Lentes Canon: Guia completo, qual comprar, sugestões das melhores lentes

por | maio 22, 2017 | Equipamentos, Fotografia

Olá pessoal! Continuando nosso guia de lentes agora é a vez das lentes Canon! Se você acabou de comprar sua primeira DSLR Canon, parabéns! Esta é uma das maiores fabricante de câmeras e vai lhe proporcionar uma boa qualidade de imagem. Mas em algum momento você pode se perguntar, e agora, será que invisto em uma lente nova? Qual comprar? Não se preocupe, estamos aqui para te ajudar!

DOWNLOAD: QUE TAL BAIXAR AGORA O E-BOOK GRATUITO: GUIA DEFINITIVO DE LENTES CANON 2018?

É comum que durante sua evolução pelo mundo da fotografia surja a curiosidade ou necessidade de comprar novas lentes, ou quem sabe criar sua coleção com as que se adaptam melhor a você. Este é um processo natural, sua câmera provavelmente está acompanhada de uma lente de Kit como a lente Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6. Esta é uma boa lente para aprender como usar sua Canon mas logo você pode perceber algumas de suas limitações. Se você quiser fotografar em situações com pouca luz, precisa de campo de visão maior ou zoom maior vai precisar de uma nova lente.

Este guia vai te ajudar na escolha destas novas lentes, com sugestões que além de ótima qualidade tem um preço mais acessível. Se você tem uma câmera Nikon aqui está o guia perfeito para você! Se você tem câmeras de outras marcas, não se preocupe… em breve iremos publicar também guias para lentes Canon, Sony e Fujifilm. Você também pode conferir aqui nosso review de lente Macro da Fuji.

O que você vai aprender:

  • A razão das nossas escolhas
  • A melhor lente fixa clara, a “cinquentinha” da Canon
  • A lente teleobjetiva (zoom)
  • A lente grande angular
  • A lente macro
  • O upgrade da lente de kit

A razão de nossas escolhas

Focamos em lentes que funcionam bem com os sensores APS-C de câmeras de Canon como a nova Canon EOS 80D ou a popular linha Rebel como a série Canon Rebel T5i, T6i  e T7i.

Se você acabou de comprar sua primeira câmera DSLR é provável que ela tenha um sensor APS-C. Um sensor APS-C (“cropado”) APS-C é menor do que o sensor em algumas das câmeras topo de linha com sensor Full Frame da Canon (tais como a 5D Mark III). Porque estamos falando de sensores aqui?  É que  isto influencia no preço e qualidade das lentes compatíveis com estes sensores.

A maioria das nossas sugestões são de lentes para sensor “cropado” ou APS-C, são lentes mais leves, mais baratas e às vezes com a qualidade um pouco inferior. Algumas de nossas sugestões como a lente Canon EF 50mm f/1.8 funciona para ambos sensores APS-C e Full Frame. Embora esta seja uma vantagem não recomendamos ficar limitados a escolher lentes que funcionem sempre nos dois formatos, ao invés disso é melhor (e mais barato) comprar lentes compatíveis apenas com seu equipamento atual.

sugestao de lentes canon

A distância focal de qualquer lente é expressa em milímetros. É a medida que te dá uma ideia do campo de visão da lente ou ampliação da cena. Quanto maior o número, mais estreito é o campo de visão e maior a ampliação (zoom).

Por exemplo, uma lente 400mm é uma teleobjetiva capaz de aproximar cenas distantes, enquanto uma 20mm é uma grande angular capaz de capturar toda uma ampla paisagem em sua cena.

Por causa da diferença no tamanho do sensor, quando você estiver usando uma câmera com um sensor APS-C, menor do que um Full Frame, o campo de visão de uma determinada lente será mais estreito. Isto é chamado de “fator de corte”. Em nossas sugestões vamos falar sempre do número em milimetros da lente e qual o seu valor equivalente em um sensor APS-C da Canon. Se quiser saber mais sobre fator de corte e outras dicas importantes pode baixar nosso Guia Definitivo de Fotografia.  Abaixo mostramos a diferença na área capturada da cena entre um sensor Full Frame e um APS-C Canon.

fator-corte-canon

DICA DO CASAL: Para saber qual a distância focal equivalente de um câmera com sensor Canon APS-C em relação a uma com sensor Full Frame basta multiplicar o valor em MM da lente por 1.6x. Sendo assim uma lente 50mm por exemplo seria equivalente aproximadamente a uma lente 80mm quando usada em um sensor APS-C da Canon.

