FOTOMETRIA PARA INICIANTES – Tudo sobre ISO, velocidade do obturador e abertura

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Neste artigo você vai aprender:

É difícil tirar boas fotos sem ter um conhecimento sólido sobre ISO, Velocidade do Obturador e Abertura – os Três Pilares da Fotografia, também conhecidos como “Fotometria”. Embora a maioria das novas DSLRs tenham modos “Automáticos” que selecionam automaticamente a velocidade do obturador, a abertura e até o ISO corretos para sua exposição, o uso de um modo Automático limita o que você pode alcançar com sua câmera. Em muitos casos, a câmera precisa adivinhar qual deve ser a exposição correta avaliando a quantidade de luz que passa pela lente. Compreender completamente como o ISO, a velocidade do obturador e a abertura funcionam juntos permite que os fotógrafos tomem conta da situação controlando manualmente a câmera. Saber como ajustar as configurações da câmera quando necessário, ajuda a tirar o melhor proveito de sua câmera e levá-la ao limite para tirar ótimas fotos.

Fotometria

Fotometria refere-se à medição da luz na fotografia. Trata-se de uma técnica fotográfica com a finalidade de realizar o cálculo da quantidade da luz que entra na câmera, obtendo uma imagem equilibrada e com fotografia perfeita. Refere-se, portanto, à quantidade de luz capturada por uma fotografia. Pode ocorrer das fotos ficarem muito claras, muito escuras ou com o fundo extremamente iluminado, resultando no ofuscamento completo do fotografado. Essas são situações que fotógrafos iniciantes e experientes já vivenciaram. Nestes casos, as técnicas de fotometria permitem equilibrar a luz e deixar a fotografia como se espera, sendo este um dos princípios mais relevantes da fotometria, ou seja, usar o fotômetro das câmeras como um guia para o resultado.

Exposição

A exposição é a quantidade de luz que penetra o sensor, usando, para isso, o conjunto de ferramentas da câmera: o diafragma (abertura), a velocidade e o ISO.

Fotômetro

O fotômetro é a ferramenta usada para medir a quantidade ideal de luz capturada pelo sensor.

fotometria fotômetro


Subexposição e superexposição

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ative o Jav

Velocidade, abertura e ISO – o que é?


Vamos fazer rapidamente um resumo sobre o Triângulo de exposição:

Velocidade do Obturador – o tempo que o obturador da câmera fica aberto para expor a luz no sensor da câmera. As velocidades do obturador são normalmente medidas em frações de segundo, quando estão abaixo de um segundo. Velocidades lentas do obturador permitem que mais luz entre no sensor da câmera e são usadas para fotografia noturna e com pouca luz, enquanto velocidades rápidas do obturador ajudam a congelar o movimento. Exemplos de velocidades do obturador: 1/15 (1/15 de segundo), 1/30, 1/60, 1/125.

Velocidade de exposição

Abertura – um orifício dentro de uma lente, através do qual a luz viaja para o corpo da câmera. Quanto maior o furo, mais luz passa para o sensor da câmera. A abertura também controla a profundidade de campo, que é a parte de uma cena que parece ser nítida. Se a abertura for muito pequena, a profundidade de campo é grande, enquanto se a abertura for grande, a profundidade de campo é pequena. Na fotografia, a abertura é normalmente expressa em números “f” (também conhecido como “proporção focal”, uma vez que o número f é a razão entre o diâmetro da abertura da lente e o comprimento da lente). Exemplos de números f são: f/1.4, f/2.0, f/2.8, f/4.0, f/5.6, f/8.0.

ISO – uma maneira de clarear suas fotos se você não puder usar uma velocidade de obturador mais longa ou uma abertura mais ampla. Normalmente é medido em números, um número mais baixo representa uma imagem mais escura, enquanto números mais altos significam uma imagem mais clara. No entanto, aumentar seu ISO tem um custo. À medida que o ISO aumenta, também aumenta a visibilidade da granulação/ruído em suas imagens. Exemplos de ISO: 100, 200, 400, 800, 1600.

fotometria iso

Como a velocidade do obturador, a abertura e o iso trabalham juntos para criar uma exposição?

Para ter uma boa compreensão sobre a exposição e como a velocidade do obturador, a abertura e o ISO a afetam, precisamos entender o que acontece dentro da câmera quando uma foto é tirada.

