Os diferentes tipos de câmeras de filme podem ser confusos, especialmente para quem está começando na fotografia analógica. Anteriormente, no GUIA PARA INICIANTES EM FOTOGRAFIA DE FILME, cobrimos os tipos mais comuns de câmeras de filme. Neste artigo, vamos explorar alguns dos modelos menos comuns, mas que ainda são utilizados por fotógrafos apaixonados pela estética analógica.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER NESTE ARTIGO:
- Câmeras de filme reflex de lente dupla
- Características das Câmeras TLR
- Vantagens e Desvantagens das TLRs
- Explore a Fotografia de Médio Formato com uma TLR!
- Tlrs hoje
- Câmeras Analógicas de Grande Formato
- Câmeras de Grande Formato Hoje
- Câmeras Antigas de Caixa e Pasta de Filme
- Câmeras Subaquáticas de Filme
- Conclusão
Câmeras de filme reflex de lente dupla
As câmeras reflex de lente dupla (TLRs) foram amplamente usadas antes da popularização dos telêmetros e SLRs. Essas câmeras possuem duas lentes com a mesma distância focal: uma para o visor (a lente de visualização) e outra para capturar a imagem no filme. A maioria das TLRs tem um espelho posicionado em um ângulo de 45 graus atrás da lente de visualização, o que reflete a imagem para um visor de vidro fosco. O fotógrafo geralmente segura a câmera na altura da cintura, olhando para baixo para compor a foto.
Características das Câmeras TLR
- Formato do filme: A maioria das TLRs usa filme de médio formato 120, embora existam modelos que utilizam filme de 35mm.
- Lentes: Geralmente, as TLRs possuem lentes fixas, mas alguns modelos oferecem a possibilidade de trocar as lentes.
- Silenciosas e sem vibração: Como o espelho não se move, essas câmeras são mais silenciosas e praticamente livres de vibração, tornando-as menos intrusivas durante a captura de imagens.
Vantagens e Desvantagens das TLRs
- Porta de entrada acessível: Modelos antigos que utilizam filme 120 podem ser uma ótima opção para quem deseja experimentar a fotografia de médio formato a um custo relativamente baixo.
- Dificuldade de uso: O visor inverte os movimentos esquerda-direita, tornando o manuseio um pouco confuso. Além disso, as TLRs podem sofrer de erro de paralaxe, dificultando o enquadramento preciso de objetos próximos.
As TLRs são altamente valorizadas por sua qualidade estética e de imagem, especialmente modelos clássicos como as Rolleiflex, Yashica e Mamiya.
Explore a Fotografia de Médio Formato com uma TLR!
Se você está começando na fotografia analógica ou deseja explorar o mundo das câmeras de filme de médio formato, as TLRs podem ser uma excelente escolha.
Tlrs hoje
As câmeras TLRs (reflex de lente dupla) nem sempre recebem o reconhecimento que merecem, especialmente entre fotógrafos iniciantes. No entanto, marcas clássicas como Rolleiflex, Yashica e Mamiya são amplamente valorizadas tanto pela sua estética vintage quanto pela altíssima qualidade de imagem que oferecem.
Os TLRs mais antigos, que utilizam filme 120, podem ser uma excelente porta de entrada para quem deseja experimentar a fotografia de médio formato a um preço mais acessível. Além disso, esses modelos oferecem uma experiência única para os fotógrafos que apreciam o manuseio e o estilo clássico da fotografia analógica.
A popularidade crescente da fotografia analógica tem reavivado o interesse por essas câmeras, tornando-as um ícone entre entusiastas e colecionadores.
Câmeras Analógicas de Grande Formato
As câmeras de grande formato são facilmente reconhecidas, principalmente em filmes e programas de TV, pelas suas grandes dimensões, foles e pelo fotógrafo escondido sob um pano escuro. Introduzidas na década de 1840, sua configuração básica praticamente não mudou em quase dois séculos.
