Por que estudar fotografia?

por | | , ,

Se você chegou até aqui, a fotografia de alguma forma faz parte da sua vida. Talvez o interesse tenha surgido agora ou você assim como nós é apaixonado por fotografar. E agora deve estar se perguntando, por que estudar fotografia? Será que vale a pena? Como começo? Quanto tempo preciso para fazer as fotos que sempre quis?

A resposta simples é:

Sim, vale muito a pena estudar fotografia! Por que aquilo que você aprende na fotografia você pode aplicar em diversos momentos da sua vida! E o tempo e equipamento que precisa pra começar é muito menor que imagina.

Mas continue lendo que vamos te explicar muito melhor tudo o que você ganha estudando fotografia. Com certeza você vai se inspirar assim como nós e nossos alunos.

Aprender a fotografar deixa você atento para o que está ao seu redor! A fotografia abre seus olhos para detalhes, coisas interessantes e acontecimentos inusitados que merecem ser registrados. Desperta um senso artístico e desenvolve seu olhar fotográfico.

Cada dia, cada momento, cada passeio, cada viagem se tornam inúmeras oportunidades de ver algo pela primeira vez, em uma combinação única de formas, cores, luzes e ângulos.

E quem sabe a fotografia se torne a sua profissão, abrindo possibilidade de atuação em diversas áreas, como fotografia de eventos, de produtos, de moda, fotojornalismo ou fotografia artística. Pode ser uma profissão desafiadora, prazerosa e instigante, assim como é pra nós e muitos de nossos ex-alunos.

Agora venha com a gente nesta lista de vantagens de estudar fotografia e como aprender esta arte.

O que a fotografia proporciona?

Você pode pensar que para fotografar basta ter um celular ou câmera de última geração, fazer inúmeros cliques, aplicar um filtro ou edição em algum app e pronto! Afinal deve ser assim que muitos conseguem um perfil bacana e super seguido no Instagram né? Bom, você está enganado!

Com certeza a tecnologia ajuda muito e pode ajudar a conseguir bons resultados sem saber praticamente nada… mas os grandes fotógrafos não contam com a sorte para conseguir alguns cliques excelentes no meio de várias fotos. Eles conseguem ver coisas que você não percebe, enxergam ângulos, composições e luzes que tornam suas fotos únicas. E aproveitam ao máximo a tecnologia que tem em mãos, para que garantir que cada momento que tem disponível ser transforme em fotos perfeitas.

Se você ainda tem dúvidas se vale a pena estudar fotografia, saiba que estudar fotografia vai expandir seus horizontes, melhorar seu jeito de ver e perceber o mundo. Vai te deixar mais preparado para perceber cada momento e clicar da melhor maneira possível, não importa qual equipamento tenha em mãos no momento!

Esperamos que tenhamos começado a convencer você que vale muito a pena estudar fotografia! Agora vamos falar sobre algumas das vantagens de estudar fotografia. Também vamos falar sobre como começar, o que aprender primeiro e o que você precisa saber, seja você um fotógrafo por hobby, artístico ou até profissional!

Por que estudar fotografia? As vantagens de aprender

Mesmo que você não queira trabalhar com fotografia, existem muitos motivos para ser um fotógrafo. Com certeza você vai se identificar com pelo menos um dos 54 motivos para ser um fotógrafo.

Veja nosso artigo “54 motivos para ser um fotógrafo”.

Capture momentos importantes da sua vida

Sempre temos momentos especiais para comemorar. Capture feriados, casamentos, aniversários e outros momentos especiais com sua câmera. Um curso de fotografia pode lhe ajudar a capturar com maestria os momentos que mais significam para você.

Destaque-se nas redes sociais

As redes sociais de hoje tornam mais fácil do que nunca mostrar suas habilidades fotográficas. Um curso de fotografia pode levar suas habilidades para o próximo nível e impressionar amigos e familiares quando compartilhar suas fotos online.

Expresse-se

Não há fim para o benefício de exercer seu talento artístico. A fotografia é um meio de autoexpressão bastante diferente de muitas outras atividades criativas. Aqueles com lados técnicos e criativos muitas vezes consideram a fotografia a linguagem perfeita para fundir essas duas partes de sua personalidade.

Você pode praticar a fotografia em qualquer lugar!

Seja uma câmera ou seu celular, hoje em dia você tem um equipamento fotográfico com você praticamente 24 horas por dia! Com certeza você pode ser capaz de criar belas fotografias com estes equipamentos, que mesmo pequenos estão cada dia melhores.

