Fotografia

Lentes Nikon: Guia completo 2024, qual comprar, sugestões das melhores lentes

Olá pessoal! Depois que compramos nossa primeira câmera e aprendemos um pouco sobre fotografia logo vem aquela dúvida: Será que devo ter uma lente nova? Qual lente comprar? Qual lente ideal para meus interesses na fotografia?

DOWNLOAD: QUE TAL BAIXAR AGORA O E-BOOK GRATUITO: GUIA DEFINITIVO DE LENTES NIKON 2024?

Reunindo nossa experiência própria e informações dos melhores sites chegamos as melhores sugestões de lentes para construir uma coleção para sua câmera DSLR Nikon. Se você está procurando lentes Nikon para paisagem, fotos, retratos, fotografia de rua ou Close-ups extremos, nós temos fizemos uma seleção que vai proporcionar imagens melhores do que conseguiria com sua lente de kit.

A Nikon tem atualmente mais de 70 lentes para suas DSLRs, e fabricantes como Sigma, Tamron e Tokina oferecem dezenas de modelos adicionais. Com tantas opções, é dificil saber por onde começar. Nós identificamos algumas das melhores lentes em seis categorias que devem cobrir todas as suas necessidades de fotografia

Se você não tem uma câmera da Nikon, não se preocupe… aqui está o guia de lentes Canon pefeito para você! Em breve também iremos publicar também guias apra lentes Canon, Sony e Fujifilm. Você também pode conferir aqui nosso review de lente Macro da Fuji.

Antes de tudo queremos lembrar que por mais que lentes melhores garantam uma melhor qualidade técnica da imagem, uma boa foto é sempre obra do fotógrafo!

Antes de investir em lentes caras sempre considere investir em sua formação, em aprimorar o seu olhar e ficar atento para a melhor luz, o melhor ângulo, a melhor composição!

Lentes Nikon com Melhor Custo Benefício para Comprar

2. Lentes Nikon 50mm Nikkor F/1.8D AF
Lente tipo D com foco automático

O que você vai aprender

  • DX vs FX: dicas sobre lentes Nikon
  • Por que escolhemos estas lentes
  • A melhor lente fixa clara – Cinquentinha e a 35mm
  • A lente de zoom
  • A lente grande angular
  • A lente de retrato
  • A lente macro
  • Um upgrade para sua lente do kit

DX vs FX: dicas sobre lentes Nikon

Se esta é a sua primeira câmera DSLR, as chances são que ela tenha um sensor APS-C (que Nikon chama um sensor formato DX). Câmeras de nível profissional, com o sensor maior “full-frame” da são chamadas de formato FX. Destacamos esta distinção porque Nikon faz ambas as lentes compatíveis com formato DX e FX. As lentes DX — porque eles precisam cobrir apenas uma área relativamente pequena do sensor — são mais leves, mais compactas e baratas.

A variedade de lentes Nikon tipo FX é enorme, já que essa linha existe desde o tempo da fotografia em filme. Mas você também pode montar um lente FX em uma câmera com sensor DX. Já o inverso não é possível, lentes DX não conseguem cobrir toda a imagem de um sensor FX.

Os milímetros são os números que definem a distância focal da lente. Quanto maior o número, maior o “zoom”, a visão é mais fechada capturando com detalhes o que está longe. Mas não são só os milimetros que definem qual a área da imagem será capturada. Se você está usando uma lente em uma camêra DX (com sensores APS-C) sua imagem cobrirá uma área menor. Isto é o chamado “fator de corte”. Se quiser saber mais pode baixar AQUI NOSSO GUIA DEFINITIVO DE FOTOGRAFIA.

DICA DO CASAL: A Nikon tem um simulador de lentes Nikon em seu site que ilustra a relação entre os diferentes tamanhos de sensor, comprimento focal e a aparência da imagem. ACESSE AQUI: SIMULADOR DE LENTES DA NIKON

DICA DO CASAL 2: Para saber qual a distância focal equivalente de um câmera DX em relação a FX basta multiplicar o valor em MM da lente por 1.5x. Sendo assim uma lente DX 35mm por exemplo seria equivalente aproximadamente a uma lente 50mm FX.

Por que escolhemos estas lentes

Nossas escolhas giram em torno de desempenho e preço. Cada uma das lentes escolhidas oferece vantagens significativas se comparadas com a lente de kit. Lentes de Kit – Essas lentes zoom para iniciantes normalmente cobrem uma gama de 18-55mm. Sua maior vantagem é ser compacta, mas deixam entrar pouca luz – menos ainda quando o zoom está em 55mm. Para explorar o máximo de qualidade que o sensor da sua câmera proporciona você precisará de mais do que a lente de kit.

