Fotografia

Lentes Sony Mirrorless: Guia completo 2024, qual comprar, sugestões das melhores lentes

Olá! Depois dos nossos guias de lentes para câmeras Canon e câmeras Nikon chegou a vez do nosso guia de lentes para as câmeras mirrorless da Sony! O público fiel das câmeras Sony tem ótimas opções de lentes a sua disposição, uma seleção cresce a cada ano.

DOWNLOAD: QUE TAL BAIXAR AGORA O E-BOOK PDF GRATUITO: GUIA DEFINITIVO DE LENTES SONY 2024?

As câmeras mirrorless da Sony atualmente possuem dois tipos: Aquelas com sensores full-frame de 35mm e aquelas com sensores APS-C, que são menores mas de ótima qualidade. Esse guia é exclusivamente para esta segunda linha de câmeras – vamos falar um pouco sobre o sistema de encaixe das lentes Sony a seguir. Por agora esteja seguro que não importa se você tem as antigas câmeras da serie NEX ou as novas séries a5000 ou a6000-a6500, estas lentes irão funcionar perfeitamente.

Se você tem câmeras de outras marcas e leu até aqui não deixe de ver nosso Guia de lentes Nikon ou Guia de lentes Canon. Você também pode conferir aqui nosso review de lente Macro da Fuji.

O que você vai aprender:

Falando um pouco sobre as lentes Sony tipo E-Mount

Todas câmeras mirroless da Sony (conhecida como séria Alpha) compartilham da mesma conexão E-Mount, um padrão criado pela Sony desde quando ela lançou a série NEX. Desde 2014 a Sony tem lançando câmeras e lentes Full Frame com o padrão E-mount também. As lentes criadas para as câmeras Full Frame são chamadas de lentes FE. As lentes deste guia, voltadas para as câmeras APS-C são chamadas de lentes E. Como todas usam o mesmo padrão E-Mount você pode usar uma lente FE em uma câmera com sensor menor, APS-C. Mas você não vai querer fazer isso. As lentes FE além de mais caras são maiores e mais pesadas, acabando com a vantagem de fotografar usando uma mirrorless leve e compacta.

Como falamos antes, a Sony antigamente chamava suas câmeras mirrorless APS-C de NEX, mas atualmente todas as câmeras mirrorless estão dentro da mesma linha chama Alpha. As lentes neste guia irão funcionar tanto em modelos antigos como a fora de linha NEX7 como a mais recente A6500.

A distância focal de qualquer lente é expressa em milímetros. É a medida que te dá uma ideia do campo de visão da lente ou ampliação da cena. Quanto maior o número, mais estreito é o campo de visão e maior a ampliação (zoom).

Por exemplo, uma lente 400mm é uma teleobjetiva capaz de aproximar cenas distantes, enquanto uma 20mm é uma grande angular capaz de capturar toda uma ampla paisagem em sua cena.

Por causa da diferença no tamanho do sensor, quando você estiver usando uma câmera com um sensor APS-C, menor do que um Full Frame, o campo de visão de uma determinada lente será mais estreito. Isto é chamado de “fator de corte”. Em nossas sugestões vamos falar sempre do número em milimetros da lente e qual o seu valor equivalente em um sensor APS-C da Canon. Se quiser saber mais sobre fator de corte e outras dicas importantes pode baixar nosso GUIA DEFINITIVO DE FOTOGRAFIA.  

DICA DO CASAL: Para saber qual a distância focal equivalente de um câmera com sensor Sony APS-C em relação a uma com sensor Full Frame basta multiplicar o valor em MM da lente por 1.5x. Sendo assim uma lente 50mm por exemplo seria equivalente aproximadamente a uma lente 80mm quando usada em um sensor APS-C da sua Sony Mirrorless.