O celular facilita muito a prática da fotografia mas também é importante praticar do jeito certo. Muitas vezes as fotos são feitas no modo “automático”, sem pensar no ângulo, na luz, em maneiras de deixar aquela foto única. Essa é a maior dificuldade de nossos alunos, por isso em nossos cursos quebramos esse hábito e ajudamos a desenvolver o olhar fotográfico e a criatividade.

 Se quiser saber mais sobre nosso jeito de ensinar, participe do nosso Workshop Gratuito Jornada Fotográfica!

Porque aprender a fotografia? Porque a fotografia é um meio de comunicação!

Talvez você já tenha ouvido falar que uma imagem vale mais do que mil palavras… e de fato uma fotografia pode comunicar muita coisa!

Uma fotografia fala sobre o lugar onde ela foi feita, as pessoas, os sentimentos, um momento no passado, acontecimentos históricos, acontecimento mundanos que são igualmente ou mais importantes para quem os viveu. E uma foto também fala muito sobre o fotógrafo que a criou.

Então se você não encontra palavras para expressar algo que quer dizer… quem sabe você não precisa fazer uma fotografia?

A arte e a fotografia andam juntas

A arte é um jeito de se expressar, de aprender mais sobre si mesmo, de provocar pensamentos e sensações para quem aprecia uma obra.

Acreditamos que a fotografia é mais que uma foto bonita, é uma maneira de se expressar. Por isso aprender sobre arte é essencial para ser um fotógrafo melhor, mais criativo.

Em nossos cursos sempre trazemos um pouco da arte, dos movimentos artísticos do passado. Mostramos como a arte sempre influenciou a fotografia, desde seu início até hoje.

Se você também quer ser mais criativo em suas fotografias recomendamos um dos nossos cursso. Você pode saber mais sobre o Curso Caçadores de Imagens aqui.

Qual equipamento eu preciso para estudar fotografia?

Para começar um curso de fotografia para iniciantes qualquer câmera serve, até uma câmera de celular. O que você vai aprender sobre olhar fotográfico, composição, iluminação e exposição pode ser praticado com qualquer equipamento.

No momento que quiser dar um passo além da câmera antiga ou do celular escolha comprar uma câmera que permita troca de lentes. Estas são chamadas de câmeras DSLR. Existem vários modelos de entrada como a Canon T5, T6 ou T7 ou mesmo as Nikon 3300, 3400 ou 3500. Se quiser saber mais sobre os diversos tipos de câmeras veja nosso artigo Qual câmera comprar.

Oportunidades de trabalho para um fotógrafo profissional

Nesta era digital a fotografia cresceu e muito!

Com a melhoria das câmeras digitais e celulares não é difícil conseguir uma foto com qualidade razoável ou mesmo algumas fotos muito boas, mesmo que seja às vezes seja por pura sorte. Agora podemos clicar dezenas, centenas de vezes e selecionar só as melhores fotos, um luxo que não existia na câmera de filme.

Ainda que isso faça parecer que todo mundo é um fotógrafo profissional, não se engane. A qualidade de um fotógrafo profissional e experiente ainda é superior e há todo um mercado com diversas oportunidades em áreas da fotografia.

Talvez você sempre sonhou em ser um fotógrafo profissional ou vai sentir essa vontade à medida que aprenda mais sobre fotografia.

Opções de carreira na fotografia

Fotógrafos qualificados e talentosos são procurados em uma variedade de campos:

  • Imprensa e fotojornalismo – jornais e outras publicações de notícias online
  • Editorial e Publicidade – revistas, anúncios e bibliotecas de fotos
  • Moda – fotografia criativa de modelos e roupas para revistas e catálogos
  • Social – fotografia de família, casamento e comemorações
  • Corporativo (industrial / comercial) – material promocional da empresa
  • Científico ou médico – registro de pesquisas científicas ou condições médicas e tratamentos

Você pode aprender sobre as diferentes carreiras fotográficas em nosso e-book GRÁTIS respondendo as 6 perguntas mais frequentes sobre fotografia, incluindo como começar, onde estudar, dicas sobre o mercado e muito mais! Clique aqui para baixar nosso e-book.

Ebook Carreira Fotografo

Porque estudar fotografia – Vale a pena fazer um curso?

Existe uma quantidade enorme de conteúdo na internet, seja em sites, blogs ou no youtube, abordando os mais diversos assuntos e dúvidas sobre fotografia. Então porque fazer um curso? Existem 2 motivos, que fazem muita diferença!

Os cursos tem um roteiro, uma ordem para você aprender. Você começa com aulas básicas que vão te preparando para as aulas mais avançadas que vem a frente. Um bom curso vai fazer o aprendizado mais fácil, fazer você praticar quando for preciso e te levar em ritmo suave até se tornar um fotógrafo muito melhor!

