5 maneiras fáceis de aprender fotografia

por | | , ,

Por onde começar a aprender fotografia?

Muitas pessoas que querem aprender fotografia não sabem por onde começar. Sem um pouco de conhecimento prévio, é difícil entender todos os termos e conceitos relacionados à fotografia, e isso pode retardar sua curva de aprendizado. Com alguma exploração de artigos, tutoriais, vídeos e práticas, você logo terá uma compreensão sólida dos fundamentos da fotografia.

Você pode aprender fotografia sozinho? 

A fotografia é um hobby que você pode aprender sozinho. Tentativa, erro e prática frequente irão ajudá-lo a se familiarizar com conceitos como exposição, abertura, velocidade do obturador e muito mais. O primeiro passo é comprar uma câmera e alguns acessórios para usar conforme você aprimora suas habilidades.

5 maneiras aprender fotografia capa

Ao contrário da crença popular, a fotografia nem sempre é um hobby caro. Você pode aprender o ofício com qualquer câmera que tiver ou até mesmo com o seu celular, sem ter que gastar um centavo. Claro, as aulas formais têm um preço, mas existem muitas alternativas para você aprender fotografia e melhorar suas habilidades sem ter que gastar muito.

Neste artigo você vai aprender:

  • Como operar sua câmera
  • Inscreva-se em um workshop online de fotografia gratuito
  • Participe de um clube de fotografia
  • Transforme-se um aprendiz de fotógrafo
  • Assista tutoriais de fotografia no YouTube
  • Leve sua câmera para todos os lugares
  • Desafie-se
  • Como escolher sua primeira câmera 

Teste e aprenda a operar sua câmera

Um dos primeiros passos para entrar na fotografia é aprender o funcionamento da câmera. Dependendo do equipamento de sua escolha, é fácil se confundir com todos os botões, menus e mostradores, mas eles basicamente funcionam da mesma forma, fornecendo imagens bem expostas.

Aprenda a terminologia básica da câmera

Quando se trata de aprender a terminologia básica da câmera, tudo começa com a velocidade do obturador, abertura e ISO. Conforme você avança, entender como o triângulo de exposição funciona o ajudará para que você possa obter uma compreensão muito melhor de como as câmeras funcionam. Por sua vez, você terá mais facilidade para entender seu próprio equipamento. Mas agora vamos analisar esses três termos cruciais.

Neste artigo explicamos para você, com detalhes como começar a aprender os 3 pilares da fotografia, as configurações básicas que toda câmera de qualidade possui.

BAIXE AGORA O E-BOOK GRATUITO GUIA DEFINITIVO DE FOTOGRAFIA PARA INICIANTES

Abertura 

A abertura se refere à abertura na lente que permite a entrada de luz no corpo da câmera. As configurações de abertura são referidas como f / stop (também conhecido como f-stop). Uma abertura maior ou mais ampla tem um número f / stop menor. Uma abertura menor ou mais estreita tem um número f / stop maior.

Obturador / Velocidade + ISO

A velocidade do obturador se refere ao tempo que o obturador permanece aberto. A velocidade do obturador é importante porque quanto mais tempo o obturador fica aberto, mais luz é permitida na câmera. A velocidade do obturador é medida em segundos inteiros ou frações de segundos. ISO refere-se à sensibilidade do sensor da câmera à luz.

Saiba mais sobre distância focal: lentes Prime vs zoom

O comprimento focal é uma medida usada para descrever diferentes lentes e suas capacidades em termos de ângulo de visão e distância. As lentes grande angular têm distâncias focais mais curtas, como 8 mm ou 22 mm. As lentes tele têm distâncias focais maiores, como 600 mm, e podem trazer objetos distantes à vista. Uma lente zoom é capaz de várias distâncias focais, enquanto uma lente prime possui uma única distância focal constante.

Inscreva-se em um curso de fotografia

Uma das melhores maneiras de aprender sobre fotografia é com outros fotógrafos amadores. Tente ingressar em um clube de fotografia ou fazer um curso de fotografia online ou em uma loja de câmeras, centro de artes ou biblioteca local.

Oficinas de Fotografia

Há muitas maneiras de obter treinamento formal em fotografia. Faça uma pesquisa rápida ou pergunte sobre organizações que realizam workshops de fotografia em sua comunidade. Eles são grandes fontes de conhecimento não apenas na fotografia como uma arte, mas também nos aspectos técnicos de câmeras de trabalho e outros equipamentos fotográficos, como lentes e equipamentos de iluminação.

Alguns workshops online oferecem aulas gratuitas, enquanto outros exigem uma taxa de inscrição em troca de um certificado ou sessões de orientação em sala de aula com um profissional. Depois de participar do workshop básico, você pode optar por continuar e ter aulas intermediárias que o ajudarão a melhorar ainda mais seu ofício.