Como escolhemos cada lente

A variedade de lentes E-Mount é bastante limitada quando comparada com outras marcas com Canon e Nikon. Ainda assim encontrar o equilíbrio certo entre preço, recursos e performance ainda é um desafio. Neste guia nos concetramos principalmente em lentes fixas, que não possuem nenhum zoom. Estas lentes além de menores e mais leves normalmente são mais claras e oferecem uma qualidade de imagem superior.

você provavelmente já deve ter uma lente de kit que veio com sua  câmera, como a lente Sony 16-50mm Power Zoom. Nosso objetivo é recomendar lentes que oferecem uma vantagem significativa em distância focal e abertura de lente em relação a que você está usando atualmente. Também estamos considerando as lentes mais acessíveis, voltadas para o público que está começando ou estão buscando o melhor investimento. As lentes da Sony costumam ser um pouco mais caras comparadas com outras marcas mais comuns.

Usamos pesquisas em sites e opiniões de fotógrafos experientes para criar este guia que busca unir o preço com a qualidade.

A primeira lente fixa clara: Uma cinquentinha ou uma 35mm?

Uma das melhores maneiras para qualquer fotógrafo iniciante aprimorar sua arte é fotografar com uma lente que tem um campo de visão semelhante ao do olho humano. Usando uma lente fixa (lente sem zoom) você vai ser incentivado a pensar mais sobre a composição, mover se ativamente pelo ambiente – também chamado de  “zoom com os pés” rs. A lente fixa que recomendamos para fotógrafos com equipamento E-mount é a lente Sony E 35mm f/1.8 OSS. Apesar desta ser uma das opções mais caras de lente equivalente a 50mm (Usar uma 50mm em sensor APS-C equivaleria a um 75mm) acreditamos que a sua qualidade superior vale o investimento.

Se você está vindo de uma lente de kit, ficara maravilhado com a abertura máxima de f/1.8. Esta abertura ampla deixará mais fácil fotografar em condições de pouca luz com shows, cinemas, festas de aniversário ou à noite ao ar livre. A abertura grande também permite desfocar o fundo, deixando aquela área de desfoque incrível, suave, chamada de Bokeh… a qual ajuda a chamar antenção para o assunto principal em foco.

Como esta lente se aproxima da visão do olho humano, as imagens que você vai criar irá se parecer muito com o que você está acostumado a ver com sua cabeça. Talvez por isso a Cinquentinha, como é chamada carinhosamente pelos fotógrafos, é a lente preferida mesmo por aqueles mais experientes.

Com um preço que pode chegar até 2.500 reais é uma lente bem cara, mas sua qualidade compensa o investimento. O site DxOMark recomenda esta lente como a melhor lente fixa equivalente a 50mm de todas as lentes voltadas para câmeras mirrorless. Em f/4 esta lente atinge sua nitidez máxima, extraindo ao máximo toda a qualidade de imagem do sensor de 24 megapixels. O fotógrafo do Admiring Light Blog relata que a lente tem um foco rápido, em condições de pouca luz ele se torna um pouco mais lento, mas ainda aceitável e muito preciso.

Diferente de muitas lentes fixas padrão a Sony oferece Estabilização de Imagem embutida na lente. Este recurso é muito útil para fotografar sem auxílio de tripés, possibilitando fotos com ISO mais baixo do que o comum sem borrar a imagem.

Se nossa sugestão de lente está além do seu orçamento recomendamos conferir a lente Sigma 30mm f/2.8. É uma alternativa mais barata que ainda irá proporcionar bons resultados, se você tiver luz suficiente. Apesar de  um pouco inferior do que nossa escolha principal esta lente é capaz de gerar imagens nítidas com pouca distorção. Esta lente equivalente a um 45mm oferece um campo de visão um pouco maior e sua construção em plástico das versões mais antigas é mais sujeita a defeitos em caso de queda.

Como esta lente tem metade da abertura máxima da nossa escolha principal você vai precisar usar velocidades e ISOs mais altos para fotografar a noite ou em interiores pouco iluminados. A falta de estabilização de imagem também aumenta a necessidade de uma velocidade mais alta ou uso de tripé. Isso pode não ser muito problema para muitas pessoas, especialmente quando a lente pode custar bem mais barato.

A lente Sony E 50mm f/1.8 OSS pode ser encontrada custando um pouco menos do que a 35mm. Porém a distância focal equivalente dela é 75mm, tornando o campo de visão mais estreito. Tirando este detalhe ela também pode ser uma ótima opção, especialmente se você se acostumar a trabalhar com este campo de visão.

