As Melhores Fotos de Gestantes – 24 Dicas Para Criar Um Ensaio Inesquecível!

por | ago 21, 2017 | Fotografia, Fotografia de Gestante

Recentemente um seguidor nos pediu dicas sobre fotografia de gestante. Começamos a anotar algumas ideias e então decidimos colocar tudo em um só artigo. As fotografias de gestante são um dos nossos temas favoritos, ainda mais agora que estamos grávidos.

DOWNLOAD: QUE TAL BAIXAR AGORA O E-BOOK GRATUITO: GUIA DE FOTOGRAFIA DE GESTANTES?

Ao longo dos anos, vimos todo tipo de fotografia de gestante e aprendemos muito sobre “o que não fazer” em uma sessão, mas saiba que um ensaio de gestante pode ser muito bonito. É um momento único na vida da família que envolve muita mudança e muita emoção… e tudo isso deve ser documentado. Também é um momento maravilhoso para conhecer os pais antes da sessão de fotos do futuro recém-nascido.

1. POSES

Fotografar uma gestante é uma experiência sublime e deve estar no topo da sua lista de objetivos como fotógrafo.

Existem todos os tipos de pose, o que significa que há inúmeras maneiras de se fotografar uma gestante. Selecionamos aqui algumas poses e ângulos para você fotografar a grávida (e o papai).

fotos de gestantes, pose, familia, criança

2. MÃOS NA BARRIGA

É muito natural que a gestante queira tocar e segurar sua barriga, isso realmente chama a atenção para a barriga e é uma ótima forma da gestante ter um lugar para colocar suas mãos. Mas não fique apenas na pose da gestante com as mãos na barriga, teste a posição das mãos o máximo possível. Experimente as mãos nos quadris, nos bolsos, segurando flores ou até mesmo tocando seu cabelo.

fotos de gestantes, pose, mãos na barriga

3. FOTOGRAFE DO ALTO

Seja criativo! Fotografe a gestante do alto de um banco ou de cima de um muro, por exemplo. Fotografar do alto é um ótimo recurso para valorizar a gestante e para mostrar uma barriga maior. Fotografar do alto pode “emagrecer” a gestante (exceto a barriga) que pode ter engordado um pouco durante a gravidez. Ela vai ficar feliz por isso!

fotos de gestantes, fotografe do alto

4. MANTENHA A NATURALIDADE NAS POSES

Quando a gestante olhar para baixo, para a sua barriga, observe se ela não está fazendo uma pose forçada criando um queixo duplo. Não se esqueça de fazer um close dos olhos e do sorriso, todo mundo ama uma fotografia clássica assim. Varie a intensidade do sorriso, o pai pode ser um ótimo aliado do fotógrafo, fazendo piadas, dançando, conversando e fazendo a grávida sorrir intensamente.

fotos de gestantes ao ar livre, naturalidade

5. FAÇA CLOSES

Uma dica divertida para fotografar casais é “espremer todo o ar” existente entre eles. Peça que se abracem forte e que se toquem o máximo possível (hummm, mas peça que  mantenham um contato apropriado, risos!). Faça cliques de corpo inteiro, meio corpo e closes dos dois juntos… mesmo sem mostrar a barriga. Carregar a gestante no colo pode funcionar bem na sessão e se a barriga ficar na frente, fará com que eles (e você!) sorriam bastante.

fotos de gestantes, closes, flores

6. FOTOGRAFE A GRÁVIDA DE PERFIL

Valorize a barriga da grávida. Isso pode depender do que ela está vestindo, mas tente sempre mostrar as curvas da barriga. Fotografar a gestante de perfil é, obviamente, a pose mais comum para uma sessão de fotografias de gestante, mas ela não precisa estar completamente virada para o lado, ângulos de 45°podem funcionar muito bem também.

fotos de gestantes, perfil

7. PREZE POR POSES MAIS RELAXADAS

Quando a gestante estiver em pé, peça para ela dobrar um pouco o joelho ou para movimentar o quadril de um lado para o outro, evite que ela permaneça em uma pose estática e sem movimento.

fotos de gestantes ao ar livre, casal

8. COMPOSIÇÃO

Uma das coisas que mais amamos na fotografia de gestante, são as possibilidades criativas que ela oferece. Uma sessão fotográfica com uma gestante, é um ótimo momento para testar todas as possibilidades de composição, cor, ângulo, enquadramento. É, sem dúvidas, uma experiência fotográfica riquíssima.