Mas sempre há razões para ter uma lente de kit por perto! Falamos as suas vantagens neste vídeo:

Ter novas lentes não é um investimento barato, ainda mais aqui no Brasil! Dentre as escolhas tentamos separar os modelos mais em conta, mas ainda assim podem passar facilmente dos milhares de reais.

A melhor lente fixa clara – Cinquentinha e 35mm

A lente 50mm ou cinquentinha é a queridinha da maioria dos fotógrafos. Ela é serve para as mais diversas situações, é compacta e ainda tem modelos de ótima qualidade com um preço acessível. Mesmo as mais baratas tem f/1.8, que é uma abertura boa para locais pouco iluminados.

Se você pode comprar apenas uma lente, dê prioridade para comprar esta. Por isso recomendamos que compre uma AF-S DX NIKKOR 50mm f / 1.8 ou AF-S DX NIKKOR 35mm f / 1.8.

Ué, mas porque uma lente Nikon 35mm? Se você tem uma câmera Nikon DX (APS-C) você precisa usar uma 35mm para capturar uma área equivalente a 50mm. Uma lente 50mm em uma câmera DX captura uma área equivalente a 75mm, como explicamos sobre o Fator de Corte anteriormente.

O campo visão da 50mm parece com a do olho humano, assim as imagens serão parecidas com o que você vê na sua cabeça. E por ser uma lente fixa (sem zoom) você vai exercitar seu posicionamento composição de maneira mais ativa, sem movendo pela cena, fazendo “zoom com os pés”.

Se você está vindo de uma lente de kit, ficara maravilhado com a abertura máxima de f/1.8. Esta abertura ampla deixará mais fácil fotografar em condições de pouca luz com shows, cinemas, festas de aniversário ou à noite ao ar livre. A abertura grande também permite desfocar o fundo, deixando aquela área de desfoque incrível, suave, chamada de Bokeh… a qual ajuda a chamar antenção para o assunto principal em foco.

É uma lente elogiada pelos mais diversos fotógrafos e ira garantir resultados espetaculares na mais diversas situações, com uma nitidez impressionante em todas as aberturas. Isso é um monte de elogios para uma lente barata, tornando-se talvez o melhor negócio que você vai encontrar para a sua DSLR.

Se seu orçamento permite e você está sempre em busca de ter o melhor, a lente Sigma 35mm f 1.4 DG HSM não irá decepcionar. Ela é mais de 4 vezes o valor do que nossa primeira sugestão, mas tem vantagens a sua altura. Esta lente possui imagens mais nítidas que lentes caras FX da Nikon como a 35mm f / 1.4 g ou o Zeiss Distagon 35mm F/1.4. Além disso ela também funciona em câmeras FX e DX, então vai ate acompanhar mesmo se você trocar de câmera  para um modelo Nikon Full Frame.

Com esta enorme abertura de f/1.4 esta lente Sigma permite belos desfoques de fundo assim como fotografar usando as mãos, sem necessidade de tripé, mesmo em situações muito pouco iluminadas. Por ser projetada para câmeras full frame ela é maior que nossa principal sugestão, mas também é bem confortável e resistente para anos e anos de uso.

DOWNLOAD: QUE TAL BAIXAR AGORA O E-BOOK GRATUITO: GUIA DEFINITIVO DE LENTES NIKON 2018?

Sites internacionais como DxOMark encheram esta lente de elogios desde o lançamento, chamando-a de a melhor lente 35mm f/1.4 já criada.

A lente tele

Depois de obter uma lente clara fixa, a próxima peça que você vai querer adicionar a seu saco da câmera é, provavelmente, uma lente zoom tele. Nós gostamos de lente Nikon AF-S VR Zoom-NIKKOR 70-300mm f/4.5–5.6G IF-ED. Essa lente equivalente a uma 105 – 450mm é muito versátil, com alcance suficiente para preencher a imagem completamente com o assunto, mesmo que ele esteja muito distante. Ótima para fotografar pássaros e animais a distância ou esportes. Ela abre um mundo de possibilidades em comparação com o zoom de 18-55mm da lente de kit.

