Qualquer lente serve pra qualquer coisa!

por | fev 24, 2017 | Equipamentos, Fotografia | 0 Comentários

Comumente escuto equívocos sobre a utilização das lentes no mundo da fotografia. É comum, por exemplo, ouvir fotógrafos dizendo coisas do tipo: “vou comprar uma 14mm apenas para fotografar paisagens”. Ou então: “porque você usa uma 85mm pra fazer street?”.
6
Bom, de fato algumas lentes facilitam o trabalho de alguns tipos de fotografia, mas não quer dizer que ela foi feita só pra aquilo. Conheço grandes retratistas que usam lentes abertas para realizar seus retratos, como 21mm ou até olho de peixe, sendo que o mais comum em retratos são as lentes mais fechadas, como 60mm, 85mm e 135mm. E, ao mesmo tempo, não é incomum vermos fotógrafos que usam lentes fechadas para fazer street, contrariando a filosofia ‘cinquentinhista’ desse estilo. Ou mesmo lentes mais abertas para a fotografia de rua.
bh-832
Street feito com uma 14mm f/2.8
O lance é que, basicamente, as lentes são capazes de aproximar motivos, afastar motivos ou manter os motivos na mesma distância que estamos vendo sem a câmera. Criou-se um padrão para as lentes como se cada uma delas fossem feitas pra determinado fim, o que não é verdade. É o fotógrafo que vai, aos poucos, sentindo cada uma das lentes disponíveis e se adaptando a elas, a fim de descobrir o que elas tem a oferecer ao seu olhar. O que não pode acontecer é o fotógrafo se fechar no convencional, naquilo que todos fazem. Se todo retratista usa 85mm e um determinado fotógrafo usa 24mm para fazer seu retratos, automaticamente o trabalho dele já vai ter um diferencial com relação aos demais.
Vale dizer que não é apenas a utilização mais ousada das lentes que vai fazer seu trabalho se destacar. Mas isso já é um começo para a sua trajetória ao encontro de um estilo próprio.
O mais importante nisso tudo é o fotógrafo experimentar muitas lentes, mas aos poucos ir fechando seu trabalho em apenas uma, duas ou, no máximo, três objetivas, conhecendo bem cada uma delas. Tal fato auxiliará o fotógrafo a desfrutar melhor seu equipamento e enquadrar com os olhos antes de empunhar a câmera, além de aliviar a carga em campo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • 36 dicas para Fotografia de Paisagem!
    2018-09-11
  • ensaio fotografico familia capa
    36 dicas para Ensaio Fotográfico de Família!
    2018-07-27
  • Capa Melhores Fotos Ensaio Fotografia Newborn
    Fotografia Newborn - 48 Dicas para um Ensaio Inesquecível
    2018-07-27
  • 102 dicas de fotografia de casamento
    As Melhores Fotografias de Casamento - 102 Dicas Para um Casamento Incrível!
    2018-07-23
  • Panning: Como fazer fotografia em movimento
    2018-05-25
  • A Metodologia dos Caçadores de Imagens
    2018-03-22
  • Como estudar fotografia?
    2018-03-17
  • Fotografia: como começar?
    2018-03-15
  • 54 Motivos para ser um fotógrafo!
    2018-03-10
  • Como não enlouquecer com TANTOS arquivos fotográficos!?!?!?
    2018-02-15
  • Carnaval para Fotógrafos!
    2018-02-12
  • Brownie: a primeira câmera para crianças
    2018-01-14

O Casal

O Casal

Ela é de Brasília. Ele, de Belo Horizonte. Ela tem formação artística baseada em pintura e literatura. Ele já foi criado na música e no cinema. Ela gosta de MPB. Ele gosta de Jazz. Mas foi na fotografia que ambos se encontraram.

Especialistas em docência fotográfica, colecionam 14 anos de experiência em ensino artístico. Juntos são O Casal da Foto, uma dupla inseparável, ávidos por ensinar tudo o que aprenderam ao longo de suas carreiras e transformar a forma de se lecionar e aprender fotografia.

Dicas de Fotografia no Youtube

2ª SEMANA DA FOTOGRAFIA CRIATIVA!

Conheça as técnicas criativas usadas por mais de 2500 fotógrafos! Cadastre e Participe!

You have Successfully Subscribed!