Qual melhor câmera analógica para você? – Guia de fotografia de Filme para Iniciantes

por | | ,

Em outro artigo em nosso GUIA PARA INICIANTES EM FOTOGRAFIA DE FILME, escrevemos sobre tipos comuns de câmeras de filme e tipos não tão comuns de câmeras de filme. Então, qual tipo é melhor para você? Isso depende do que você deseja obter com a fotografia analógica. Neste artigo, tentaremos combinar diferentes tipos de fotógrafos de filme com o melhor tipo de câmera para atender suas necessidades.

Neste artigo você vai aprender:

“Eu quero a maneira mais fácil de começar a fotografar”

Se o seu objetivo principal na fotografia analógica é obter aquele ‘visual de filme’ distinto, uma câmera compacta 35mm “point-and-shoot”ou “câmera pocket” (câmera de bolso) é a sua melhor aposta. Essas câmeras são super simples de usar, pois foram projetadas para o tipo de fotografia instantânea que as pessoas usam atualmente em smartphones.

Essas câmeras de filme cuidarão da maioria das tarefas para você, incluindo foco, definição da velocidade do filme, definição da exposição e (na maioria dos casos) carregamento, enrolamento e rebobinagem do filme – você apenas aponta e dispara, daí o nome.

As câmeras de filme point-and-shoot são pequenas e discretas, o que as torna excelentes para fotografia de rua. A desvantagem: sua operação totalmente automática limita seu controle criativo.

Existem centenas desses tipos de câmeras disponíveise a maioria (com algumas exceções notáveis) tem um preço acessível. Fique com as principais marcas e tome cuidado com as câmeras rotuladas como ‘sem foco’ ou com ‘foco fixo’ – seus mecanismos simplificados podem comprometer a qualidade da imagem.

“Eu quero uma câmera que me ofereça controle criativo, mas ainda estou aprendendo”

Considere uma câmera reflex de lente única (SLR) de 35mm de foco automático e vento automático da era 1990-2005, como a Canon Rebel 2000, Minolta Maxxum (Dynax) 400si ou Nikon N55/F55. Essas câmeras têm modos de exposição totalmente automáticos e focam, definem a velocidade do filme e o enrolam para você, de modo que a experiência é muito semelhante ao uso de uma DSLR: basta pressionar um botão para tirar a foto.

A maioria dessas câmeras também tem modos semiautomáticos de prioridade de abertura e obturador e modos de exposição totalmente manuais, de modo que permitem que você tenha um controle mais criativo quando estiver pronto.

Elas também estão entre as câmeras usadas mais baratas do mercado. Essas câmeras normalmente usam lentes intercambiáveis, oferecendo a oportunidade de encaixar uma lente de alta qualidade, embora a maioria das lentes do ‘kit’ sejam perfeitamente adequadas. Você também pode considerar uma câmera ‘bridge’ – uma SLR com uma lente de zoom fixada permanentemente.

“Eu quero a melhor experiência possível com fotografia de filme, sem gastar muito dinheiro”

Se você realmente deseja assumir o controle do processo, você vai querer uma SLR totalmente manual, que oferece o nível máximo de controle criativo, muitas vezes a um preço razoável.

Tudo é manual: carregar o filme, definir a velocidade do filme, focar, definir a exposição, disparar o obturador e enrolar e rebobinar o filme. Alguns têm um modo de exposição automática (geralmente prioridade de abertura), mas ainda permitem que você defina a exposição manualmente.

A maioria dos fabricantes de câmeras adotou a automação nos anos 90 (porque o que os fotógrafos de hoje consideram uma experiência envolvente já foi visto como uma dor no pescoço), então estamos falando de SLRs de filme feitos dos anos 1960 ao início dos anos 1990.

A qualidade da lente de zoom ainda tem um longo caminho a percorrer nesta era, então é melhor usar lentes prime (distância focal fixa), o que torna um pouco mais desafiador, pois você deve fazer o zoom com os pés. O preço dessas câmeras varia, embora as pechinchas sejam abundantes.

Sim, nós ajudamos você. No final dos anos 1970 e 1980, antes que as câmeras compactasganhassem popularidade, os fabricantes de câmeras fizeram SLRs semiautomáticas voltadas para fotógrafos menos sérios. Estas são (geralmente) câmeras de foco manual, mas fotografam exclusivamente no modo automático de prioridade de abertura, onde o fotógrafo define a abertura da lente e a câmera escolhe uma velocidade de obturador correspondente.

