As Melhores Fotografias de Casamento – 102 Dicas Para um Casamento Incrível!

por | jul 23, 2018 | Dicas de Fotografia, Fotografia, Fotografia de Casamento

Desta vez estamos aqui para compartilhar com você algumas das nossas melhores dicas de Fotografia de Casamento.

Ao longo dos últimos anos, fotografamos centenas de casamentos e O Casal da Foto tem sido uma excelente plataforma para compartilharmos nossos conhecimentos com outras pessoas.

O objetivo deste artigo é fornecer algumas dicas essenciais sobre Fotografia de Casamento para que você coloque em prática em seu próximo evento ou quem sabe irá fotografar seu casamento pela primeira vez. Esperamos ter abordado tópicos suficientes para que você aproveite em seu próximo casamento.

NESTE ARTIGO VOCÊ VERÁ DICAS DE FOTOGRAFIA PARA:

Fotografia de casamento pôr do sol casal

Além disso, se você ainda não fotografou o seu primeiro casamento, você pode se inscrever em nosso Curso Completo de Fotografia – Caçadores de Imagens, pois temos um módulo inteiro sobre a profissão do fotógrafo e uma aula inteira dedicada à Fotografia de Casamento.

Esteja consciente que como fotógrafo de casamento, você terá que lidar com vários tipos de fotografia. Fotografia Documental, Retrato, Paisagem, Natureza Morta, Fotografia de Família, Fotografia de Rua… por isso é importante uma formação completa nas diversas áreas da fotografia para que você tenha uma excelente desenvoltura.

curso completo fotografia

Mas vamos direto ao assunto, pois a razão de você estar aqui é para receber ótimas dicas e truques de Fotografia de Casamento.

Então, vamos lá!

102 DICAS INCRÍVEIS SOBRE FOTOGRAFIA DE CASAMENTO

Um casamento pode ser um dia estressante tanto para o fotógrafo quanto para o casal que está sendo fotografado, mas não precisa ser assim. DE JEITO NENHUM! É por isso que escrevemos  esse super artigo para você!!

Esperamos que nossas dicas e truques sobre Fotografia de Casamento  possam, de alguma forma, aliviar qualquer estresse que você tenha sobre Fotografia de Casamento. Fotografia de Casamento pode ser muito gratificante, especialmente se você tiver como clientes casais felizes.

ANTES DO CASAMENTO

DICA 01 – CONTRATO PARA FOTOGRAFIAS DE CASAMENTOS

Um casamento exige muito planejamento e mesmo assim, infelizmente, as coisas podem dar errado. Os casais podem se separar, as circunstâncias podem mudar, mas ter um contrato de prestação de serviços o protege e garante que você receba pelo serviço contratado. É também uma ótima maneira de conversar com o casal previamente e expor para eles  exatamente o que vão receber de você no dia do casamento e na entrega final. Se você não sabe como elaborar um contrato de prestação de serviços, você pode buscar um modelo na internet, pode contratar um bom advogado ou pode fazer o nosso Curso Completo de Fotografia – Caçadores de Imagens onde temos uma aula inteira dedicada ao assunto.

DICA 02 – VISITE OS LOCAIS ANTES DO CASAMENTO

Uma das nossas dicas de Fotografia de Casamento mais essenciais é visitar os locais do evento de antemão. Embora isso possa ser benéfico para um iniciante, o fotógrafo de casamento mais experiente dirá que é uma perda de tempo. A luz não será a mesma, pode chover, etc. No entanto, pode ajudar um iniciante a ficar à vontade com o local. Você pode formular um plano de ação e de exploração dos locais e isso pode lhe oferecer mais confiança para fazer a cobertura fotográfica do casamento.

fotografia de casamento, locações, sítio

DICA 03 – ELABORE UM CRONOGRAMA

É muito importante que você elabore junto com os noivos ou com o cerimonial, um cronograma com todos os horários dos principais acontecimentos do casamento, como o making of do noivo e da noiva, entrada da noiva, troca de alianças, corte do bolo, o lançamento do buquê, confetes e estrelinhas, etc. Você não vai querer que esses momentos aconteçam enquanto você está comendo um sanduíche ou quando você foi ao banheiro. Esses momentos acabam em um flash, por isso é melhor ter os horários anotados, se possível.

DICA 04 – ADEREÇOS OU NÃO ADEREÇOS: EIS A QUESTÃO

Levar algumas coisas para um casamento, como um bom cabide, caixas de anéis ou um porta-retrato vazio pode beneficiar a sua criatividade na hora da produção de suas fotos. Geralmente, há eventos suficientes acontecendo em um casamento, mas no entanto, isso é algo que você pode discutir com o casal antes do casamento.

DICA 05 – DEFINA ALGUMAS FOTOGRAFIAS PREVIAMENTE

Não vemos uma lista de fotos como necessariamente uma coisa ruim, muito pelo contrário, uma lista com algumas ideias de fotos previamente definidas pode lhe ajudar bastante. Tenha algumas fotos em mente que você e o casal discutiram antes do casamento. Desta forma, você pode discutir a viabilidade das ideias. Além disso, se eles quiserem uma foto com a tia Edna, você saberá que precisa capturar essa foto de qualquer jeito. Uma lista de fotos pode ser desnecessária para as coisas que você sabe que sempre vai precisar capturar. Mas para as coisas que o casal deseja fotos, mas que fogem do comum, a lista pode ser de grande ajuda.

DICA 06 – AO FALHAR NA PREPARAÇÃO, VOCÊ ESTÁ SE PREPARANDO PARA FALHAR

Este é provavelmente um dos mais importantes truques de Fotografia de Casamento. A preparação é a chave para o sucesso em casamentos. Estar um passo à frente pode te dar uma vantagem e te permitir capturar grandes momentos ao longo do evento. Baterias reservas, cartões de memória vazios, cronograma e um plano de backup são essenciais para estar o mais preparado possível para qualquer eventualidade.

curso completo fotografia

DICA 07 – O QUE ESTÁ INCLUÍDO?