Essas câmeras consistem em duas placas planas – uma que sustenta a lente e outra que abriga a tela de visualização e o porta-filme – conectadas por um fole flexível que lembra um acordeão. Elas usam filme de folhas individuais em grandes tamanhos, geralmente de 4×5″ até 8×10″ ou maiores, em vez de rolos tradicionais.
Embora exijam uma habilidade significativa para operar, as câmeras de grande formato oferecem uma qualidade de imagem incomparável, ideal para ampliações em grande escala. Sua capacidade de inclinar ou deslocar a placa da lente permite ajustar a perspectiva, um recurso crucial para fotografia de arquitetura e paisagens.
Por conta de seu tamanho e do tempo necessário para preparar cada foto, essas câmeras são mais apropriadas para trabalhos em estúdio ou fotografia de paisagem. Além disso, são produzidas em pequenas quantidades, muitas vezes feitas à mão, o que as coloca entre as câmeras de filme mais caras disponíveis.
Câmeras de Grande Formato Hoje
Embora as câmeras de grande formato sejam uma forma de nicho na fotografia analógica, ainda há modelos sendo fabricados e uma variedade de opções usadas disponíveis no mercado.
Câmeras Antigas de Caixa e Pasta de Filme
As câmeras da era pré-Segunda Guerra Mundial, especialmente as câmeras box e de pasta, são frequentemente consideradas antiguidades. As câmeras box, lançadas pela Kodak em 1888, são extremamente simples: uma caixa com um rolo de filme em uma extremidade e uma lente na outra. Geralmente, possuem controles de exposição mínimos, exigindo que a velocidade do filme se ajuste às condições de iluminação. As câmeras dobráveis, por sua vez, têm foles que permitem que sejam compactadas quando não estão em uso; ao serem abertas, muitas assemelham-se a miniaturas de câmeras de grande formato.
Essas câmeras podem ser encontradas em lojas de antiguidades e, devido à sua simplicidade mecânica, muitas ainda estão funcionais. Algumas utilizam filme 120, que ainda é produzido, enquanto outras utilizam filme 620, que é o 120 enrolado em carretéis de diferentes tamanhos.
Câmeras Subaquáticas de Filme
As câmeras subaquáticas de filme são projetadas especificamente para serem usadas debaixo d’água. Assim como as câmeras digitais, é possível adquirir caixas de proteção à prova d’água para câmeras de filme, além de modelos dedicados. A série Nikonos, fabricada entre 1963 e 2001, é uma das mais conhecidas, mas a Canon e a Minolta também lançaram câmeras subaquáticas.
Atualmente, não há novas câmeras de filme subaquáticas sendo produzidas, exceto por modelos descartáveis à prova d’água. Entretanto, existem muitas opções usadas no mercado. É importante observar que as juntas de vedação das câmeras subaquáticas nem sempre mantêm sua eficácia ao longo do tempo.
Para aproveitar ao máximo a fotografia subaquática, uma câmera digital de preço moderado pode ser uma opção mais segura e prática para capturar boas imagens.
Conclusão
A fotografia analógica oferece uma diversidade fascinante de câmeras, cada uma com suas características únicas e modos de uso. Desde as reflex de lente dupla até as câmeras de grande formato e subaquáticas, há opções para todos os estilos e preferências. Mesmo em um mundo dominado pela fotografia digital, o charme e a qualidade da fotografia analógica continuam a atrair novos entusiastas e veteranos.
Seja você um fotógrafo iniciante ou experiente, explorar esses tipos menos comuns de câmeras pode enriquecer sua prática fotográfica e abrir novas possibilidades criativas. Não hesite em experimentar e descobrir qual delas se encaixa melhor no seu estilo. Aproveite essa jornada na fotografia analógica e compartilhe suas descobertas com a comunidade!
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Não se esqueça de conferir nosso vídeo “Fotografia Analógica – Começando a Fotografar com Câmeras Analógicas”, onde abordamos mais sobre esse tema fascinante!
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