À medida que você aponta sua câmera para um assunto e pressiona o botão do obturador, o assunto entra na lente da câmera em forma de luz. Se o seu assunto estiver bem iluminado, há muita luz que entra na lente, enquanto que se você está tirando uma foto em um ambiente escuro, não há muita luz que entra na lente. Quando a luz entra na lente, ela passa por vários elementos ópticos feitos de vidro, depois passa pela “abertura” da lente (um orifício dentro da lente que pode ser alterado de pequeno para grande). Quando a luz passa pela abertura da lente, ela atinge a cortina do obturador, que é como uma janela que fica fechada o tempo todo, mas abre quando necessário. O obturador abre em questão de milissegundos, deixando a luz atingir o sensor da câmera por um período de tempo especificado. Essa quantidade de tempo especificada é chamada de “Velocidade do obturador” e pode ser extremamente curta (até 1/8000 de segundo) ou longa (até 30 segundos). O sensor então coleta a luz e seu “ISO” ilumina a imagem, se necessário (novamente, tornando os problemas de granulação e qualidade de imagem mais visíveis). Em seguida, o obturador fecha e a luz é completamente impedida de atingir o sensor da câmera.

Para obter a imagem adequadamente exposta, de modo que não fique muito clara ou muito escura, a velocidade do obturador, a abertura e o ISO precisam funcionar juntos. Quando muita luz entra na lente (digamos que seja em plena luz do dia com muita luz solar), o que acontece quando a abertura/buraco da lente é muito pequena? Muita luz fica bloqueada. Isso significa que o sensor da câmera precisaria de mais tempo para coletar a luz. O que precisa acontecer para que o sensor colete a quantidade certa de luz? Isso mesmo, o obturador precisa ficar aberto por mais tempo. Assim, com uma abertura de lente muito pequena, precisaríamos de mais tempo, ou seja, maior velocidade do obturador para o sensor coletar luz suficiente para produzir uma imagem adequadamente exposta.

Agora, o que aconteceria se a abertura/buraco da lente fosse muito grande? Obviamente, muito mais luz atingiria o sensor, então precisaríamos de uma velocidade de obturador muito menor para que a imagem ficasse exposta adequadamente. Se a velocidade do obturador for muito baixa, o sensor receberia muito mais luz do que precisa e a luz começaria a “queimar” ou “expor demais” a imagem, assim como a lupa começa a queimar papel em um dia ensolarado. A área superexposta da imagem parecerá muito brilhante ou branca pura. Por outro lado, se a velocidade do obturador for muito alta, o sensor não será capaz de coletar luz suficiente e a imagem parecerá “subexposta” ou muito escura.

Vamos fazer um exemplo da vida real. Pegue sua câmera e defina seu modo de câmera para “Prioridade de Abertura”. Defina a abertura da lente em sua câmera para o menor número possível que a lente permitirá, como f/1.4 se você tiver uma lente rápida ou f/3.5 em lentes mais lentas. Defina seu ISO para 200 e certifique-se de que o “ISO Automático” esteja desativado. Agora aponte sua câmera para um objeto que NÃO seja uma fonte de luz (por exemplo, uma foto na parede) e pressione até a metade o botão do obturador para obter o foco correto e deixe a câmera determinar as configurações de exposição ideais. Não mova sua câmera e continue apontando para o mesmo assunto! Se você olhar dentro do visor da câmera agora ou no LCD traseiro, verá vários números. Um dos números mostrará sua abertura, que deve ser o mesmo número para o qual você definiu sua abertura, então deve mostrar a velocidade do obturador, que deve ser um número como “125” (significa 1/125 de segundo) e “200”, que é o ISO do seu sensor.

Anote esses números em um pedaço de papel e tire uma foto. Quando a imagem aparecer no LCD traseiro da sua câmera, ela deve estar exposta corretamente. Pode estar muito embaçado, mas deve ser exposto adequadamente, o que significa que não é muito claro nem muito escuro. Digamos que as configurações que você anotou sejam 3.5 (abertura), 125 (velocidade do obturador) e 200 (ISO). Agora mude o modo da sua câmera para “Modo Manual”. Defina manualmente sua abertura para o mesmo número que você anotou, que deve ser o número mais baixo que a lente da câmera permitirá (no nosso exemplo é 3,5). Em seguida, defina a velocidade do obturador para o número que você anotou (no nosso exemplo é 125) e mantenha o ISO igual – 200.

Certifique-se de que as condições de iluminação da sala permaneçam as mesmas. Aponte para o mesmo assunto e tire outra foto. Seus resultados devem ser muito semelhantes à foto que você tirou anteriormente, exceto que desta vez, você está configurando manualmente a velocidade do obturador da câmera, em vez de deixar sua câmera adivinhar. Agora, vamos bloquear a quantidade de luz que passa pela lente aumentando a abertura e ver o que acontece. Aumente sua abertura para um número maior, como “8.0” e mantenha o restante das configurações iguais. 

