Dicas Essenciais de Cortes para Retrato, Valorize sua Modelo

por | maio 24, 2017 | Fotografia

Olá! Hoje temos uma vídeo curto mas muito interessante sobre cortes em retratos. Este vídeo faz parte do nosso canal no youtube – O casal da foto.

Para ajudar a acompanhar o vídeo transcrevemos aqui o conteúdo que foi abordado. Qualquer dúvida ou sugestão fale nos comentários! Bons estudos fotográficos!

TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO:

Olá, estou aqui hoje na zona sul de belo horizonte no belvedere. Reparem que vista maravilhosa que nós temos aqui hoje pra vocês. Hoje vou falar sobre cortes. Corte é um assunto é essencial para o todo bom fotógrafo.

Um bom corte fotográfico valoriza sua imagem assim como um corte errado torna sua imagem duvidosa. Lembrando que corte pessoal não é cortar o modelo com a faca não hein. Estou me referindo aqui as áreas que você decide não mostrar em sua imagem. É importante frisar que um bom corte fotográfico pode valorizar e enriquecer a sua imagem assim como um corte errado pode se desvalorizar e tornar sua imagem duvidosa.

corte em retratos

Então gente atentem-se as regras e levem sempre com vocês essa imagem que estou disponibilizando aí com cortes certos e os cortes errados, os toques certos estão marcados na imagem com a cor verde e os cortes errados estão marcados com a cor vermelha.

corte em retratos tabela de cortes dicas

Mas pra cada um desses cortes existem algumas regrinhas, algumas exceções, algumas situações que devem ser aplicados ou não eu vou falar com vocês hoje sobre isso. Pra isso eu convidei a modelo Ana Campagner, ela está aqui linda e loura, belíssima… e a gente vai mostrar pra vocês como devem ser feitos esses cortes.

Antes de falarmos sobre as regras dos cortes fotográficos é importante que vocês tenham em mente internalizem a diferença entre o close fotográfico e o super close.

O close fotográfico ele ocupa entre 50% da cena até 80% ok? Estou mostrando para vocês ai na imagem da uma fotografia da Ana ocupando entre 50% e 80% da cena, percebam essa diferença. Já no superclose o seu motivo fotográfico vai ocupar entre 80% e 100% do quadro fotográfico.

corte em retratos close

corte em retratos super close

Então vamos as regras, a primeira regra que vocês precisam ter em mente quando forem fotografar uma modelo ou um modelo é que em fotografias de close ou super close é permitido o corte na altura da cabeça.

Então vamos considerar que eu vou fazer um retrato da ana e vou cortar sim popoca no rosto dela e vou cortar um pedacinho da peça testa. Isto é permitido e está correto. O que não pode acontecer é você fazer um uma fotografia de corpo inteiro da Ana e cortar o topo da cabeça. Isso não é agradável e não é harmonico.

Se a sua modelo estiver usando um top, um sutiã ou uma blusa tomara-que-caia nós não aconselhamos que você corte acima desse top, ok? Porque? Porque você pode causar uma impressão que a sua modelo está nua.

Se a sua modelo por uma pessoa mais tradicional ou o ensaio não haver esta pegada mais sensual você pode causar um constrangimento para o seu cliente. Então a gente não aconselha esse tipo de corte a não ser que você peça previamente para sua modelo que ela permita esse corte logo acima do seio.

Outra regra que os fotógrafos não dão tanta importância à questão das áreas de respiro. Então sempre pense nas áreas de respiro do mesmo tamanho, se você deixou a área respiro aqui em cima da cabeça da sua modelo há mais ou menos desse tanto, deixe as laterais também o mesmo tanto, a mesma distância.

Em trabalhos comerciais nós não aconselhamos o corte em cima da orelha, em cima da sombrancelha ou em cima dos olhos. Mas vocês podem utilizar esses cortes em fotografias autorais ou mesmo aqueles clientes que permitem e pedem algo mais artístico.

Você fazendo o corte na sobrancelha pode conseguir um efeito diferente com a sua o modelo você pode causar uma sensação de proximidade do seu espectador com sua modelo.

Voltando agora para a primeira imagem do início do vídeo você podem reparar que tem um corte vermelho na região do antebraço, um corte que não é aconselhado, mas aqui tem uma exceção para esta regra. Essa exceção acontece quando a modelo faz uma pose em que os braços estão voltando para dentro do quadro. E não fica ruim, tá? Não fica desagradável, muito pelo contrário, fica muito bonito e valoriza a sua modelo.

corte em retratos

Nunca corte extremo perto de extremo, ou seja, o final da foto próximo muito aqui do final do vestido da sua modelo. Não causa um efeito visual muito bacana. Aproveitando aquele conceito de close e superclose, cortes em cima da clavícula são permitidos no caso de close, ou seja, aquelas fotografia em que o seu modelo ou o seu motivo fotográfico ocupam entre 50% e 80% da cena.

corte em retratos

Outro detalhe importantíssimo que você não deve se esquecer é que cortes em cima ou próximo às articulações podem causar uma sensação que sua modelo ou modelo estão decepados, ou seja, estão sem partes dos seus membros. Então nunca corte próximo ao cotovelo, próximo do joelho, tornozelo, orelha… ok?

Para finalizar, caso você se esqueça de todas as regras citadas aqui lembre-se apenas da básica, nunca corte acima das articulações. Agradeço em especial a Ana Campagner que nos auxiliou aqui com as poses e expressões belíssimas. Obrigada e boas fotos!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • ensaio fotografico familia capa
    36 dicas para Ensaio Fotográfico de Família!
    2018-07-27
  • Capa Melhores Fotos Ensaio Fotografia Newborn
    Fotografia Newborn - 48 Dicas para um Ensaio Inesquecível
    2018-07-27
  • 102 dicas de fotografia de casamento
    As Melhores Fotografias de Casamento - 102 Dicas Para um Casamento Incrível!
    2018-07-23
  • Panning: Como fazer fotografia em movimento
    2018-05-25
  • A Metodologia dos Caçadores de Imagens
    2018-03-22
  • Como estudar fotografia?
    2018-03-17
  • Fotografia: como começar?
    2018-03-15
  • 54 Motivos para ser um fotógrafo!
    2018-03-10
  • Como não enlouquecer com TANTOS arquivos fotográficos!?!?!?
    2018-02-15
  • Carnaval para Fotógrafos!
    2018-02-12
  • Brownie: a primeira câmera para crianças
    2018-01-14
  • cameras antigas como fotografar cameras analógicas
    Como fotografar: Câmeras Analógicas
    2017-12-29

O Casal

O Casal

Ela é de Brasília. Ele, de Belo Horizonte. Ela tem formação artística baseada em pintura e literatura. Ele já foi criado na música e no cinema. Ela gosta de MPB. Ele gosta de Jazz. Mas foi na fotografia que ambos se encontraram.

Especialistas em docência fotográfica, colecionam 14 anos de experiência em ensino artístico. Juntos são O Casal da Foto, uma dupla inseparável, ávidos por ensinar tudo o que aprenderam ao longo de suas carreiras e transformar a forma de se lecionar e aprender fotografia.

Dicas de Fotografia no Youtube

EBOOK GRÁTIS SOBRE A CARREIRA DE FOTÓGRAFO

Sua inscrição foi realizada. Por favor confirme sua inscrição no email que enviaremos em alguns minutos!