Fotografia Minimalista: 5 dicas para criar fotografias minimalistas

por | jun 26, 2017 | Fotografia, Fotografia Autoral

Olá! Hoje vamos falar um pouco sobre a Fotografia Minimalista, suas principais características e criar fotografias com este estilo!

O que você vai aprender:

  • O que é a Fotografia Minimalista
  • Dicas para criar fotografias Minimalistas
  • As áreas de respiro
  • Cores Neutras no Plano Negativo
  • Gaste Menos
  • Utiliza a simetria a seu favor
  • Escreva uma narrativa visual

O que é a fotografia Minimalista

Se você quiser pode ver todo o conteúdo deste artigo em formato de vídeo! Explicamos sobre a fotografia minimalistas e as principais dicas para começar neste estilo de fotografia. Para ver este e mais vídeos basta acessar aqui Nosso Canal no Youtube!

Se você já estudou fotografia por algum tempo com certeza já ouviu falar em fotografia minimalista.

Para quem não conhece o minimalismo é um movimento que surgiu no início do século 20. Os fotógrafos minimalistas buscam trabalhar em suas fotografias apenas com o que é essencial, eles reduzem ao mínimo os elementos utilzados em suas composições, os processos, os materiais ou mesmo as temáticas que eles escolheram para trabalhar em seu projeto fotográfico ou em sua fotografia. Eles buscam a simplificação de sua obra.

fotografia minimalista por Charles Torres

fotografia minimalista por Charles Torres

As cores e formas das obras minimalistas também são bastante simplificadas e são apresentadas também com simetria. Não apenas na fotografia mas também em outras áreas o minimalismo exerceu grande influência. Por exemplo na arquitetura, no design ou mesmo no desenho industrial. A nossa rotina é bombardeada de informações, com isso cada vez mais pessoas têm buscado uma vida mais simples. Para muitos o estilo minimalista tem relacionado com a sofisticação contemporânea e também tem sido utilizado como um estilo de vida. Cada vez mais pessoas tem buscado um estilo de vida mais simples.

Dicas para criar fotografias Minimalistas

Para você que gostou do que eu falei aqui, você que é fã do movimento minimalista nos reunimos algumas dicas para você aplicar em sua fotografia e se diferenciar no mercado da arte.

Como pregou o arquiteto alemão Mis Vander Rohe, menos é mais. Então, faça como os minimalistas, simplifique a sua fotografia. Mostre apenas o essencial, o que realmente importa.

minimalista3

Areas de Respiro

Deixe em suas fotografias grandes áreas de respiro. Uma das características das fotografias minimalistas são estas grandes áreas livres. Normalmente os fotógrafos utilizam o céu, a parede, o piso como áreas de respiro.

fotografia minimalista por Ligia Torres

minimalista5

Cores Neutras no plano negativo

Trabalhe também com cores neutras em seu plano negativo para você tenha uma grande área de respiro que não influencie no tema principal de sua fotografia.

fotografia minimalista

Gaste menos

Os minimalistas não simplificam apenas os elementos da composição. Eles pregam a utilização de poucos recursos para a produção de fotografias. Então você já sabe, para a produção de fotografias minimalistas você não precisa gastar com equipamentos, com figurinos, com cenários… Ás vezes aquele balão que você escondeu dentro do armário junto com o céu azul pode ser tornar um tema excelente para sua fotografia minimalista.

fotografia minimalista balão

Utiliza a simetria a seu favor

A simetria pode ajudar na produção de fotografias minimalistas. Você pode usar por exemplo os pontos de fuga, as linhas, as texturas, a luz, a sombra, para direcionar o olhar do seu espectador.

fotografia minimalista

Escreva uma narrativa visual

Sua fotografia precisa de contar uma história, ela precisa de uma narrativa visual. Então escreva a sua, faça seu espectador imaginar uma continuação em sua fotografia, ou fazer com que ele queira conhecer mais sobre seu estilo de fotografia.

Estas foram algumas para você criar belíssimas composições utilizando o estilo minimalista. Não se esqueça de nos mostrar aqui nos comentários as suas produções feitas com este estilo, e se você gostou compartilhe com seus amigos.

Um beijo do casal!

6 Comentários

  1. Luis Eustaquio Coelho

    Eu gostei muito e de uma certa forma eu ja fazia alguma coisa nesse sentido mas não sabia que era minimalismo. Com suas dicas vou procurar fazer agora com mais consciência, Valeu , obrigado.

    Responder
    • O Casal da Foto

      Ei Luis Eustáquio, que bom que gostou! 🙂 Depois nos mostre suas fotografias minimalistas em nosso grupo do Facebook! Um grande abraço e conte com a gente!

      Responder
  2. Celso Chaves

    Enfim aprendi o que é fotografias minimalistas, gostei e vou procurar faze-las, muito legal.

    Responder
    • O Casal da Foto

      Olá Celso!

      Que bom que gostou, ficamos muito felizes pelos elogios!
      Depois nos mostre suas fotografias em nosso grupo do Facebook!

      Um grande abraço! 🙂

      Responder
  3. Fernando

    Muito legal. Adorei as dicas, parabéns pelas imagens.

    Responder
  4. Agostinho Gayeta

    Super interessante.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Panning: Como fazer fotografia em movimento
    2018-05-25
  • A Metodologia dos Caçadores de Imagens
    2018-03-22
  • Como estudar fotografia?
    2018-03-17
  • Fotografia: como começar?
    2018-03-15
  • 54 Motivos para ser um fotógrafo!
    2018-03-10
  • Como não enlouquecer com TANTOS arquivos fotográficos!?!?!?
    2018-02-15
  • Carnaval para Fotógrafos!
    2018-02-12
  • Brownie: a primeira câmera para crianças
    2018-01-14
  • cameras antigas como fotografar cameras analógicas
    Como fotografar: Câmeras Analógicas
    2017-12-29
  • Qual o seu propósito com a fotografia?
    2017-10-30
  • Fotografia: Quanto Cobrar?
    2017-10-11
  • 300 Frases Inspiradoras Sobre Fotografia
    2017-10-03
O Casal

O Casal

Ela é de Brasília. Ele, de Belo Horizonte. Ela tem formação artística baseada em pintura e literatura. Ele já foi criado na música e no cinema. Ela gosta de MPB. Ele gosta de Jazz. Mas foi na fotografia que ambos se encontraram.

Especialistas em docência fotográfica, colecionam 14 anos de experiência em ensino artístico. Juntos são O Casal da Foto, uma dupla inseparável, ávidos por ensinar tudo o que aprenderam ao longo de suas carreiras e transformar a forma de se lecionar e aprender fotografia.

Dicas de Fotografia no Youtube

EBOOK GRÁTIS SOBRE A CARREIRA DE FOTÓGRAFO

Sua inscrição foi realizada. Por favor confirme sua inscrição no email que enviaremos em alguns minutos!