Como limpar a lente de sua câmera

por | maio 29, 2017 | Fotografia

Olá! Um das maiores dúvidas dos fotógrafos é como limpar as lentes de suas máquinas fotográficas sem prejudicar seu equipamento. Vamos ajudar você!

O que você vai aprender:

  • 4 Dicas para cuidar bem de sua lente
  • Vídeo prático de limpeza de lentes
  • Produtos para limpeza de lentes
  • Aprenda a limpar os elementos óticos externos
  • Como limpar elementos óticos mais profundos
  • Como limpar sua lente zoom
  • Limpeza de ranhuras e corpo da lente

4 Dicas para cuidar bem de sua lente

DICA 1: Evite a limpeza desnecessária de sua lente
O vidro é relativamente duro e durável. Os revestimentos especiais e produtos químicos adicionados a superfície da lente que são mais vulneráveis a produtos químicos e mesmo ao toque. Por isso é sempre bom manter nossas lentes sempre livres de impressões digitais, sujeira e evitar tocá-la com muita frequência. E evitar de limpar com muita frequência também!

Então sempre mantenha sua lente com as tampas e limpe mesmo só quando necessário.

DICA 2: Uma partícula ou duas de poeira não são problema.
A poeira está no ar, está em tudo. Em algum momento ela vai cair em sua lente. Porém a poeira não é o maior dos inimigos de sua lente. É claro que uma lente deixada de lado pode acumular uma camada de poeira que irá atrapalhar a qualidade da imagem. Mas pequenas partículas de poeira não vão afetar a sua qualidade de imagem, mesmo dentro da lente.

Tentar manter suas lentes de poeira livre através de limpeza contínua pode acabar encurtando a vida de sua lente, já que cada vez que você limpa o vidro você corre o risco de riscar as superfícies da lente.

DICA 3: Cuidado com as manchas no elemento traseiro da lente
As impressões e as manchas oleosas no elemento traseiro são as sujeiras realmente capazes de reduzir drasticamente a qualidade da imagem, já que a luz é toda concentrada neste elemento da lente.

A boa notícia é que o elemento traseiro da lente por estar montado na câmera tem menos chance de ser tocado ou receber poeira diretamente.

DICA 4: Use sempre equipamento específico para limpeza de lentes
Produtos usados para limpar vidros em geral podem estragar sua lente fotográfica! Alguns desses produtos utilizam silicone na fórmula ou álcool comum, que são prejudiciais para a superfície da lente.

Existem produtos específicos que não custam tão caro e vão manter suas lentes Canon, Nikon ou qualquer outra marca em perfeito estado, sem correr riscos de estragar seu equipamento.

Vídeo prático de limpeza de lentes

Neste vídeo mostramos tudo o que você precisa saber para limpar sua lente. O contéudo do vídeo também está reproduzido em texto logo abaixo. Para ver este e mais vídeos basta acessar aqui Nosso Canal no Youtube!

Uma lente deve ser tratada com carinho e sua limpeza e exige cuidado e delicadeza. Hoje vamos aprender como limpar uma objetiva para que você possa conservada por muitos anos.

Muitos acreditam que a câmera fotográfica é a principal ferramenta de um fotógrafo, mas do contrário são as lentes que ditam a nitidez e a qualidade de imagem de uma fotografia. E é por isso que vou mostrar pra vocês hoje como se faz para limpar uma lente.

Produtos para limpeza de lentes

Para começar é fundamental que você possua um kit de limpeza como este aqui.

produto-544-1

Os kits de limpeza podem ser adquiridos nas principais lojas de fotografia da sua cidade ou em portais de venda da internet como o mercado livre, ebay entre outros. Os kits de limpeza na faixa de 15 reais e os mais completos podem custar até 40 reais.

Este aqui é um kit um pouco mais caro custa na faixa de 35  reais porque ele vem com quatro itens, ele vem com uma pinça de ar, ele vem com uma pequena vassourinha fratura e ele vem com um líquido de limpeza de lentes. Vou  mostrar para vocês como se utilizar um kit como esse.

Aprenda a limpar os elementos óticos externos

Nós primeiro vamos utilizar a vassourinha. O primeiro item que você deve utilizar é a vassourinha, para você tirar o grosso da poeira que está envolvendo a sua objetiva.

É importante que você faça movimentos circulares, como o que estou fazendo para remover o excesso de poeira que fica nas frestas da objetiva isso tanto na parte frontal da objetiva quanto na parte traseira, sempre movimentos circulares.

limpeza de lentes

Após esse procedimento você vai utilizar o paninho juntamente com o líquido de limpeza de lentes. Muito importante, você nunca deve borrifar o líquido direto no objetiva, porque se eventualmente esse líquido escorrer por alguma das frestas da lente aquele líquido pode estragar os componentes eletrônicos da sua lente.

