Lentes Canon: Guia completo, qual comprar, sugestões das melhores lentes

por | maio 22, 2017 | Equipamentos, Fotografia

Olá pessoal! Continuando nosso guia de lentes agora é a vez das lentes Canon! Se você acabou de comprar sua primeira DSLR Canon, parabéns! Esta é uma das maiores fabricante de câmeras e vai lhe proporcionar uma boa qualidade de imagem. Mas em algum momento você pode se perguntar, e agora, será que invisto em uma lente nova? Qual comprar? Não se preocupe, estamos aqui para te ajudar!

DOWNLOAD: QUE TAL BAIXAR AGORA O E-BOOK GRATUITO: GUIA DEFINITIVO DE LENTES CANON 2018?

É comum que durante sua evolução pelo mundo da fotografia surja a curiosidade ou necessidade de comprar novas lentes, ou quem sabe criar sua coleção com as que se adaptam melhor a você. Este é um processo natural, sua câmera provavelmente está acompanhada de uma lente de Kit como a lente Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6. Esta é uma boa lente para aprender como usar sua Canon mas logo você pode perceber algumas de suas limitações. Se você quiser fotografar em situações com pouca luz, precisa de campo de visão maior ou zoom maior vai precisar de uma nova lente.

Este guia vai te ajudar na escolha destas novas lentes, com sugestões que além de ótima qualidade tem um preço mais acessível. Se você tem uma câmera Nikon aqui está o guia perfeito para você! Se você tem câmeras de outras marcas, não se preocupe… em breve iremos publicar também guias para lentes Canon, Sony e Fujifilm. Você também pode conferir aqui nosso review de lente Macro da Fuji.

O que você vai aprender:

  • A razão das nossas escolhas
  • A melhor lente fixa clara, a “cinquentinha” da Canon
  • A lente teleobjetiva (zoom)
  • A lente grande angular
  • A lente macro
  • O upgrade da lente de kit

A razão de nossas escolhas

Focamos em lentes que funcionam bem com os sensores APS-C de câmeras de Canon como a nova Canon EOS 80D ou a popular linha Rebel como a série Canon Rebel T5i, T6i  e T7i.

Se você acabou de comprar sua primeira câmera DSLR é provável que ela tenha um sensor APS-C. Um sensor APS-C (“cropado”) APS-C é menor do que o sensor em algumas das câmeras topo de linha com sensor Full Frame da Canon (tais como a 5D Mark III). Porque estamos falando de sensores aqui?  É que  isto influencia no preço e qualidade das lentes compatíveis com estes sensores.

A maioria das nossas sugestões são de lentes para sensor “cropado” ou APS-C, são lentes mais leves, mais baratas e às vezes com a qualidade um pouco inferior. Algumas de nossas sugestões como a lente Canon EF 50mm f/1.8 funciona para ambos sensores APS-C e Full Frame. Embora esta seja uma vantagem não recomendamos ficar limitados a escolher lentes que funcionem sempre nos dois formatos, ao invés disso é melhor (e mais barato) comprar lentes compatíveis apenas com seu equipamento atual.

sugestao de lentes canon

A distância focal de qualquer lente é expressa em milímetros. É a medida que te dá uma ideia do campo de visão da lente ou ampliação da cena. Quanto maior o número, mais estreito é o campo de visão e maior a ampliação (zoom).

Por exemplo, uma lente 400mm é uma teleobjetiva capaz de aproximar cenas distantes, enquanto uma 20mm é uma grande angular capaz de capturar toda uma ampla paisagem em sua cena.

Por causa da diferença no tamanho do sensor, quando você estiver usando uma câmera com um sensor APS-C, menor do que um Full Frame, o campo de visão de uma determinada lente será mais estreito. Isto é chamado de “fator de corte”. Em nossas sugestões vamos falar sempre do número em milimetros da lente e qual o seu valor equivalente em um sensor APS-C da Canon. Se quiser saber mais sobre fator de corte e outras dicas importantes pode baixar nosso Guia Definitivo de Fotografia.  Abaixo mostramos a diferença na área capturada da cena entre um sensor Full Frame e um APS-C Canon.

fator-corte-canon

DICA DO CASAL: Para saber qual a distância focal equivalente de um câmera com sensor Canon APS-C em relação a uma com sensor Full Frame basta multiplicar o valor em MM da lente por 1.6x. Sendo assim uma lente 50mm por exemplo seria equivalente aproximadamente a uma lente 80mm quando usada em um sensor APS-C da Canon.

E como eu sei qual lente funciona em sensores APS-C ou Full Frame? É simples! Toda lente Canon com a Sigla EF funciona em ambos os sensores, enquanto as lentes Canon com sigla EF-S são compatíveis apenas com sensores APS-C. Em marcas diferentes as siglas mudam um pouco, como no caso da Sigma, DG são as lentes que funcionam em ambos os sensores e DC as que funcionam apenas em APS-C (também chamado de sensor “cropado”)

Procuramos sugerir lentes Canon que não custem milhares de reais, mas uma lente que tenha um melhor custo-benefício e te permita comprar uma variedade maior. Em alguns casos também sugerimos alternativas mais caras e de melhor qualidade, caso esteja disposto a investir mais.