Outra lente que vale a pena mencionar é a lente Sigma 30mm F/1.4 Contemporary DC DN. Além de ser uma lente mais clara do que nossa escolha principal ela também possui uma nitidez maior. Porém a falta de estabilização de imagem e o preço elevado deixam a lente não tão interessante assim no custo benefício.

A lente teleobjetiva (zoom)

A lente Sony E 55-210mm f/4.5-6.3 OSS é a nossa sugestão de teleobjetiva para a maioria dos fotógrafos com câmeras Sony Mirrorless.

Custando em torno de 1.800 reais esta lente zoom que é equivalente a uma 83-315mm em sensores APS-C tem uma boa qualidade de imagem, quando há luz suficiente. Tem um tamanho modesto e é leve se comparadas a outras lentes zoom tele. Seu campo de visão complementa o as lentes de kit 18-55mm e 16-50mm, com sua menor ampliação começando bem onde acaba a extensão do zoom das lentes de kit. Como em todas as lentes zoom mais baratas, a abertura máxima diminui a medida que você aumenta o zoom. Para compensar a pequena abertura a Sony inclui a estabilização de imagem na lente, o que facilita criar fotos em velocidade mais baixa mesmo sem uso de tripé.

Apesar de algumas desvantagens óbvias de lentes zoom mais acessíveis esta objetiva tem uma performance bem balanceada, exceto pela perda de nitidez em seu zoom máximo. A construção sólida e seu autofoco silencioso é bastante útil para vídeo. É uma lente elogiada pela maioria dos seus usuários, especialmente pelo custo-benefício. Na Amazon por exemplo tem mais de 70% de reviews com nota 5 estrelas.

Sobre a estabilização de imagem, apesar da Sony dizer que ela é suficiente para garantir fotos com velocidades até 4 paradas mais lenta na prática você deve conseguir bons resultados com velocidas até 3 paradas mais lenta do que o normal (por exemplo, onde você precisaria de uma velocidade de 1/125s você pode usar até 1/16s).

Se você tem um orçamento maior recomendamos investir na lente Sony E 18-200mm f/3.5-6.3 OSS LE. Ela possui a mesma estabilização ótica e qualidade de imagem da nossa escolha principal, mas tem uma extensão de zoom maior e ainda é bem compacta para ser utilizada com uma câmera A6000 até A6500. Com um zoom equivalente de 27-300mm ela pode ser a única lente que você precisa levar em uma viagem, cobrindo a extensão da lente de kit.

Normalmente expandir a extensão do zoom sacrifica a qualidade de imagem de uma lente, porém esta lente 18-200mm tem uma qualidade bem próxima da 55-210mm. Essa qualidade e extensão maior de zoom explica porque a objetiva pode custar o dobro da nossa escolha principal.

DOWNLOAD: QUE TAL BAIXAR AGORA O E-BOOK PDF GRATUITO: GUIA DEFINITIVO DE LENTES SONY 2018?

Sites como o Luminous Landscape Review elogiam esta lente pela qualidade, leveza e versatilidade. Essa versatilidade faz com que ela possa ser usada a maior parte do tempo em boas condições de luz. A estabilização de imagem novamente ajuda em condições um pouco piores de iluminação.

A Sony vende duas versões desta lente. A versão que recomendamos é que tem LE no final do seu nome, mas a Sony também vende o modelo SEL18200 que é um pouco mais antiga e tem acabamento prateado. O preço das duas é parecido, a versão mais antiga tem uma ótica ligeiramente melhor, um sistema de estabilização otimizado para vídeo mas é bem maior e mais pesada que nossa escolha.

A lente Tamron 18-200mm f/3.5-6.3 Di III VC também tem características bem semelhantes as da lentes que escolhemos. Mas a sua principal desvantagem é a falta do sistema de foco mais rápido. As câmeras mais recentes da Sony tem um sistema de Autofoco que não é compatível com lentes da Tamrom e outras marcas.