Essa é uma das nossas principais dicas para fotógrafos de casamento. Mesmo se você explicar verbalmente o que está incluído em sua prestação de serviço, ainda pode haver engano sobre o que está realmente incluído após a entrega final. No entanto, você deve ter e-mails e um contrato para analisar exatamente o que foi acordado. No contrato e no e-mail você deve explicar claramente quantas imagens editadas eles receberão, quantas horas você vai fotografar no dia, se você vai entregar ou não todas as fotos feitas no dia, se eles vão receber um álbum, se há algum custo de viagem envolvido, etc. Faça isso e você pode evitar chateações e constrangimento antes, durante ou após o dia do casamento.

fotografia de casamento buquê de flores, mãos

DICA 08 – ATENDA AS EXPECTATIVAS DO  CASAL

Às vezes isso pode estar fora do seu controle. No entanto, você deve procurar entregar fotos dentro do padrão que você anunciou quando o casal reservou a data com você. Se você não tem fotos de grupo em forma de coração em seu portfólio, o casal não vai esperar que você faça isso. O que eles devem esperar receber é exatamente o que você definiu em seu contrato, a menos que seja discutido de outra forma.

DICA 09 – CONHEÇA O SERVIÇO DE CERIMONIAL

Conhecer o serviço de cerimonial do casamento pode ser uma grande ajuda. Ter seus números de telefones também… Não, não é bobagem! Eles geralmente conhecem muitas pessoas no casamento, então podem ajudar maciçamente com a logística do dia. Ter seus números de telefones pode ser ótimo se você encontrar algum problema no dia.

DICA 10 – ALUGUE OU COMPRE UMA SEGUNDA CÂMERA

Equipamento fotográfico pode ser um investimento caro se você está apenas começando na Fotografia de Casamento. Nós sempre recomendamos que o  fotógrafo tenha uma câmera de backup para um casamento para se precaver de possíveis imprevistos com o equipamento principal. Se você puder investir em uma segunda câmera, faça isso. Mas caso você não possa pagar por um segundo corpo, considere um modelo de câmera menos caro. Ou alugue um. Pode parecer que você está tirando dinheiro de seus lucros, mas isso pode, literalmente, salvá-lo, se o seu equipamento falhar em um dia de casamento.

DICA 11 – FOTOGRAFE AMIGOS COMO PORTFÓLIO

Considere fotografar um casal de noivos falso para praticar técnicas de Fotografia de Casamento ou apenas para criar algumas imagens de portfólio. Pode ser difícil entrar na área no início e você precisa de imagens para atrair clientes. Fotografar casais que são amigos é uma ótima maneira de ganhar confiança e experimentar novas técnicas sem as pressões que vêm com um casamento.

DICA 12 – FOTOGRAFAR CASAMENTOS SOZINHO? ENCONTRE UM SEGUNDO FOTÓGRAFO PARCEIRO

Conhecer os fotógrafos de casamento em sua comunidade pode ser uma ótima maneira de fazer amigos. Mas também pode ser uma ótima maneira de encontrar bons segundos fotógrafos.

DICA 13 – TENHA BATERIAS RESERVAS

A duração da bateria varia de câmera para câmera, mas geralmente recomendamos três baterias por câmera. Nós também aconselhamos levar um carregador para o casamento.

ALGO A SE CONSIDERAR

O Curso Completo de Fotografia • Caçadores de Imagens é o curso de fotografia on-line que oferece um treinamento aprofundado para você que deseja se destacar, com orientação e aulas para você se tornar mais  criativo e desenvolver suas habilidades. Com um módulo sobre Profissão do Fotógrafo, é certo que o curso irá ajudá-lo no seu caminho para se tornar um fotógrafo de casamento melhor. Para se destacar e dar um salto em sua carreira, inscreva-se hoje mesmo!

DICA 14 – LEMBRA QUANDO VOCÊ FICOU SEM MEMÓRIA?

Nós também não! Porque as dicas e truques do nosso artigo sobre Fotografia de Casamento vão te ajudar a não passar por isso. Muitas câmeras modernas, como a Canon 5D ou a Nikon D750, possuem dois slots para cartão, o que significa que cada imagem é gravada em dois cartões. Isso consome muita memória. Então uma boa ideia é ter muitos e muitos cartões de memória. Nossa recomendação é ter cerca de 100gbs de cartões de memória por câmera.

DICA 15 – TENHA CARTÕES DE MEMÓRIA MAIS RÁPIDOS

Como muitos fotógrafos trabalham com arquivos RAW, aconselhamos a compra de cartões de memória mais rápidos. Os arquivos RAW são grandes e há muitos dados para armazenar no seu cartão de memória. Você deve estar olhando para a velocidade de ‘gravação’ medida em MB/s. CUIDADO! A velocidade listada no cartão é a velocidade de transferência (a velocidade na qual ele transfere os arquivos para o seu computador). Embora seja bom ter uma velocidade de transferência rápida, o que você quer é uma boa velocidade de gravação. 95MB/s é uma boa velocidade de gravação e lida facilmente com uma sequência contínua de fotos em RAW.

DICA 16 – O QUE VESTIR EM UM CASAMENTO?

A formalidade da ocasião geralmente dita como você pode escolher suas roupas. Digamos, por exemplo, que o casal vai se casar em uma praia no Havaí, o noivo está usando shorts e sandálias, você ficaria um peixe fora d’água em um terno de três peças. Não há realmente uma resposta perfeita para o que vestir em um casamento. No entanto, de um modo geral, se você usar uma roupa elegante com cores neutras, você não deve atrair muitos olhares e não deve receber reclamações. Acima de tudo, você deve se certificar de que está confortável para fotografar e se locomover. É um dia longo, então você não vai querer se sentir preso e desconfortável  com roupas excessivamente formais.

DICAS DE FOTOGRAFIA DURANTE O CASAMENTO

DICA 17 – SAIBA CONTROLAR MULTIDÕES

Todo casamento exigirá um pouco de controle de multidões durante as fotos da família com os noivos. Este pode ser um momento estressante para o fotógrafo, pois você não conhece a dinâmica daquela família. Às vezes você não sabe quem é o tio John. Além disso, ele provavelmente está no bar, no banheiro ou em qualquer outro lugar que não seja onde deveria estar. Uma das nossas ótimas dicas de a de casamento é fazer com que o casal indique um membro da família ou alguém do cerimonial para organizar as pessoas para você  Eles podem reunir os convidados para as fotos e você pode se concentrar em tirar as fotos.

fotografia casamento civil

DICA 18 – NÃO FAÇA UM MILHÃO DE FOTOS

Um dia de um fotógrafo de casamento pode durar até mais de 15 horas, então diminua a velocidade. Não há necessidade de pressa. Você vai acabar perdendo excelentes fotografias se ficar correndo por aí como um louco. Pense no que você está fazendo. Componha bem suas fotografias. Tenha paciência. Sim, você pode ter tirado 10 bilhões de fotos, mas isso não significa 10 bilhões de boas fotografias.