Para evitar imagens borradas ao usar lentes tele é essencial usar uma velocidade rápida de disparo. Com uma abertura máxima que varia de f/4.5 a f/5.6 nossa sugestão não deixa entrar tanta luz, mas a estabilização de imagem compensa isso. Todas as lentes com a sigla VR da Nikon vem com este sistema de estabilização que permite fotografar em velocidades menores e ainda manter a imagem nítida. No caso dessa lente uma foto precisaria de uma velocidade 1/200s por exemplo ainda pode sair nítida usando 1/25s por exemplo.

Uma lente tele pode custar uma fortuna, então esta sugestão fornece um ótimo desempenho, mas não fantástico se comparado com outras de maior valor. Em sites especializados como Photozone ou Imaging Resource classificam com uma lente boa e de bom custo benefício. É uma lente muito nítida de 70mm a 150mm mas para manter uma maior nitidez recomenda-se usar uma abertura de f/8 para o zoom máximo de 300mm.

Uma outra  opção mais barata, mais compacta mas com qualidade pior é a lente Nikon AF-S DX NIKKOR 55-200mm f/4 – 5.6 g ED VR II. Porém a distância adicional de 100mm, melhor qualidade de construção e anel de foco mais confortável faz a escolha da 300mm ainda uma melhor opção no geral.

A Nikon AF-S DX NIKKOR 55-300mm f/4.5–5.6G ED VR é ainda menos nítida do que o zoom 55-200 mm — lentes com intervalos maiores de zoom no geral tem perdas de qualidade — e é mais lenta para focar.

A lente grande angular

Fotografar em espaços pequenos as vezes torna impossível capturar a imagem toda ou um grande grupo de pessoas. É neste momentos que a lente grande angular tem o seu valor. Este tipo de lente também é ótimo para fotografar arquitetura, paisagens, ou fazer um apartamento pequeno parecer maior.

A lente que recomendamos é a Sigma 10-20mm f 3.5 EX DC HSM. Com zoom equivalente de 15-30mm nas câmeras DX (APS-C) tem uma abertura fix de f3.5 e construção de metal.

Uma das tradicionais deficiências de lentes grande angular é a distorção que faz as linhas verticais se entoratarem para fora. Mas é algo que pode ser corrigido facilmente na pós-produção. Mesmo assim esta lente Sigma tem uma distorção menor do que a maioria das grandes angulares.

O site especializado DxOMark diz que o desempenho é igual ou até melhor que que a Nikon AF-S DX NIKKOR 10-24mm f/3.5–4.5G ED, sendo uma opção para quem busca a lente grande angular ideal para APS-C.

A lente de retrato

Se você gosta de tirar fotos de pessoas, recomendamos a lente Nikon AF-S NIKKOR 85mm f / 1.8 g. Esta lente de zoom equivalente a 127mm é incrivelmente nítida e permite fotografar em situações de pouca luz, com fundo desfocado e velocidade suficiente para segurar com a mão. A lente é selada contra poeira e umidade, e apesar de compatível com full frame, pesa apenas 350 gramas, metade do peso do rival Tamron SP 85 milímetros f/1.8 Di VC USD.

Uma boa fotografia de retrato enquadra o modelo de maneira que a cabeça e ombros preencham o quadro e o fundo fique desfocado. Usar uma lente medio-tele é uma maneira de conseguir este tipo de enquadramento. Fique a uma distância confortável de 2,5m a 3m e você vai estar a uma distância em que vai preencher o quadro com detalhe suficiente para fazer os olhos e expressão facial capturarem toda a atenção. A abertura de f/1.8 irá transformar um fundo monótono ou confuso em belas cores desfocadas.

A nitidez desta lente foi elogiada em várias avaliações. O site DxOMark diz não encontrar diferença entre esta lente ou modelos normalmente mais caros como Nikon FX de AF-S NIKKOR 85mm f / 1.4 g. Um dos poucos pontos negativos é o foco automático ligeiramente mais lento.

A lente Macro

Macrofotografia é pura diversão. Transformar a sua câmera em uma lupa para revelar os detalhes mais impressionates de objetos minúsculos traz um universo de possibilidades criativas. Mas estes super-closeups necessitam de uma lente macro.

A lente macro que recomendamos é a lente Nikon AF-S DX Micro NIKKOR 85mm f / 3.5 g ED VR. Ela oferece imagens nítidas e a estabilização de imagem significa que se você também usar a lente para retratos e outras situações sem precisar de tripé. Outro ponto positivo é a presença do motor de foco embutido, importante para quem tem câmeras Nikon que não vem com motor de foco como as séries D3000 ou D5000.