A melhor lente fixa clara, a “cinquentinha” da Canon

Provavelmente a primeira lente que você vai querer ter deve ser capaz de criar imagens excelentes com pouca luz, que seja pequena e acessível. No seu preço atual, a melhor opção que você vai encontrar é a Canon EF 50mm f/1.8 (equivalente a  80 mm em seu sensor APS-C). É a lente mais econômica que podemos recomendar que irá aumentar muito suas possibilidades de fotografia, com melhor qualidade de imagem em pouca luz e maior nitidez quando comparadas com sua lente de kit. Esta Cinquentinha, como é chamada carinhosamente pelos fotógrafos, é leve e útil em muitas situações, temos certeza que vai ser muito usada no seu dia a dia.

lente canon 50mm f/1.8 cinquentinha

Já viu uma foto onde o fundo está fora de foco, fazendo com que o assunto se destaque? Uma das maneiras mais simples de conseguir este efeito é através de um grande abertura. Uma lente fixa de grande abertura como a lente Canon 50mm f/1.8 é a opção mais barata para conseguir este tipo de efeito. Esta grande abertura significa que tais lentes também são incríveis em situações com pouca luz, e são ideias para ambientes fechados ou situações com meia luz ou pouca luz como shows.

imagem lente canon 50mm pouca luz

A versão mais recente da Canon EF 50mm f/1.8 tem uma estrutura de metal ao invés do plástico das versões antigas. Além disso ela possui mais lâminas no seu diafragma, para deixar as áreas fora de foco ainda mais suaves. Ela também conta com um novo motor de foco STM que é mais rápido e silencioso. O motor silecioso é muito útil ao gravar vídeo.

É uma lente altamente recomendada pela maioria dos especialistas dos sites DxOMark e LensRentals que elogiam a qualidade da imagem, nitidez e construção. E ainda é barata saindo por menos de 500 reais.

DOWNLOAD: QUE TAL BAIXAR AGORA O E-BOOK GRATUITO: GUIA DEFINITIVO DE LENTES CANON 2018?

Se você ainda está buscando uma lente com maior qualidade e ainda mais clara, sua opção pode ser a Canon EF 50mm f/1.4. Mas o seu valor é 3x mais caro, então se você não pode bancar todo esse custo ou simpleste está começando agora pode ter certeza que com a f/1.8 também terá uma ótima lente inicial.

lente canon 50mm f/1.4 cinquentinha

Uma diferença notável entre as versões f/1.4 e f/1.8 é a nitidez na sua abertura máxima. A lente f/1.8 é um ponto mais suave e menos nítida nesta situação. O centro da imagem tem uma nitidez apenas razoável e as bordas são ainda mais suaves. Mas nem sempre esta perda de nitidez pode ser um problema, especialmente se você gosta de fotografias com bordas um pouco mais suaves que podem remeter a um estilo mais onírico.

A Lente teleobjetiva (zoom)

A próxima peça que você vai querer adicionar a seu saco da câmera é provavelmente uma lente de zoom de algum tipo — provavelmente a Canon EF 70-200mm f/4 L(o que seria equivalente a 110mm para 320mm para câmeras com sensor APS-C). Se você quer se aproximar de um cena esportiva ou enquadrar um elemento distante na paisagem com certeza vai precisar de um pouco mais de zoom. Em câmeras compactas as vezes é possível chegar a 20x de ampliação, mas a uma qualidade sofrível. Já em uma Câmera DSLR a ampliação pode ser menor mas a qualidade é infitamente superior.

lente teleobjetiva canon 70-200 f/4

A Canon tem a tradição de usar a sigla L em suas lentes de qualidade superior e geralmente a fabricam com uma distinta cor clara, quase branca. São lentes com nitidez e qualidade de imagem superiores. Então se você está em busca de qualidade recomendamos a lente Canon EF 70-200mm f/4L, ou se você tiver mais condições considere investir na Canon EF 70-200mm f/4 L IS. Esse “IS” no final, que dobra o valor da lente, é a estabilização de imagem, que é muito útil para conseguir imagens mais nítidas quando se usa o zoom mais alto. Caso contrário é sempre bom levar um tripé ao criar fotos usando os 200mm.

lente teleobjetiva canon 70-200 f/4 is

A abertura máxima dessas lentes é fixa em f/4 em toda a faixa de zoom, para que você obtenha mais luz mesmo em zoom máximo, o que significa as exposições mais rápidas. Mas a principal razão da nossa escolha é a qualidade de construção e de imagem que é fantástica, é uma lente que irá lhe acompanhar pela vida toda.

Avaliações de sites como Imaging Resource e Popular Photography recomendam ambas as versões desta lente, pela sua qualidade de imagem que se mantem em toda faixa de zoom, pela construção sólida e por sua distância focal muito versátil e útil na maioria das situações. Além disso é uma lente que praticamente não desvaloriza e pode ser vendida por praticamente o mesmo valor, caso você queira fazer um upgrade no futuro.

imagem lente canon tele

Se a maioria da sua fotografia não requer um zoom com tanta frequência, ou quer começar investindo menos, temos uma segunda sugestão mais em conta, a lente Canon EF-S 55 – 250mm f/4-5.6 (cerca de 90 a 400 mm distância focal equivalente). É uma lente que perde um pouco na qualidade e no zoom máximo sua abertura limita um pouco a abertura… mas você ainda vai ter uma boa opção para zooms e pode funcionar bem para quem está começando.