A lente grande angular

Para uma ótima qualidade de imagem por um bom preço recomendamos a lente Rokinon 12mm f/2.0 NCS CS, equivalente a uma 18mm. Apesar de contar apenas com foco manual esta objetiva tem um campo de visão maior do que quase todas as lentes Sony E-Mount e custa metade do preço delas. Normalmente não recomendamos lentes sem autofoco independente da economia, mas quando se fotografa com uma supergrande angular você não precisa ajustar o foco com muita frequência. Em lentes deste tipo qualquer coisa de 1 metro até o infito está em foco. Você vai precisar ajustar o foco apenas em distâncias muito próximas.

Esta lente não é apenas muito mais aberta do que uma lente Sony SEL16F28 f/2.8 16mm, ela também tem uma abertura rápida de f/2.0 que permite o dobro de entrada de luz. A qualidade de imagem também é excelente, com imagens muito nítidas.

A qualidade desta lente é uma unanimidade entre os avaliadores. Sua ótima excelente é elogiada com ótima nitidez, baixa distorção e baixa aberração cromática. A lente também proporciona imagens com ótimas cores e contraste. Um detalhe, várias versões desta lente tem a marcação de foco um pouco fora do lugar. A posição correta do foco infinito, no caso desta lente testada é um pouco antes da marcação na lente.

Se você simplesmente não consegue viver sem o auto foco a lente Sony E 10-18mm f/4 OSS oferece um campo de visão ainda maior e possui estabilização de imagem. Porém tem uma abertura duas vezes menor que nossa escolha principal e custa o dobro.

A lente para retratos

Se você se dedica a fotografia de retratos nossa sugestão é a lente Sigma 60mm f/2.8 DN. Ela é uma lente fixa incrivelmente nítida, com distância focal equivalente a 90mm, um campo de visão clássico para este tipo de fotografia.

Uma das razões pelas quais essa teleobjetiva média funciona bem para retratos é que ela proporciona uma boa composição de rosto e ombros sem colocar você próximo demais do motivo. Essa distância normalmente deixa o modelo mais relaxado e proporciona fotos melhores. Fique a uma distância confortável de 1 a 2 metros e você vai preencher a foto com detalhes suficientes para fazer os olhos e expressão facial tomarem toda a atenção. A grande abertura da lente cria um campo de foco estreito que é perfeito para desfocar o fundo. Apesar da abertura de f/2.8 não ser tão grande assim ela é suficiente para gerar um belo desfoque de um fundo que poderia gerar distração.

Esta objetiva impressionou os avaliadores pela performance e pelo custo mais acessível. O site Admiring Light elogia a qualidade ótica, o custo benefício e a sua nitidez impressionante, a melhor dentre todas as lentes para câmeras mirrorless, segundo ele.

Diferente da lente Sony E 50mm f/1.8 OSS nossa sugestão não possui estabilização de imagem e não usa o sistema de autofoco mais recente da Sony. Porém nenhuma destas duas limitações é um problema para fotografia de retratos. Apesar da estabilização de imagem minimizar o tremor da câmera ela não consegue evitar o eventual movimento do modelo durante uma exposição mais lenta. O novo sistema de auto foco é mais útil ao rastrear objetos em movimento, algo incomum ao fotografar retratos.

A lente pancake

Se a sua prioridade é manter seu cojunto câmera-lente o menor possível você deve considerar comprar uma lente do tipo “pancake”. O termo que significa panqueca em inglês diz muito o que esperar deste tipo, uma lente fina e compacta, que pesa apenas alguns gramas. Nós sugerimos a lente pancake Sony E 20mm f/2.8. Com um perfil superfino você pode usar esta lente junto com uma Sony A6300 e deixar seu equipamento compacto o suficiente para caber no bolso de sua jaqueta. Esse combinação discreta também ajuda a fotografar sem atrair a atenção, uma vantagem para fotógrafos de rua.

Porém essa redução de tamanho vem com algumas desvantagens. Esta objetiva tem metade da abertura da nossa primeira sugestão, a Sony E 35mm f/1.8 OSS. Sua ótica também não é tão boa, com nitidez um pouco menor e mais propensa a aberrações cromáticas. Ainda assim a sua performance e qualidade é bem aceitável, ainda mais considerando o seu tamanho compacto. A discrição e a possibilidade de criar mais fotos em situações urbanas podem fazer esta escolha valer a pena.

