Fotografia e Colagem

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Neste artigo você vai aprender:

  1. COMO SURGIU A ARTE DE CORTAR E COLAR – E POR QUE ELA SE ENCAIXA TÃO BEM COM A FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA
  2. O SURGIMENTO DA COLAGEM
  3. UMA MANEIRA DE INTERPRETAR A REALIDADE
  4. O ENCONTRO COM A FOTOGRAFIA
  5. UM DIFERENCIAL NA ERA DA FOTOGRAFIA DIGITAL

COMO SURGIU A ARTE DE CORTAR E COLAR – E POR QUE ELA SE ENCAIXA TÃO BEM COM A FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA

O que você pensa quando escuta a palavra “colagem”? É provável que você imagine tiras de jornais ou fotosremontados para criar uma nova imagem.

Algumas colagens são obras de arte, penduradas em museus e galerias, outras são muito usadas em cartões de aniversário e só chegam às portas da geladeira. É uma forma de arte que percorreu um longo caminho e foi popularizada ao longo dos anos.

Há duas razões pelas quais estamos dedicando atenção extra às colagens aqui no Casal da Foto: em primeiro lugar, porque esta forma de arte está ganhando ainda mais popularidade. Mas também porque descobrimos o quão firmemente fundamentado ela está na história da fotografia, e quão bem ela resistiu mesmo em uma era de imagens digitais.

Continue lendo para conhecer uma breve história da fotografia de colagem!

O SURGIMENTO DA COLAGEM

A colagem – como o nome sugere – tem suas raízes na França, onde foi pioneira pelos artistas modernistas Georges Braque e Pablo Picasso, por volta de 1911. É um pouco injusto creditar os dois como inventores da técnica, já que exemplos anteriores de colagens remontam à Inglaterra vitoriana – mas os dois certamente foram um dos principais precursores da colagem.

O que é isso, exatamente? O Museu de Arte Moderna define uma colagem como uma “técnica e obra de arte resultante na qual fragmentos de papel e outros materiais são dispostos e colados a uma superfície de suporte”.

Exemplo de colagem na fotografia

Georges Braque – Violon et verre – 1914

A colagem era sua maneira de romper essa limitação: os artistas usaram recortes de papel para estender seu conjunto de ferramentas além da tinta: colar peças na tela fazia com que a superfície se tornasse tridimensional, muito mais parecidas comesculturas do que com pinturas. Os objetos que aparecem em uma colagem variam de artista para artista e podem incluir quase tudo o que você possa imaginar.

UMA MANEIRA DE INTERPRETAR A REALIDADE

Essa técnica também deu aos artistas novas maneiras poderosas de imaginar suas realidades: lembre-se de que mesmo a melhor pintura é apenas uma reprodução da realidade, mas usar objetos em uma colagem significa içar elementos físicos precisos na tela. É por isso que os recortes de jornais se tornaram elementos tão populares nas colagens: seu texto adiciona uma mensagem precisa a uma colagem e muitas vezes fazia referência a eventos atuais.

Nenhuma forma de arte surge em um vácuo, e a popularização da colagem foi fortemente influenciada pelo clima político da época: o início do século XX foi caracterizado pelas consequências da industrialização e uma batalha contra o capitalismo. Você não só pode ver muitas mensagens políticas em colagens, como a própria forma de arte também fez uma declaração: muitos artistas acreditavam que suas criações tinham que ser um contraponto à produção mecanizada de sua época. Criar colagens intrincadas era uma maneira de mostrarhabilidades humanas, uma maneira eficaz de mostrar a humanidade na vanguarda.

A colagem foi rapidamente adotada por outros artistas, principalmente nas inclinações surrealistas ou dadaístas. Artistas famosos de colagem incluem nomes famosos como Henri Matisse, Hannah Höch, Man Ray e outros.

O ENCONTRO COM A FOTOGRAFIA

Muito cedo, a colagem se cruzou com outro novo meio: com a fotografia. Os artistas usariam as imagens impressas nos jornais para criar novas composições com rostos humanos, um assunto particularmente popular.

Exemplo de colagem na fotografia

*Hannah Höch — 1919

Criar composições em estilo de colagem a partir de fotos é chamado de “fotomontagem”. Esta é uma evolução do método original e dispensou a tela e a tinta. Colagens de fotos tradicionalmente consistiam em impressões remontadas – combinadas de forma eficaz, é possível construir mundos totalmente novos a partir das imagens. Mas a colagem de fotos é particularmente boa para criar composições que não são fisicamente possíveis: sobrepor elementos próximos e distantes, criar ângulos impossíveis ou reorganizar objetos em uma imagem para efeitos surreais.

UM DIFERENCIAL NA ERA DA FOTOGRAFIA DIGITAL

Hoje, estamos tirando mais fotos do que em qualquer outro momento da história; e muitos fotógrafos estão se perguntando como diferenciar seu trabalho do de seus colegas. A fotografia já não é mais sobre a habilidade de tirar fotos tecnicamente perfeitas – mas em como as imagens são combinadas para contar uma história.

Esta pergunta está inspirando muitos fotógrafos a experimentar novas maneiras de fazer suas fotos. Uma das tendências mais divertidas é o renascimento da colagem como uma forma de romper com as representações excessivamente realistas da fotografia digital.

Hannah Höch. German, 1889-1978 Cut with the Kitchen Knife through the Last Weimar Beer-Belly Cultural Epoch in Germany (Schnitt mit dem Küchenmesser durch die letzte Weimarer Bierbauchkulturepoche Deutschlands). 1919-1920 Photomontage and collage with watercolor, 44 7/8 x 35 7/16” (114 x 90 cm) Staatliche Museen zu Berlin, Nationalgalerie  © 2006 Bildarchiv Preussischer Kulturbesitz, Berlin,  © 2006 Hannah Höch / Artists Rights Society (ARS), New York / VG Bild-Kunst, Bonn, photo: Jörg P. Anders, Berlin

Por Alejandro Roberto Torrontegui

Isso ajuda que as colagens se tornem muito mais fáceis de criar: no mundo digital, você não precisa mais cortar fisicamente uma foto e colar tiras de papel – ferramentas como o Photoshop permitem que você faça isso digitalmente e com a capacidade de desfazer um erro com um clique. Isso significa que as colagens modernas parecem bem diferentes do que pareciam no início do século XX, mas, no entanto, ecoam seu espírito por serem interpretações abstratas da realidade destinadas a desafiar o espectador. Um fotógrafo também pode pular completamente o corte e imitar o visual através de uma composição inteligente. Alguns adicionam camadas às suas fotos fotografando reflexos ou incluindo impressões de fotos no quadro. A dupla exposição, um remanescente da fotografia analógica, também está voltando em fotos de temas de colagem.

Por Julien Jacob

Em seu ensaio histórico “A Obra de Arte na Era da Reprodução Mecânica”, Walter Benjamin apontou a diferença entre pintores e fotógrafos da seguinte forma: “O pintor mantém em seu trabalho uma distância natural da realidade, o fotógrafo penetra profundamente em sua teia”. Ele estava ciente de que a fotografia era muito mais imediata do que a pintura e se comunicava muito mais diretamente com seu público. A história da colagem sugere que a representação hiper-real das fotos pode ser dividida cortando e colando as imagens – uma técnica pictórica para criar arte na era digital.

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