Clubes de Fotografia

Para muitos profissionais, a experiência foi o seu melhor professor. Assim que você pegar o jeito com a sua câmera, procure um grupo local de aspirantes a fotógrafos com os quais você possa se juntar para praticar sessões de fotos e passeios fotográficos. Ou você pode formar seu próprio grupo, já que certamente haverá outras pessoas procurando por pessoas com ideias semelhantes para explorar o mundo da fotografia.

Estar perto de outros fotógrafos incentiva você a compartilhar dicas, truques e conhecimentos entre si, então certamente será uma boa experiência de aprendizado e uma oportunidade perfeita para você encontrar e desenvolver seu próprio estilo.

Assistir tutoriais em vídeo / mídia social

Muitos fotógrafos estabelecidos oferecem tutoriais gratuitos e acesso aos bastidores por meio da mídia social. Seguindo fotógrafos cujo trabalho você admira, você pode aprender conceitos-chave e obter novas ideias para seu trabalho. Experimente seguir artistas nas redes sociais que tiram uma variedade de fotografias diferentes onde quer que vão. Além disso, considere seguir pessoas que realizam diversos trabalhos, desde fotografia de comida, viagens, esportes e retratos.

Siga sua paixão e aprenda continuamente seu ofício assistindo a tutoriais em vídeo em sites de streaming como o YouTube. Você com certeza encontrará tudo o que precisa, desde funções de câmera e configurações de iluminação até dicas de composição que o ajudarão a capturar imagens com melhor aparência. Além de ter milhares de vídeos para escolher, é gratuito e facilmente acessível. 

Confira o canal do Casal da Foto no YouTube, O Casal da Foto, para uma ampla seleção de vídeos de fotografia educacionais apresentando conteúdo de qualidade. Com a Internet ao seu alcance, não há nada que você não possa aprender.

Leve sua câmera para qualquer lugar

Você pode se inscrever em várias aulas, participar de mais de um grupo de fotografia e aprender fotografia online, mas não será capaz de utilizar o que aprendeu se não praticar com a maior freqüência possível. Além de reservar um tempo para aprimorar suas habilidades, crie o hábito de levar sua câmera sempre que sair de casa. Você nunca saberá quando a oportunidade para um momento de foto perfeita se apresentará, e você pode até ter a chance de tirar algumas fotos incríveis de rua.

Desafie-se

Mesmo depois de meses ou anos dominando a fotografia, sempre haverá espaço para melhorias. Não pare depois de compreender e dominar o trabalho de nível profissional, como capturar céus noturnos estrelados ou fazer fotografia de alta velocidade. Em vez disso, continue o processo de aprendizagem e encontre maneiras de se desafiar a se tornar ainda melhor. Desafie-se a experimentar diferentes nichos de fotografia, como macrofotografia e fotografia de eventos, para expandir seu conhecimento e expandir seus limites criativos.

Por que aprender sobre fotografia

  • Habilidade divertida
  • Novo hobby
  • Fazer amigos
  • Melhorar as fotos compartilhadas nas redes sociais

Com o advento de câmeras digitais mais acessíveis com especificações impressionantes, sem mencionar as mídias sociais e aplicativos de compartilhamento de fotos, a geração atual inevitavelmente desenvolveu um gosto por tirar e apreciar fotos. E para algumas pessoas, isso as inspira a realmente praticar a arte e investir tempo no desenvolvimento de habilidades fotográficas sérias, e começar sua jornada de fotografia como iniciantes.

Se você é um aspirante a fotógrafo, você veio ao lugar certo. Abaixo, você encontrará algumas maneiras divertidas e fáceis de aprender mais sobre fotografia.

Como escolher sua primeira câmera 

DSLRscâmeras sem espelho câmeras de filme oferecem o máximo de controle com uma variedade de configurações manuais da câmera, enquanto as câmeras mais simples – como câmeras digitais compactas e celulares com câmera – oferecem controles automáticos muito básicos. Conheça os recursos, características e limitações de sua câmera antes de fotografar. Você pode fazer isso lendo cuidadosamente o manual da câmera, assistindo a tutoriais em vídeo, lendo artigos informativos online e muito mais.

Conclusões 

Aprender e praticar fotografia pode muito bem ser uma das melhores coisas que você pode fazer por si mesmo. Como outras formas de arte, é uma ótima ferramenta para o bem-estar emocional e mental. Não só pode fazer você se sentir bem e lhe ensinar várias lições profundas de vida e habilidades como paciência e perseverança, mas também ajudá-lo a desestressar e ganhar perspectiva após uma semana de trabalho agitada. A fotografia o levará a lugares (às vezes literalmente) e o abrirá para um mundo totalmente novo por meio do visor.

Boa sorte!

Deixe um comentário