Autofoco é rápido, preciso e silencioso. O elemento frontal da lente não se estende pra frente, o que é util ao fotografar assuntos ariscos como borboletas ou outros insetos minúsculos. E com uma distância de foco mínimo de 30 cm pode ficar a uma distância relativamente discreta mesmo fotografando na ampliação máxima.

O site Camera Labs conclui que a Nikkor 85mm f/3.5 é uma lente macro muito competente com boa nitidez no centro e a lente macro com estabilização mais barata que vai encontrar. Vale dizer que as imagens atingem maior nitidez em aberturas de f/5.6 ou mais fechadas.

Se você possui um DSLR Nikon com motor de foco como a série D7000, não se importa com a falta de estabilização de imagem ou autofoco mais lento a  Tokina AT-X M100 AF D PRO é uma opção normalmente mais barata.

DOWNLOAD: QUE TAL BAIXAR AGORA O E-BOOK GRATUITO: GUIA DEFINITIVO DE LENTES NIKON 2018?

Um upgrade para sua lente de kit

Se você ama a versatilidade de sua lente Nikon de kit 18-55mm… mas quer uma lente de melhor que terá imagens mais nítidas e fotografar com pouca luz dê uma olhada a Sigma 18-35mm f/1.8 DC HSM. É uma lente com preço mais salgado que pode ir de R$2800 ou mais, mas é uma lente que pode tomar o lugar deuma lente fixa 18mm, 24mm e 35mm. Além disso a abertura de f/1.8 permite fotografar condições de iluminações muito baixas. Os comentários são extremamente positivos, embora alguns usuários achem seu foco automático frustrante.

O que você achou? Tem algum tipo de lente que faltamos comentar? Tem alguma dúvida específica? Comente aqui! Também não deixe de nos visitar e fazer suas perguntas na Fanpage do Casal da Foto no Facebook!

FONTES Simulador de Lentes Nikon – http://imaging.nikon.com/lineup/lens/simulator/ Nikon firt lenses – Site Wirecuter http://thewirecutter.com/reviews/the-first-nikon-lenses-you-should-buy/ (algumas fotos por Amadou Diallo.)

Ver Comentários

  • Achei bem interessante todo conteúdo e gostaria de saber qual a melhor opção de lente para fazer fotografia de família, aniversários infantis e ensaios externos . Minha câmera é uma Nikon full frame.

    • Ei Eliani,

      Para os eventos citados, indicamos a 24mm-70mm f/2.0, uma lente muito versátil que serve para fotografar em vários tipos de ambiente.

      Um grande abraço! :)

  • Olá. Não sou profissional, por isso não preciso de uma lente "top". Gosto de fotografar diferentes e extremas coisas, como paisagens, principalmente pôr do sol e raios, flores, insetos, pássaros (natureza em geral) e alimentos (fotografo o cardápio em meu trabalho). Minha câmera é uma nikon D3300 e gostaria de comprar uma lente versátil. Dentre as opções analizadas, estou entre Nikkor 55-300 e Sigma 18-250 (acho que no momento vai me atender). O preço é bem parecido entre elas (a sigma é um pouco mais cara). Só não me decidi ainda porque quase não vemos comentários sobre ela em português. Em sites e vídeos de fora, me parece que essa lente tem ótima aceitação. Como foi mencionado algumas lentes sigma no artigo, vocês teriam algo para me dizer e ajudar na minha decisão? Desde já agradeço.

    • Ei Débora,

      Quanto à marca, a Sigma é tão confiável quanto a Nikon, não precisa ter medo de adquiri-la. O único ponto nas lentes citadas é que são lentes escuras, você está ciente?

      Um grande abraço! :)

      • o que seria lente escura?

        teho uma d5000, faz muito tempo que tenho minha lente e gostaria de mudar.
        queria dquirir outra.
        troco de camera?
        Compro uma nova lente?
        uso pra tudo.
        fotografar espetaculodas minhas filhas ( as fotos não tem ficado muito oas).
        Viagens, e familia
        preciso de ajuda

        • Olá Veridiana!

          A sua câmera realmente já é um pouco antiga.
          Provavelmente com uma câmera mais recente como uma D3300 ou D5300 você vai conseguir um pouco mais de nitidez e menos ruído em suas fotos.

          Mas antes de adquirir outra lente ou mesmo trocar de câmera o ideal é que você aprenda a usar tudo que a sua câmera e a sua lente pode proporcionar. Aprender mais sobre fotografia vai te ajudar a ter mais confiança sobre qual equipamento você realmente precisa.