Esta lente é considerada bem construída e com boa estabilização de imagem apesar de ter alguns elementos de plástico em sua estrutura. Sua nitidez é boa mesmo em grandes aberturas, um fato positivo que impressionou alguns avaliadores do site Imaging Resource, especialmente pelo preço e por ser considerada praticamente uma lente de kit. Sua leveza e portabilidade também são pontos positivos.

lente canon teleobjetiva 250mm f/4

Em uma avaliação do Imaging Resource escreve que esta lente telefoto é bem construído por algo com construção plástica e que oferece resultados de estabilização de imagem boa. Ele também afirma, “a 55-250mm f/4-5.6 é impressionantemente nítida para uma lente ‘kit’, mesmo quando definida para seus maiores aberturas”.

Bryan Carnathan do The-Digital-Picture.com elogia esta lente para sua “qualidade de imagem muito boa para o preço” e diz que oferece uma “gama de comprimento focal muito útil”. Ele também elogia sua portabilidade, salientando que é mais leve lente zoom da Canon.

A lente grande angular

Se você muitas vezes fotografa em locais apertados como pequenas reuniões, salas ou ambientes fechados usar uma lente grande angular é a única maneira de manter tudo em cena. Ou se você gosta de fotografia de arquitetura ou paisagens uma lente angular é essencial neste tipo de fotografia. Por essas razões é bom ter uma lente grande-angular, especialmente a lente Canon EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 (16 a 30 milímetros de comprimento focal equivalente). Uma das lentes grande angulares mais acessíveis do mercado, custo menos do que a maioria das opções de outros fabricantes.

lente canon grande angular 10-18mm

Se você algum dia precisar trabalhar para uma imobiliária ou vender um imóvel uma grande angular costuma ser útil para fazer o “truque” de fazer quartos parecerem maiores do que realmente são… mas não recomendamos… rs

Avaliações no site SLRGear (Um ótimo site de lentes por sinal) diz que não existe melhor custo benefício para uma lente grande angular. Extremamente nítida, com auto foco preciso… e vendida por uma pechincha. Suas dimensões compactas são ótimas para donos de câmeras com sensores APS-C que buscam uma lente fácil de carregar, de alta qualidade e super acessível. Apesar de outras marcas como a Tamrom possuírem modelos com ângulos ainda maiores a falta de nitidez e perda de qualidade nas bordas tornam a sugestão da lente Canon a melhor opção. Esta lente é uma unanimidade em diversos sites, alcançando as melhores notas em avaliações do Digital Picture, Photozone e outros.

lente canon imagem grande angular

Com a menor distância focal de 10 mm (o equivalente a 16 mm em um sensor de 35mm), você será capaz de capturar uma quantidade enorme de uma cena em uma única imagem — mas cuidado para não o excesso de distorção.

Se você não se importa de gastar mais, você poderia considerar a Sigma 10-20 f/3.5EX DC HSM (16 a 32 milímetros de comprimento focal equivalente). Sua abertura máxima fixa é mais ampla do que a nossa sugestão da Canon, ligeiramente mais zoom. É uma lente também muito bem avaliada, mas o custo adicional é algo a se considerar.

Se quiser uma opção ainda mais barata ou se quer o mínimo de peso você pode considerar a lente Canon EF-S 24mm f/2.8 “pancake”. Isso é um comprimento focalequivalente de 38 mm em um pacote super fino, discreto e leve. O site Photozone achou a 24mm extremamente nítida, apesar de que na abertura máxima ela apresenta bordas escurecidas (chamada de “vinhetas”). A boa notícia é que isso melhora muito em f/4 e some em f/5.6.

lente canon 24mm pancake

Pesando apenas 125 gramas e menos de 3 centímentos de espessura esta pode ser a lente leve definitiva para levar em passeios e fotografia de paisagem. Ela é tão fina que não vai ficar no seu caminho ou esbarrar em algum lugar quando não estiver distraído. Você pode até deixa-la no seu bolso para ter uma opção a mais quando precisar.

A lente macro

Macro fotografia é muito divertido: ficar bem, bem próximo de um inseto ou flor pode revelar todo um universo de possibilidades criativas em sua fotografia. E de bônus uma lente macro também pode ser uma lente de retrato interessante.

imagem lente canon macro

Sugerimos uma boa e velha opção para entrar no mundo da macro fotografia de maneira acessível: a Tamron AF 90mm f/2.8 Di SP ( equivalente a145 mm em sensores APS-C). Esta lente Tamron é altamente recomendado por vários sites como o Photozone, que a descreve como “uma lente excelente praticamente sem nenhuma falha.”

lentes canon, tamrom di macro 90mm

Esta versão mais barata tem sim algumas desvantagens. Ela não conta com estabilização de imagem e pode exigir qque você use um tripé. Se você já é obssecado com macrofotografia talvez valha a  pena investir mais e comprar a Canon EF 100mm f/2,8 L IS USM (equivalente a 160 mm), que adiciona a estabilização de imagem e um motor significativamente mais silencioso e não se estende ao focalizar. A versão mais recente da Tamrom também é uma boa opçã que conta com estabilização e impermeabilização contra clima. A Tokina também tem uma lente um pouco mais acessível mas com auto foco muito lento… se você está acostumado com foco manual pode ser uma opção.