Ainda mais se você estiver dirigindo apenas dois adultos, diferente de quando fotografamos crianças e bebês que somos forçados a parar de fotografar o tempo todo para cuidar das crianças, para compor uma fotografia mais interessante, para pensar no local, para diverti-las, fazer tudo isso ao mesmo tempo dificulta todo o processo fotográfico. Mas quando fotografamos um casal adulto, eles nos ajudam o tempo inteiro e entendem facilmente as nossas orientações.

DOWNLOAD: QUE TAL BAIXAR AGORA O E-BOOK GRATUITO: GUIA DE FOTOGRAFIA DE GESTANTES?

Uma ótima dica é planejar a sessão antes que ela aconteça e anotar as coisas que você gostaria de experimentar.

Imprima fotos com as poses que você deseja que a grávida coloque em prática durante a sessão e vá mostrando para ela. Peça que ela leve flores, balões, livros ou instrumentos musicais (se ela ou o papai souberem tocar, rendem ótimas fotografias).

fotos de gestantes, composição

9. EMOÇÃO

Converse com a mãe ou com o casal antes da sessão e explique como tudo vai funcionar e o que eles devem esperar do ensaio. A maioria das pessoas ficam tímidas em frente à uma câmera, tranquilizá-los é muito importante e uma grande oportunidade de conhece-los melhor e até planejar as futuras fotografias de seu recém-nascido. Converse sobre o momento que estão vivendo e sobre as emoções que estão experimentando e peça para que transmitam esses sentimentos durante a sessão. Quando eles realmente começam a pensar na emoção que é a chegada de um novo bebê, eles podem transmiti-la em seus rostos e linguagem corporal. Use todo esse sentimento a seu favor.

fotos de gestantes, casal, emoção

10. LENTES

Acreditamos que você pode criar belas fotos de uma gestante utilizando qualquer lente. Nós costumamos usar uma 85mm e uma 50mm. As lentes mais longas também podem funcionar muito bem. Agora se você for usar uma lente super grande angular, apenas tenha cuidado com a distorção, a última coisa que você precisa é fazer a mãe parecer maior do que ela está, né? Mas a grande angular pode ser uma ótima aliada e proporcionar enquadramentos diferenciados.

fotos de gestantes, ao ar livre, lentes

11. LOCAÇÕES

As opções são infinitas. Um parque, uma rua, um museu, um edifício, um cenário urbano, a casa dos clientes. Este é um ótimo momento para usar o sol como backlighting (obviamente nossa paixão).

DOWNLOAD: QUE TAL BAIXAR AGORA O E-BOOK GRATUITO: GUIA DE FOTOGRAFIA DE GESTANTES?

Mas antes de decidir, pergunte para a grávida o que eles esperam e o que querem para a sessão fotográfica – cores vivas e diversão, uma fotografia mais natural em um parque ou uma sessão lifestyle em casa? Não se esqueça que você estará fotografando uma mãe que está começando a se sentir desconfortável. Por favor, mantenha a saúde da grávida como prioridade, certifique-se de que você não a fará caminhar demais ou subir um morro ou correr o risco de escorregar em pedras de cascalho. Todo o cuidado é pouco!

fotos de gestantes ao ar livre, silhueta

12. FIGURINO

O que eu devo vestir? Esta é a pergunta que mais recebemos quando conversamos com a mãe antes da sessão e é uma ótima pergunta. Nós sempre respondemos “não use nada que esconda a barriga, nós precisamos mostrar a sua barriga!”. Nós sempre levamos dois figurinos e eles também trazem roupas para que possamos ajudá-los a escolher. Tenha em mente uma locação que possua um lugar para que eles troquem de roupa. As roupas bem justas são geralmente a melhor aposta para uma sessão de fotos com uma gestante, pois valoriza a barriga. Se a mãe estiver usando um vestido muito solto, você também pode aproveitá-lo, mas você vai precisar que ela segure-o perto da barriga para mostrar uma barriga bem definida ou tente colocá-la em um lugar com muito vento, se for possível.