          Respondendo a dúvida sobre lentes "escuras", são lentes com um valor f maior que f/3, são lentes que captam menos luz que as lentes "claras". A lente de kit, que vem com a câmera são lentes um pouco escuras... e todas as lentes zoom mais baratas são escuras também.

          Um exemplo de lente clara e barata é a lente 50mm f/1.8. As lentes claras são boas para fotograr em locais mal iluminados (mesmo sem flash) e também proporcionam o maior desfoque do fundo, dando destaque ao motivo fotográfico em primeiro plano.

          Esperamos ter lhe ajudado! Abraços!!! ?

  • bom dia,

    Estou pensando em comprar a lente 18-35 mm SIGMA da linha art.
    o que vocês podem me falar desta lente,
    eu possuo a 50mm 1.8 e a 15-55 do kit além do Flash, ainda não sou profissional mas estou começando a me jogar nesse ramo, a principio pretendo tirar fotos de aniversario infantil e pequenos eventos como festa de família, eventos de empresas.
    Vocês podem me informar se esta lente vai atender essas minhas necessidades,
    obrigado pelos os comentários que tanto nos ajuda!

    • Olá Anselmo, tudo bem?

      Essa lente é sensacional, é a única lente zoom do mundo que é f/1.8 full range. Pode comprar sem medo, ela vai te atender muito bem!

  • Adorei o artigo, estou comprando um Nikon D3400, meu objetivo principal é fotografar meus quadros, pois sou artista plástico e necessito tirar fotos bem nítidas de minhas pinturas, tanto para reprodução de prints ou para divulgação. Mas estou na dúvida qual seria a lente ideial para fotografar quadros que costumam ter até 70 x 100 cm, a maioria é 60 x 80 cm e o menor 50 x 30cm. Será que com esta AF-S DX NIKKOR 35mm f / 1.8. eu consigo um bom resultado? Espero que alguém responda, obrigaddo!

    • Ei Renato,

      Muito obrigado por nos acompanhar! Que bom que gostou do artigo!

      Sim, sim, a 35mm vai ser excelente para o trabalho que você precisa. Em um quarto pequeno você consegue fotografar até um quadro de 130cm com facilidade. Em uma sala comum até um quadro de 150 ou mais, dependendo da sala. Essa lente tem uma ótica incrível, vai ser ótima pra você. É fundamental que você faça essas fotos utilizando abertura entre f/5.6 e f/8, que são as aberturas que garantem a melhor nitidez dessa lente. Seria bom também você adquirir um tripé, pra garantir a máxima estabilização possível. E sempre fotografe seus quadros em ISO 100, para que o grão não interfira na sua pintura.

      Se precisar de mais dicas, conte conosco. Abraços! :)

      • Eu é que agradeço por responde, e parabéns pela riqueza de informações relevantes que têm em seu blog e mídias sociais. Só de acompanhar já aprendi muita coisa. Neste momento estou na dúvida entre a AF-S DX NIKKOR 35mm f / 1.8 ou a Nikon AF-S Nikkor 50mm f/1.8G. Eu faço quadro realistas, principalmente retratos e anatomia, e por vezes vou precisar fotografar algumas modelos para servirem de modelo para o meu trabalho e como tenho como atividade principal o designer gráfico, tenho cliente interessando em fotos de produtos, então esta máquina e lente me será muito últil. Li muito sobre o Balanço de Branco, e em alguns lugares vi quem usasse o Cartão Cinza 18% e alguns poucos sobre uma Lente de Balanço de Branco que emite 18% de luz, só que nào achei em nenhum lugar um comparativo entre os dois, vantagens e desvantagens e quem sabe isto não poderia ser um post para vocês? Fiquei bastante intrigado, pois fidelidade de cor é fundamental para mim, ainda sobre o Cartão Cinza, ainda ví um Cartão Preto e Branco, mas não sei para que estes dois servem. Uma solução mais cara que ví é o Gerenciamento de Cores da X-Rite, usei este uma vez num curso que fiz na HP para impresso gráfico, mas neste momento devo ir de Cartão ou Lente Cinza, a que for mais fiel, vocês saberiam me dizer qual das duas opções é a melhor? Mais uma vez, muito obrigado!

        • Ei Renato, que bom que pudemos te ajudar, como dissemos acreditamos que a AF-S DX NIKKOR 35mm f / 1.8 será a melhor opção para você. Anotamos a sua sugestão de post sobre Balanço de Branco e colocaremos em nossa pauta. Para bater o branco, você não precisa comprar um cartão cinza, basta utilizar uma folha em branco ao lado do seu quadro e configurar sua câmera para bater o branco. E também temos a opção de utilizar o recurso Câmera Raw, no Photoshop, onde já se é possível bater o branco e conseguir as cores reais da imagem com apenas um clique. Um grande abraço! :)

  • Olá Renato.