E como eu sei qual lente funciona em sensores APS-C ou Full Frame? É simples! Toda lente Canon com a Sigla EF funciona em ambos os sensores, enquanto as lentes Canon com sigla EF-S são compatíveis apenas com sensores APS-C. Em marcas diferentes as siglas mudam um pouco, como no caso da Sigma, DG são as lentes que funcionam em ambos os sensores e DC as que funcionam apenas em APS-C (também chamado de sensor “cropado”)

Procuramos sugerir lentes Canon que não custem milhares de reais, mas uma lente que tenha um melhor custo-benefício e te permita comprar uma variedade maior. Em alguns casos também sugerimos alternativas mais caras e de melhor qualidade, caso esteja disposto a investir mais.

A melhor lente fixa clara, a “cinquentinha” da Canon

Provavelmente a primeira lente que você vai querer ter deve ser capaz de criar imagens excelentes com pouca luz, que seja pequena e acessível. No seu preço atual, a melhor opção que você vai encontrar é a Canon EF 50mm f/1.8 (equivalente a  80 mm em seu sensor APS-C). É a lente mais econômica que podemos recomendar que irá aumentar muito suas possibilidades de fotografia, com melhor qualidade de imagem em pouca luz e maior nitidez quando comparadas com sua lente de kit. Esta Cinquentinha, como é chamada carinhosamente pelos fotógrafos, é leve e útil em muitas situações, temos certeza que vai ser muito usada no seu dia a dia.

lente canon 50mm f/1.8 cinquentinha

Já viu uma foto onde o fundo está fora de foco, fazendo com que o assunto se destaque? Uma das maneiras mais simples de conseguir este efeito é através de um grande abertura. Uma lente fixa de grande abertura como a lente Canon 50mm f/1.8 é a opção mais barata para conseguir este tipo de efeito. Esta grande abertura significa que tais lentes também são incríveis em situações com pouca luz, e são ideias para ambientes fechados ou situações com meia luz ou pouca luz como shows.

imagem lente canon 50mm pouca luz

A versão mais recente da Canon EF 50mm f/1.8 tem uma estrutura de metal ao invés do plástico das versões antigas. Além disso ela possui mais lâminas no seu diafragma, para deixar as áreas fora de foco ainda mais suaves. Ela também conta com um novo motor de foco STM que é mais rápido e silencioso. O motor silecioso é muito útil ao gravar vídeo.

É uma lente altamente recomendada pela maioria dos especialistas dos sites DxOMark e LensRentals que elogiam a qualidade da imagem, nitidez e construção. E ainda é barata saindo por menos de 500 reais.

DOWNLOAD: QUE TAL BAIXAR AGORA O E-BOOK GRATUITO: GUIA DEFINITIVO DE LENTES CANON 2018?

Se você ainda está buscando uma lente com maior qualidade e ainda mais clara, sua opção pode ser a Canon EF 50mm f/1.4. Mas o seu valor é 3x mais caro, então se você não pode bancar todo esse custo ou simpleste está começando agora pode ter certeza que com a f/1.8 também terá uma ótima lente inicial.

lente canon 50mm f/1.4 cinquentinha

Uma diferença notável entre as versões f/1.4 e f/1.8 é a nitidez na sua abertura máxima. A lente f/1.8 é um ponto mais suave e menos nítida nesta situação. O centro da imagem tem uma nitidez apenas razoável e as bordas são ainda mais suaves. Mas nem sempre esta perda de nitidez pode ser um problema, especialmente se você gosta de fotografias com bordas um pouco mais suaves que podem remeter a um estilo mais onírico.

A Lente teleobjetiva (zoom)

A próxima peça que você vai querer adicionar a seu saco da câmera é provavelmente uma lente de zoom de algum tipo — provavelmente a Canon EF 70-200mm f/4 L(o que seria equivalente a 110mm para 320mm para câmeras com sensor APS-C). Se você quer se aproximar de um cena esportiva ou enquadrar um elemento distante na paisagem com certeza vai precisar de um pouco mais de zoom. Em câmeras compactas as vezes é possível chegar a 20x de ampliação, mas a uma qualidade sofrível. Já em uma Câmera DSLR a ampliação pode ser menor mas a qualidade é infitamente superior.

lente teleobjetiva canon 70-200 f/4

A Canon tem a tradição de usar a sigla L em suas lentes de qualidade superior e geralmente a fabricam com uma distinta cor clara, quase branca. São lentes com nitidez e qualidade de imagem superiores. Então se você está em busca de qualidade recomendamos a lente Canon EF 70-200mm f/4L, ou se você tiver mais condições considere investir na Canon EF 70-200mm f/4 L IS. Esse “IS” no final, que dobra o valor da lente, é a estabilização de imagem, que é muito útil para conseguir imagens mais nítidas quando se usa o zoom mais alto. Caso contrário é sempre bom levar um tripé ao criar fotos usando os 200mm.