DICA 19 – SEJA DISCRETO

Se você deseja ser discreto, o mais discreto possível, coloque a câmera no modo de obturador silencioso. Isso é particularmente útil durante a cerimônia, especialmente se você estiver perto do casal. Algumas vezes o disparo pode parecer um pouco lento em comparação com o modo de disparo contínuo. Portanto, basta ajustá-lo para se adequar à situação que você está fotografando.

DICA 20 – CONVERSE COM AS DAMAS DE HONRA

Essa é uma dica bem simples, mas algo que a maioria dos fotógrafos de casamento não faz. Basta ter uma conversa rápida com as damas de honra antes da cerimônia e pedir para elas andarem devagar e sorrir. Os noivos vão agradecer por isso quando virem as fotos. A dama de honra passa muito tempo nervosa andando pelo corredor antes de entrar na igreja, aproveite esse momento. Todos os olhos estão nela. Apenas a  lembre de que ela está ótima e que não se preocupe, pois tudo terminará em segundos.

fotografia de casamento madrinhas

DICA 21 – FOTOGRAFE OS DETALHES

Os pequenos detalhes que um casal passou horas a fio planejando merecem ser fotografados. Além disso, esses detalhes proporcionam ótimas fotografias que você pode usar para contar a história completa do casamento. Às vezes, pode ser fácil esquecer de fotografá-los ou o cronograma pode não permitir isso. Mas não há dúvida de que o casal apreciará fotos de coisas como flores, anéis, detalhes do vestido, decorações de mesa etc.

DICA 22 – FOTOGRAFE NA VELOCIDADE DA LUZ

Sério, um casamento é rápido, então você precisa trabalhar na velocidade da luz. Isso vem principalmente com a experiência de saber o que vai acontecer e quando vai acontecer. 

DICA 23 – MANTENHA A CALMA E… COMA BOLO

Queremos dizer, continue. Não deixe a pressão do dia sobrecarregar você. Sim, este é um dia importante nas vidas dos casais. E sim, eles confiaram em você para capturá-lo. Mas não faz sentido ter um colapso mental no casamento. O casal perderá a confiança na sua habilidade e você deixará uma impressão negativa nas imagens que estão sendo produzidas. Apenas respire, mantenha a calma e a postura, mesmo se você estiver uma pilha de nervos por dentro.

fotografia bolo de casamento

DICA 24 – PREOCUPE-SE COM AS FLORES

Damas de honra e noivas, muitas vezes, perguntam qual a melhor forma de segurar suas flores para as fotos ficarem boas. Fale para elas deixarem as flores na altura de seus umbigos para que as flores tenham uma forma agradável junto com seus braços. Um problema comum é que elas mantêm os braços muito altos e eles parecem encurvados, o que não fica muito elegante.

DICA 25 – APROVEITE A GOLDEN HOUR

Você já pode ter feito uma sessão de fotos com o casal logo após a cerimônia e ter fotos impressionantes. No entanto, você não pode deixar de explorar a Golden Hour, aquela luz especial que acontece quando o sol está se pondo. Os resultados são sempre de cair o queixo!

fotografia de casamento golden hour hora dourada

DICA 26 – FAÇA FOTOS DA NOIVA

Durante os ensaios com casais, uma ótima ideia é fazer algumas fotos da noiva sozinha. Ela provavelmente gastou muito tempo com o cabelo e com a maquiagem para ficar bonita para este grande dia. Sem mencionar o cuidado com o vestido também. Selecione várias imagens da internet como inspiração para desenvolver um ensaio bem diversificado. As noivas também gostam muito de ver fotos das costas de seus vestidos, então não se esqueça desse detalhe.

fotografia de casamento noiva na janela

DICA 27 – CONTRATE UM SEGUNDO FOTÓGRAFO

Alguns fotógrafos de casamento trabalham em duo e isso pode ser ótimo para aliviar parte da pressão do dia. No entanto, se você trabalha sozinho, pode ser uma ótima ideia contratar um segundo fotógrafo para o dia do casamento. Você pode dividir as tarefas com ele. Você pode tirar fotos espontâneas dos convidados, enquanto o outro fotógrafo está trabalhando nas fotografias mais formais. Esta pode ser uma ótima maneira de facilitar a cobertura fotográfica do casamento, principalmente se for um casamento grande.

DICA 28 – FAÇA PUBLICIDADE GRATUITA

Durante um casamento é mais do que provável que haja alguns casais não casados. Uma boa ideia é exibir algumas fotos do casal no telão (se houver telão). O casal começa a apreciar algumas fotos produzidas por você durante o casamento e enquanto isso, potenciais futuros casais viram você em ação e os resultados produzidos. Obviamente você deve combinar essa apresentação de fotos com antecedência com os noivos, mas pode ser ótimo para todos.

DICA 29 – PEQUENOS GESTOS SIGNIFICAM MUITO

Mantenha os olhos abertos para pequenas demonstrações de afeto. Um pai segurando a mão de suas filhas ou um pai derramando uma lágrima. Os casais adoram ver fotos em seu álbum que foram espontâneas e inesperadas.

DICA 30 – SE APROXIME

Permanecer no altar durante a cerimônia pode ser uma ótima maneira de capturar imagens do casal trocando votos, alianças, beijos etc. Movimente-se pouco para que você não atraia mais atenção do que o casal que está se casando. Este ângulo lhe dá uma perspectiva única da cerimônia. Ao mesmo tempo, permite que você capture as reações dos convidados do casamento.

DICA 31 – FOTOGRAFE A MULTIDÃO

Crie profundidade nas suas imagens usando multidões de pessoas como plano negativo e focando no casal. Por exemplo, durante a cerimônia, fotografe o casal através dos membros da congregação. Quando o casal olhar para as imagens, será ótimo vê-los do ponto de vista de um de seus convidados.

DICA 32 – PREOCUPE-SE COM O FUNDO

Um erro comum cometido por fotógrafos de casamento amadores é produzir fotos com fundos desordenados. Algumas das dicas deste tutorial podem melhorar instantaneamente suas fotografias de casamento e essa é uma delas. Se os seus planos de fundo forem tão limpos quanto possível, isso aumentará as chances de suas fotos ficarem ótimas. Ao fazer as fotos posadas procure por cenários limpos que realmente permitem que você se concentre no casal ou no grupo que está sendo fotografado. Fundos naturais como arbustos, árvores, etc também são um cenário fantástico, pois há menos preocupação com a simetria.

DICA 33 – FAÇA FOTOS DA LOCAÇÃO

Se você está fotografando em um local incrivelmente maravilhoso, foi porque os noivos o escolheram com muito carinho para sediar o dia mais importante de suas vidas. Então, dedique um tempo para passear pelos jardins e ambientes fotografando o local de vários ângulos diferentes. Se você fizer um bom trabalho, o local poderá contratá-lo para tirar fotos publicitárias para divulgação de seu trabalho ou quem sabe eles podem recomendá-lo para seus clientes casais. Nunca se sabe!