    Gostei bastante das informações e dicas.

    Sou apenas uma pessoa que gosta de fotografia como Hobby. Uso atualmente uma pentax K50, pela versalidade das lentes, além do kit 18-55, possuo 50mm 1.4.

    Estou em negociação com uma nikon D90, com lente 18-105mm. Estou acreditando ser uma boa aquisição, mesmo sendo uma camera mais antiga.
    O que acha?

    • Ei Cláudio,

      É uma excelente aquisição sim, parabéns! :)

  • Olá,

    gostei bastante do artigo

    gostaria de uma opinião, qual lente a mais recomendado para realizar registro de aves/mamíferos?

    • Ei Vinícius,

      Recomendamos as telescópicas e super-teles. Grande abraço! :)

  • Tenho uma D 5300 com uma AF S DX 18-140.
    Gostaria de uma opção de lente para fotos com bastante nitidez e claridade.
    O que você sugere?

    • Olá Helber, tudo jóia?

      Se está procurando lentes claras e nítidas as melhores opções sempre são as lentes fixas.
      Existem boas lentes zoom nitidas e claras, mas essas normalmente custam uma fortuna.
      Como primeira lente fixa nós recomendamos uma 50mm f/1.8, por ser mais em conta que as outras opções.

      Esperamos ter lhe ajudado! Grande abraço! ?

  • Olá ótimo artigo, em relação a lente 10-20mm da Sigma , que vc indica no artigo ela é indicada para full frame, tenho uma D700 da Nikon, uma 50mm 1.4 e uma 24-70mm 2.8 e estou em busca de uma grande angular, versátil; pois trabalho com fotografia infantil,, pode me indicar alguma outra caso essa n seja a melhor opção? Grato e parabéns pela iniciativa! :)

    • Olá Eduardo! Obrigado pelos elogios!

      A lente 10-20mm da sigma também é compatível com câmeras APS-C.
      Esta lente da Sigma que citamos no post é a melhor opção considerando a qualidade de imagem e a maior claridade, que é útil para ambientes escuros como festas.

      Se puder investir menos outra opção seria a Lente Nikon Af-p Dx 10-20mm F / 4.5-5.6g Vr, mas ela é bem mais escura e você dependerá muito mais do flash.

      Um grande abraço! ?

  • Olá! Excelente artigo, parabéns. Sou hobbysta iniciante e gosto de fotografar paisagens noturna, tenho a Nikon D7100 e estou tentando adquirir a Lente Tokina 11-16mm f/2.8 AT-X 116 Pro DX-II.
    Me informem se é uma boa aquisição.
    Também aceito sugestões.
    Obrigado

    • Olá Edgar!

      Obrigado pelos parabéns, ficamos felizes que o artigo foi útil para você!
      A lente Tokina 11-16mm é uma ótima aquisição, é a melhor lente com neste range de zoom e com f/2.8. A qualidade de imagem é muito satisfatória. Porém é uma lente que tem um pouco de aberração cromática e flares que talvez precisem ser corrigidos ou evitados.

      Um grande abraço! ?

Posts Recentes

Qual Câmera Comprar? Guia 2024 de Câmera Profissional para Iniciantes

Parece uma pergunta simples. No entanto, qualquer pessoa que está procurando a resposta em fóruns…

2 meses atrás

A Câmera que as fotos saem na hora – As 5 Melhores 2024

Se você está lendo este artigo, é porque provavelmente está interessado em descobrir que tipo…

2 meses atrás

As 6 melhores pilhas recarregáveis em 2024: duracell, elgin e eneloop

Descubra as melhores pilhas recarregáveis de 2024: Duracell, Elgin e Eneloop.

2 meses atrás

Lentes Canon: Guia completo 2024, qual comprar, sugestões das melhores lentes

Tudo sobre as lentes Nikon, qual melhor lente para começar, as lentes com melhor custo-benefício…

2 meses atrás

Melhores celulares baratos e com boas câmeras em 2024

Se você é um verdadeiro amante da fotografia e está em busca de um celular…

2 meses atrás

Como limpar lente de sua câmera

Um das maiores dúvidas dos fotógrafos é como limpar as lentes de suas máquinas fotográficas…

2 meses atrás