Qual lente comprar?

por | | ,

Sempre escutamos equívocos sobre a utilização das lentes no mundo da fotografia. É comum, por exemplo, ouvirmos fotógrafos dizendo frases como: “vou comprar uma 14mm apenas para fotografar paisagens”. Ou então nos perguntam: “Porque vocês usam uma 85mm para Fotografia de Rua?”.

Bom, de fato algumas lentes facilitam o trabalho em alguns tipos de fotografia, mas não quer dizer que ela foi feita só para fotografar um determinado assunto.

Com as muitas opções de lente disponíveis no mercado, sabemos como é difícil encontrar a lente certa para as nossas necessidades. Por isso, vamos conversar sobre como escolher a lente certa para você?

Neste artigo você vai aprender:

Antes de pensar qual lente comprar considere estes seis fatores:

Existem aproximadamente 19 tipos de fotografia no mercado fotográfico (Fotografia de Retrato, Fotojornalismo, Fotografia Publicitária, Fotografia Infantil, Fotografia de Moda, Macrofotografia, Microfotografia, Fotografia Artística, Fotografia Documental, Fotografia Esportiva, Fotografia de Viagens, Fotografia Subaquática, Fotografia Erótica, Fotografia Astronômica, Fotografia Arquitetônica, Fotografia de Culinária, Fotografia de Paisagem, Fotografia Social, Fotografia Científica. E todo fotógrafo que está começando quer saber qual a melhor lente para cada tipo de fotografia?

6

Para responder esta pergunta precisamos entender que cada fotógrafo tem suasnecessidades exclusivas. O que funciona para um fotógrafo pode não funcionar para outro. Portanto, conheça primeiro os seus objetivos com a fotografia antes de procurar uma lente. Para restringir suas escolhas, considere estes seis fatores:

1. Comprimento focal

A distância focal é a distância (em milímetros) do centro da lente ao sensor quando o assunto está em foco. Quanto menor o número, mais amplo será o clique. Quanto maior o número, maior será o zoom.

Se você quiser mais ângulo, você pode procurar por distâncias focais de grande angular: 14 mm, 20 mm, 24 mm, 28 mm e 35 mm.

Por outro lado, se você quiser chegar o mais próximo possível do seu assunto, opte por uma teleobjetiva com distâncias focais que geralmente variam de 50 a 100mm. Apenas certifique-se de obter uma lente com uma abertura de f2.8 para que obtenha a luz adequada.

Algumas câmeras, como a do seu celular, têm lentes fixas que não podem ser removidas. Mas se você mergulhar na fotografia mais avançada, provavelmente trabalhará com uma câmera que possui um sistema de lentes intercambiáveis. Todas as marcas de câmeras profissionais, como Canon, Nikon, Sony e Sigma, Fujifilm oferecem conjuntos semelhantes de lentes que você pode trocar.

Cada lente intercambiável tem uma distância focal diferente, o que é bom para diferentes tipos de projetos fotográficos.

O comprimento focal é medido em milímetros (a capacidade de ampliação da lente) e determina o quanto de uma cena é visível em seu visor. Algumas lentes são “fixas” (também conhecidas como lentes prime) e têm uma única distância focal, enquanto outras são “variáveis” (também conhecidas como lentes zoom) e podem se ajustar a diferentes distâncias focais.

2. Abertura

Uma abertura é a medida de quanta luz pode entrar em sua câmera. É representado pela letra f e os números correspondentes, conhecidos coletivamente como f-stop. Um pequeno número de abertura como f1.2 significa que sua abertura é mais ampla, o que permite que mais luz entre na lente, tornando-a excelente para fotografar com pouca luz.

3. Lente prime ou lente zoom?

Obtenha uma lente prime se quiser incorporar mais brilho em suas fotos e ser capaz de ajustar e corrigir erros de fotografia facilmente. Mas se chegar o mais próximo possível do assunto é sua principal prioridade, você deve comprar uma lente zoom.

4. Compatibilidade com o sensor da sua câmera

Em câmeras digitais, o sensor é a parte que registra a imagem quando você pressiona o obturador, ao contrário do filme em câmeras analógicas. Os sensores das câmeras DSLR são maiores do que os sensores das câmeras automáticas, portanto as imagens produzidas pelas primeiras são mais claras e realistas.

Existem dois tipos de sensores disponíveis: o CCD (Charged-Couple Device) e o CMOS (Complementary Metal Oxide Semiconductor). Este último é maior que o anterior e pode capturar mais luz, o que permite produzir imagens de qualidade superior ao CCD.