Aponte para o mesmo assunto e tire outra foto. O que aconteceu? Sua imagem está muito escura ou subexposta agora! Por quê isso aconteceu? Porque você bloqueou uma parte da luz que atinge o sensor e não alterou a velocidade do obturador. Por causa disso, o sensor da câmera não teve tempo suficiente para captar a luz e, portanto, a imagem fica subexposta. Se você tivesse diminuído a velocidade do obturador para um número menor, isso não teria acontecido. Entendeu a relação?

Agora mude sua abertura de volta para o que era antes (número menor), mas desta vez, diminua a velocidade do obturador para um número muito menor. No nosso exemplo, vou definir a velocidade do obturador para 4 (um quarto de segundo) de 125. Tire outra foto. Agora sua imagem deve estar superexposta e algumas partes da imagem devem parecer muito brilhantes. O que aconteceu desta vez? Você deixa sua lente passar por toda a luz que ela pode coletar sem bloqueá-la, então você deixa seu sensor coletar mais luz do que precisa, diminuindo a velocidade do obturador. Esta é uma explicação muito básica de como a abertura e a velocidade do obturador funcionam juntas.

Então, quando o ISO entra em ação e o que ele faz? Até agora, mantivemos o ISO no mesmo número (200) e não o alteramos. Lembre-se, ISO significa brilho do sensor. Números mais baixos significam menor brilho, enquanto números mais altos significam maior brilho. Se você mudar seu ISO de 200 para 400, você faria a foto duas vezestão brilhante. No exemplo acima, com abertura de f/3.5, velocidade do obturador de 1/125 de segundo e ISO 200, se você aumentasse o ISO para 400, precisaria da metade do tempo para expor adequadamente a imagem. Isso significa que você pode definir a velocidade do obturador para 1/250 de segundo e sua imagem ainda sairá exposta adequadamente. 

Experimente – defina sua abertura para o mesmo número que você anotou anteriormente, use uma velocidade do obturador duas vezes mais rápida e altere seu ISO para 400. Ele deve parecer o mesmo que a primeira imagem que você tirou anteriormente. Se você aumentar o ISO para 800, precisará usar novamente uma velocidade do obturador duas vezes mais rápida, de 1/250 a 1/500.

Como você pode ver, aumentar o ISO de 200 para 800 permitirá que você fotografe em velocidades mais altas do obturador e, neste exemplo, aumente de 1/125 de segundo para 1/500 de segundo, o que é bastante velocidade para congelar o movimento. No entanto, aumentar o ISO tem um custo – quanto maior o ISO, mais ruído ou granulação ele adicionará à imagem.

Basicamente, é assim que os Três Pilares da Fotografia trabalham juntos para criar uma exposição. Nós recomendamos praticar mais com sua câmera para ver os efeitos da mudança de abertura, velocidade do obturador e ISO.

Qual modo de câmera devo usar?

Recomendamos usar o modo “Prioridade de abertura” para iniciantes (embora qualquer outro modo funcione igualmente bem, desde que você saiba o que está fazendo). Nesse modo, você define a abertura da lente, enquanto a câmera adivinha automaticamente qual deve ser a velocidade correta do obturador. Desta forma, você pode controlar a profundidade de campo nas suas imagens alterando a abertura (a profundidade de campo também depende de outros fatores, como a distância da câmera ao assunto e a distância focal). 

Não há absolutamente nada de errado em usar os modos “Automáticos” ou “Programa”, especialmente considerando o fato de que a maioria das DSLRs modernas dão ao fotógrafo um controle muito bom, permitindo substituir a velocidade do obturador e a abertura nesses modos. Mas a maioria das pessoas fica com preguiça e acaba usando os modos Auto/Programa sem entender o que acontece dentro da câmera, então nós recomendamos aprender a fotografar em todos os modos de câmera.

Para qual iso devo definir minha câmera?

Se sua câmera estiver equipada com um “ISO AUTO” (conhecido como “Controle automático de sensibilidade ISO” em corpos Nikon), você deve habilitá-lo, para que a câmera adivinhe automaticamente qual deve ser o ISO correto em diferentes condições de iluminação. O ISO automático é livre de preocupações e funciona muito bem para a maioria das condições de iluminação! Defina sua “Sensibilidade ISO/ISO Mínima” para 100 nas câmeras Canon e 200 nas câmeras Nikon mais recentes e, em seguida, defina sua “Sensibilidade ISO/Máxima” para 800 ou 1600 (dependendo da quantidade de ruído que você considera aceitável). 

