Tipos de câmeras de filme – Guia de fotografia de Filme para Iniciantes

por | | , , , , ,

Uma das complicações da fotografia de filme é que existem muitos tipos diferentes de câmeras de filme. Mais de cem anos de desenvolvimento levaram a várias maneiras diferentes de colocar imagens em filme. Nesta parte da série GUIA PARA INICIANTES EM FOTOGRAFIA DE FILME, exploraremos os tipos mais comuns de câmeras.

Neste artigo você vai aprender:

Câmeras analógicas reflex de lente única (SLRs)

Você provavelmente está familiarizado com DSLRs; tire o D de Digital, e isso é uma SLR. Quando o filme era o rei, as câmeras reflex de lente única eram o tipo mais popular de câmera de filme 35mm para profissionais e amadores avançados. Assim como a DSLR, a SLR de filme usa uma única lente para ver e tirar a foto, com um espelho que reflete a cena até o visor óptico. Quando o botão do obturador é pressionado, o espelho vira para cima e o obturador abre para expor o filme. A maioria das SLRs tem lentes intercambiáveis, um elemento-chave de sua popularidade entre os entusiastas.

As primeiras SLRs são totalmente manuais (foco, exposição e carregamento e rebobinagem do filme), enquanto os modelos posteriores oferecem a automação com a qual estamos familiarizados em nossas câmeras digitais, incluindo foco automático e modos de exposição automática e semiautomática. Algumas SLRs básicas ofereciam apenas funcionalidade automática, permitindo que funcionassem como câmeras simples compactas. Embora a maioria das pessoas associe as SLRs ao filme 35mm, também existem SLRs de médio formato.

SLRs HOJE

As SLRs são uma ótima escolha para quem deseja o máximo de controle criativo. Existem muitos modelos disponíveis no mercado de usados, e muitas vezes ainda é possível consertá-las. As SLRs de filme têm preços moderados em comparação com as câmeras digitais, e algumas marcas de câmeras menos conhecidas, bem como SLRs mais novas e automatizadas, podem ser verdadeiras pechinchas.

tipos cameras filme capa

Câmeras analógicas com telêmetros

As câmeras com telêmetro usam um mecanismo complexo de espelhos, prismas e cames para permitir que o foco seja visualizado no visor sem a necessidade de um pentaprisma tipo SLR ‘corcunda’. Como consequência, as câmeras com telêmetro são menores e mais leves do que as SLRs e, geralmente, mais silenciosas e suaves em sua operação porque não possuem um grande espelho móvel e seu mecanismo associado.

Algumas câmeras rangefinder oferecem lentes intercambiáveis, e a falta de uma caixa de espelho significa que os elementos traseiros das lentes podem ficar muito mais próximos do plano do filme, tornando o pacote câmera + lente mais compacto.

Telêmetros de 35mm de nível amador foram amplamente substituídos por câmeras compactas na década de 1980 (veja abaixo), embora muitos modelos de última geração tenham permanecido em produção por muito tempo. Na verdade, apenas recentemente a Leica descontinuou a M7 semiautomática e ainda produz duas câmeras manuais da série M.

Telêmetros hoje

O telêmetro é uma boa escolha para fotógrafos de filme que desejam uma câmera compacta e silenciosa, mas não querem abrir mão da qualidade de imagem fornecida por uma SLR. No entanto, as câmeras rangefinder de última geração são caras e podem custar caro para consertar.

Câmeras analógicas compactas

As câmeras compactas de filme “point-and-shoot”, geralmente abreviadas como compactas, surgiram no início dos anos 1980 e se tornaram imensamente populares, desempenhando praticamente a mesma função que as câmeras de smartphone hoje. As câmeras compactas eram simples de operar, daí seu nome, e apresentavam exposição e foco automáticos ou um design simples com uma pequena abertura e uma velocidade de obturador única que dependia da latitude do filme de impressão em cores para fornecer fotografias utilizáveis. Os modelos anteriores tinham lentes fixas, enquanto os modelos posteriores incorporavam lentes de zoom. A câmera compacta foi um grande avanço para fotógrafos casuais, permitindo-lhes obter resultados comparáveis ​​em qualidade a uma SLR de 35mm sem nenhum conhecimento de fotografia.

Câmeras compactas hoje

As câmeras compactas são fáceis de encontrar e, com exceção de alguns modelos que alcançaram o status de cult, e baratas para comprar – isto é, se você ainda não tiver um parente disposto a lhe dar aquela que está guardada no armário nos últimos vinte anos. Embora elas limitem um pouco o controle criativo, elas são ótimas para fotógrafos de filmes iniciantes que querem apenas começar a fotografar.