A roupa utilizada também pode depender da locação escolhida e do tipo de sessão. Se você estiver em um lugar urbano, talvez botas e roupas com cores vibrantes podem ser a melhor opção. Se for uma sessão mais natural, você pode optar por tons neutros e roupas mais casuais. Este é um momento divertido para se complementar com joias, cachecóis ou sapatos diferentes. Peça ao novo pai que ele utilize uma roupa confortável e que combine com as roupas da gestante, assim como você faria em uma sessão comum de família ou casal.

fotos de gestantes, figurino

13. QUANDO

Quando as sessões de maternidade devem ocorrer? Mais uma vez, queremos “ver a barrigona”, então isso vai depender de cada grávida. Normalmente, nós recomendamos que a sessão seja feita no início do último trimestre ou antes de 35 semanas. Uma vez que as mamães alcançam esse período, as coisas começam a ficar desconfortáveis – subir e descer escadas fica difícil e é difícil a grávida se sentir “bonita”. Se você já esteve grávida antes, tente refletir e se lembrar da sua época.

Se você fizer a sessão muito cedo na gravidez, talvez você não consiga mostrar que a mulher está grávida. A melhor coisa a fazer então é ir acompanhando a gestante e o tamanho da barriga e então decidir quando é o momento certo.

Certifique-se também de que não haja complicações, como o risco de parto prematuro, limitações físicas, possibilidade de deslocamento da placenta ou se a mãe não está esperando gêmeos. Se a gestante encaixar em um desses casos, você provavelmente vai precisar agendar sua sessão para o início do 2º trimestre.

fotos de gestantes ao ar livre, mar

14. FAMÍLIA

As sessões de maternidade familiar podem ser incríveis, mas também podem ser muito complicadas. Se os irmãos mais velhos ainda são muito jovens, pode ser estressante levá-los para a sessão. Mas lembre-se de que a mãe não precisa ficar perseguindo-os por toda parte, você e o pai podem ajudá-la. Mantenha a gestante sempre leve e com bom humor.

Tente obter algumas fotografias “clássicas” como você normalmente faria, mas faça o seu melhor para se concentrar na interação entre os membros da família. A direção assume uma vida própria quando você adiciona crianças entre o casal. Mas apenas lembre-se de manter a atenção na gestante o máximo possível, tornando o momento gostoso e descontraído.

fotos de gestantes, familia

15. ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

Os animais de estimação podem ser ótimas companhias em uma sessão fotográfica com uma gestante. Muitos casais querem incluir seus animais de estimação na sessão e os resultados sempre são excelentes. Fotos de gestante com seus bichinhos de estimação dão um ar descontraído ao ensaio. Mas escolha sua locação com sabedoria ao trabalhar com animais.

fotos de gestantes, animais de estimacao

16. ACESSÓRIOS

Nunca fomos muito adeptos de fotografias com acessórios, mas eles podem ser muito populares nas sessões de maternidade. Às vezes (em nossa opinião) há uma linha tênue entre algo que é fofo e algo que é brega. Seja direto com seus clientes sobre o seu estilo e mostre suas antigas fotografias de maternidade. Se a nova mãe quiser usar acessórios ou uma ideia que eles viram na internet durante a sessão, permita, mas pondere caso seja uma escolha “brega”. Faça o máximo possível para manter o seu estilo fotográfico, a comunicação entre vocês é muito importante nesse momento.

fotos de gestantes, acessórios

17. AUTORRETRATO

Se VOCÊ, fotógrafa, está grávida (parabéns!!), então considere documentar sua própria gravidez. Configurar a câmera, usando um temporizador e um controle remoto ou mesmo o espelho do banheiro, são algumas maneiras de fazer autorretratos.