Defina a “Velocidade mínima do obturador” para 1/100 de segundo se tiver uma lente curta abaixo de 100 mm e para um número maior se tiver uma lente longa. Basicamente, a câmera observará a velocidade do obturador e, se cair abaixo da “Velocidade mínima do obturador”, aumentará automaticamente o ISO para um número maior, para tentar manter a velocidade do obturador acima dessa configuração. A regra geral é definir a velocidade do obturador para a maior distância focal da sua lente. 

Por exemplo, se você tiver uma lente zoom Nikon 70-300mm f/4.5-5.6, defina a velocidade mínima do obturador para 1/300 de segundo. Por quê? Porque à medida que a distância focal da lente aumenta, também aumentam as chances de ter uma trepidação da câmera que tornará suas imagens embaçadas. Mas essa regra nem sempre funciona, porque há outros fatores que influenciam se você vai introduzir a trepidação da câmera ou não. Ter as mãos trêmulas e segurar a câmera de forma inadequada pode causar trepidação extra da câmera, enquanto ter uma lente com Redução de Vibração (também conhecida como Estabilização de Imagem) pode realmente ajudar a diminuir a trepidação da câmera. De qualquer forma, brinque com a opção “Velocidade mínima do obturador” e tente alterar os números e veja o que funciona para você.

Controle da câmera ISO automático

Se você não tiver uma opção “Auto ISO” em sua câmera, comece com o ISO mais baixo e veja quais velocidades do obturador você está obtendo. Continue aumentando o ISO até chegar a uma velocidade aceitável do obturador.

Compensação de exposição

Outro grande recurso de todas as DSLRs modernas é a capacidade de controlar a exposição usando o recurso de “compensação de exposição”. Com exceção do modo manual, a compensação de exposição funciona muito bem para todos os modos de câmera. Esteja você fotografando nos modos Prioridade de Abertura, Prioridade do Obturador ou Automático/Programa, discar a compensação de exposição para cima ou para baixo (mais para menos) permitirá que você regule a exposição e substitua as configurações adivinhadas pela câmera. Se você encontrar sua imagem (ou partes de sua imagem) subexposta ou superexposta, poderá usar a compensação de exposição para ajustar a exposição sem alterar manualmente a abertura ou a velocidade do obturador.

Devo usar flash ou aumentar o iso?

Depende muito do que você está fotografando. Às vezes, não é possível usar o flash embutido da câmera em um ambiente com pouca luz. Por exemplo, se o assunto estiver longe, talvez você não consiga alcançá-lo com o flash. Nesse caso, a única solução é aproximar-se do assunto ou desligar completamente o flash e usar um ISO mais alto. Obviamente, para fotografia de paisagem ou arquitetura, você deve sempre desligar o flash, pois ele não conseguirá iluminar toda a cena. Portanto, em uma situação de pouca luz, as únicas duas opções são aumentar o ISO para que você possa fotografar com a mão ou definir a câmera para o ISO mais baixo e usar um tripé.

O que são “f stop”?

Você já ouviu falar do termo “F STOP” na fotografia? Cada um dos intervalos entre os números ISO é chamado de “F STOP” na fotografia. Por exemplo, há um ponto entre ISO 100 e ISO 200, enquanto há dois pontos entre ISO 100 e ISO 400. Quantas paradas existem entre ISO 100 e ISO 1600? Isso mesmo, quatro pontos de luz. Por que você precisa saber sobre paradas? Porque você pode ver isso na literatura de fotografia ou o fotógrafo pode mencionar paradas e às vezes é confuso entender o que realmente significa. Mas o termo “F STOP” não se aplica apenas a ISOs – o mesmo conceito existe para velocidade do obturador e abertura. É fácil lembrar F STOP entre as velocidades do obturador, porque você apenas começa a partir de um e divide o número por dois: 1, 1/2, 1/4, 1/8, 1/15, 1/30, 1/60, 1/125, 1/250, 1/500, 1/1000, etc. Obviamente, os números são arredondados (a partir de 1/15, que deve ser 1/16) para facilitar. É mais difícil memorizar paradas nas aberturas, porque os números são calculados de forma diferente: f/1, f/1.4, f/2, f/2.8, f/4, f/5.6, f/8, f/11, f/ 16, etc.

