A maravilhosa fotografia abaixo é da fotógrafa autoral Maria Svarbova (mariasvarbova.com). Ela vive atualmente na Eslováquia, e apesar de ter se formado em restauração e arqueologia, foi na fotografia onde ela se encontrou, atuando desde 2010. Aclamada internacionalmente, Svarbova estabeleceu novos precedentes na expressão fotográfica, conseguindo ângulos agressivos e cores surpreendentemente pastéis e aquosas dos lugares mais inimagináveis. Suas exposições individuais a colocaram na vanguarda entre seus contemporâneos, conseguindo espaço em consagradas plataformas de mídia, como Vogue, Forbes, The Guardian, dentre outras publicações em todo o mundo.
A fotógrafa captura cenas surreais e estranhas de figuras em paisagens desertas, piscinas e arquibancadas. Suas imagens, cheias de ângulos agudos, formas geométricas e cores fascinantes, apresentam assuntos que têm uma expressão completamente diferente do universo que ela apresenta ao expectador.
O estilo distintivo de Maria se afasta do retrato tradicional, se concentrando na experimentação do corpo humano mesclado com o espaço, a cor e a atmosfera. Suas figuras são cuidadosamente compostas, criando cenas temáticas que mantêm uma tensão silenciosa, sugerindo possibilidades de teor limpo e suave.
E você? Também tem vontade de ser um fotógrafo autoral? Quer se aventurar nesse maravilhoso mundo fotográfico e viver de sua própria produção? Conheça nosso mais novo curso A Construção do Projeto Fotográfico, que oferece uma base fundamental de estudos para o fotógrafo que deseja desbravar o mundo da fotografia artística. Acesse:ocasaldafoto.com/
Esse artigo faz parte da nossa série “Sábado é dia de fotógrafo” que é publicada todos os sábados em nossa Fanpage do Casal da Foto no Facebook!
Confira também os outros fotógrafos que já falamos um pouco sobre:
– ERIC MENCHER E A FOTOGRAFIA DOCUMENTAL
– COLE RISE, O FÓTOGRAFO AUTORAL QUE DEU ORIGEM AO “RISE” NOS FILTROS DO INSTAGRAM
– GREG GIRARD – UM IDEAL DE PERSISTÊNCIA NA FOTOGRAFIA URBANA
– A FOTOGRAFIA AUTORAL DE KEIKO MIZUKAI
– DAVID DREBBIN E A FOTOGRAFIA NEO FILM NOIR
– ROGER STONEHOUSE: AS CORES VÍVIDAS E O REALISMO NA FOTOGRAFIA DOCUMENTAL
Fotografias de Maria Svarbova