Formatos e tipos comuns de filmes – Guia de fotografia de Filme para Iniciantes

por | | , ,

Assim como a fotografia digital tem vários tamanhos de sensor, a fotografia analógica (fotografia de filme) tem vários formatos e tamanhos de filme, alguns dos quais são mais fáceis de encontrar do que outros (e alguns dos quais são quase impossíveis). Neste artigo, revisaremos os formatos de filme mais comuns; vamos falar sobre ‘formatos de filme incomuns’ em um próximo artigo.

Neste artigo você vai aprender:

E para mais informações básicas sobre fotografia de filme, confira nosso artigo FOTOGRAFIA DE FILME: UM GUIA PARA INICIANTES.

Filme 35mm

35mm é o formato de filme mais comum hoje, e tem sido assim há muitas décadas. Com um tamanho negativo de 24 x 36mm – o tamanho no qual os sensores de câmera digital full-frame são baseados – o filme35mm atinge um equilíbrio entre a boa qualidade de imagem e o tamanho pequeno da câmera.

O filme de formato 35mm é enrolado em caixas seladas, geralmente com 12, 24 ou 36 exposições por rolo. Carregar uma câmera de 35mm é geralmente fácil, mas não totalmente à prova de falhas.

A Kodak começou a produzir 35mm antes da Segunda Guerra Mundial e ganhou popularidade nos anos 30 e 40; na década de 1960, ele ultrapassou o formato de filme em rolo de 120 (veja logo abaixo) em popularidade.

Vantagens do filme 35mm

  • Câmeras 35mm tendem a ser compactas
  • Existem muitas câmeras acessíveis que usam o formato
  • Fácil manuseio e carregamento
  • Preço baixo
  • Muitas opções de filmes

Desvantagens do filme 35mm

  • Resolução mais baixa do que filme de formato médio e grande
  • Grão visível em filmes de sensibilidade alta

O filme 35mm hoje

No passado e no presente, o 35mm continua sendo o tipo de filme mais popular e oferece a mais ampla gama de opções de emulsão e velocidade. Os rolos de exposição 24 e 36 são os mais comuns, e alguns filmes em preto e branco estão disponíveis em rolos de 30 metros que podem ser enrolados em fitas reutilizáveis ​​pelo fotógrafo.

O filme 120 (também conhecido como médio formato)

120 é o filme mais comum para câmeras de médio formato (existem outros formatos, mas eles são bastante obscuros ou descontinuados, veja logo mais abaixo). Com um negativo de 60mm de largura, oferece melhor resolução e granulação menos visível do que 35mm. 120 é um formato de filme em rolo como 35mm, mas em vez de um recipiente selado, o filme é enrolado em uma bobina de plástico com um papel preto que fornece proteção contra luz difusa. Uma vez que o filme não tem recipiente, não há nenhum material de feltro que prenda a luz para potencialmente arranhar o filme, e não há necessidade de rebobinar – a câmera enrola o filme na bobina de recolhimento, que é então removida da câmera, e a bobina vazia é movida para a posição de recolhimento para ser retirada na próxima vez que a câmera for carregada.

Um rolo de filme de 120 tem 82cmde comprimento e o número de exposições que cada rolo fornece depende do formato da câmera. O formato 645 tira um negativo de 6×4,5 cm com15 fotos por rolo, 6×6 (também conhecido como quadrado de 2¼ ”) tira 12 fotos por rolo e uma câmera 6×7 tira 10 fotos por rolo. Os formatos semelhantes incluem 220, que dobra o comprimento do rolo e não tem papel de suporte, e 620, um formato da Kodak que usa um carretel de tamanho diferente.