DICA 34 – PERGUNTE SOBRE O VESTIDO DA NOIVA

Mesmo se você não ama vestidos de noivas, pergunte para ela quais os detalhes do vestido que ela mais ama. Durante o evento tente observar e fotografar os detalhes mencionados por ela. Também pergunte a ela se há outros detalhes que ela deseja que você faça fotos especiais, como broches, pedaços do penteado, sapatos, flores, arranjos, etc. São pequenos detalhes que fazem toda  diferença e que podem ser ótimos para contar a história completa do casamento, especialmente se os itens têm valor sentimental para a noiva.

DICA 35 – PEÇA QUE O CASAL DESACELERE

Você não precisa dizer ao casal para se beijar lentamente durante a cerimônia, aconteça o que acontecer, você precisa fotografar o beijo. Mas quando você estiver fazendo as fotos formais do casal, peça que se beijem lentamente. Desta forma, você pode pegar algumas fotos lindas e bem expressivas. Eles não precisam dar um beijo de novela, mas incentivá-los a segurar o beijo por alguns segundos produzirá ótimos resultados em seus cliques.

fotografia de casamento poses noivos

DICA 36 – CONVERSE COM A CONGREGAÇÃO

Isso pode evitar muita chateação. Fale com o chefe da congregação antes da cerimônia começar. Pergunte se eles têm alguma regra em particular. De um modo geral, alguém da igreja será um pouco mais rigoroso do que alguém não religioso. Alguns só permitem que você fique em certos lugares, enquanto outros não permitem fotografia com flash. 

DICA 37 – USE A IMAGINAÇÃO

Finja que o casamento que você está fotografando é o seu. Que imagens você apreciaria no final do dia? Prepare-se para capturá-las.

DICA 38 – 2 HORAS SIGNIFICAM 1 HORA

Se um casal tiver te contratado por 2 horas, isso significa 1 hora. Os casamentos estão sempre atrasados, além disso o serviço de cerimonial ficará ansioso para conseguir o casal por pelo menos 30 minutos antes de liberarem a refeição. Portanto, tenha isso em mente ao planejar seu tempo com o casal.

DICA 39 – FAÇA UMA FOTOGRAFIA DE TODOS

Esta é uma das nossas melhores dicas de Fotografia de Casamento. Não, não, não. Nós não estamos sugerindo que você faça um retrato individual de cada convidado. Aqui estamos falando para que você faça uma foto de grupo gigante de todos os convidados do casamento. O truque aqui é ficar mais alto do que todo mundo. Para isso você pode usar uma escada, subir em uma janela ou fotografar em cima de uma sacada. Ficar mais alto do que todo mundo significa que você pode ver todos os rostos dos convidados e também pode encaixar muitas pessoas em sua foto. Pode ser útil usar uma de nossas dicas anteriores e pedir ajuda para o serviço de cerimonial para reunir os convidados na posição desejada.

fotografia de casamento balões

DICA 40 – SIGA AS REGRAS

Se lhe foi dito para ficar em um determinado lugar ou não usar flash, você deve seguir essas regras. Você não quer passar pelo constrangimento de ser chamado a atenção no meio da cerimônia ou, pior, pedirem para você  se retirar. Isso seria um pesadelo. Então, siga as regras!

DICA 41 – ESPERE O INESPERADO

Nem todos os conselhos fotográficos do mundo podem prepará-lo para as coisas inesperadas que podem dar errado durante um casamento. Essas experiências únicas e particulares virão quando você fotografar inúmeros casamentos. Estas experiências se destacarão para você. Aprenda com elas!

DICA 42 – FIQUE DE OLHO NAS CRIANÇAS

Normalmente as crianças ignoram as formalidades que um casamento exige. Basta deixá-los livres e provavelmente irão aprontar alguma coisa: vão bocejar durante a cerimônia, vão colocar o dedo no nariz ou vão dançar como se não houvesse amanhã. Se as crianças forem filhos do casal que está se casando, mais uma razão para fotografá-las. O casal vai adorar essas fotografias.

DICA 43 – UM CASAMENTO DEVE SER DIVERTIDO

Ser fotógrafo de casamento é muito mais do que tirar ótimas fotos. Se você parece feliz em estar lá, então o casal vai relaxar e se sentir confortável com você por perto. Essas condições geralmente produzem o melhor ambiente para fotos incríveis de casamento. Converse com os convidados e aproveite a festa. O dia vai parecer muito mais curto se você estiver se divertindo.

fotografia de casamento festa

DICA 44 – APROVEITE TODOS OS MOMENTOS

A maioria dos casais ficam tímidos durante a sessão de fotos. No entanto, isso não precisa ser uma coisa ruim. Se o seu casal estiver rindo de como se sentem envergonhados, você pode conseguir ótimas fotos de suas reações. A beleza da fotografia é que a foto nem sempre mostra a realidade, fica apenas o riso.

DICA 45 – APROVEITE AS OPORTUNIDADES

Como mencionado antes, os casamentos são rápidos e às vezes podem ser imprevisíveis. Se chuviscar e um pôr do sol épico aparecer, aproveite esse momento. Seja espontâneo e aproveite as oportunidades que se apresentarem para você.

DICA 46 – CAPTURE O RISO

Suas fotos não precisam ser todas sérias, posadas ou sem vida. Coloque um pouco de diversão em suas fotografias. Durante as fotos de grupos, faça algumas piadas ou diga às pessoas para que riam umas com as outras. O riso, na maioria das vezes, é o ouro da fotografia, portanto, tente capturá-lo.

FOTOGRAFIA DE CASAMENTO: DEPOIS DO CASAMENTO

DICA 47 – PRETO E BRANCO OU COR?

A beleza da fotografia digital e, principalmente, em RAW é que depois você pode transformar os seus arquivos em preto e branco. Se tiver dificuldade em ver o contraste das fotos durante a produção, você pode até fotografar todo o casamento em preto e branco. Isso simplifica a fotografia, já que você não se distrai com a cor. O legal é que você pode transformá-las em cores na pós-produção. Ou seja, você pode deixar essa decisão para a pós-produção.

DICA 48 – PEÇA INDICAÇÕES

Depois que você entregar suas fotos para o casal e eles amarem seu trabalho, pergunte se eles conhecem alguém que esteja se casando e se ainda não reservaram um fotógrafo ainda. As indicações são uma ótima maneira de conseguir novos clientes.