Então é importante que você é borrife no pano, nessa flanelinha que vem no kit de limpeza.  Você dá uma pequena borrifada, e passe a área que vocÊ borrifou direto no conjunto ótico da lente e também na parte de trás.

Como limpar elementos óticos mais profundos

Algumas lentes possuem orifícios muito profundos na parte de traz, reparem esta lente aqui, que ela possui algumas cavidades e elemento ótimo traseiro dela está em um parte mais profunda.  Então importante que você utilize a pinça de ar para retirar o excesso de poeira que tem na sua parte traseira da lente.

limpeza de lentes

Feito isso você pode repetir o procedimento da flanelinha, borrife um pouco líquido diretamente na flanela e limpe a parte traseira da sua lente utilizando sempre de forma circular.

Como limpar sua lente zoom

Se você possui uma lente em zoom como essa aqui, muito provavelmente a sua lente vai alterar o tamanho no momento em que você girar o anel de zoom dela.

Algumas lentes não isso não acontecer então você não precisa se preocupar… mas lentes como essa aqui em que no momento em que eu giro o anel de zoom ela aumenta o seu tamanho, ali vai aparecer uma fresta que sem o zoom não dava para ver antes, que é essa fresta aqui entre o elemento ótico que sai e o elemento ótico fixo.

limpeza de lentes

Nesta fresta para você limpa-la você pode passar também a vassourinha para limpar o excesso. Se ela estiver muito empoeirada você pode usar a pinça de ar para tirar os excessos de poeira que ficam lá dentro das cavidades. Feito isso você pode passar o paninho também com líquido, porque este paninho ajuda a retirar pequenas partículas de poeira…

Limpeza de ranhuras e corpo da lente

O pano você pode utilizar para poder limpar essas ranhuras, essas cavidadezinhas que costuma ficar, que costumam ter entre a lente. Você pode limpar essas cavidades também. Porque ali costuma acumular um pouquinho de gordura, de poeira, e outras partículas que fazem que sua lente adquira um aspecto esbranquiçado depois de um tempo.

Em algumas regiões do país, principalmente regiões mais secas e muito ensolaradas os fotógrafos costuma utilizar protetor solar para  fotografar embaixo do sol, natural nada mais justo… Porém o excesso do protetor pode acumular nas ranhuras das lentes. Isso faz com que a objetiva também fique esbranquicidada depois de um tempo. Então, mais uma vez para limpar borrife o líquido no pano e passe na objetiva para retirar o excesso de protetor que costuma ficar depois de um ensaio.

Isto é tudo! Como você pode ver é bem simples fazer a manutenção preventiva de sua objetiva. Evite deixá-la com excesso de poeira, porque depois para fazer a limpeza é um pouco mais difícil. Em alguns casos você precisa levar a sua objetiva em uma assitência técnica autorizada para que eles possam fazer uma limpeza mais profunda nela, retirando os elementos óticos que ficam no interior da lente. Mas isso são casos mais específicos, de um modo geral esta simples limpeza que mostrei para você é suficiente para deixá-la como nova.

Um abraço!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • 36 dicas para Fotografia de Paisagem!
    2018-09-11
  • ensaio fotografico familia capa
    36 dicas para Ensaio Fotográfico de Família!
    2018-07-27
  • Capa Melhores Fotos Ensaio Fotografia Newborn
    Fotografia Newborn - 48 Dicas para um Ensaio Inesquecível
    2018-07-27
  • 102 dicas de fotografia de casamento
    As Melhores Fotografias de Casamento - 102 Dicas Para um Casamento Incrível!
    2018-07-23
  • Panning: Como fazer fotografia em movimento
    2018-05-25
  • A Metodologia dos Caçadores de Imagens
    2018-03-22
  • Como estudar fotografia?
    2018-03-17
  • Fotografia: como começar?
    2018-03-15
  • 54 Motivos para ser um fotógrafo!
    2018-03-10
  • Como não enlouquecer com TANTOS arquivos fotográficos!?!?!?
    2018-02-15
  • Carnaval para Fotógrafos!
    2018-02-12
  • Brownie: a primeira câmera para crianças
    2018-01-14

O Casal

O Casal

Ela é de Brasília. Ele, de Belo Horizonte. Ela tem formação artística baseada em pintura e literatura. Ele já foi criado na música e no cinema. Ela gosta de MPB. Ele gosta de Jazz. Mas foi na fotografia que ambos se encontraram.

Especialistas em docência fotográfica, colecionam 14 anos de experiência em ensino artístico. Juntos são O Casal da Foto, uma dupla inseparável, ávidos por ensinar tudo o que aprenderam ao longo de suas carreiras e transformar a forma de se lecionar e aprender fotografia.

Dicas de Fotografia no Youtube

2ª SEMANA DA FOTOGRAFIA CRIATIVA!

Conheça as técnicas criativas usadas por mais de 2500 fotógrafos! Cadastre e Participe!

You have Successfully Subscribed!