E além do roteiro bons cursos também levam todo o conhecimento e bagagem dos professores. Todos aqueles anos que passaram fotografando, trabalhando, estudando, estarão condensados em aulas cheia de dicas e aprendizados importantes e confiáveis.

Então cursos de fotografia valem muito a pena, sim! Você pode se impressionar com a velocidade que irá aprender, se inspirar e motivar a se tornar um fotógrafo!

O que estudar primeiro na fotografia?

Existe tanta coisa interessante para aprender na fotografia! Muitos já começam querendo aprender sobre a câmera, a parte técnica… mas para nós isso pode ser um erro. Existe uma base da fotografia, sobre olhar fotógrafico, composição… que já deveria ser aprendida no começo. Por isso a nossa sugestão é a seguinte:

  1. Começe desenvolvendo seu olhar fotográfico
  2. Pratique o olhar atento, pratique a fotografia
  3. Busque inspiração na arte, vai ser muito útil logo no começo
  4. Aprenda sobre os 3 pilares da fotografia o funcionamento básico das câmeras
  5. Estude enquadramento, ângulos, regra dos terços e poses
  6. Estude iluminação, como aproveitar a luz natural em diferentes momentos do dia
  7. Estude como aproveitar a iluminação natural em ambientes fechados
  8. Estude mais sobre as cores e balanço de brancos
  9. Aprenda mais sobre todos os recursos de sua câmera
  10. Estude edição de fotografias em ferramentas como Photoshop ou Lightroom

Falamos um pouco desses assuntos em nosso blog, e claro temos tudo isso e muito mais detalhado em nossos cursos. Conheça os módulos do nosso Curso Caçadores de Imagens.

E sempre tem mais um pouco para aprender. Conhecer os grandes fotógrafos e seus livros também é muito inspirador. Veja nosso artigo com alguns livros de fotografia do fotógrafo Ansel Adams.

Como escolher o curso de fotografia ideal para mim?

É muito importante escolher o curso certo para as suas expectativas na fotografia!

Se você quer ser fotógrafo profissional das perguntas mais comuns é: Devo fazer uma faculdade ou um curso livre de fotografia?

Na fotografia profissional um portfólio com seus trabalhos podem abrir mais portas do que um diploma. Mas além do diploma a faculdade possui laboratórios dedicados, professores com experiência acadêmica e a possibilidade de criar uma rede profissional de contatos da indústria fotográfica.

Se você pensa em atuar na área de fotografia médica/científica, publicidade ou jornalismo é possível que seja mais fácil criar amizades e contatos importantes na faculdade.

Um bom curso livre de fotografia também pode contar com professores experientes em diversas áreas que também vão te ajudar a ter sucesso na fotografia. Mergulhar no assunto enquanto está rodeado de colegas com a mesma paixão pela fotografia sempre é muito inspirador!

Se você está começando agora recomendamos um curso completo ou um curso para iniciantes. Isso também vale para quem está pensando em fazer fotografias de paisagens, viagens, fotografia de família… O conhecimento desses cursos vai ser muito importante para aproveitar tudo que a fotografia tem a oferecer.

Depois dos cursos básicos e completos existem as especializações, como cursos de fotografia noturna, fotografia de rua, fotografia newborn… são cursos que serã melhor aproveitados quando você tiver uma experiência de outros cursos anteriores.

É possível aprender fotografia em casa?

Os cursos online estão cada vez mais comuns. Poder escolher o horário para estudar, ver as aulas diversas vezes, tirar dúvidas em praticamente qualquer horário, além do custo reduzido do curso e de transporte são algumas das vantagens.

Curso Caçadores de Imagens

Nós que já tivemos uma escola presencial de fotografia podemos dizer que o curso online também pode ter a mesma qualidade! Todo conteúdo da sala de aula foi repassado para vídeos recheados de exemplos, imagens e músicas inspiradoras. E buscamos manter contato com nossos alunos para mantê-los sempre com a mesma animação de quando começam o curso.

Temos orgulho do resultado e do sucesso que vários dos nossos alunos alcançaram estudando com a gente. Você pode conhecer um pouco mais sobre nossos alunos aqui:

Que tal começar fazendo nosso Workshop Gratuito de Fotografia?

Se você quer começar a aprender fotografia agora, você pode participar do nosso Workshop Gratuito Jornada Fotográfica!

Pode ser sua chance de provar que as aulas online de fotografia vão trazer a inspiração e conhecimento que você precisa para começar!

Inscrever no Workshop Jornada Fotográfica

Então, vem com a gente? Nos vemos no Workshop!

Deixe um comentário