Essas câmeras usam as mesmas lentes das SLRs mais avançadas, de modo que podem produzir a mesma qualidade de imagem enquanto simplificam o processo de tirar fotos.

Existem vários modelos como este, incluindo Pentax ME/MG/MV, Nikon EM, Minolta XG-series e Ricoh XR-6. Normalmente, você pode identificar essas câmeras observando seus botões de velocidade do obturador; em vez de um intervalo de números, a maioria tem apenas uma configuração ‘A’ e talvez uma velocidade de sincronização de flash mecânica (marcada com um número ou X). Essas câmeras oferecem menos flexibilidade do que uma SLR com exposição manual e automática, mas oferecem a experiência de uma câmera clássica completa (e qualidade de imagem) a um custo muito menor.

“Eu quero uma câmera que seja pequena e que não chame a atenção”

Você deve procurar um telêmetro compacto. Essas câmeras têm um formato semelhante ao das câmeras compactas, mas geralmente possuem sistemas de foco manual, exposição e rotação. Isso e suas persianas silenciosas de folha ou tecido as tornam as câmeras mais silenciosas e menos intrusivas. (Nada como ter a sua compacta rebobinando o filme em um ambiente silencioso!)

Telêmetros 35mm eram populares antes do surgimento do SLR na década de 1970, e telêmetros compactos clássicos mais antigos podem ser razoavelmente acessíveis. Telêmetros mais novos, como a Leica M-Series, estão entre as câmeras 35mm mais caras, mas são uma alegria de fotografar.

“Eu quero a melhor qualidade de imagem possível”

Se uma imagem nítida com granulação mínima (ou impressão muito grande) é mais importante para você, você deve considerar câmeras de formato médio ou grande. As câmeras de formato médio (MF) da Mamiya, Pentax, Bronica, Hasselblad e Fuji atingem um bom equilíbrio entre qualidade e portabilidade. Elas usam filme em rolo de tamanho 120 e disparam negativos entre 6×4,5 cm e 6×9 cm, produzindo de 8 a 16 fotos por rolo.

As câmeras MF usam filme em rolo de tamanho 120 e capturam negativos entre 6×4,5 mm e 6×9 mm, produzindo de 8 a 16 fotos por rolo.

As câmeras de grande formato usam filme em folha de 4”x 5” ou maior, permitindo que o desenvolvimento seja personalizado para cada tomada. A maioria das câmeras de grande formato permite ajustes de inclinação e deslocamento para correção de perspectiva, mas mesmo as ‘câmeras de campo’ portáteis são muito volumosas e demoram para serem configuradas para uma única foto. Geralmente, quanto maior o formato de filme escolhido, mais lenta e cara se tornará sua fotografia.

“Não tenho certeza se filme é para mim, só quero tentar um rolo”

Pegar emprestado uma câmera de filme é a melhor maneira de se envolver com filme, mas outra opção é a câmera descartável. Essas câmeras simples de uso único são basicamente point-and-shoots de foco fixo, que disparam em uma configuração de exposição predefinida e dependem da latitude do filme e do processo de impressão/digitalização para obter uma foto de aparência aceitável. Alguns até vêm com caixas à prova d’água.

Para revelar seu filme, você envia toda a câmera para o laboratório e ela não será devolvida. Câmeras descartáveis ​​podem ser adquiridas com uma variedade de tipos de impressão colorida e filme preto e branco. Lembre-se, porém, que eles não oferecem toda a experiência – embora as fotos tenham a aparência única de um filme (possivelmente com qualidade reduzida), sua falta de exposição e controle de foco não fornecem realmente a experiência completa de fotografia de filme, mas podem ser o seu primeiro passo.

Você encontrou a sua câmera? Não? Então escreva nos comentários qual a sua necessidade com a fotografia analógica e vamos ajudar você!

Nosso GUIA PARA INICIANTES EM FOTOGRAFIA DE FILME é uma série educacional de artigos focados em desmistificar a fotografia analógica. Voltada para aqueles que estão descobrindo (ou redescobrindo) filmes, a série cobrirá tudo, desde equipamentos, até técnicas e muito mais. Veja todos os artigos do nosso guia aqui.

Aproveite os estudos e assista o nosso vídeo Fotografia Analógica – Começando a Fotografar com Câmeras Analógicas onde vamos falar um pouco mais sobre o assunto!

Qualquer dúvida, já sabe, é só deixar um comentário aqui embaixo e teremos o maior prazer em te responder em breve.

Nos siga no Instagram @ocasaldafoto!

Um forte abraço e até o próximo artigo!

Deixe um comentário