Mas essa diferença de tamanho também pode afetar a estrutura e a função geral de sua câmera, então certifique-se de que a lente que você comprará é compatível com as especificações e o corpo de sua câmera.

5. Recursos especiais

Se você precisar de algum recurso especial, como foco automático silencioso, liste-o também. Tente não adicionar esses extras apenas por fazer, pois eles podem aumentar significativamente o preço e não valem a pena se você não usá-los.

6. Preço

Como com tudo que desejamos comprar, você deve considerar quanto está disposto a pagar por uma lente. Isso limitará suas escolhas a certas marcas e modelos.

Se você não conseguir encontrar uma lente adequada que esteja dentro do seu orçamento, resista à tentação de comprar algo mais barato, mas que não faz exatamente o que você deseja. As lentes das câmeras tendem a durar anos, então geralmente é melhor esperar e economizar dinheiro até que você possa comprar a que realmente deseja.

Onde comprar lentes?

Uma vez que você tenha suas especificações de lente mapeadas, você pode começar a procurar por modelos específicos. Lojas online são um bom lugar para começare você pode obter opiniões sobre lentes específicas visitando sites de avaliação e fóruns.

Qual a melhor marca de lentes?

Com alguma pesquisa, você poderá restringir sua seleção a um punhado de produtos adequados. Em geral, se você possui uma câmera Canon ou Nikon, as melhores lentes são as feitas por esses fabricantes, mas também existem algumas marcas de terceiros excelentes, como Tamron, Sigma e Tokina, que tendem a ser mais barata.

Se você quer um guia saber qual lente comprar para uma marca de câmera específica, nós temos para você!

Guia de qual lente comprar para as marcas mais comuns:

Qualquer lente serve pra qualquer coisa!

Conhecemos grandes retratistas que usam lentes abertas para realizar seus retratos, como uma 21mm ou até mesmo uma olho de peixe, sendo que o mais comum em retratos são as lentes mais fechadas, como 60mm, 85mm e 135mm.

E, ao mesmo tempo, não é incomum vermos fotógrafos que usam lentes fechadas para fazer street, contrariando a filosofia ‘cinquentinhista’ desse estilo. Ou utilizam lentes mais abertas para a Fotografia de Rua.

Basicamente, as lentes são capazes de aproximar motivos, afastar motivos ou manter os motivos na mesma distância que estamos vendo sem a câmera.

A lente certa para você depende do tipo de fotografia que deseja tirar. E sua decisão sobre a lente dependerá principalmente do comprimento focal. Quanto menor a distância focal de sua lente, mais amplo seu campo de visão – distâncias focais mais curtas capturam mais cenas de grande angular. Sua lente também determinará seu alcance focal, ou quais partes de sua cena podem estar em foco em sua imagem.

bh-832
Street feito com uma 14mm f/2.8

Criou-se um padrão para as lentes como se cada uma delas fossem feitas pra determinado fim, o que não é verdade. É o fotógrafo que vai, aos poucos, sentindo cada uma das lentes disponíveis e se adaptando a elas, a fim de descobrir o que elas tem a oferecer ao seu olhar.

O que não pode acontecer é o fotógrafo se fechar no convencional, naquilo que todos fazem. Se todo retratista usa 85mm e um determinado fotógrafo usa 24mm para fazer seu retratos, automaticamente o trabalho dele já vai ter um diferencial com relação aos demais.

Vale dizer que não é apenas a utilização mais ousada das lentes que vai fazer seu trabalho se destacar. Mas isso já é um começo para a sua trajetória ao encontro de um estilo próprio.

O mais importante nisso tudo é o fotógrafo experimentar muitas lentes, mas aos poucos ir fechando seu trabalho em apenas uma, duas ou, no máximo, três objetivas, conhecendo bem cada uma delas.

Tal fato auxiliará o fotógrafo a desfrutar melhor seu equipamento e enquadrar com os olhos antes de empunhar a câmera, além de aliviar a carga em campo.

Conclusões

Então, qual é a melhor lente para você? Isso depende de suas necessidades. Lembre-se de que as lentes controlam o resultado de suas fotos, então pense no tipo de foto que você gostaria de tirar.

Os fotógrafos têm opiniões variadas sobre qual lente é a melhor para cada situação, mas tudo se resume à preferência pessoal.

A melhor maneira de encontrar a lente certa para você é testá-la você mesmo. Veja qual funciona melhor para suas necessidades e o clima ou efeito que você está tentando obter em suas fotos.

Encontrar o equipamento certo para fotografia digital é realmente uma série de tentativas e erros. Que este guia rápido sirva como um bom ponto de partida em sua busca pela lente perfeita!

Deixe um comentário