Vantagens do filme médio formato

  • Qualidade de imagem superior
  • Grão menos visível
  • O filme não tem recipiente que pode arranhá-lo

Desvantagens do filme médio formato

  • Menos imagens por rolo do que o filme 35 mm
  • Mais difícil de carregar
  • Custos mais altos de filme e câmera
  • Menos opções de câmera

O médio formato hoje

O filme 120 ainda é bastante popular, embora ofereça menos opções de emulsão (principalmente colorido) do que o filme 35 mm. Emulsões de baixo custo para o ‘consumidor’, como Kodak ColorPlus e Gold, não são oferecidas no formato 120. O formato 220 foi descontinuado. 620 pode ser feito transferindo filme 120 para rolos 620, e vários varejistas vendem filme 620 pré-bobinado.

Grande formato

O filme para câmeras de grande formato vem na forma de folhas avulsas que devem ser carregadas manualmente nas costas da câmera. Os tamanhos de filme em folha mais comuns são 4×5 ”, 5×7”, 8×10 ”e 11×14”, mas tamanhos menores e maiores também estão disponíveis. O filme em folha é mais lento e menos conveniente para trabalhar, mas sua resolução é incomparável e permite ao fotógrafo ajustar a revelação para cada quadro individual.

Vantagens do filme grande formato

  • Resolução ultra-alta
  • Capacidade de adaptar o desenvolvimento para quadros individuais

Desvantagens do filme grande formato

  • Difícil de trabalhar
  • Caro, menos opções de emulsão
  • Câmeras de grande formato tendem a ser caras

Grande formato hoje

A fotografia de grande formato está viva e bem, embora, como acontece com o filme 120, os tipos de filme disponíveis geralmente se limitam a emulsões “profissionais”.

Filme instantâneo

O filme instantâneo é embalado em cartuchos de folhas individuais de filme, cada uma alojada em um pacote com produtos químicos reveladores. Depois que a foto é tirada, a câmera ejeta a foto, usando rolos para abrir os produtos químicos em desenvolvimento.

Em alguns minutos, a imagem aparece. O filme instantâneo foi desenvolvido no final dos anos 1940 por Edwin Land, fundador da Polaroid Corporation, como uma forma de eliminar a espera entre tirar e ver fotos.

O filme instantâneo está disponível em vários tamanhos, cada um personalizado para um tipo de câmera individual, com opções de cores e P&B. A qualidade da imagem é única – o filme instantâneo tem uma aparência distinta, que agrada muitos artistas. O filme instantâneo não produz nenhum tipo de negativo facilmente acessível, de modo que a foto em si é geralmente a única cópia da imagem.

Vantagens do filme instantâneo

  • Resultados instantâneos
  • Look único
  • Nenhum processamento necessário

Desvantagens do filme instantâneo

  • O preço por clique pode ser alto
  • Difícil de fazer cópias de imagens

Filme instantâneo hoje

A Fujifilm fabrica a linha mais popular de câmeras e filmes instantâneos modernos sob sua submarca Instax. O filme vem em três formatos diferentes: Instax Mini, Instax Square e Instax Wide (sendo o último o maior).

A Polaroid também fabrica cartuchos de filme para câmeras Polaroid clássicas, bem como cartuchos que se adaptam a vários modelos Polaroid modernizados. Outras opções menos populares de filme instantâneo incluem o formato ZINK (Zero Ink) da Canon e o formato Instant Print da Kodak. Nota: esses formatos criam suas imagens usando um processo totalmente diferente do Fujifilm e Polaroid (e pensamos que os resultados são menos atraentes).

Conclusões

Nossos guias para iniciantes em fotografia de filme é uma série educacional de artigos focados em desmistificar a fotografia analógica. Voltada para aqueles que estão descobrindo (ou redescobrindo) filmes, a série cobrirá tudo, desde equipamentos, até técnicas e muito mais.

Aproveite os estudos e assista o nosso vídeo Fotografia Analógica – Começando a Fotografar com Câmeras Analógicas onde vamos falar um pouco mais sobre o assunto!

Qualquer dúvida, já sabe, é só deixar um comentário aqui embaixo e teremos o maior prazer em te responder em breve. Então, ótimos cliques!

Deixe um comentário