E a sua própria visão da sua barriga!? Você pode testar vários ângulos e expressar seus sentimentos sobre esse momento único na vida de uma mulher, mas não se esqueça de agendar uma sessão com outro fotógrafo para ter imagens com a sua família.

fotos de gestantes, autorretrato

18. ESQUEÇA O FLASH

Se você usar o flash durante a sessão, sua fotografia corre o risco de ficar completamente sem emoção e sem identidade.

O mais aconselhado é a luz natural, sempre. Para obter uma excelente luz natural, fique na frente de uma porta ou de uma janela aberta. Se você está fotografando gestantes ao ar livre, evite o sol do meio-dia. Os melhores momentos para uma sessão fotográfica é no início da manhã ou uma ou duas horas antes do sol se pôr, quando há aquela luz dourada, bronzeada, que dá destaque aos cabelos.

fotos de gestantes ao ar livre

19. PENSE NO PLANO DE FUNDO

Pense no cenário que quer para a sua sessão. Ao escolher a locação, evite fotografar em um fundo como uma sala bagunçada – ou pior, como um banheiro sujo. Pense em cada detalhe, pense em fundos sólidos ou coloque alguns lençóis brancos (passados) na parede e – voilá – você tem um cenário de estúdio instantâneo. Ou mude as coisas de lugar e deixe o fundo bem limpo. Escolha um local tranquilo em um quintal bonito, em um parque ou em uma praia perto de você.

fotos de gestantes ao ar livre, plano de fundo

20. FAÇA SILHUETAS

Há tanta beleza nas formas do corpo de uma mulher grávida e a silhueta valoriza todas essas curvas e beleza natural. Procure por um fundo limpo, simples, mas dramático, como a praia, de modo que a mãe realmente tenha destaque. Lembrando que você vai precisar de uma backlighting para criar a silhueta.

fotos de gestantes ao ar livre, silhueta

21. SAIA DO ESTÚDIO, FAÇA FOTOS DE GESTANTES AO AR LIVRE

Muitas sessões de maternidade são feitas em estúdio. Compreendemos os motivos por trás disso. As fotografias feitas em estúdio são ótimas pela privacidade e pela facilidade, não podemos negar isso, principalmente se for um ensaio de nu artístico, por exemplo. Mas um ensaio ao ar livre é muito diferente. Mostrar toda a beleza natural de uma mulher, que está prestes a trazer uma nova vida ao mundo, fotografando-a ao ar livre é simplesmente mágico.

fotos de gestantes ao ar livre, campo

22. ELOGIE A GESTANTE

As mulheres geralmente não se sentem muito bonitas quando estão grávidas. Mas só porque uma mãe não se sente sexy, isso não significa que ela não está sexy. Faça ela se sentir bonita. Tire essa beleza dela. Uma boa maneira de fazer isso é conversando durante a sessão. Você pode dizer coisas como: “Assim está lindo!”, “Sim, perfeito!”, “Ah, isso está maravilhoso.”, “A gravidez te fez muito bem! Você está linda!” Isso realmente funciona! Mas atenção, se você é um fotógrafo do sexo masculino, você precisa ter cuidado com o que você diz para não deixá-la sem graça ou causar ciúmes em seu marido. Nesse caso, seja cuidadoso e verdadeiro. O sucesso desta dica dependerá da sua personalidade, mas você pode ajudá-la a se sentir bem. Se ela se sentir bonita, ela ficará muito melhor nas fotografias. É simples assim.

fotos de gestantes, banheira

23. VALORIZE O CASAL

Felizmente, um novo bebê está chegando na família. Nós sempre tentamos incluir fotografias que destacam o relacionamento entre mãe e pai, porque trazer uma criança para o mundo com alguém é, sem dúvida, a demonstração do amor em sua forma mais pura.

fotos de gestantes, casal

24. CONCLUSÕES FINAIS

Então, agora você já sabe o que fazer para melhorar suas fotos de gestante. Tenha em mente que a maioria dos novos pais preferem não ter um milhão de imagens da gestação e é por isso que aconselhamos que você adapte seus pacotes e seus preços para atendê-los.