Nos testes do site ePhotozine a lente teve uma ótima nitidez em abertura f/5.6 e apesar de ocorrerem algumas distorções elas são corrigidas facilmente na pós-produção.

A lente macro

Macrofotografia é pura diversão. Transformar a sua câmera em uma lupa para revelar os detalhes mais impressionates de objetos minúsculos traz um universo de possibilidades criativas. Mas estes super-closeups necessitam de uma lente macro.

As opções de lentes macro para E-Mount são bem limitadas, com apenas três alternativas para escolher. A acessível lente Sony E 30mm f/3.5 Macro é a mais barata delas, e a melhor escolha pelo custo benefício. Esta lente equivalente a 45mm pode focar tão perto quanto 10cm com uma ampliação de 1:1. Com uma configuração assim você pode facilmente prencher o quadro com um carrinho da Hot Wheels.

Nossa sugestão é vendida por em torno de  1.700 reais, apesar de não ser pouco é bem menos do que outras lentes macro, o que reflete na sua qualidade ótica que não é perfeita. Nos testes do site Imaging Resource sua nitidez foi classificada como razoável e mesmo fechando a abertura não há grandes melhorias neste caso. Mas com o mesmo preço, leveza e o ampliação de 1:1 é dificil encontrar opções melhores. Vale comentar que o sistema de foco manual das lentes Sony tem um interessante recurso de auxílio que amplia a área a ser focada, sendo bastante útil na macrofotografia.

A lente Sony E 30mm f/3.5 Macro tem um campo de visão bem amplo comparado a outras lentes macro. As lentes macro mais comuns estão na faixa de 50-100mm de distância focal. E sua distância para a ampliação 1:1 é de apenas 10cm, medidos a partir do sensor e não da lente. Isso significa que você vai precisar manter a lente muito próxima ao seu motivo, praticente 3cm, para conseguir o máximo de ampliação. Fotografar insetos e outros pequenos bichos deve ser um grande desafio com esta lente.

Desvantagens a parte, esta é praticamente a única opção real para a maioria dos fotógrafos com câmeras Sony padrão E-mount. Ela entrega imagens impactantes e custa pouco o suficiente para que os fotógrafos iniciantes aceitem suas limitações.

Uma outra alternativa seria adaptar antigas lentes manuais ao padrão e-mount, expandindo assim o leque de opções… mas isto é assunto para outro post. Rs

DOWNLOAD: QUE TAL BAIXAR AGORA O E-BOOK PDF GRATUITO: GUIA DEFINITIVO DE LENTES SONY 2024?

O que você achou? Tem algum tipo de lente que faltamos comentar? Tem alguma dúvida específica? Não deixe de nos visitar e fazer suas perguntas no Facebook www.fb.com/ocasaldafoto

FONTES Sony first lenses – Site Wirecuter http://thewirecutter.com/reviews/first-sony-e-mount-lenses-to-buy/ (algumas fotos por Amadou Diallo.)

Ver Comentários

  • Boa tarde,

    Parabéns pelo post, realmente muito bom!
    Estou com uma dúvida.
    Comprei uma A6500 e um gimbal, e queria uma lente aberta para as imagens com o gimbal.
    Estou na dúvida entre Sony E 16mm f / 2.8 e Rokinon 12mm f / 2.0.
    Se não me engano as duas ficam como 35mm na A6500
    Qual vocês indicam?
    Muito obrigado

    • Ei Emerson,

      Muito obrigado por nos acompanhar! Que bom que gostou do post! :)

      A 16mm vira 24mm na sua a6500, e a 12mm vira 18mm. Se você quer um ângulo mais aberto, recomendamos a 12mm, que é uma lente que tem uma ótica incrível. Por outro lado, ela não tem foco automático, e usando o gimbal isso pode ser um problema pra você. Então talvez seja melhor investir na 16mm, que vai fazer foco automático na sua câmera e você vai poder usar o gimbal com mais facilidade.

      Se precisar de mais dicas, conte conosco. Abraços!