DICA 49 – ENTREGUE ANTES DO ESPERADO

Você pode ter em seu contrato que as fotos estarão prontas em 8 semanas após o casamento. No entanto, quanto mais rápido você conseguir editar as fotos e entregá-las ao seu casal, mais felizes eles ficarão. Isso mostra que você se importa com o casamento deles. Também é uma ótima razão para eles falarem bem de você para a família e amigos se você estiver indo além das expectativas deles.

DICA 50 – DÊ FEEDBACK PARA SEUS CLIENTES

Uma ótima maneira de manter seu casal feliz depois do casamento é enviando algumas imagens editadas. Eles podem estar esperando por isso, mas caso não estejam, pode ser uma grande surpresa. Basta enviar um e-mail informando o quanto você gostou do casamento e dar alguma previsão de quando as imagens finais estarão prontas. Esta é uma ótima maneira de mantê-los tranquilos. Além disso, eles podem compartilhar as imagens no Facebook ou Instagram ou com familiares e amigos, o que pode ser ótimo para a divulgação do seu trabalho.

DICA 51 – OFEREÇA ÁLBUNS

Você oferece álbuns em seus pacotes de serviços? Se não, isso pode ser uma ótima maneira de aumentar sua receita como fotógrafo de casamento. Também é uma ótima ferramenta para aumentar as indicações de casais quando eles se sentam e mostram seu álbum de casamento para familiares e amigos.

CONFIGURAÇÕES DA CÂMERA PARA FOTOGRAFAR CASAMENTOS

DICA 52 – FOTOGRAFE EM RAW

O formato RAW oferece maior flexibilidade na pós-produção. Você obtém muito mais controle sobre coisas como balanço de branco, exposição e recuperação de sombra do que com um arquivo jpeg. Isso é muito útil em casamentos.

DICA 53 – NÃO DELETE FOTOS DURANTE O CASAMENTO

Pode ser tentador excluir durante o casamento imagens que não ficaram boas, mas resista. Você terá muito tempo para selecionar as boas imagens na pós-produção. Você não precisa de mais serviço no dia do casamento. Além disso, você tem que pensar que as imagens podem ser manipuladas na edição, seja cortando ou corrigindo levemente a cor. Outro ponto é que seus erros permitem que você veja onde você errou e o ajudam a melhorar.

DICA 54 – CUIDADO COM A VELOCIDADE

Esse é um dos nossos truques de Fotografia de Casamento mais simples. Evitamos a velocidade do obturador abaixo de 1/250 segundos para motivos em movimento e de 1/60 para motivos parados. Isso vai variar de pessoa para pessoa, vai depender de quão firme é a sua mão, mas achamos que 1/250 é suficiente para congelar movimentos suaves e 1/60 é uma velocidade segura para não borrar motivos parados.

DICA 55 – ILUMINAÇÃO PARA FOTOGRAFIA DE CASAMENTOS: USE A LUZ NATURAL

Você precisa aprender a usar a luz natural e a luz ambiente. Às vezes, pode ser difícil de usar, mas elas possibilitam fotos muito mais bonitas e com uma aparência mais natural, bem diferente da iluminação provocada pelo uso de flash. Tente evitar fotografias no sol de meio dia, se possível, e também procure áreas com sombra ao ar livre. Essas áreas podem fornecer uma boa cobertura, podem evitar grandes sombras nos rostos e evitar que as pessoas fiquem estrábicas nas imagens.

fotografia de casamento noivos natureza

DICA 56 – USE O MODO DE DISPARO CONTÍNUO

Realmente este é o modo de disparo para fotógrafos de casamento. Os grandes momentos acontecem tão rapidamente durante um casamento que o Modo de Disparo Contínuo pode ajudá-lo a capturá-los. A hora dos discursos do casal é um ótimo exemplo. Este é um ótimo momento para capturar risos, lágrimas e alegria nos rostos do casal, seus familiares e seus amigos. Se você usar o One Shot, você pode capturar uma risada fantástica, mas a pessoa pode estar piscando. Ou a pessoa sentada ao lado deles pode estar cutucando o nariz. No entanto, no modo de disparo contínuo, se você segurar o obturador e fazer de 5 a 10 cliques, poderá capturar várias expressões diferentes da mesma situação.

DICA 57 – BUSQUE NITIDEZ EM SUAS FOTOGRAFIAS

Às vezes, pode ser difícil fazer fotografias de grupo nítidas, especialmente se for um grupo grande com pessoas paradas umas atrás das outras. Para fotos de grupos grandes, recomendamos a menor abertura possível sem que você precise aumentar muito o ISO. Normalmente aberturas acima de f/8 garantem fotografias bem nítidas em grupo.

DICAS ÚTEIS EM FOTOGRAFIAS DE CASAMENTOS

DICA 58 – NÃO EXAGERE

Não seja um comediante durante o casamento. Seja legal, mas mantenha uma postura elegante, não exagere. Alguns casais são extrovertidos e não se importam, mas outros podem ser mais reservados. Basta encontrar um meio termo, se divertindo e capturando o que você precisa.

DICA 59 – SAIBA QUANDO SE APROXIMAR

Se você está com medo de se aproximar para fotografar os rostos das pessoas, então você está perdendo ótimas fotos… mas não exagere! Tudo depende da situação. Não fique na frente do casal durante a cerimônia, você provavelmente será expulso pelo cerimonialista. Mas na pista de dança ou durante os bailes é muito mais apropriado ter um pouco mais de despojamento e ser mais perceptível.

fotografia de casamento noivos casal

DICA 60 – BUSQUE ÂNGULOS DIFERENTES

Uma coisa comum que você verá na maioria das fotografias de casamento é que elas são feitas na altura dos olhos. Seja criativo com seu posicionamento para tirar fotos. Fotografe de baixo para cima ou de cima para baixo. Chegue muito perto, mas também se distancie. Uma perspectiva diferente aumentará muito a variedade de suas fotos e as tornará muito mais interessantes de se olhar.

DICA 61 – SAIBA LIDAR COM OS “FOTÓGRAFOS” DA FAMÍLIA

Esse tio (ou tia) estará presente no casamento que você estiver fotografando. Não se esconda do tio Bob, ele estará lá. Ele/ela é um fotógrafo amador que acha que sabe mais do que você, fotógrafo de casamento. Você precisa lidar afetivamente com ele sem ser rude e sem ofender o casal. Seja firme, mas agradável. Se necessário, converse com o casal sobre o tio Bob e sugira que você e eles se afastem da multidão por um tempo para que você possa se concentrar em alguns retratos deles. No final do dia, deixe que o tio Bob aproveite para tirar suas fotos, mas não permita que ele afete os resultados que você está capturando. Você será muito mais feliz se souber lidar com esse tipo de situação mostrando que você é responsável pela fotografia ao invés de ter várias fotos onde o tio Bob aparece de intruso.