DOWNLOAD: QUE TAL BAIXAR AGORA O E-BOOK GRATUITO: GUIA DEFINITIVO DE LENTES CANON 2018?

lente canon macro 100mm

O upgrade da lente de kit

Se você ama a versatilidade a sua lente Canon de kit 18-55mm fornece mas quero uma lente de melhor qualidade, dê uma olhada a Sigma 18-35mm f/1.8 DC HSM.  É uma lente com preço mais salgado que pode ir de R$2800 ou mais, mas é uma lente que pode tomar o lugar deuma lente fixa 18mm, 24mm e 35mm. Além disso a abertura de f/1.8 permite fotografar condições de iluminações muito baixas

lente canon, sigma 18-55mm

Os comentários são extremamente positivos, embora alguns usuários achem seu autofocus frustrante.

O que você achou? Tem algum tipo de lente que faltamos comentar? Tem alguma dúvida específica? Fale com a gente aqui nos comentários!

Não deixe de nos visitar e fazer suas perguntas no Facebook www.fb.com/ocasaldafoto

FONTES Canon first lenses – Site Wirecuter http://thewirecutter.com/reviews/the-first-canon-lenses-you-should-buy/ (algumas fotos por Erin Lodi.)

46 Comentários

  1. Kleydson

    Faltou falar da EF 75-300mm f/4

    Responder
    • O Casal da Foto

      Olá Kleydson,

      A Canon tem cerca de 220 lentes em linha de produção, seria desnecessário falar sobre todas. Escolhemos as principais! Um grande abraço! 🙂

      Responder
      • Kleydson

        220 em linha de produção??? Ual rsrs
        Mas meu comentário foi relacionado ao tópico do post, onde sem dúvida a 75-300 é uma das melhores, ela é praticamente uma segunda linha da 70-200 para quem quer fotos de longa distâncias mas não pode gastar tanto numa 70-200.
        E aliás.. no título diz “Guia Completo”.

        Responder
        • O Casal da Foto

          Olá Kleydson, obrigado pela sugestão, iremos melhorar o artigo no futuro. Grande abraço! 🙂

          Responder
        • Ronei Pehls

          Olá Leydson.
          Tive a oportunidade de colocar as duas lentes a prova e te digo com segurança que a 70-200 f4 é infinitamente mais nítida que a 75-300. Não dá para compará-las.

          Responder
    • charles

      Mas tb concordo como amigo. Fiquei super curioso para saber se seria uma opção melhor à 55-250mm….Ajudem!

      Do mais adorei!

      Responder
  2. Marluce

    Adorei as dicas! Como estou começando na fotografia, essas dicas me ajudaram bastante.

    Responder
    • O Casal da Foto

      Que bom que as dicas lhe ajudaram, Marluce! Conte com a gente! Um grande abraço! 🙂

      Responder
  3. Marcos

    Excelente guia!!
    Será de grande valia para o momento de investir nas próximas lentes – por enquanto vou fotografando com a do Kit!!! rsrs

    Uma dúvida que até hoje tenho é sobre quais são as diferenças existentes nas séries da linha EOS das câmeras da Canon (Digo: “T”, “Rebel T”, “D” e “D Mark”)… Seria possível por favor me explicarem por aqui ou seria material para um post inteiro!!? rsrsrs

    De qualquer forma, muito obrigado por compartilhar conhecimento – é assim que todos nós crescemos e evoluímos.

    Parabéns pelo guia…

    Responder
    • O Casal da Foto

      Ei Marcos,

      Muito obrigado por apreciar nosso guia! Ficamos muito felizes por podermos ter contribuído de alguma forma. Quanto às letras e siglas, vamos lá:

      D – É a sigla pra “digital”. Antes da fotografia digital, os modelos só tinham números e outras letras aleatórias, como 500n, R2000, etc. E com o advento da fotografia digital, as câmeras começaram a ter o D no nome do modelo, para demonstrar que aquele era um modelo digital, e isso vale pra outras marcas também.

      Porém a Canon sempre foi muito precavida comercialmente com os nomes que ela coloca em seus modelos. A própria Canon, quando foi fundada em 1934, se chamava Seikikōgaku Kenkyūsho (Indústria de Precisão Ótica, em japonês). O primeiro protótipo da marca se chamava Kwanon, em homenagem a uma divindade budista (religião do fundador). Mas pensando no mercado externo, a empresa simplificou a nomenclatura e mudou seu nome pra Canon, que é fácil de se pronunciar em qualquer idioma.

      E por isso a Canon sempre procura associar o nome do modelo ao perfil do público de cada continente que ela está vendendo seu equipamento. Em cada região do planeta os modelos levam nomes distintos. Veja por exemplo essas três nomenclaturas:

      EOS Kiss X9i
      EOS 800D
      EOS Rebel T7i

      Parecem 3 modelos diferentes, certo? Mas não é. As três nomenclaturas se referem a um único modelo da Canon, a conhecida T7i aqui no Brasil. Na Ásia é usado o EOS Kiss X9i. Na Europa, o EOS 800D. E aqui nas Américas EOS Rebel T7i.

      Os asiáticos (especialmente do Japão, Coreia do Sul e leste da China) adoram coisas fofinhas com nomes bonitinhos. E por isso lá a câmera se chama “Kiss”, ou seja, beijo, rs.