      • Acabei comprando a Rokinon por ter um ângulo mais aberto, percebi que ela com um metro para trás quase não perde o foco, vou fazer mais testes e qualquer coisa compro a 16 também, lentes nunca é demais.

        Muito Obrigado.

        • Ei Emerson, depois nos conte o que achou! Um grande abraço! :)

  • Olá, estou com uma dúvida mais geral.
    Tenho a alfa 58 DSLR APS-C (bem antiga rs) e tenho interesse em comprar uma lente (estava pensando na 50mm), entao devo comprar da linha A-mount? ou E-mount?
    Também estou na dúvida se vale a pena, se devo continuar com a Sony ou trocar para Canon.
    Obrigada!

    • Olá Nina,

      Você deve comprar uma 50mm da linha A-mount. A troca de equipamento vai depender dos seus objetivos e orçamento, Um grande abraço! :)

  • Olá, adorei as preciosas dicas sobre a câmera e as lentes, foram fundamentais e decisivas para que eu entrasse no "universo" dessas câmeras, comprando uma Sony A6000, que veio com a lente 16-50mm. Comprei também a lente 55-2010mm e a lente 20mm. O conjunto câmera e lentes tem-me sido muito prático e eficaz.

    Lendo um pouco sobre a diferença de sensores (full frame e APS-C), bem como sobre as distâncias focais das lentes relacionadas aos sensores, veio-me uma dúvida; a milimetragem das lentes que adquiri para a Sony (que tem o sensor APS-C) correspondem já a milimetragem convertida para esse tipo de sensor ou devo multiplica-la por 1,6 para ter a milimetragem real para esse tipo de sensor? Por exemplo:, na minha Sony A6000, para ter o efeito semelhante de uma lente 50mm, devo usar a "lente do kit" próximo de 31mm ou com 50mm já corresponde mesmo aos 50mm?

    Grato pela atenção e parabéns pelo site, o mais claro e detalhado que já vi aqui na internet. Um enorme abraço.

    • Ei João César,

      Obrigado, que bom que gostou, ficamos felizes. No caso você deve multiplicar a milimetragem das suas lentes por 1.5 pois apenas para câmeras da Canon utilizamos o fator de multiplicação 1.6. Caso queira uma lente com angulação semelhante à 50mm em quadro cheio, deve adquirir uma 35mm.

      Um grande abraço!

  • Olá! Há algum tempo planejo um up nas fotografias, mas nunca gostei do tamanho das DSLR, parecem desconfortáveis em uma longa caminhada (coisa que fazemos muito), chamam muita atenção e me passa a impressão de estar apontando um canhão para a pessoa (considerações pessoais). Aí descobri as Mirrorless, aparentemente mais leves e discretas.
    Me encantei com a Sony A5000, porém ela não possui viewfinder como a A6000 (um tanto mais cara). A minha dúvida.... até que ponto a falta do viewfinder pode ser um poblema (se é que pode)
    Grato pela atenção e parabéns pelo artigo muito bem escrito

    • Olá Marco Aurélio!

      Obrigado pelos elogios! Ficamos muito felizes com o feedback de você!

      O viewfinder dá uma visão mais fiel da cena, tanto em cores quanto em contraste. Também é muito útil nos dias ensolarados, em que o visor LCD fica mais apagado. Mas isso não impede que você crie ótimas fotos com a Sony A5000, já tivemos uma e consideramos ela fantástica.

      Um grande abraço!

  • Bom dia! !! Comprei uma sony alpha 6000 que veio com a lente 16 50mm. Já li, assisti vídeos, fiz um curso básico de fotografia e ainda assim, não tenho gostado de minhas fotos. Resolvi comprar a lente FE 1.8/50 e qdo chegou vi que não tem zoom. É certo isso pq sem zoom. Qdo coloquei na camera não consegui entender pq sem zoom. Sei que sou leiga e que adquiri uma camera com lentes bem caras, mas o que posso fazer agora pra melhorar minhas fotos. Agradeço a atenção
    Andreia Trigueiro

    • Olá Andreia, tudo jóia?