Atualmente, existem as mini-sessões de maternidade como uma  ótima opção e com um excelente custo-benefício. Se você está construindo seu portfólio, você pode oferecer uma mini-sessão maternidade de cortesia quando os clientes te contratarem para fotografar seu recém-nascido.

DOWNLOAD: QUE TAL BAIXAR AGORA O E-BOOK GRATUITO: GUIA DE FOTOGRAFIA DE GESTANTES?

Esperamos que nossas dicas possam te ajudar em sua próxima sessão de fotos de gestante. Compartilhe com a gente seus cliques em nossa Comunidade • O Casal da Foto no Facebook.

E por diversão, aqui estamos nós de 24 semanas!

fotos de gestantes ao ar livre Charles e Lígia Tôrres

Um beijo do casal!

28 Comentários

  1. SUELI SANTOS

    Muito legal essas dicas! Muito lindo o Trio da Foto! rsrsrs

    Responder
    • O Casal da Foto

      Ei Sueli, que bom que gostou! 🙂 Obrigado pelo carinho, um bom nome agora seria A Família da Foto, risos. Forte abraço!

      Responder
  2. Dayane Simas

    Que lindo! Amei o artigo. Dicas simples e praticas que ajudarão a criar um diferencial? Obrigada Casal! Parabens pelo baby? bjs!

    Responder
    • O Casal da Foto

      Opa, que bom que gostou, Dayane! 🙂 Depois nos mostre os resultados quando colocar em prática. Obrigado pelos parabéns! Um grande abraço!

      Responder
  3. Lidi Nicolau

    Super dicas, vou imprimir e guardar em minha pastinha!!! #MeuCasalPredileto

    Responder
    • O Casal da Foto

      Que bom que gostou, Lidi! 🙂 Um grande abraço pra você! Tudo de bom!

      Responder
  4. carol

    fofineos demais, vocês!!!
    Adorei as dicas, e achei fofo o tom autobiográfico do texto!

    Responder
    • O Casal da Foto

      Obrigado, Carol!! 🙂

      Responder
  5. midian viana

    Olá! Adorei a dica, vcs são ótimos! E parabéns, que Deus abençoe a gestação. Tenho certeza que vcs vão fazer lindas fotos para nos inspirar!!
    Bjus

    Responder
    • O Casal da Foto

      Ei Midian, muito obrigado pelo carinho! 🙂 Vamos sim, daqui a pouco chega a nossa vez de fazer o nosso ensaio de gestante, está quase na época. Vamos compartilhar com vocês, pode deixar! Um grande abraço! ?

      Responder
  6. Márcia Cabral

    Parabéns Charles e Lygia , adorei as dicas e reflexões. Também gostei demais de fotografar gestantes.. Então, bora caminhar !

    Responder
    • O Casal da Foto

      Obrigado, Márcia! Que bom que gostou, ficamos felizes em saber. Um grande abraço, tudo de bom! ?

      Responder
  7. Carla antunes

    Super ameiiii
    Este fim de semana já irei colocar em prática ❤❤
    Lígia esta linda grávida

    Responder
    • O Casal da Foto

      Opa, que coisa boa, Carla! Depois queremos ver os resultados da sua prática. Um grande abraço e obrigado pelo carinho! ?

