Neste artigo você vai aprender:
- Por que praticar a lomografia?
- O que é lomografia?
- 10 regras da lomografia
- O nascimento do movimento lomo
- Características da lomografia
- Tipos de câmeras lomo
- Prós e contras da lomografia
A popularidade da fotografia analógica aumentou muito nos últimos anos, graças ao ressurgimento do interesse entre fotógrafos profissionais e amadores. Se você está explorando diferentes formas de fotografia, o analógico oferece muitos benefícios exclusivos – como o fato de que ensina você a se tornar um fotógrafo melhor e que geralmente requer edição mínima a zero. E, claro, há a sensação estimulante de ter que esperar antes de realmente poder ver as imagens que você trabalhou tanto para compor e capturar.
Agora, se você é um fotógrafo um pouco mais experiente e adora experimentar diferentes câmeras e estilos de fotografia, então provavelmente considerou se aventurar no excitante mundo da lomografia em algum momento.
Por que praticar a lomografia?
Como uma forma única de fotografia, a lomografia permite que você experimente novos estilos e se torne mais criativo com suas imagens. É um movimento de câmera analógica e este movimento motiva os praticantes a serem criativos e brincar com seus cliques.
Mas o que exatamente é lomografia e por que você deveria se interessar por ela?
Definição de lomografia
A lomografia verdadeira usa câmeras de filme analógicas para criar imagens de foco suave com cores brilhantes. Embora a palavra “lomografia” sejafrequentemente usada para se referir à arte de tirar fotos com câmeras analógicas comercializadas pela The Lomographic Society International, a palavra está sendo cada vez mais usada para descrever qualquer fotografia que use câmeras baratas e peculiares.
Este estilo incomum de fotografia permite que os entusiastas, ou lomógrafos, como são chamados, incorporem técnicas como distorção, desfoque e múltiplas exposições em suas fotos. Ironicamente, todos esses métodos são considerados “ruins” na fotografia convencional. No entanto, os lomógrafos seguem a filosofia “Não Pense, Apenas fotografe”, que os permite tirar fotos peculiares e interessantes de ângulos incomuns e em diferentes condições de iluminação.
10 regras da lomografia
De acordo com o site Lomography.com, esse movimento é sobre “se divertir enquanto tira boas fotos” e estar “pronto para jogar fora suas inibições fotográficas”.
Se você estiver interessado em explorar mais a lomografia, aqui estão as “regras de ouro” das quais você precisa estar ciente para que possa realmente mergulhar neste estilo de fotografia divertido e libertador:
- Leve sua câmera para qualquer lugar.
- Use-a a qualquer hora – dia e noite.
- A Lomografia não é uma interferência em sua vida, mas uma parte dela.
- Tente fotografar a partir do quadril.
- Aproxime-se dos objetos de seu desejo Lomográfico o mais próximo possível.
- Não pense.
- Seja rápido.
- Você não precisa saber de antemão o que capturou no filme.
- Depois também.
- Não se preocupe com as regras!
O nascimento do movimento lomo
O “lomo” em lomografia tem significados diferentes. Pode se referir à empresa russa LOMO, uma sigla para Leningrad Optics and Mechanics Association. Foram eles os fabricantes da LC-A (Lomo Kompakt Automat), a primeira câmera lomográfica, lançada em 1982. “Lomo” também pode pertencer à própria câmera LC-A ou à definição usual de captura de imagens através da lomográfica estilo.
O movimento lomo começou em 1991 quando os estudantes austríacos Wolfgang Stranzinger e Matthias Fiegl toparam com a LC-A em uma viagem a Praga. Eles compraram um modelo de segunda mão e o usaram para registrar suas viagens. Depois de ficarem impressionados e intrigados com a aparência surreal – e muitas vezes de outro mundo – de suas imagens, com suas vinhetas misteriosas e cores vivas, os dois começaram a comprar e revender a câmera para entusiastas na Áustria.
A popularidade da LC-A no exterior aumentou por causa disso e, eventualmente, em 1992, Stranzinger e Fiegl fundaram a Lomographic Society, uma organização que consiste em lomógrafos de todo o mundo que usam câmeras de baixa fidelidade para criar belas imagens lomo.
Características da lomografia
Os fotógrafos podem ficar sem energia criativa devido à sua obsessão com a qualidade de seus equipamentos e fotos. Essa situação pode levá-los a buscar novas formas de capturar imagens para reacender sua criatividade. Se você estiver preso na mesma rotina, ficará feliz em saber que a lomografia destaca a fotografia casual e o estilo instantâneo. Também celebra os “acidentes felizes” e incentiva o uso de várias técnicas consideradas “erradas” na fotografia normal.
Outras características que diferenciam a lomografia de outras formas de fotografia incluem:
- Cores supersaturadas
- Distorções ópticas extremas
- Assuntos com cores de arco-íris
- Exposição fora de forma
- Embaçamento
- Processamento de filme alternativo
Algumas dessas características, incluindo cores supersaturadas e contraste, podem ser obtidas processando filme slide colorido como filme padrão de 35 mm.