      Lentes como a 50mm não tem zoom. Lentes deste tipo são chamadas de lentes fixas, as lentes zoom tem dois valores de mm o mínimo e máximo como por exemplo: 18mm-55mm. Além disso as lentes que não são da Sony não possuem auto-foco. O foco automático para A6000 é exclusividade das lentes frabricadas pela própria Sony.

      Você já tem um equipamento fantástico nas suas mãos, mesmo que não tenha foco ou zoom.
      O que você precisa agora é desenvolver seu olhar fotográfico, aprender mais sobre a luz, enquadramento, o modo manual da câmera para realmente dominar o seu equipamento!

      Aqui no blog temos vários artigos que pode lhe ajudar a aprender mais.
      Também estamos sempre lançando Workshops gratuitos e estamos prestes abrir nossa nova turma do Curso Completo de Fotografia. Tanto o Workshop quanto o Curso são 100% on-line e você pode fazer no seu tempo e no ritmo que quiser!

      Beijos do Casal!

  • Oi, gostaria de comprar uma câmera Sony A6000. Usarei para fotografar crianças e festas familiares. O recurso que mais gosto é a possibilidade de desfocar o fundo. A lente que acompanha a câmera permite isso?

    • Ou se puderem indicar uma câmera compacta com esse recurso (fácil de ser aplicado) e leve, agradecerei mt.
      Eu tinha uma Canon EOS T4i, para mim estava ótima (permitia desfocar o fundo facilmente), mas deu problema no circuito principal.
      Sds.,

      • Olá Daniela! Tudo bem?

        O desfoque de fundo depende um pouco do sensor da câmera e muito da lente que você vai utilizar.

        Em relação a câmera tanto a Sony A6000 quanto a EOS t4i tem sensores de tamanho parecido e tem mesmo potencial, então a diferença mesmo é a lente que você vai usar. Tanto a lente que vem com a A6000 quanto a da T4i (18mm-55mm) dão resultados parecidos, então a lente que você tinha era essa vai lhe atender. Ambas as marcas são ótimas, mas somos muito fãs da qualidade da A6000.

        Mas se estiver buscando um desfoque de fundo ainda maior recomendamos uma lente fixa 50mm ou 35mm com abertura f/1.8. Com lentes assim você vai conseguir desfoques belíssimos. Neste caso a lente 50mm da Canon é mais em conta que a lente da Sony para a A6000, talvez até metade do valor.

        Esperamos que tenhamos lhe ajudado!

        Beijos do Casal!

  • Olá tudo bem, tenho uma A6000, e gostaria de obter uma lente 24x70mm, qual vc indica , que esteja com valor razoável.
    Abraços

    • Olá Rosivaldo, tudo jóia?

      Não existem muitas opções de lentes com encaixe e-mount com essas características.
      A mais em conta é a lente Sony Vario-tessar T* Fe 24-70mm F/4 Za Oss E-mount, ainda assim você deve encontra-la por mais de R$4000 em sites como o Mercado Livre.

      Para tentar buscar uma lente mais barata você precisaria tentar adaptar lentes de outras marcas que fossem mais em conta, mas normalmente você fica sem auto-foco na lente.

      Esperamos ter lhe ajudado.

      Um grande abraço! ?

  • Ótimo conteúdo. Queria opinião: entre uma Sony Alpha a37 e a Sony Alpha 3000, qual seria a melhor pra fotógrafos de femininos? Quero imagens com texturas mais próximas à da Sony Alpha 900.

    • Olá Suelen! Tudo bem?

      As duas câmeras tem muitas características parecidas, mas tem uma diferença fundamental. Uma é mirrorless e outra é DSLR. Portanto você não está apenas escolhendo entre duas câmeras mas também entre dois tipos de lentes (e-mount ou a-mount) e isso vai definir as suas opções de upgrade de lentes e câmeras no futuro.

      A A37 é um DSLR, tem algumas vantagens em relação a A3000, como estabilizador de imagem, maior velocidade de disparo contínuo e um auto-foco mais preciso. Por ser DSLR sua lente é do tipo A-mount, que por ser um padrão mais antigo tem uma variedade maior de lentes e talvez um pouco mais baratas que a as lentes E-mount.