DICA 62 – DIGA NÃO A COLORAÇÃO SELETIVA

A coloração seletiva é quando você faz uma imagem em preto e branco e, em seguida, destaca as flores, por exemplo, em cores. Apenas NÃO faça isso! Fim da dica.

DICA 63 – COMECE COM UMA LENTE TELE NO CASAMENTO (100MM OU MAIOR)

Alguns casais são um pouco mais difíceis de serem fotografados que outros. Isso é um fato! Mas não deixe que isso impeça que você faça ótimas fotos. Apenas se afaste um pouco. Uma ótima maneira de fazer isso é começar de longe com uma lente tele e caminhar lentamente para perto do casal conforme o ensaio evolui. Isso dará ao casal chance e tempo para relaxarem. Pode ser a primeira vez no dia que eles tiveram a chance de ficarem sozinhos e de conversarem um com o outro. Basta deixá-los sozinhos conversando e aproveitar o momento por alguns minutos para que eles relaxem.

DICA 64 – APRENDA SOBRE CASAMENTOS DIFERENTES

Se você está fotografando um casal de uma cultura ou religião diferente da sua, não tenha medo de fazer perguntas ou pelo menos faça uma pesquisa sobre algumas das tradições envolvidas. Por exemplo, uma cerimônia judaica é muito diferente de um casamento cristão. Às vezes, eles também utilizam um idiomas diferente, por isso é uma boa ideia pesquisar para saber o que vai acontecer e quando.

fotografia de casamento pós wedding

DICA 65 – QUEM É JOAQUIM?

O casal não quer centenas de fotos do filho da irmã do chefe da prima… enquanto Joaquim pode estar fazendo um monte de coisas fofas durante o casamento, é melhor se concentrar em fotos de pessoas que o casal realmente quer ter. Se o casal tem filhos, então o fotografe. Mas deixe Joaquim em paz.

DICA 66 – FOTOGRAFE O VESTIDO INTEIRO

Um grande erro dos fotógrafos de casamento é fazer inúmeras fotos da noiva apenas da cintura para cima, esquecendo de fotografá-la de corpo inteiro. Certifique-se de que você está fazendo muitas fotos do comprimento total da noiva também. A noiva passará horas e horas dentro do seu vestido de noiva. Ela também gastará muito e muito dinheiro em seu aluguel ou compra. Portanto, certifique-se de fazer justiça, capturando-o na sua totalidade, sempre que possível.

DICA 67 – DESCANSE

O casamento pode prejudicar seu corpo mentalmente e fisicamente. E uma das nossas principais dicas de Fotografia de Casamento é aproveitar os momentos que der para relaxar. Um bom momento é quando o café da manhã do casamento é servido, por exemplo. Ninguém quer fotografias de pessoas enchendo suas bocas com comida. Portanto, use esse tempo para recarregar as baterias (não as baterias, mas pode ser, se quiser), relaxar e recuperar o fôlego. 

DICA 68 – SEJA HONESTO

Se você acabou de comprar ou ganhar uma DSLR, é provável que você conheça alguém que vai se casar. Se você não está preparado para assumir esse compromisso, seja honesto consigo mesmo e com o casal. Sua melhor opção neste caso é começar sua jornada como segundo fotógrafo. Isso permite que você ganhe experiência para que um dia você possa assumir o compromisso de seu primeiro casamento cheio de confiança e, o mais importante, de habilidade.

fotografia de casamento igreja locais

DICA 69 – CUIDADO COM A EDIÇÃO

Não exagera na edição. Você não vai conseguir transformar uma foto ruim  em uma boa foto, não importa o quanto você a editou. Tente evitar as últimas tendências, presets e modas de edição e opte por um visual mais clássico que resista ao teste do tempo, ou seja, que não fique brega com o passar dos anos.

QUAL EQUIPAMENTO IDEAL PARA FOTOGRAFAR CASAMENTOS

DICA 70 – CÂMERA E LENTES PARA CASAMENTOS

  • Lentes recomendadas: lentes zoom de alta versatilidade (24/105 mm, 17/70 mm) e as lentes fixas como 50mm.
  • Câmeras: DSLR e mirrorless.

Leia nossos artigos sobre equipamentos aqui!

DICA 71 – PÉS FELIZES, FOTÓGRAFO FELIZ

Não é a primeira dica que você esperaria ler em um artigo com dicas sobre Fotografia de Casamento? Mas sapatos e meias confortáveis ​​podem ser um salva-vidas para um fotógrafo de casamento. Você vai estar andando, correndo, pulando MUITO durante um dia de casamento, por isso escolher sapatos confortáveis é tão importante quanto a escolha de equipamentos. Leve um par de meias e de sapatos de reposição para o caso de ficarem molhados.

DICA 72 – LEVE UMA TESOURA

A pergunta que sempre acontece durante os preparativos da noiva é “alguém tem uma tesoura?”. Pode ser para remover uma etiqueta do vestido ou consertar uma unha quebrada, mas se você tiver uma tesoura você pode instantaneamente fazer amigos durante a festa e ganhar ainda mais a confiança dos noivos.

DICA 73 – LEVE UM LENÇOL VELHO

Você deve estar se perguntando: O QUEEEEEEE? Você quer que a noiva fique em um lugar molhado e/ou cheio de lama? Então leve um lençol branco com você. Se você tiver uma solução para mantê-la limpa, ela estará mais inclinada a ousar durante o ensaio e isso lhe dará mais possibilidades com o posicionamento do casal. O lençol pode ser colocado debaixo do vestido e ninguém jamais saberá. Ele também pode ser usado para que o casal possa se sentar livremente em um banco ou encostar na parede. Ninguém quer um vestido sujo no final do ensaio.

DICA 74 – TENHA UM KIT DE PRIMEIROS SOCORROS

Como você já aprendeu em sua jornada como fotógrafo de casamento, pequenas coisas podem ser muito úteis. Considere então levar um kit de primeiros socorros em seu carro para emergências:

  • Guarda-chuva branco para o caso de chuva
  • Cabide de madeira para o vestido
  • Fita
  • Repelente de insetos (O casal vai te amar por isso)
  • Bebidas energéticas
  • Barrinhas de cereais

DICA 75 – LEVE UM TRIPÉ

Adicionar um tripé ao seu kit não é a mais prática das dicas de Fotografia de Casamento, mas nos ouça! Não estamos sugerindo que você ande o casamento inteiro carregando um tripé. No entanto, se você quiser usar a criatividade no final do casamento, o tripé será útil.