lente teleobjetiva canon 70-200 f/4 is

A abertura máxima dessas lentes é fixa em f/4 em toda a faixa de zoom, para que você obtenha mais luz mesmo em zoom máximo, o que significa as exposições mais rápidas. Mas a principal razão da nossa escolha é a qualidade de construção e de imagem que é fantástica, é uma lente que irá lhe acompanhar pela vida toda.

Avaliações de sites como Imaging Resource e Popular Photography recomendam ambas as versões desta lente, pela sua qualidade de imagem que se mantem em toda faixa de zoom, pela construção sólida e por sua distância focal muito versátil e útil na maioria das situações. Além disso é uma lente que praticamente não desvaloriza e pode ser vendida por praticamente o mesmo valor, caso você queira fazer um upgrade no futuro.

imagem lente canon tele

Se a maioria da sua fotografia não requer um zoom com tanta frequência, ou quer começar investindo menos, temos uma segunda sugestão mais em conta, a lente Canon EF-S 55 – 250mm f/4-5.6 (cerca de 90 a 400 mm distância focal equivalente). É uma lente que perde um pouco na qualidade e no zoom máximo sua abertura limita um pouco a abertura… mas você ainda vai ter uma boa opção para zooms e pode funcionar bem para quem está começando.

Esta lente é considerada bem construída e com boa estabilização de imagem apesar de ter alguns elementos de plástico em sua estrutura. Sua nitidez é boa mesmo em grandes aberturas, um fato positivo que impressionou alguns avaliadores do site Imaging Resource, especialmente pelo preço e por ser considerada praticamente uma lente de kit. Sua leveza e portabilidade também são pontos positivos.

lente canon teleobjetiva 250mm f/4

Em uma avaliação do Imaging Resource escreve que esta lente telefoto é bem construído por algo com construção plástica e que oferece resultados de estabilização de imagem boa. Ele também afirma, “a 55-250mm f/4-5.6 é impressionantemente nítida para uma lente ‘kit’, mesmo quando definida para seus maiores aberturas”.

Bryan Carnathan do The-Digital-Picture.com elogia esta lente para sua “qualidade de imagem muito boa para o preço” e diz que oferece uma “gama de comprimento focal muito útil”. Ele também elogia sua portabilidade, salientando que é mais leve lente zoom da Canon.

A lente grande angular

Se você muitas vezes fotografa em locais apertados como pequenas reuniões, salas ou ambientes fechados usar uma lente grande angular é a única maneira de manter tudo em cena. Ou se você gosta de fotografia de arquitetura ou paisagens uma lente angular é essencial neste tipo de fotografia. Por essas razões é bom ter uma lente grande-angular, especialmente a lente Canon EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 (16 a 30 milímetros de comprimento focal equivalente). Uma das lentes grande angulares mais acessíveis do mercado, custo menos do que a maioria das opções de outros fabricantes.

lente canon grande angular 10-18mm

Se você algum dia precisar trabalhar para uma imobiliária ou vender um imóvel uma grande angular costuma ser útil para fazer o “truque” de fazer quartos parecerem maiores do que realmente são… mas não recomendamos… rs

Avaliações no site SLRGear (Um ótimo site de lentes por sinal) diz que não existe melhor custo benefício para uma lente grande angular. Extremamente nítida, com auto foco preciso… e vendida por uma pechincha. Suas dimensões compactas são ótimas para donos de câmeras com sensores APS-C que buscam uma lente fácil de carregar, de alta qualidade e super acessível. Apesar de outras marcas como a Tamrom possuírem modelos com ângulos ainda maiores a falta de nitidez e perda de qualidade nas bordas tornam a sugestão da lente Canon a melhor opção. Esta lente é uma unanimidade em diversos sites, alcançando as melhores notas em avaliações do Digital Picture, Photozone e outros.

lente canon imagem grande angular

Com a menor distância focal de 10 mm (o equivalente a 16 mm em um sensor de 35mm), você será capaz de capturar uma quantidade enorme de uma cena em uma única imagem — mas cuidado para não o excesso de distorção.