Exif

EXIF é uma sigla para Exchangeable Image File Format. É uma espécie de tabela de dados que contém informações sobre imagens digitais. A partir do EXIF, PODE-SE CRIAR a própria tabela, com a finalidade de mostrar o processo de produção de determinada fotografia. Um EXIF completo precisa conter:

  • Títulodafotografia
  • Descriçãodaprodução
  • Marcaemodelodacâmera
  • Marcaemodelodalente
  • Velocidade
  • Abertura
  • ISO
  • Ajustedeexposição
  • DistânciaFocal
  • Temperatura
  • VR
  • Tripé

Exemplos específicos e cenários de caso

Vamos agora ver o que você pode fazer em sua câmera para expor adequadamente uma imagem em diferentes condições de iluminação.

O que devo fazer em situações de pouca luz?

Use o modo de prioridade de abertura, defina sua abertura para o menor número possível. Tenha cuidado se você tiver uma lente rápida como a Nikon 50mm f/1.4, porque definir a abertura para o número mais baixo (f/1.4) tornará a profundidade de campo muito rasa. Defina seu “ISO AUTO” para “On” (se você o tiver) e certifique-se de que o ISO máximo e a velocidade mínima do obturador estejam definidos, conforme mostrado anteriormente. Se depois de aumentar seu ISO você ainda estiver obtendo velocidades pequenas do obturador (o que significa que você está em um ambiente muito escuro), suas únicas outras opções são usar um tripé ou um flash. Se você tiver assuntos em movimento que precisam ser “congelados”, você terá que usar o flash.

O que preciso fazer para congelar a ação?

Primeiro, você precisará de muita luz. A ação de congelamento durante a luz do dia é fácil, enquanto é extremamente difícil fazê-lo em situações de pouca luz. Supondo que você tenha muita luz, certifique-se de que sua abertura esteja definida para o número mais baixo (novamente, tenha cuidado com a profundidade de campo), defina seu “Auto ISO” para “On” (se tiver) e defina o valor mínimo da velocidade do obturador para um número realmente alto, como 1/500 ou 1/1000 de segundo. 

Quais configurações preciso alterar para criar um efeito de desfoque de movimento?

Desative o ISO automático e defina seu ISO para o número mais baixo. Se a velocidade do obturador for muito rápida e você ainda não conseguir criar desfoque de movimento, aumente a abertura para um número mais alto até que a velocidade do obturador caia para um número baixo abaixo de 1/100-1/50 de segundo.

O que devo fazer se não conseguir uma exposição adequada?

A imagem está muito escura ou muito clara. Certifique-se de que não está fotografando no modo manual. Defina o medidor da câmera para “Evaluative” (Canon) ou “Matrix” (Nikon). Se já estiver definido e você ainda estiver recebendo exposição inadequada, isso significa que você provavelmente está tirando uma foto em que há um grande contraste entre vários objetos (por exemplo, céu claro e montanhas escuras ou sol no quadro) – do que quer que você esteja tentando tirar uma foto está confundindo o medidor dentro de sua câmera. Se você ainda precisar tirar uma foto, defina o medidor da câmera para “Pontual” e tente apontar o ponto de foco para uma área que não seja muito clara ou muito escura. 

Como posso isolar meu assunto do fundo e fazer com o que o fundo (bokeh) pareça suave?

Fique mais perto de seu assunto e use a menor abertura em sua lente. Algumas lentes podem resultar bokeh muito melhores e mais suaves do que outras. Se você não gosta do seu bokeh, considere comprar uma boa lente de retrato, como a Nikon 50mm f/1.4 ou a Nikon 85mm f/1.4, que é considerada uma das melhores lentes quando se trata de bokeh.

Como posso diminuir a quantidade de ruído/grão nas minhas imagens?

Desligue o “ISO AUTO” e defina seu ISO para o ISO base da câmera (ISO 100 na Canon e ISO 200 na Nikon).

Conclusão

Na hora do clique é importante decidir qual configuração utilizar. Ao fotografar deve-se levar em consideração cada configuração de acordo com o objetivo desejado para a imagem final. É possível equilibrar o triângulo da exposição (abertura, tempo e ISO) em várias combinações possíveis. A combinação final dependerá do efeito desejado. Antes de clicar, deve-se considerar:

  • Mais ou menos profundidade de campo?
  • Qual a abertura adequada para a fotografia? Com base nisso, deve-se fazer a escolha da abertura a ser utilizada.
  • Sensação de movimento ou de congelamento? Neste caso, deve-se realizar a escolha do tempo de exposição.

Equilibrando os dois itens anteriores, é possível conseguir uma exposição
correta? Deve-se equilibrar a exposição utilizando o ISO.

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2 comentários em “FOTOMETRIA PARA INICIANTES – Tudo sobre ISO, velocidade do obturador e abertura”

    • Claro, Juarez! Vamos adicionar mais posts abordando a relação entre velocidade e abertura na fotografia. Fique de olho nas próximas publicações! 📸✨

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