DICA 76 – LEVE COMIDA

Leve algumas batatas fritas, chocolates, bebidas energéticas ou qualquer coisa comestível em seu carro. Um casamento tira muita energia, então fique hidratado e cheio de energia para evitar a temida ressaca de casamento no dia seguinte (sim, a ressaca de casamento é real e não é por excesso de bebida, mas por excesso de trabalho!).

FOTOS DO GRUPO EM CASAMENTOS

DICA 77 – FOTOGRAFE OS NOIVOS E SEUS IRMÃOS

Capture fotos dos irmãos interagindo. Os pais vão adorar as fotos de todos os seus filhos juntos, então não se esqueça de fotografar esses grupos.

DICA 78 – ORGANIZE AS FAMÍLIAS

Se o casal solicitou fotos das famílias, organize os grupos. Por exemplo, fotografe a família Souza primeiro. Depois peça para a família dos noivos para se juntarem. Finalmente, peça para a família Alves para sair e assim você fotografa a família Brito. Se todo mundo souber o que está acontecendo, o processo fica muito menos estressante para você e para os convidados.

DICA 79 – MEMBROS MAIS VELHOS

Os casais gostam de fotos deles com membros da família mais velhos, como avós. Estes são os tipos de fotos que serão apreciadas pela família do casal e passadas através de gerações.

DICA 80 – FAÇA VÁRIAS FOTOS

Dispare muitos cliques ao fotografar um grupo de pessoas. Isso evita que você tenha fotos de pessoas com os olhos fechados.

DICA 81 – FIQUE CALMO

Estar relaxado e calmo durante o casamento irá ajudá-lo a capturar fotos melhores. Se algo der errado, mantenha a calma, não entre em pânico. Relaxe, pense na situação e chegue a uma solução simples, mas eficaz.

DICA 82 – DIVIRTA-SE

Fotografar casamentos é divertido, fim da história. Se você aproveitar o dia, isso vai aparecer nas suas fotos, o que significa que todos sairão ganhando. Sorria, é um casamento!

ROTEIRO E DICAS DE POSES PARA FOTOS DE CASAMENTO

DICA 83 – QUE FOTOS OS CLIENTES PODEM EXIGIR OU ESPERAR DO FOTÓGRAFO

Não estamos dizendo que as fotografias listadas abaixo devem ser feitas sempre, mas é o que normalmente a noiva e o noivo esperam para o seu álbum de casamento. 

DICA 84 – POSES E CENAS SE PREPARANDO PARA O CASAMENTO

  • Reflexo no espelho da noiva se produzindo
  • Reflexo no espelho da noiva com a madrinha de casamento
  • Noiva ajustando a cinta-liga (opcional)
  • Noiva nas escadas (se houver)
  • Retratos da noiva de corpo inteiro
  • Retrato da noiva 3/4
  • Noiva rodeada de presentes
  • Mãe com a noiva
  • Pai com a noiva
  • Irmãs e irmãos com a noiva (individualmente e juntos)
  • Pai e mãe com a noiva
  • Noiva com a madrinha de casamento

DICA 85 – APROVEITE OS PEQUENOS OBJETOS

Use diferentes tipos de objetos para enquadrar os retratos. Tire um tempo para fazer fotos de pequenos objetos, como um sapato, um batom ou um reflexo do rosto da noiva em um pequeno espelho. Seja criativo e expresse suas emoções em fotos que tenham esses pequenos objetos.

DICA 86 – POSES E CENAS SAÍNDO DA CASA DA NOIVA E CHEGANDO À IGREJA

  • Mãe, pai e noiva saindo de casa
  • Pai abrindo/segurando a porta da limusine
  • Noiva entrando na limusine
  • Noiva dentro da limusine
  • Pai segurando a mão da noiva enquanto ela está saindo da limusine (se possível)
  • Festa nupcial nos degraus da igreja
  • Noivo à espera de noiva (olhando o relógio)
fotografia de casamento noiva carro

DICA 87 – CONVERSE COM O MOTORISTA

É muito difícil estar no momento em que a noiva está saindo e chegando, porque você vai precisar arrumar o seu equipamento e dirigir loucamente para chegar antes da cerimônia começar. Mas há uma solução. Fale com o motorista da limusine e peça para ele esperar enquanto você faz as fotos da noiva entrando na limusine e depois, enquanto você faz as malas e sai para a igreja. Peça também para ele dirigir mais devagar do que o limite de velocidade, então você pode chegar à igreja cerca de 10 a 15 minutos antes e será capaz de ajustar seu equipamento e tirar algumas fotos do noivo.

DICA 88 – CENAS POSES E  DE CASAMENTO – CERIMÔNIA

  • Entrada dos convidados
  • Entrada dos convidados especiais
  • Entrada das damas de honra
  • Entrada do noivo e sua mãe
  • Noiva e seu pai andando pelo tapete vermelho
  • Pai beijando a noiva antes de se sentar
  • Noiva e noivo no altar
  • Leituras sagradas ou especiais
  • Discursos
  • Troca de alianças
  • Eu aceito
  • Bençãos
  • Casal se beijando
  • Assinaturas
  • Casal indo embora do altar
  • Noivos saindo do altar
  • Pai e mãe andando pelo tapete vermelho
  • Padrinhos andando pelo corredor
fotografia de casamento noivos casal

DICA 89 – APROVEITE O ALTAR

Se for permitido subir no altar durante a cerimônia, tente fazer fotos sorrateiras dos noivos com objetos bonitos (velas, flores, etc.) em primeiro plano e eles fora de foco. Outra ideia que impressiona os casais é tirar as fotos deles segurando as mãos, apenas as mãos, mas observe o fundo. Durante a cerimónia, a noiva e o noivo estão estressados ​​e apertam as mãos com muita força, o que é uma grande oportunidade para fotos bem expressivas.

fotografia de casamento buquê de rosas

DICA 90 – SAUDAÇÕES

  • Membros da família e convidados cumprimentando / abraçando a noiva
  • Membros da família e convidados cumprimentando / abraçando o noivo

DICA 91 – APROXIME-SE

Durante os cumprimentos aproxime-se e pegue as expressões dos rostos, não perca a foto quando alguém expressar afeição, pode ser um simples toque, um beijo ou qualquer outra coisa. Esse é o melhor momento para produzir ótimas fotos.