Se você não se importa de gastar mais, você poderia considerar a Sigma 10-20 f/3.5EX DC HSM (16 a 32 milímetros de comprimento focal equivalente). Sua abertura máxima fixa é mais ampla do que a nossa sugestão da Canon, ligeiramente mais zoom. É uma lente também muito bem avaliada, mas o custo adicional é algo a se considerar.

Se quiser uma opção ainda mais barata ou se quer o mínimo de peso você pode considerar a lente Canon EF-S 24mm f/2.8 “pancake”. Isso é um comprimento focalequivalente de 38 mm em um pacote super fino, discreto e leve. O site Photozone achou a 24mm extremamente nítida, apesar de que na abertura máxima ela apresenta bordas escurecidas (chamada de “vinhetas”). A boa notícia é que isso melhora muito em f/4 e some em f/5.6.

lente canon 24mm pancake

Pesando apenas 125 gramas e menos de 3 centímentos de espessura esta pode ser a lente leve definitiva para levar em passeios e fotografia de paisagem. Ela é tão fina que não vai ficar no seu caminho ou esbarrar em algum lugar quando não estiver distraído. Você pode até deixa-la no seu bolso para ter uma opção a mais quando precisar.

A lente macro

Macro fotografia é muito divertido: ficar bem, bem próximo de um inseto ou flor pode revelar todo um universo de possibilidades criativas em sua fotografia. E de bônus uma lente macro também pode ser uma lente de retrato interessante.

imagem lente canon macro

Sugerimos uma boa e velha opção para entrar no mundo da macro fotografia de maneira acessível: a Tamron AF 90mm f/2.8 Di SP ( equivalente a145 mm em sensores APS-C). Esta lente Tamron é altamente recomendado por vários sites como o Photozone, que a descreve como “uma lente excelente praticamente sem nenhuma falha.”

lentes canon, tamrom di macro 90mm

Esta versão mais barata tem sim algumas desvantagens. Ela não conta com estabilização de imagem e pode exigir qque você use um tripé. Se você já é obssecado com macrofotografia talvez valha a  pena investir mais e comprar a Canon EF 100mm f/2,8 L IS USM (equivalente a 160 mm), que adiciona a estabilização de imagem e um motor significativamente mais silencioso e não se estende ao focalizar. A versão mais recente da Tamrom também é uma boa opçã que conta com estabilização e impermeabilização contra clima. A Tokina também tem uma lente um pouco mais acessível mas com auto foco muito lento… se você está acostumado com foco manual pode ser uma opção.

DOWNLOAD: QUE TAL BAIXAR AGORA O E-BOOK GRATUITO: GUIA DEFINITIVO DE LENTES CANON 2018?

lente canon macro 100mm

O upgrade da lente de kit

Se você ama a versatilidade a sua lente Canon de kit 18-55mm fornece mas quero uma lente de melhor qualidade, dê uma olhada a Sigma 18-35mm f/1.8 DC HSM.  É uma lente com preço mais salgado que pode ir de R$2800 ou mais, mas é uma lente que pode tomar o lugar deuma lente fixa 18mm, 24mm e 35mm. Além disso a abertura de f/1.8 permite fotografar condições de iluminações muito baixas

lente canon, sigma 18-55mm

Os comentários são extremamente positivos, embora alguns usuários achem seu autofocus frustrante.

O que você achou? Tem algum tipo de lente que faltamos comentar? Tem alguma dúvida específica? Fale com a gente aqui nos comentários!

Não deixe de nos visitar e fazer suas perguntas no Facebook www.fb.com/ocasaldafoto

FONTES Canon first lenses – Site Wirecuter http://thewirecutter.com/reviews/the-first-canon-lenses-you-should-buy/ (algumas fotos por Erin Lodi.)

47 Comentários

  1. Thiara Mendes

    Ola casal.. 😊 Tenho uma câmera T6i e estou começando a fotigrafar casamento a lente 24-70 que muitos indicam para esse tipo de evento ..Eu usando na camera cropada ..quantos em mm ela seria? atualmente uso a 17-55 sigma. Obrigada beijos otimos post parabéns.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Casal

O Casal

Ela é de Brasília. Ele, de Belo Horizonte. Ela tem formação artística baseada em pintura e literatura. Ele já foi criado na música e no cinema. Ela gosta de MPB. Ele gosta de Jazz. Mas foi na fotografia que ambos se encontraram.

Especialistas em docência fotográfica, colecionam 14 anos de experiência em ensino artístico. Juntos são O Casal da Foto, uma dupla inseparável, ávidos por ensinar tudo o que aprenderam ao longo de suas carreiras e transformar a forma de se lecionar e aprender fotografia.