Tipos de câmeras analógicas menos comuns – Guia de fotografia de Filme para Iniciantes

por | | , ,

Os diferentes tipos de câmeras de filme podem ser confusos para fotógrafos iniciantes em fotografia de filme. Em uma parte anterior de nosso GUIA PARA INICIANTES EM FOTOGRAFIA DE FILME, exploramos os tipos mais comuns de câmeras de filme e, neste artigo, cobriremos alguns dos tipos menos comuns que ainda estão em uso.

Neste artigo você vai aprender:

tipos cameras incomuns capa

Câmeras de filme reflex de lente dupla

As câmeras reflex de lente dupla (TLRs) eram comuns como câmeras convencionais antes do surgimento dos telêmetros e SLRs. Os TLRs têm duas lentes com a mesma distância focal, uma para o visor (a lente de visualização) e outra que focaliza uma imagem no filme (a lente de captura de imagem). A maioria tem um espelho de 45 graus atrás da lente de visualização que direciona a imagem para um visor de vidro fosco; o fotógrafo segura a câmera na altura da cintura e olha para baixo para tirar a foto. Embora existam TLRs de 35mm, a maior parte deles usa filme em rolo de médio formato 120. A maioria tem lentes fixas, mas alguns oferecem lentes intercambiáveis.

TLRs mais antigos para consumidores que levam filme 120 podem ser uma porta de entrada barata para a fotografia de médio formato

Como o espelho não precisa se mover, os TLRs tendem a ser mais silenciosos e menos intrusivos do que os SLRs, e muitos são quase livres de vibração. No entanto, eles podem ser difíceis de usar, pois os movimentos da esquerda para a direita são invertidos no visor de cima para baixo. Os TLRs também podem sofrer de erro de paralaxe, o que significa que assuntos próximos não podem ser enquadrados na foto conforme aparecem no visor.

Tlrs hoje

Os TLRs nem sempre recebem o amor que merecem, principalmente entre os fotógrafos iniciantes. Os TLRs da Rolleiflex, Yashica e Mamiyasão valorizados tanto por sua estética quanto por sua qualidade. TLRs mais antigos para consumidores que levam filme 120 podem ser uma porta de entrada barata para a fotografia de médio formato.

Câmeras analógicas de grande formato

Você provavelmente já viu essas câmeras na TV ou em filmes – aquelas câmeras antigas com grandes foles e um fotógrafo escondido sob um pano escuro. Essas câmeras datam da década de 1840 e, quase duzentos anos depois, sua configuração não mudou muito.

Eles consistem em duas placas planas, conhecidas como padrões, uma das quais sustenta a lente e a outra sustenta a tela de visualização e o porta-filme, conectadas por fole flexível semelhante a um acordeão.

Essas câmeras são geralmente câmeras de grande formato, o que significa que usam filme cortado em folhas individuais (em vez de rolos) em tamanhos de 4 x 5 “a 8 x 10” ou maiores.

Elas exigem habilidade para operar, mas podem produzir imagens de qualidade extremamente alta que podem ser ampliadas em um grau massivo, e a capacidade de inclinar ou deslocar a placa da lente permite a correção da perspectiva. Por causa de seu tamanho volumoso e do tempo que leva para configurar uma foto, essas câmeras de grande formato são mais adequadas para trabalhos em estúdio ou paisagismo. As câmeras de grande formato são feitas principalmente em pequenas quantidades, geralmente à mão, e estão entre as câmeras de filme mais caras.

Câmeras grande formato hoje

Embora seja uma forma de nicho de fotografia analógica, as câmeras grande formato ainda estão sendo feitas e há muitos exemplos usados ​​no mercado.

Câmeras “antigas” de caixa e pasta de filme

Muitas SLRs de 35 mm são velhas o suficiente para serem consideradas antiguidades, mas aqui estamos falando sobre câmeras da era Pré-Segunda Guerra Mundial – principalmente câmeras box e pastas. As câmeras box, lançadas pela Kodak em 1888, são tão simples quanto podem ser – uma caixa com um rolo de filme em uma extremidade e uma lente na outra. A maioria tem controles de exposição mínimos (ou nenhum), o que exige que a velocidade do filme corresponda às condições em que você vai fotografar. As câmeras dobráveis ​​têm foles que permitem que sejam dobradas quando não estiverem em uso; quando abertas, muitas vezes se parecem com câmeras grande formato em miniatura.

Câmeras antigas hoje

Essas câmeras são comumente encontradas em lojas de antiguidades e, graças à sua simplicidade mecânica, muitas ainda funcionam. Algumas levam filme 120, que ainda é feito; outros pegam o filme 620, que é 120 enrolado em um carretel de tamanhos diferentes.

Câmeras subaquáticas de filme

Assim como o nome indica, as câmeras subaquáticas de filme são feitas para uso enquanto estão submersas. Tal como acontece com as câmeras digitais, foi possível comprar caixas de proteção à prova d’água para câmeras de filme, bem como fotógrafos subaquáticos dedicados. Talvez a mais conhecida delas tenha sido a Nikonos, uma série de câmeras subaquáticas feitas pela Nikon entre 1963 e 2001, mas a Canon e a Minolta também fabricaram câmeras subaquáticas.

Câmeras subaquáticas de filme hoje

Não há novas câmeras de filme subaquáticas sendo fabricadas – além de descartáveis em caixa à prova d’água – mas, como acontece com outros tipos de câmeras 35mm, existem muitas no mercado de usados. Esteja ciente de que as juntas de uma câmera subaquática de filme à prova d’água nem sempre envelhecem bem.

Além disso, para aproveitar bem a natureza única da fotografia subaquática, uma câmera digital de preço moderado é a maneira mais segura para você conseguir boas fotografias.

E você? Já possui uma câmera analógica? Conte para nós nos comentários!

Aproveite os estudos e assista o nosso vídeo Fotografia Analógica – Começando a Fotografar com Câmeras Analógicas onde vamos falar um pouco mais sobre o assunto!

Qualquer dúvida, já sabe, é só deixar um comentário aqui embaixo e teremos o maior prazer em te responder em breve. Então, ótimos cliques!

Deixe um comentário