Câmeras descartáveis

As câmerasdescartáveis ​​tornaram-se populares em meados da década de 1980. Elas são simples cases de plástico, geralmente com lentes de foco fixo, que contêm um único rolo de filme. Uma vez que todas as fotos são tiradas, toda a câmera é enviada para processamento, onde o filme é revelado e a própria câmera descartada ou recarregada para reutilização. Câmeras descartáveis ​​eram alternativas populares para viagens (não há necessidade de se preocupar com o roubo de sua câmera cara) e para convidados em festas. Alguns operadores de frotas de veículos costumavam colocar uma câmera compacta no porta-luvas para registrar a cena em caso de acidente.

Câmeras descartáveis hoje

Câmeras descartáveis ​​ainda estão em produção. Elas são uma boa maneira de experimentar o filme com o orçamento mais básico possível, embora elas ofereçam quase nenhum controle criativo e a qualidade da imagem não será tão boa quanto uma point-and-shoot decente. Alguns fotógrafos gostam do visual ‘lo-fi’ de suas lentes de plástico (e são ótimas para casamentos e festas de aniversário de crianças).

Câmeras intermediárias (câmeras bridge)

As câmeras intermediárias ainda existem na era digital, e seus antepassados ​​de filme cumprem praticamente a mesma missão, preenchendo a lacuna entre câmeras compactas simples e SLRs de lentes intercambiáveis. A câmera bridge da era do cinema apareceu por volta de 1988, e a maioria eram SLRs com foco automático e lentes de zoom não removíveis. Muitas câmeras combinam recursos que atraem os instantâneos, como flashes embutidos e modos de cena, com controles criativos mais avançados.

Câmeras intermediárias hoje

As câmeras bridge representam uma boa compra para os fotógrafos de filmes modernos que desejam mais controle criativo do que uma compacta lhes daria e não precisam trocar as lentes. A desvantagem é que, em comparação com a maioria das câmeras compactas, elas são enormes. Se você comprar uma câmera bridge, vai querer uma que use filme 35mm, já que o filme APS não está mais sendo feito.

Câmeras de brinquedo

A maioria das câmeras de brinquedo não são na verdade brinquedos, mas sim câmeras de consumo de baixo custo que normalmente se originam do mercado oriental e soviético.

Essas câmeras começaram a chegar aos países ocidentais na década de 1990 e rapidamente se tornaram populares por seus efeitos artísticos: suas lentes de plástico baratas e qualidade de construção inconsistente (com vazamentos de luz como resultado) introduziram à fotografia um elemento aleatório que câmeras caras e sofisticadas poderiam não replicar. A maioria aceitou filmes de formato 35 mm ou 120 mm. As câmeras de brinquedo populares incluem a Holta, Diana e a Lomo LC-A, que inspirou a corporação Lomography.

Câmeras de brinquedo hoje

Para os fotógrafos de hoje, as câmeras de brinquedo têm quase o mesmo apelo que tinham na década de 1990 e são uma boa diversão se você quiser um nível de imprevisibilidade em suas fotos. Embora muitos aceitem filmes de tamanho 120, não pense neles como câmeras básicas de formato médio, pois não podem produzir com segurança as imagens de alta qualidade para as quais o formato médio é mais conhecido.

Câmeras instantâneas

A fotografia instantânea é quase um ramo separado da fotografia de filme e tem muitos devotos. As câmeras instantâneas usam um tipo especial de filme que contém produtos químicos de revelação em uma bolsa adjacente à área da imagem. Depois que a foto é tirada, os rolos da câmera distribuem o revelador conforme a foto é ejetada da câmera e a imagem aparece em alguns segundos.

A fotografia instantânea era comum na metade do século 20, mas foi em grande parte substituída pelo advento das câmeras digitais automáticas. A fotografia instantânea foi lançada pela Polaroid Corporation, que faliu em 2001, mas desde então foi ressuscitada como uma marca que você verá licenciada para uso em vários produtos relacionados a fotos. O filme Polaroid tem seu próprio apelo artístico único, mas os custos por foto podem ser muito altos.

Câmeras instantâneas hoje

A fotografia instantânea está viva e passa bem. A nova Polaroid Corporation (anteriormente The Impossible Project) vende câmeras instantâneas e filmes para câmeras Polaroid novas e clássicas, enquanto a Fujifilm vende suas próprias câmeras instantâneas e filmes com o nome Instax. O filme embalado, no qual a imagem deve ser removida de um suporte contendo os produtos químicos, não está atualmente em produção, nem o filme instantâneo para as câmeras instantâneas Colorburst da Kodak, que foram descontinuadas após um processo judicial da Polaroid.

Aproveite os estudos e assista o nosso vídeo Fotografia Analógica – Começando a Fotografar com Câmeras Analógicas onde vamos falar um pouco mais sobre o assunto!

Qualquer dúvida, já sabe, é só deixar um comentário aqui embaixo e teremos o maior prazer em te responder em breve.

Um abraço e até o próximo artigo!

Deixe um comentário