      Na Europa a população é mais metódica, gosta de números práticos e nada mais, e por isso lá a câmera se chama 800D; apenas um número pra representar sua evolução às anteriores 750D, 700D, 650D, e aí por diante.

      Já nas Américas temos gosto por coisas robustas, resistentes e que agregam força ao nosso trabalho. Isso faz pare da nossa cultura, gostamos de filmes de ação e vibramos em um combate; e por isso aqui essa câmera se chama Rebel T7i, “Rebel” significa rebelde em inglês, e o T é de “tank”, ou seja, tanque em inglês. É um tanque rebelde! hehe.

      Curioso isso, não? Na Ásia ela se chama ‘beijo’, e aqui, ‘tanque rebelde’.

      Mas é exatamente a mesma câmera, só muda o nome em cada continente que ela é vendida. Por isso que é comum um fotógrafo comprar um equipamento na Europa, por exemplo, e ao chegar lá se deparar com números que ele não conhecia antes.

      Já o “Mark X” se refere a uma nova versão de um produto, uma variante para “modelo” ou “tipo”. Mark é normalmente usado em equipamentos militares, mas frequentemente tem sido usado em equipamentos fotográficos (não só a Canon), automóveis e eletrodomésticos. Não é muito comum aqui no Brasil, mas lá fora o uso é frequente.

      É isso aê! Se precisar de mais alguma coisa pode contar com a gente.

      Um grande abraço! 🙂

      Responder
      • Marcos Aurélio Davanso

        “Curioso isso, não? Na Ásia ela se chama ‘beijo’, e aqui, ‘tanque rebelde’.” – rsrsrsrrss – Meu Deus o que este Marketing faz rsrsrs!!
        Muito legal e clara suas explicações… – Obrigado pelo tempo despendido, agora consigo de fato entender o porque nos nomes e em teoria escolher melhor!
        Forte abraço e sucesso para vocês! Sempre!

        Responder
  4. Marcos

    “Curioso isso, não? Na Ásia ela se chama ‘beijo’, e aqui, ‘tanque rebelde’.” – rsrsrsrrss – Meu Deus o que este Marketing faz rsrsrs!!

    Muito legal e clara suas explicações… – Obrigado pelo tempo despendido, agora consigo de fato entender o porque nos nomes e em teoria escolher melhor!

    Forte abraço e sucesso para vocês! Sempre!

    Responder
    • O Casal da Foto

      O marketing sempre surpreende, né? Risos… Que bom que gostou e que a resposta foi útil para você. Obrigado e disponha, Marcos, estamos à disposição! 🙂

      Responder
  5. Gabriele

    Gente, muita gratidão por esse post e explicação ali sobre as nomenclaturas, tava na dúvida tbm rs
    Parabéns pelo trabalho!

    Responder
    • O Casal da Foto

      Nós que agradecemos por você acompanhar nosso trabalho, Gabriele! Conte com a gente, um grande abraço! 🙂

      Responder
  6. denise

    show, este post, quase comprei esta 70-200 mm , mas como tenho uma 5t rebel , acredito que a qualidade não seria grande. Então estou pensando em uma cinquentinha. O que acham? rsrsrs. Obrigado

    Responder
    • O Casal da Foto

      Ei Denise,

      A 50mm é uma lente incrível, pode comprar sem medo. Assista nossa vídeo-aula sobre a 50mm, vai lhe ajudar em sua compra: https://www.youtube.com/watch?v=WVN_v1Zegco

      Um grande abraço! 🙂

      Responder
  7. Majoli

    Boa tarde.
    Gostaria de sua opinião a respeito da lente EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS STM
    Estou aprendendo a lidar com câmera fotográfica e não sei se compro essa lente ou a EF-S 55-250mm f/4-5.8
    Agradeço desde já.

    Responder
    • O Casal da Foto

      Olá Majoli! Tudo jóia?

      Antes de você comprar as duas lentes citadas você precisa refletir o que você pretende fotografar, qual será seu principal motivo fotógrafico.

      As duas lentes que citou tem como principal característica serem lentes tele, voltadas para fotograr assuntos distantes. Se a sua prioridade é tentar trazer para perto temas muito distantes a 55-250mm pode ser melhor para você…

      Mas se você pretende fotografar mais a noite ou não precisa fotografar temas tão distantes a 18-135mm tem a vantagem de ter uma abertura maior. A noite quanto maior a abertura melhor, por isso sempre falamos que a 50mm f/1.8 é uma opção a ser considerada, dependendo do seu objetivo.

      Responder
      • Majoli

        Agradeço por esclarecer minhas dúvidas.
        Ficou bem claro para mim.
        Tenha uma excelente semana.
        Abraços

        Responder
  8. Gustavo

    Oi pessoal! Tudo bem?
    Estou começando a aprofundar mais no universo de fotografia, sempre foi um hobby pouco explorado, mas depois de uma recente aquisição (Canon 6d + 24-105mm) estou cada dia mais apaixonado! Gosto muito de tirar fotos de paisagem e fotos esportivas , e estou em dúvidas em relação a adquitir um jogo de lentes Macro, super angular e teleobjetiva. Considerando que a lente 24-105 é extremamanete versátil, vocë acha que ela supre a necessidade de uma dessas 3 mencionadas (macro, super angular e teleobjetiva)? Qual delas consegue ser atendida pela 24-105?

