Nikon dx vs fx – o que você precisa saber

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Neste artigo você vai aprender:

Nikon DX vs FX – As principais diferenças

Quer saber sobre as diferenças entre as câmeras DX e FX da Nikon? Aqui está tudo o que você precisa saber.

Algumas das perguntas mais frequentes de nossos leitores são sobre sensores de formato DX e FX. O que são DX e FX e como eles são diferentes? Qual deles é melhor e por quê? Se você tiver dúvidas semelhantes e quiser entender claramente sobre esses formatos e suas diferenças, além de ver amostras de imagens reais de ambos, este artigo é para você.

Antes de mergulhar nos formatos de sensores, primeiro é importante entender o que é um sensor e o que ele faz em uma câmera SLR digital . É mais fácil entender como os sensores funcionam comparando-os com o olho humano. A lente na frente da câmera funciona essencialmente como a córnea de seus olhos, captando a luz ambiente e passando-a para a íris. A íris então se expande ou encolhe, controlando a quantidade de luz que entra na retina , que funciona quase exatamente como um sensor de câmera. A retina é sensível à luz, o que significa que pode ajustar sua sensibilidade com base na luz disponível. Se houver muita luz, ela diminui sua sensibilidade, enquanto aumenta automaticamente a sensibilidade em um ambiente escuro, para que você possa ver em condições extremamente claras e extremamente escuras.

Lembra o que acontece quando você sai de um lugar escuro para um ambiente muito claro e ensolarado e vice-versa? Ou seus olhos vão doer e tudo parecerá muito brilhante, ou você terá dificuldade em enxergar – devido à sensibilidade dos olhos que ainda não se ajustaram ao novo ambiente. A sensibilidade dos seus olhos é semelhante à sensibilidade do filme, também conhecido como “ISO” na fotografia. Embora os sensores de câmeras digitais não alterem a sensibilidade quando o ISO da câmera é ajustado, fabricantes e fotógrafos ainda costumam dizer “sensibilidade ISO” para manter as coisas simples e fáceis de entender para quem fez a transição do filme para o digital.

Aumentar o ISO da câmera tem um preço – altos níveis de ISO acabam diminuindo a qualidade da imagem. Essa degradação da qualidade da imagem é visível primeiro como “grão” ou “ruído” nas fotos, seguida pela perda de detalhes, nitidez e cor. À medida que o ISO é aumentado, também reduz significativamente o alcance dinâmico. Incrivelmente, mesmo com todos os avanços mais recentes na tecnologia de sensores, as câmeras não estão nem perto de ver a faixa de luz que o olho humano pode ver em vários ambientes.

O sensor é o componente mais importante de uma câmera digital, pois é o responsável direto pela captura de uma imagem. Assim como a tela do seu computador, os sensores contêm milhões de pixels, a diferença é que eles estão lá para coletar luz, não exibi-la. Quando você vê uma câmera digital com 36 megapixels, significa literalmente que o sensor da câmera contém 36 milhões de pixels minúsculos com o único propósito de captar luz.

Pense nesses pixels como baldes que atraem partículas de luz – quanto maior o balde, mais partículas de luz ele pode armazenar em um determinado período de tempo. Esses baldes são conhecidos como “fotossites” e seu tamanho desempenha um papel importante na capacidade do sensor de coletar luz com precisão em várias condições de iluminação. Uma vez que uma imagem é capturada, os dados do sensor são passados do sensor para o processador de imagem, que monta uma imagem digital a partir do primeiro pixel até o último. E tudo isso acontece em questão de milissegundos!

Embora pixels maiores (ou baldes maiores) funcionem melhor para sensores, eles também são caros de fabricar. Para manter os custos baixos e o produto acessível a uma gama mais ampla de clientes, muitos fabricantes de câmeras produzem sensores menores. Obviamente, à medida que o tamanho dos sensores diminui, o número de pixels também diminui. Para combater esse problema, os fabricantes vêm colocando cada vez mais pixels em sensores minúsculos, ao mesmo tempo em que aumentam a eficiência e a taxa de transferência de cada pixel. Infelizmente, isso resultou em uma “corrida de megapixels” entre os fabricantes e estamos vendo cada vez mais pixels em sensores de câmeras digitais modernas, apesar do tamanho dos sensores ter permanecido praticamente o mesmo.

O que é DX?

Quando a Nikon entrou no mundo digital da fotografia SLR, sua primeira Nikon D1 DSLR tinha um sensor menor para torná-la mais acessível aos profissionais (ela foi vendida por US$ 5.850 quando foi anunciada). Era cerca de 2/3 do tamanho do filme de 35 mm e tinha apenas 2,66 megapixels. A câmera rapidamente ganhou popularidade e mais atualizações da mesma DSLR se seguiram – algumas com mais resolução e outras com mais velocidade. A Nikon eventualmente apelidou o sensor menor de “DX”, que tem aproximadamente 24x16mm de tamanho e ainda está sendo amplamente utilizado em todas as câmeras de nível básico, semi-profissionais e até profissionais. Obviamente, o número de megapixels aumentou significativamente com os sensores DX mais recentes com 24 megapixels, o que significa que o tamanho do pixel também diminuiu, resultando em maior densidade de pixels.

