Como fotografar: Câmeras Analógicas

por | dez 29, 2017 | Equipamentos, Fotografia

Começando a Fotografar com Câmeras Antigas (Analógicas)

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre as antigas mas queridas câmeras analógicas! Explicamos como fotografar usando uma câmera de filme, as vantagens deste equipamento clássico e sugerimos diversos modelos que são ótimos para quem quer começar!

O artigo de hoje foi baseado em nosso vídeo  Começando a Fotografar com Câmeras Antigas que você pode ver aqui embaixo ou no canal do O Casal da Foto no youtube.

Muitas pessoas desistem de estudar fotografia em função do alto custo inicial dos equipamentos. Uma alternativa para isso e o investimento em câmeras analógicas. As antigas câmeras analógicas, podem ser uma alternativa para quem está começando a estudar fotografia porque enquanto uma câmera fotográfica digital nova ela começa ali o preço dela na faixa de 2 mil reais, 2 mil e quinhentos reais uma câmara fotográfica analógica começa em 150 reais, uma câmera usada logicamente. Para quem não sabe as câmeras analógicas são aquelas câmaras que pequeneza um filme fotográfico, como este filme aqui. Esse tipo de câmera foi muito utilizado até o final da década de 90 mas até hoje muito fotógrafo dá preferência à câmera analógica.

Existem vários tipos de câmera analógica. Existem as câmaras de lente fixa como essa aqui. Reparem que essa câmara não troca de lente, é uma Olimpus Pen fabricada em 1961, e está em pleno funcionamento.

câmeras antigas olympus pen

E existem também as câmeras analógicas de lente intercambiável como essa aqui. Repare que eu posso tirar a lente dela e colocar uma outra lente. Isso possibilita ao fotógrafo ter uma vasta gama de equipamentos no seu trabalho.

câmeras antigas nikon EF

Se ele quiser por exemplo trabalhar com o retrato, existem as leis específicas para retrato. Se ele gosta de fotografar paisagem, existem as lentes específicas para fotografar paisagem.

Para se colocar o filme fotográfico na câmera é muito fácil. Basta abrir a tampa traseira da câmera, colocar o filme no lado esquerdo puxar a lingueta da película para o lado direito e encaixar essa película na bobina que fica do lado direito da câmera.

Como fotografar usando câmeras antigas

Feito isso você puxar a bobina da câmera duas vezes e fecha a tampa traseira. Fotografia analógica é também muito interessante porque permite ao fotógrafo analisar mais o seu motivo fotográfico antes de fazer o clique. O filme fotográfico vem com no máximo 36 poses ou seja, 36 fotografias disponíveis. Isso faz com que a fotografia analógica se torne ainda mais interessante pois faz o fotógrafo pensar mais sobre a sua fotografia antes de clicar. Outro aspecto interessante da fotografia analógica são as cores que os filmes fotográficos proporcionam. As texturas são mais únicas e temos um resultado final vintage. Apesar de ser uma forma antiga de se fotografar o fato não impede que você faça trabalhos profissionais com sua câmera, ensaios, truques e até mesmo casamentos.

Aliás esse tem sido um diferencial de muitos fotógrafos, principalmente no exterior, por ainda trabalhar no mercado profissional com fotografia analógica. Esse tipo de fotografia é ideal para você que está começando e não pode investir caro ainda em equipamentos digitais e é ideal também para você que já trabalha com fotografia e está buscando a sua identidade como fotógrafo.

Vale dizer também que a fotografia analógica evoluiu ao longo de 150 anos enquanto a fotografia digital está no mercado há apenas 20 anos. Faz parte do processo da fotografia analógica a vivência da ampliação. Mas isso vai ser um assunto para outro vídeo.

Sugestões de Câmeras Analógicas

Então, deu vontade de tirar suas câmeras antigas da gaveta e criar belas fotografias analógicas? Se você não tem nenhum modelo de câmera analógica temos ótimas sugestões para você começar. São modelos de ótima qualidade e que normalmente são encontradas a preços super acessíveis na internet.

Nossas sugestões são: Nikon FE, Nikon FM, Nikon FM2, Nikon FM10, Nikkormat FT2, Pentax K1000, Pentax Spotmatic, Canon AE-1, Canon TX, Canon A2/A2e, Canonet, Olympus Pen, Olympus Trip, Yashica Electro 35GS, Zenit DF300, Praktica MTL3, Praktica MTL5, Zorki-C, Zorki 4K.

melhores cameras analogicas

Se quiser saber  mais sobre qual é melhor câmera para iniciantes ou os mais diversos modelos de câmeras digitais e outros formatos veja nosso artigo Qual Câmera Comprar.

Somos apaixonados pela fotografia analógica. Se você tem interesse em se enveredar por esse mundo mas não sabe por onde começar, escreva nos comentários abaixo quais são as suas dúvidas que gente vai ter o prazer em lhe ajudar. Essa foi mais uma dica do casal para você, se você gostou do vídeo compartilhe com seus amigos.

6 Comentários

  1. André Uchôa

    Parabéns pelo artigo. Vivi momentos maravolhos com uma Vivitar v2000 equipada com uma lente 35-70mm e uma 70-210mm. Foi naquela pequenina que aprendi a ser fotógrafo.

    Responder
    • O Casal da Foto

      Olá André! Obrigado pelos elogios! Também somos fãs incondicionais das nossas queridas câmeras analógicas! A Vivitar apesar de menos conhecida é uma câmera ótima né? Um grande abraço! 🙂

      Responder
  2. sara

    Oi!
    Queria saber se eu posso trocar a objetiva da minha câmera analógica sem perder o filme. Obrigada!

    Responder
    • O Casal da Foto

      Olá Sara! Tudo bem? Você pode trocar sim, normalmente o obturador da câmera e o espelho ficam fechados, impedindo a passagem de luz. Qual o modelo da sua câmera analógica?

      Abraços!!! 🙂

      Responder
  3. Nathan Jónatha

    Olá. Gostei da postagem. Ganhei uma GBF-210 GUEST. Tem algumas dicas para mim?

    Responder
    • O Casal da Foto

      Olá Nathan! Obrigado pelos elogios!

      A Guest GBF-201 é uma câmera mais simples, do tipo “point and shoot” né?
      É uma câmera bacana, bem simples de manusear, praticamente toda automática. Você só precisa tomar cuidado na hora de encaixar bem o filme. Falando sobre o filme provavelmente deve encontrar com diferentes ISOs, use filmes ISO 100 durante o dia e ISO400 ou maior para locais mais escuros.

      Um grande abraço! 🙂

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Casal

O Casal

Ela é de Brasília. Ele, de Belo Horizonte. Ela tem formação artística baseada em pintura e literatura. Ele já foi criado na música e no cinema. Ela gosta de MPB. Ele gosta de Jazz. Mas foi na fotografia que ambos se encontraram.

Especialistas em docência fotográfica, colecionam 14 anos de experiência em ensino artístico. Juntos são O Casal da Foto, uma dupla inseparável, ávidos por ensinar tudo o que aprenderam ao longo de suas carreiras e transformar a forma de se lecionar e aprender fotografia.