Tipos de câmeras usadas em lomografia
Você pode usar diferentes tipos de câmeras para praticar a lomografia. Também conhecidas como câmeras de “brinquedo”, esses instrumentos de imagem simples (e geralmente baratos) permitem que você fotografe sem ter que se preocupar com os aspectos técnicos da imagem. Vamos dar uma olhada nessas diferentes câmeras lomo:
Câmeras instantâneas
Como todos sabemos, as câmeras instantâneas permitem que você imprima suas fotos imediatamente, graças ao seu filme auto-revelador. Agora, eles também estão causando impacto no mundo da lomografia, já que a marca lomography desenvolveu a lomo instant câmera. Esta câmera permite capturar imagens instantâneas com o clique de um botão.
Câmeras multi-lentes
Como o nome sugere, essas câmeras lomo têm várias lentes. A action sampler foi a primeira câmera lomo a ter esse recurso, pois tem quatro lentes dispostas em um quadrante. Ao tirar fotos com este modelo, cada quadro de 35 mm será dividido em quatro imagens separadas, colocando-as em um quadro. Por outro lado, a super sampler de quatro lentes organiza as imagens lateralmente em um quadro de 35 mm em vez de colocar quatro imagens em uma grade. Outra câmera multi-lente, conhecida como oktomat, tem oito lentes em vez de quatro, permitindo produzir impressões com oito imagens sequenciais.
Câmeras fisheye
Com as câmeras fisheye, você pode tirar fotos arredondadas, o que as torna diferentes das fotos normais tiradas com uma câmera comum. As câmeras fisheye permitem capturar mais detalhes com suas lentes grande angular de 170 graus, incluindo fotos em close-up. Essas câmeras lomo entraram em cena pela primeira vez com a introdução da fisheye one, uma câmera compacta de filme 35 mm aponte e dispare com uma lente de 170 graus f / 8 de 10 mm. Modelos como a fisheye no.2 e a fisheye baby 110 fez o mesmo.
Câmeras panorâmicas
Essas câmeras permitem tirar fotos que mostram mais do que está ao seu redor. Modelos como o sprocket rocket e o spinner 360 podem criar imagens com uma proporção de aspecto mais ampla. A sprocket rocket pode capturar imagens com o dobro do comprimento de um quadro padrão de 24 mm x 36 mm, bem como fotos com a largura total de um filme de 35 mm. A spinner 360, por sua vez, gira horizontalmente enquanto você atira e, fiel ao seu nome, pode gravar até 360 graus. Você pode gravar até oito panoramas por rolo de filme com esta câmera.
Câmeras pinhole
As câmeras pinhole são compostas por uma caixa à prova de luz, filme e um pinhole. Eles produzem imagens com base na propagação retilínea da luz. Essas câmeras podem filmar objetos de distâncias próximas ou de longo alcance com igual nitidez, graças à sua profundidade de campo infinita. Além disso, as câmeras pinhole têm um ângulo extremamente amplo. No entanto, tem uma pequena abertura, o que pode impossibilitar os fotógrafos de capturar assuntos em movimento ou fotografar em ambientes mais escuros.
Câmeras de médio formato
Ao contrário das câmeras digitais, essas câmeras lomo produzem imagens grandes e detalhadas usando filme de formato médio. É muito maior do que o filme de 35 mm e vem em filmes 120 e 220. O primeiro produz 12 imagens de 6 cm x 6 cm por rolo, enquanto o último produz 24 imagens de 6 cm x 6 cm por rolo (embora algumas câmeras médias não possam carregar este tipo de filme).
Prós e contras da lomografia
A lomografia pode ter suas falhas aparentes, mas você também pode usá-las a seu favor. Isso inclui vazamentos de luz e a imprevisibilidade geral dessas câmeras. Vazamentos de luz acontecem quando sua câmera tem um orifício ou lacuna, permitindo que luz extra entre e comprometa o filme. Claro, isso pode nem sempre ser uma coisa ruim, já que tais problemas podem realmente produzir um efeito visual alucinógeno / trippy que não é necessariamente desagradável – especialmente porque a lomografia é considerada interessante e imperfeita.
A imprevisibilidade da lomografia a torna divertida e frustrante. É divertido porque você cria imagens impulsivas, mas visualmente cativantes. No entanto, pode haver momentos em que você se sinta desapontado com suas fotos. Mas, como acontece com qualquer tipo de câmera, é seguro dizer que quando você aprender mais sobre seu equipamento e seu funcionamento interno, provavelmente ficará melhor nele e poderá até aprender a usar as falhas de sua câmera lomo a seu favor.
Embora tenha sido criticada por fotógrafos consagrados e ridicularizada como uma subcultura para descolados, a lomografia é uma avenida para quem deseja produzir imagens desorganizadas e/ou confusas, mas de uma forma que seja surpreendentemente atraente para certos espectadores. Esse estilo pode não ser apropriado para todos os momentos, mas se você gosta de cliques ousados, por que não experimenta?