Como usar o filme colorido – Guia para Fotografia de Filme

por | | , ,

O filme colorido(também conhecido como filme negativo colorido) foi a variedade de filme mais popular na era da fotografia pré-digital, principalmente porque era barato de revelar e fácil de mostrar e compartilhar as impressões resultantes. O filme para ampliação em cores também é conhecido como ‘C-41’ devido ao nome do processo usado para revelá-lo.

Um dos melhores aspectos do filme colorido é sua generosa latitude de exposição, o que significa que ele perdoa muito a exposição incorreta, especialmente a superexposição – você pode ter de 1 a 2 (ou às vezes 3 ou 4) pontos fora da exposição adequada e ainda obter uma boa imagem.

Câmeras compactas e descartáveis geralmente têm uma pequena faixa de configurações de exposição e contam com a latitude do filme de ampliação em cores para obter boas fotos. Para os fotógrafos de hoje, especialmente aqueles novos em câmeras de exposição manual, essa latitude ajuda a garantir bons resultados, mesmo se sua técnica não for perfeita.

Neste artigo você vai aprender:

E para mais informações básicas sobre fotografia de filme, confira nosso artigo FOTOGRAFIA DE FILME: UM GUIA PARA INICIANTES.

filme colorido capa

Uma explicação simplificada de como funciona o filme colorido

Como acontece com o filme preto e branco, o filme colorido depende de cristais de haleto de prata sensíveis à luz, mas em vez de uma única camada de emulsão, o filme colorido tem três, cada uma sensível a uma diferente cor da luz (geralmente, azul, verde e vermelho). As camadas de emulsão incluem produtos químicos chamados acopladores de corantes.

Quando o filme é revelado, a interação do haleto de prata, acopladores de corantes e produtos químicos reveladores produz corantes que formam uma imagem negativa. Os negativos coloridos têm um tom laranja forte.

Câmeras point-and-shoots baratas e descartáveis ​​têm uma configuração de exposição única e contam com a latitude do filme de ampliação em cores para obter boas fotos.

Na era do cinema, os negativos coloridos eram impressos em papel fotográfico e depois revelados usando um processo semelhante ao do filme. Hoje em dia, a digitalização de negativos (ou digitalização seguida de impressão digital) é muito mais comum. O filme negativo colorido ainda pode ser impresso em uma câmara escura, no entanto, ao contrário da impressão em P&B, que pode ser feita sob uma luz de segurança, as impressões coloridas devem ser feitas e reveladas na escuridão total.

Tipos de filme colorido

Os filmes impressos em cores vêm em muitas variedades, com as principais diferenças sendo a ASA e a reprodução de cores. A ASA do filme é expressa como um número ISO (ASA é um padrão mais antigo para designar a mesma coisa). O filme com ISO mais alto é mais sensível à luz e, portanto, requer uma exposição menor (tempos de exposição mais curtos ou aberturas menores), mas terá granulação mais visível (algo semelhante ao ruído na fotografia digital). A maioria dos filmes coloridos está na faixa de ASA 50 a ASA 800, com 100 sendo ideal para um dia ensolarado e 400 para céu nublado.

Filmes diferentes irão renderizar cores de maneira diferente, o que é parte do que lhes dá sua individualidade.

Uma das principais diferenças entre a fotografia digital e a fotografia com filme é que o filme não pode ter o branco equilibrado, embora o ajuste/correção de cores seja possível durante o processo de ampliação e digitalização.

Filmes de baixo custo, como o Kodak Colorplus, têm cores desbotadas que lembram as fotos clássicas de filme, enquanto o Kodak Ektar produz cores brilhantes e vibrantes semelhantes a filmes de slides e câmeras digitais. O Kodak Portra, por sua vez, é otimizado para tons de pele e digitalização fácil. Alguns filmes impressos em cores usam emulsões cinematográficas, que têm sua própria aparência única, e a Lomography e outras marcas de boutique vendem filmes que introduzem padrões aleatórios ou salpicos de cor em suas imagens.

filme colorido 2

Revelando filme colorido

O filme colorido geralmente é mais barato de ser processado do que o filme em P&B, pois o processo C-41 é padronizado e geralmente feito por máquina e, portanto, menos trabalhoso. O filme revelado pode ser impresso ou digitalizado, e a maioria dos laboratórios fará um ou ambos quando você tiver seu filme processado. Você também pode comprar seu próprio scanner de filme.

Tal como acontece com o filme P&B, é possível revelar filme colorido em casa usando os mesmos tanques e bobinas, embora o processo C-41 seja mais preciso. Embora a revelação em P&B possa ser feita em temperatura ambiente, os produtos químicos de processamento de cores devem ser mantidos em torno de39°C. Variações de temperatura ou tempo podem causar mudanças de cores indesejadas. Os produtos químicos de revelação de cor são mais caros e têm uma vida útil mais curta do que os produtos químicos P&B, mas o desenvolvimento doméstico ainda pode economizar dinheiro em comparação com o desenvolvimento em laboratório.

Ampliar um filme colorido em casa é muito mais desafiador do que em P&B, pois o papel deve ser exposto e revelado na escuridão total, e cabe a você acertar o balanço de cores (usando filtros no ampliador, dispositivo usado para projetar o negativo no papel). O processamento manual de impressões coloridas é um processo tedioso e preciso, e as máquinas de processamento automatizadas são muito caras.

Aproveite os estudos e assista o nosso vídeo Fotografia Analógica – Começando a Fotografar com Câmeras Analógicas onde vamos falar um pouco mais sobre o assunto!

Qualquer dúvida, já sabe, é só deixar um comentário aqui embaixo e teremos o maior prazer em te responder em breve. Então, ótimos cliques!

Deixe um comentário