    OBrigado e parabéns pelo blog. Já está nos meus favoritos 😉

    Responder
    • O Casal da Foto

      Olá Gustavo!

      Ficamos muito felizes com os elogios! Gratidão!!!

      A lente que você citou é a EF 24-105MM F/4L IS II USM certo?

      Ela realmente é bastante versátil, mas mesmo assim tem as suas limitações. Ela chega a ser próxima a uma grande angular, mas para ser uma super grande angular ela deveria ter 20mm ou menos. O recurso de macro fotografia também parece não estar presente neste modelo.

      Ainda assim ela é uma lente bem versátil dentre esse alcance de 24mm a 105mm, evitando que você precise trocar de lentes.

      Abraços!

      Responder
  9. Romell

    Obrigado por esclarecer muita coisa. Estou começando a estudar um pouco sobre fotografia, pretendo começar a fotografar sessões de surf, tanto por hobby quanto profissionalmente (claro que depois de um longo tempo de aprendizado). Inicialmente pretendo investir em uma 75-300, pelo pouco que aprendi, é a ideal pra mim no momento (considerando um baixo investimento). Porém vejo muita variação do preço nessas lentes e não consigo diferencia-las direito. Umas têm a sigla IS (ok, entendi que é estabilizador de imagem e se não for uma IS terei de usar um tripé, mas eu realmente preciso de uma “IS”?), outras tem USM (é o motor do autofoco, certo?) e algumas tem um lii ou liii (que diabos é isso?). Acredito que um autofoco rápido é muito importante pra que eu consiga capturar o momento exato da manobra..Enfim, vcs podem me ajudar com essa siglas? quais delas eu realmente preciso? rs. Obrigado!!

    Responder
    • O Casal da Foto

      Olá Romell!

      Obrigado pelos elogios!

      Uma lente 75mm-300mm é um bom complemento para a lente de kit e é ótima para fotografar esportes como o surf. O preço das lentes aumenta quanto maior for a sua nitidez, a quantidade de luz que ela consegue captar e quantos tecnologias tem adicionais.

      Sobre as siglas vamos tentar ajudar um pouco. Quanto maior o zoom da sua lente mais a estabilização vai ser importante para conseguir uma foto nítida. O IS vai lhe ajudar se tentar fotografar apenas segurando com as mãos. Se for usar uma lente 300mm sem IS é recomendável que sempre use-a com um tripé.

      USM é o motor de autofoco ultrassônico, a tecnologia presente nas lentes mais recentes da Canon. Além de ser um pouco mais rápida ela faz menos ruído.

      Já as siglas L e II são o seguinte. Toda lente com a sigla L é uma lente topo de linha da Canon, elas têm um anel vermelho caracterísico da sua qualidade de construção e de ótica. Já os II normalmente são apenas as versões da lente. Quando uma lente tem sua tecnologia atualizada e ganha um versão nova ela recebe esse Is a mais para identificar que é uma lente mais moderna.

      Um ponto que você deve ter atenção é a abertura da lente, quanto menor o f mais clara é a lente e isso ajuda a fotografar em situações de pouca luz. Como você pretende fotografar surf imagino que não deve ser um problema né?

      Esse mundo das lentes fotográficas é repleto de siglas não é? Rs

      Um abração!

      Responder
  10. Tiago Cavalcante Pimente

    Opa!
    Qual dessas tem compatibilidade com full frame e ficaria entre 24mm e 35mm com boa nitidez, autofoco e pouca distorções?

    Responder
    • O Casal da Foto

      Olá Tiago!

      Com essas características nós recomendamos a EF 35mm f/2 IS USM ou a Canon EF 24mm f/2.8 IS USM. Ambas tem ótima qualidade de imagem, a 35mm tem a vantagem de ser uma lente mais clara. Você precisa ficar atento às siglas, existem lentes parecidas com a sigla EF-S, são mais baratas mas não são compatíveis com as câmeras full frame.

      Um grande abraço! 🙂

      Responder
  11. Marcelo Gaudard

    Olá, ótima matéria, gostei muito! O que vcs tem a dizer das lente 17-50mm F/2.8 Sigma e Tamron? Grato, grande abraço.

    Responder
    • O Casal da Foto

      Olá Marcelo! Tudo jóia?

      Sobre as lentes 17-50mm o modelo da Sigma 17-50mm f/2.8 EX DC OS HSM é uma lente excelente! Tem uma qualidade ótima incrível, com muita nitidez e um preço mais acessível que outras lentes parecidas da própria Canon. Ela também conta com um ótimo sistema de estabilizadação. A desvantagem dela é o corpo de plástico e o motor de auto-foco que é mais lento e um pouco barulhento. Sobre a Tamrom não pudemos testar nenhum modelo desta marca.

      Esperamos que tenhamos lhe ajudado!

      Um grande abraço! 🙂

      Responder
  12. Larissa Ribeiro

    Meu Deus, sempre gostei de fotografia e agora finalmente resolvi me jogar nesse mundo que sem dúvidas é incrível! Comprei uma T6i sem saber completamente nada e nunca ter tido qualquer contato com uma maquina dslr, através do seu blog estou aprendendo muito, aliais tudo que sei até agora foi através de vocês. Muito obrigada por compartilharem seus conhecimentos !!!

