Cole Rise, o fótografo autoral que deu origem ao “Rise” nos filtros do Instagram

por | mar 24, 2017 | Fotografia Autoral, Sábado é dia de Fotógrafo

Boa tarde amigos do Casal da Foto! Hoje inauguramos a seção “Sábado é dia de Fotógrafo”, onde todo sábado vamos lhe apresentar um fotógrafo novo, pra você ir conhecendo fotógrafos interessantes ao redor do mundo e ampliando seus horizontes fotográficos.

Hoje vamos falar sobre Cole Rise (colerise.com), um fotógrafo autoral nascido em Nova Iorque cujo cerne do seu trabalho são as grandes planícies americanas, onde ele gosta de trabalhar cenas utopistas de pessoas flutuando. São imagens que nos faz questionar a vida humana no mundo, o quão passageira é a nossa existência e a nossa ousadia ao nos empossarmos do planeta Terra.

gallery-1430359863-w3a5860-edit

Cole Rise é conhecido internacionalmente, e já vendeu suas fotografias pra grandes empresas como Polaroid, Land Rover, National Geographic, Sony, dentre outras. Ele tem quase um milhão de seguidores no Instagram e é fundador do Litely, excelente aplicativo que simula filtros analógicos em fotografias. Ele também foi o criador de sete dos filtros que estão incorporados no Instagram, o que explica o nome para o “Rise” deles.fotografia de cole rise

Rise Cole foi um dos primeiros 100 usuários do Instagram, ajudando seus fundadores de trabalhar as arestas durante o teste beta. Seu feedback: “Isto vai ser enorme”. Rise passou a concepção sete dos filtros do Instagram, e também colaborou na concepção do ícone do aplicativo.

Embora ele se tornou uma celebridade no Instagram e nas redes socias, Rise diz que a fama não afetou o seu trabalho.

“Logo no início, foi estressante com tanta gente assistindo o que está fazendo. Tudo o que você posta passar a ser avaliado e criticado.”diz a Rise. “Além do mais, só quero contar uma boa história. Se houver 1 milhão pessoas que seguem, muito bem. Se existem cinco, muito bem. Se estas histórias fazem a diferença em suas vidas, esse é meu objetivo.”

Rise diz que ele nunca planeja seus fotografias; em vez disso, elas só vêm a ele. “Acho que as melhores fotos são as histórias que você não pode imaginar”, diz ele. “Deixei as fotos me encontrarem. Eu vou para lugar e de repente me identifico com ele e bate aquela sensação do tipo: Ei, aí está você! Vamos para a câmera. Quero te apresentar a algumas pessoas.”

Rise fala um pouco das sua fotos favoritas. “Todas estas fotos foram tiradas com uma Canon 5D Mark III com uma lente 24mm f 1.4, que é uma lente de largura grande para paisagens, mas também tomar retratos incríveis com foco raso e fundo desfocado”, diz ascensão. “Eu também fotografo em uma Leica MP e meu fiel Hasselblad, que eu encontrei para ser um meio mais lento, mais romântico do que o digital. Câmeras digitais são rápidas, precisas, ótimas para longas sessões de fotos. O filme é para o amor pela arte.”

fotografias de cole rise fotografias de cole rise fotografias de cole rise fotografias de cole rise fotografias de cole rise fotografias de cole rise fotografias de cole rise fotografias de cole rise

E você? Também tem vontade de ser um fotógrafo autoral? Quer se aventurar nesse maravilhoso mundo fotográfico e viver de sua própria produção? Conheça nosso mais novo curso A Construção do Projeto Fotográfico, que oferece uma base fundamental de estudos para o fotógrafo que deseja desbravar o mundo da fotografia artística. Acesse:
Curso de Fotografia Autoral: Construindo o Projeto Fotográfico

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Casal

O Casal

Ela é de Brasília. Ele, de Belo Horizonte. Ela tem formação artística baseada em pintura e literatura. Ele já foi criado na música e no cinema. Ela gosta de MPB. Ele gosta de Jazz. Mas foi na fotografia que ambos se encontraram.

Especialistas em docência fotográfica, colecionam 14 anos de experiência em ensino artístico. Juntos são O Casal da Foto, uma dupla inseparável, ávidos por ensinar tudo o que aprenderam ao longo de suas carreiras e transformar a forma de se lecionar e aprender fotografia.