      Já a A3000 é uma câmera mirrorless, na verdade é um modelo mais antigo da mirrorless. Por ser um modelo antigo de uma tecnologia mais recente ele perde em muitas características... Mas se você planeja fazer um upgrade no futuro para uma A6000 ou A6300 pode ser um boa opção pra começar. A variedade das lentes E-mount é bem menor mas está aumentando aos poucos.

      Resumindo, a A37 é uma câmera melhor no geral, mas se pretende trabalhar com câmeras mirrorless, que são menores e de tecnologia mais recentes, pode pensar em comprar a A3000.

      Esperamos ter lhe ajudado. Abraços!!! ?

  • Olá Casal, que bom que encontrei vocês. Gostei muito de suas explicações e gostaria de fazer umas perguntas:
    sou produtor de videos, já investi caro no passado em filmadoras, e estou convencido de que a relação custo/beneficio me direcionada para uma DSRL, de todas que pesquisei, encontrei a melhor para mim, seria uma A6500 para fazer as gravações (filmagens), principalmente de entrevistas e "lives". Este trabalho atualmente faço utilizando um iPhone com microfone com fio.
    Ela seria mesmo minha melhor opção?
    Tenho um kit de microfone sem fio da Sony UWP-C1, consigo colocar uma adaptador para utilizar nesta câmera?
    Tenho uma lente 18-70 de uma Alpha 100, vale a pensa adquirir um adaptador para utilizar nesta nova câmera?
    Para este trabalho qual a melhor opção de lente que devo adquirir?
    Agradeço sua paciencia e atenção.

    • Olá André, tudo jóia? Obrigado pelos elogios!

      A Sony A6500 é uma ótima câmera para filmagem, principalmente se você está preocupado em qualidade de imagem e quer fazer os ajustes mais precisos possíveis. Você vai sentir a diferença se precisar fazer correções e edições de cor avançadas, porque o formato de video que ela produz tem mais informações e menor compressão, ainda mais se você usar o formato 4K. Porém essa qualidade adicional vem com um gasto maior de tempo. Os formatos maiores de arquivos demoram para serem transferidos, fazer edição e correção de cor é um processo lento, feito em cada plano... e exportar o formato final também é demorado.

      Como você está migrando de um iphone vai perceber que o fluxo de trabalho vai ser mais lento e pra conseguir uma melhora na qualidade que seja perceptível vai precisar investir mais tempo do que antes em cada projeto. É bom levar esses pontos em conta e ter uma noção da qualidade que está buscando antigir. Com esses pontos claros a A6500 é sim uma ótima aquisição!

      Sobre o suporte ao microfone sem fio nunca usamos este modelo, não temos certeza se ele seria compatível. Sobre o adaptador da lente, o auto foco da lente adpatada normalmente é mais lento, se suas gravações não dependem de mudança rápida de foco vale a pena sim.

      Esperamos ter lhe ajudado! Grande abraço! ?

Posts Recentes

Qual Câmera Comprar? Guia 2024 de Câmera Profissional para Iniciantes

Parece uma pergunta simples. No entanto, qualquer pessoa que está procurando a resposta em fóruns…

3 meses atrás

A Câmera que as fotos saem na hora – As 5 Melhores 2024

Se você está lendo este artigo, é porque provavelmente está interessado em descobrir que tipo…

3 meses atrás

As 6 melhores pilhas recarregáveis em 2024: duracell, elgin e eneloop

Descubra as melhores pilhas recarregáveis de 2024: Duracell, Elgin e Eneloop.

3 meses atrás

Lentes Nikon: Guia completo 2024, qual comprar, sugestões das melhores lentes

Tudo sobre as lentes Nikon, qual melhor lente para começar, as lentes com melhor custo-benefício…

3 meses atrás

Lentes Canon: Guia completo 2024, qual comprar, sugestões das melhores lentes

Tudo sobre as lentes Nikon, qual melhor lente para começar, as lentes com melhor custo-benefício…

3 meses atrás

Melhores celulares baratos e com boas câmeras em 2024

Se você é um verdadeiro amante da fotografia e está em busca de um celular…

3 meses atrás