DICA 92 – DEIXANDO A IGREJA

  • Noivo e noiva se beijando nos degraus
  • Noiva e noivo acenando para a multidão (opcional)
  • Convidados jogam arroz na noiva e no noivo (recomendado)
  • Noivo segurando a porta da limusine e ajudando a noiva entrar na limusine
  • Noiva na limusine
  • Noiva e noivo na limusine (pode ser através de uma janela ou uma porta)

DICA 93 – LEVE ARROZ

Leve arroz e dê aos convidados para que você possa tirar fotos legais . Mas faça as fotos fora da igreja para que não tenha problemas com a congregação.

DICA 94 – RECEPÇÃO

  • Fotos gerais das mesas, montadas mas desocupadas
  • Arranjos florais
  • Mesa do bolo
  • Decoração
  • Convite de casamento colocado em um arranjo floral (legível)
  • Noiva e noivo entrando no corredor da recepção
  • Noiva e noivo dançando juntos e sozinhos
  • Noiva e noivo brindando sozinhos e com convidados
  • Dançando valsa um com o outro
  • Noiva dançando com membros de ambas as famíliasNoivo dançando com membros de ambas as famílias
  • Convidados dançando
  • Crianças e amigos íntimos
  • Bolo sozinho
  • Corte do bolo pelos noivos
  • Noiva jogando buquê
  • Noiva e noivo se beijando
fotografia de casamento benção

DICA 95 – SAIBA A ORDEM CRONOLÓGICA DOS EVENTOS

As fotos não estão necessariamente em ordem cronológica e você deve estar ciente do fluxo dos eventos, melhor discuti-lo com a noiva, para que você esteja preparado e possa escolher a melhor posição e arrumar o equipamento antes do evento. 

DICA 96 – CONSIDERE USAR UMA ESCADA

Você pode considerar o uso de uma escada. Isso te ajudará a fotografar de cima da multidão. Mas nós preferimos estar no meio das pessoas e nos aproximar.

DICA 97 – DEIXANDO A RECEPÇÃO

  • Noiva e noivo com roupas normais
  • Noivo ajudando noiva
  • Noiva e noivo acenando pela janela traseira
  • Escrita “recém-casados” e latas na parte de trás do carro (se possível)
fotografia de casamento noivos pré wedding

ERROS COMUNS EM FOTOGRAFIAS DE CASAMENTOS

DICA 98 – ERRO: NÃO CONVERSAR COM OS NOIVOS SOBRE HORÁRIOS

Você precisa conversar com a noiva e o noivo sobre qual é a melhor hora para realizar uma cerimônia, já que é bastante importante aproveitar ao máximo a luz natural e evitar sombras desagradáveis ​​durante as fotografias da cerimônia do casamento.

DICA 99 – ERRO: COMER E BEBER DURANTE O CASAMENTO

Você está no casamento para fotografar e não para beber e comer. Reserve a alimentação para o horário estipulado em contrato e esqueça o álcool. Fotografia profissional e álcool não combinam.

DICA 100 – ERRO: NÃO TER UMA LISTA DE CONVIDADOS

Esquecer de pedir uma lista detalhada de convidados com todos os parentes e amigos divididos por ‘noivo’ e ‘noiva’ é um erro. Se você conseguir essa lista com os convidados que precisam ser fotografados, você facilitará e muito o seu trabalho.

DICA 101 – ERRO: NÃO COOPERAR COM O CINEGRAFISTA

Você precisa trabalhar em estreita colaboração com o cinegrafista contratado por seus clientes para evitar grandes tensões no dia do casamento e evitar situações de “câmeras conflitantes”, como por exemplo, quando seus clientes têm que descobrir para qual câmera devem sorrir. As dificuldades técnicas não devem incomodar os recém-casados ​​durante os momentos mais alegres de suas vidas. É por isso que você precisa conversar com o cinegrafista e elaborar um plano de trabalho juntos.

fotografia de casamento campo de girassóis

DICA IMPORTANTE! AJUDE OUTROS FOTÓGRAFOS

DICA 102 – COMPARTILHAR É SE IMPORTAR

Nós incentivamos o aprendizado, por isso seria muito bom se você pudesse compartilhar este post em seu Facebook, twitter ou pinterest.

Desta forma, podemos espalhar nossas dicas de Fotografia de Casamento e ajudar mais fotógrafos iniciantes.

Além disso, se você é um fotógrafo de casamento e acredita que esquecemos de alguma dica de Fotografia de Casamento, deixe-nos saber nos comentários abaixo. Dessa forma podemos adicioná-la em nosso artigo!

Compartilhe suas melhores Fotografias de Casamento com a gente em nosso grupo do Facebook: Comunidade • O Casal da Foto

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • 36 dicas para Fotografia de Paisagem!
    2018-09-11
  • ensaio fotografico familia capa
    36 dicas para Ensaio Fotográfico de Família!
    2018-07-27
  • Capa Melhores Fotos Ensaio Fotografia Newborn
    Fotografia Newborn - 48 Dicas para um Ensaio Inesquecível
    2018-07-27
  • 102 dicas de fotografia de casamento
    As Melhores Fotografias de Casamento - 102 Dicas Para um Casamento Incrível!
    2018-07-23
  • Panning: Como fazer fotografia em movimento
    2018-05-25
  • A Metodologia dos Caçadores de Imagens
    2018-03-22
  • Como estudar fotografia?
    2018-03-17
  • Fotografia: como começar?
    2018-03-15
  • 54 Motivos para ser um fotógrafo!
    2018-03-10
  • Como não enlouquecer com TANTOS arquivos fotográficos!?!?!?
    2018-02-15
  • Carnaval para Fotógrafos!
    2018-02-12
  • Brownie: a primeira câmera para crianças
    2018-01-14

O Casal

O Casal

Ela é de Brasília. Ele, de Belo Horizonte. Ela tem formação artística baseada em pintura e literatura. Ele já foi criado na música e no cinema. Ela gosta de MPB. Ele gosta de Jazz. Mas foi na fotografia que ambos se encontraram.

Especialistas em docência fotográfica, colecionam 14 anos de experiência em ensino artístico. Juntos são O Casal da Foto, uma dupla inseparável, ávidos por ensinar tudo o que aprenderam ao longo de suas carreiras e transformar a forma de se lecionar e aprender fotografia.

Dicas de Fotografia no Youtube

2ª SEMANA DA FOTOGRAFIA CRIATIVA!

Conheça as técnicas criativas usadas por mais de 2500 fotógrafos! Cadastre e Participe!

You have Successfully Subscribed!