    Responder
    • O Casal da Foto

      Olá Larissa! Tudo jóia?

      Obrigado pelos elogios! Aparece mais por aqui!

      Um grande abraço! 🙂

      Responder
  13. Daniele Campos

    Bom dia!
    Fazendo um pesquisa na web acabei achando esse falando sobre lentes, achei bacana, mas mesmo assim ainda fiquei na dúvida qual seria ideal para fotografar parto documental, já uso a 50mm 1.8 (acho perfeita) e a 18-55 porém não é boa, gostaria de uma indicação,pois não pode ser usado flash.

    Responder
    • O Casal da Foto

      Olá Daniele, tudo jóia?

      Como você não pode usar flash o ideal é que você invista em lentes mais claras né.
      Sempre recomendamos a 50mm pela qualidade e custo benefício. Depois dela a próxima escolha depende um pouco da sua área da fotografia e equipamento atual.

      Como você faz parto documental provavelmente deve fotografar em espaços mais fechados. Se sua câmera for um modelo com sensor “cropado” (APS-C) provavelmente vai precisar se afastar bastante com a lente 50mm para ter uma visão mais ampla do parto. Se esse for realmente o caso recomendamos que invista em uma lente fixa 35mm f/1.8 ou até uma 24mm para que tenha uma visão mais ampla do espaço usando uma câmera APS-C.

      Esperamos que tenhamos lhe ajudado! Grande abraço! 🙂

      Responder
  14. Sandro Souza

    Parabéns pela matéria, começou a clarear um pouco a vida agora…rsrs

    Comprei uma 77d para hobby, fotografias de viagens, paisagens, monumentos e claro, a família.

    Se eu adquirir as lentes abaixo estarei bem servido num primeiro momento?

    55-250 STM
    10-18 f/4.5-5.6 IS
    24mm

    Agradeço muito se puderem ajudar.

    Responder
    • O Casal da Foto

      Olá Sandro, tudo jóia?

      É uma boa combinação sim! A lente fixa, de 24mm você não disse qual seria a sua abertura.
      Nós recomendamos que pelo menos uma das lentes seja uma lente clara, com f/2 ou menor.

      Uma lente clara ajuda não só em ambientes escuros como ajuda a gerar belos desfoques nas fotografias de família. Talvez valha a pena trocar a 24mm por uma lente 35mm f/2 por exemplo se você quiser fazer fotos com esse desfoque de fundo.

      Esperamos ter lhe ajudado! Abraços!!! 🙂

      Responder
  15. Dalilla Moura

    Boa tarde, estava lendo seu post achei muito bom, mas fiquei numa duvida, posso não ter entendido ou visto falando. Eu costumo fotografar aniversários de crianças só que a maioria das vezes o local não ajuda é escuro e pequeno, e eu queria que vc me indicasse uma lente boa para esse tipo de evento, uma bem clara pra não precisar de um ilminador fora da câmera.

    Responder
    • O Casal da Foto

      Olá Dalilla, tudo jóia?

      Obrigado pelos elogios!!!

      Para locais escuros o ideal é sempre buscar lentes mais claras, com f/1.8 ou menor.
      Normalmente sugerimos a 50mm f/1.8 mas ela não é boa para locais pequenos, especialmente se você estiver usando uma câmera DSLR de entrada, que tem sensor APS-C.

      Neste caso é melhor que você invista em uma lente 35mm com f/2 ou menor. Uma 35mm f/2 da Canon tem um preço um pouco salgado, já vimos algumas marcas Chinesas parecidas como a Yongnuo mas nunca testamos para saber se a qualidade vale a pena.

      Um grande abraço! 🙂

      Responder
  16. Priscila

    Ahhh como amei essa matéria!! Sou uma iniciante de fotografia e não penso em seguir profissão, mas amo esporte e sempre estou envolvida em eventos de esporte!! Tenho uma T6i e algumas lentes: 50, 18-55 e uma 10-18 e quero adquirir uma zoom, qual vc me indicaria por um preço bacana??

    Responder
    • O Casal da Foto

      Olá Priscila!

      Obrigado pelos elogios!!!

      Se você está procurando uma lente zoom com melhor custo-benefício possível a nossa sugestão é uma Canon EF-S 55 – 250mm f/4-5.6. Se quiser ainda mais zoom nossa sugestão é a EF 75-300mm f/4-5.6 III USM.

      Esperamos ter lhe ajudado!

      Um grande abraço! 🙂

      Responder
  17. Vanessa Balbieri

    Parabéns pelo post. Excelentes dicas. Tenho a fotografia como hobby e ainda estou começando a aprimorar os conhecimentos, porém surgem muitas dúvidas. Tenho uma canon T6i que veio com a lente do kit 18-55mm e adquiri uma 50 mm f 1.8 e uma grande angular 10-18mm. A cinquentinha é perfeita para fundos desfocados, já a grande angular tira fotos abrangendo uma grande área. Agora minha dúvida é a seguinte. Queria tirar fotos de paisagens ao fundo (fundo nítido) com pessoas na frente destas paisagens. Noto que a grande angular não é tão nítida para estes casos. Sendo assim, qual a lente que seria melhor recomendada para este tipo de foto (paisagens nítidas ao fundo com pessoas em primeiro plano). Muito grata.