      Responder
  8. Fátima Leite

    Que barriga linda! E que foto sensacional… simples e conta tudo sobre vocês… O amor, carinho, a harmonia, a expectativa do casal e o relacionamento interpessoal. Já sou tiete! rsrsrsrs

    Responder
    • O Casal da Foto

      Ei Fátima, que bom que gostou do artigo e da barriguda, risos! Obrigado pelo carinho, amamos seu comentário! Um grande abraço! 🙂

      Responder
  9. Ellen Gonçalves

    Amoooo as dicas que vcs sempre compartilham.
    E parabéns pela gravidez. Estão lindos?

    Responder
    • O Casal da Foto

      Obrigado por apreciar, Ellen, conte com a gente! Um grande abraço e obrigado pelo carinho! Um grande abraço! 🙂

      Responder
  10. Rafael

    Ameiiiii!! Tenho 12 anos e vou fazer um book de gestante, gostei muito do artigo e do 2° workshop que teve.

    Responder
    • O Casal da Foto

      Obrigado, Rafael, ficamos felizes com o seu comentário. Obrigado por nos acompanhar, depois mostra pra gente os resultados do seu ensaio, viu? Um grande abraço! 🙂

      Responder
  11. josé carlos

    Excelentes dicas.
    Obrigado ao casal.

    Responder
    • O Casal da Foto

      Olá José, nós que te agradecemos por apreciar! 🙂 Grande abraço!

      Responder
  12. Jane Velloso

    Muito obrigada pelas excelentes dicas, bastante úteis e bem didáticas, parabéns, colocarei em prática.

    Responder
    • O Casal da Foto

      Que bom que gostou, Jane! Conte com a gente! Um grande abraço! 🙂

      Responder
  13. JONATHAN MOREIRA

    Ótimas dicas, minha esposa está grávida e com certeza vamos utilizar essas dicas. Como gosto muito de fotografia vou colocar tdo que tenho aprendido com vcs em prática!

    Responder
    • O Casal da Foto

      Jonathan, obrigado pelo comentário e por nos acompanhar! Depois mostra pra gente os resultados para gente, viu? Um grande abraço! 🙂

      Responder
  14. UMAITA MATOS DA LUZ

    dicas valiosas, espero que o bebe esteja trazendo muitas alegrias, deixando vocês loucos com a bagunça rs, isso e sinal de muita saúde assim como a minha faz sempre! forte abraço, um forte abraço já virei seguidor!

    Responder
  15. Tatiana

    Gente, adorei a matéria! Me ajudou muito. Obrigada e sucesso.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Panning: Como fazer fotografia em movimento
    2018-05-25
  • A Metodologia dos Caçadores de Imagens
    2018-03-22
  • Como estudar fotografia?
    2018-03-17
  • Fotografia: como começar?
    2018-03-15
  • 54 Motivos para ser um fotógrafo!
    2018-03-10
  • Como não enlouquecer com TANTOS arquivos fotográficos!?!?!?
    2018-02-15
  • Carnaval para Fotógrafos!
    2018-02-12
  • Brownie: a primeira câmera para crianças
    2018-01-14
  • cameras antigas como fotografar cameras analógicas
    Como fotografar: Câmeras Analógicas
    2017-12-29
  • Qual o seu propósito com a fotografia?
    2017-10-30
  • Fotografia: Quanto Cobrar?
    2017-10-11
  • 300 Frases Inspiradoras Sobre Fotografia
    2017-10-03
O Casal

O Casal

Ela é de Brasília. Ele, de Belo Horizonte. Ela tem formação artística baseada em pintura e literatura. Ele já foi criado na música e no cinema. Ela gosta de MPB. Ele gosta de Jazz. Mas foi na fotografia que ambos se encontraram.

Especialistas em docência fotográfica, colecionam 14 anos de experiência em ensino artístico. Juntos são O Casal da Foto, uma dupla inseparável, ávidos por ensinar tudo o que aprenderam ao longo de suas carreiras e transformar a forma de se lecionar e aprender fotografia.

Dicas de Fotografia no Youtube

EBOOK GRÁTIS SOBRE A CARREIRA DE FOTÓGRAFO

Sua inscrição foi realizada. Por favor confirme sua inscrição no email que enviaremos em alguns minutos!