua inscrição foi realizada. Por favor confirme sua inscrição no email que enviaremos em alguns minutos!