    Responder
    • O Casal da Foto

      Olá Vanessa, tudo jóia?

      As lentes grande angulares normalmente não ideiais para fotografar pessoas ou motivos muito próximos, não apenas pela falta de nitidez quanto também pela distorção que elas geram.

      Para tentar melhorar essa situação você teria duas opções:
      – Se está em um espaço aberto pode usar uma lente mais fechada, como a 50mm ou a 18-55mm e se afastar bastante para conseguir capturar todo a paisagem e as pessoas em primeiro plano.

      – Se estiver em um espaço mais limitado vai precisar usar a grande angular mesmo. Para aumentar a nitidez você pode diminuir a abertura da lente. Na maioria das lentes a maior abertura nem sempre é a mais nítida. Tente diminuir a abertura em 1, 2 ou até 3 pontos, isso pode ajudar a aumentar a nitidez da imagem como um todo. Você vai precisar compensar a perda de luz com maior tempo de exposição ou ISO.

      Esperamos ter lhe ajudado! Grande abraço! 🙂

      Responder
  18. Douglas Nascimento

    Muito bom post, mas fiquei em dúvida de qual comprar, eu queria comprar um lente para fotografar por hobby e que fosse boa seja de dia e de noite e com um bom foco, e capacidade de distorção do fundo no minimo OK. Acho que a “ciquentinha” é uma boa opção de fato, certo ?

    Responder
    • O Casal da Foto

      Olá Douglas! Obrigado pelos elogios!!!

      Sim, a cinquentinha tem essas características e a 50mm f/1.8 é uma lente muito barata pela qualidade que ela possui.

      Porém se a sua câmera é uma com sensor APS-C (croppada) você também pode considerar uma lente 35mm f/1.8. Ela possui um ângulo de visão mais confortável, considerando o fator de corte das câmeras com sensor APS-C.

      Grande abraço! 🙂

      Responder
  19. Reginaldo

    Olá casal da foto. Gostaria de saber se a Canon T5 é compatível com a lente 100 x 400 mm.
    e se vale a pena? Estou começando a fotografar pássaros e gostaria de ganhar uma boa aproximação deles e nitidez.

    Responder
    • O Casal da Foto

      Olá Reginaldo, tudo jóia?

      Faltou você dizer exatamente qual modelo da lente 100-400mm.
      Se for uma Canon EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS II USM, por exemplo, a Canon T5 é compatível sim!

      Alguns detalhes importantes, a T5 por ter um sensor APS-C possui um fator de corte que transforma a distância focal de 100-400mm em uma distância equivalente a 160-640mm. O “zoom” dela será maior do se fosse usada em uma câmera full-frame. O ponto negativo é que a T5 capta um pouco menos luz que as full-frames, necessitando de um ambiente mais iluminada ou maior ISO.

      Investir em lentes costuma valer a pena, elas podem ser usadas por muitos anos, décadas talvez… e este que citamos é compatível com todas as câmeras Canon DSLR.

      Grande abraço! 🙂

      Responder
  20. ANTONI9O SOLON DIAS

    ÓTIMO AMBIENTE PARA APRENDER FOTOGRAFIA. PARABÉNS.

    PROF. SOLON

    Responder
    • O Casal da Foto

      Olá Prof. Solon, tudo jóia?

      Que bom que gostou! Esperamos poder lhe ajudar sempre a aprender mais sobre fotografia.

      Um grande abraço!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • 36 dicas para Fotografia de Paisagem!
    2018-09-11
  • ensaio fotografico familia capa
    36 dicas para Ensaio Fotográfico de Família!
    2018-07-27
  • Capa Melhores Fotos Ensaio Fotografia Newborn
    Fotografia Newborn - 48 Dicas para um Ensaio Inesquecível
    2018-07-27
  • 102 dicas de fotografia de casamento
    As Melhores Fotografias de Casamento - 102 Dicas Para um Casamento Incrível!
    2018-07-23
  • Panning: Como fazer fotografia em movimento
    2018-05-25
  • A Metodologia dos Caçadores de Imagens
    2018-03-22
  • Como estudar fotografia?
    2018-03-17
  • Fotografia: como começar?
    2018-03-15
  • 54 Motivos para ser um fotógrafo!
    2018-03-10
  • Como não enlouquecer com TANTOS arquivos fotográficos!?!?!?
    2018-02-15
  • Carnaval para Fotógrafos!
    2018-02-12
  • Brownie: a primeira câmera para crianças
    2018-01-14

O Casal

O Casal

Ela é de Brasília. Ele, de Belo Horizonte. Ela tem formação artística baseada em pintura e literatura. Ele já foi criado na música e no cinema. Ela gosta de MPB. Ele gosta de Jazz. Mas foi na fotografia que ambos se encontraram.

Especialistas em docência fotográfica, colecionam 14 anos de experiência em ensino artístico. Juntos são O Casal da Foto, uma dupla inseparável, ávidos por ensinar tudo o que aprenderam ao longo de suas carreiras e transformar a forma de se lecionar e aprender fotografia.

Dicas de Fotografia no Youtube

2ª SEMANA DA FOTOGRAFIA CRIATIVA!

Conheça as técnicas criativas usadas por mais de 2500 fotógrafos! Cadastre e Participe!

You have Successfully Subscribed!