Historicamente, todos os formatos de sensores digitais foram medidos e comparados com filmes de 35 mm. No caso do formato DX, devido ao sensor ser menor que 36x24mm (tamanho do filme 35mm), os assuntos apareceram um pouco mais ampliados quando comparados ao filme. Isso era normal para o formato DX, porque um sensor menor significava que uma área menor da lente em direção ao centro deveria ser usada e todo o resto descartado. No entanto, os fotógrafos continuaram comparando essa diferença de campo de visão com o filme tradicional e novos termos como “fator de corte” e “distância focal equivalente” nasceram. Por quê isso aconteceu? Porque um fotógrafo com uma câmera digital DX usando uma lente de 35mm parecia ter o mesmo campo de visão que um fotógrafo de filme com uma lente de 50mm e ninguém queria aceitar essa mudança como “normal”.

nikon dx vs fx (3)

Os sensores Nikon DX, por exemplo, têm um fator de corte de 1,5x. O que isto significa é que em relação ao filme de 35mm, a imagem aparecerá ampliada em aproximadamente 50%. Então, fotografar com uma lente 24-70mmé “equivalente” a fotografar com uma lente 36-105mm em um corpo de filme. Foi aí que as coisas ficaram confusas e as pessoas começaram a ficar confusas sobre distâncias focais e tamanhos de sensores. Como você pode dizer que uma lente é mais longa em distância focal com um sensor DX, se a propriedade física da lente não mudou? Uma lente 24-70mm é uma lente 24-70mm, não importa em qual corpo da câmera ela esteja e nenhum sensor pode mudar isso. Todo o palavreado “equivalente a mm” pode ser muito confuso, porque é equivalente apenas em relação às câmeras digitais de filme 35mm / full-frame. Ao mesmo tempo, como você explica que uma lente de 200 mm em um sensor DX tem um campo de visão equivalente a uma lente de 300 mm em um filme de 35 mm? Por isso tem sido bastante comum entre os fotógrafos comparar essa nova diferença de campo de visão em relação ao filme 35mm/digital full-frame.

O que é FX?

Em agosto de 2007, a Nikon lançou sua câmera full-frame Nikon D3 FX com 12,1 megapixels. Foi a primeira Nikon DSLR a ter um sensor digital equivalente a 35mm que media aproximadamente 36x24mm de tamanho. A Nikon percebeu que colocar mais pixels em um pequeno sensor DX não estava ajudando em situações de pouca luz e a única maneira de aumentar a qualidade da imagem era aumentar o tamanho do sensor. O sensor full-frame de 36x24mm é duas vezes maior em tamanho do que um sensor DX de 24x16mm. Ao manter o número de megapixels baixo em relação ao tamanho do sensor, a Nikon aumentou o tamanho do pixel em 2,4x, tendo assim photosites muito maiores. O que isso significava era que o sensor poderia ter níveis de sensibilidade mais altos sem introduzir muito ruído e artefatos, ao mesmo tempo em que seria capaz de produzir melhoresfaixa dinâmica .

Com o sensor FX de quadro completo, os termos “fator de corte” e “distância focal equivalente” não são mais significativos, porque um sensor FX tem o mesmo tamanho de um filme de 35 mm. Isso significa que se você pegar uma câmera de filme e uma câmera digital full-frame, montar lentes de 24-70 mm nelas e tirar fotos do mesmo assunto, ambas produzirão um campo de visão semelhante, não ampliado como com os sensores DX.

Passemos agora às vantagens e desvantagens dos sensores DX e FX.

Vantagens e desvantagens do formato DX

Vamos começar com DX. Quais são as vantagens e desvantagens dos formatos DX?

Vantagens do formato DX

  1. Custo – vantagem óbvia, pois o sensor é muito mais barato de fabricar.
  2. Nitidez e vinheta da lente – como os sensores DX usam o centro da lente e descartam os cantos, muitas lentes profissionais terão um desempenho extremamente bom em DX, porque o centro da lente é sempre otimizado para nitidez do que os cantos extremos. A vinheta também é tipicamente muito menos pronunciada em corpos DX do que em FX, novamente devido aos cantos não serem usados. Por exemplo, a versão mais antiga da lente Nikon 70-200mm VR II teve um ótimo desempenho em corpos DX e muito ruim em corpos FX, e é por isso que a Nikon teve que atualizá-la com uma versão melhor para câmeras full-frame.
  3. Lentes de baixo custo – como os cantos são cortados para o formato DX de qualquer maneira, os fabricantes começaram a oferecer lentes menores e mais compactas para sensores DX que custam menos do que lentes comuns para sensores de filme e full-frame.
  4. Alcance – esta parte é um pouco controversa, novamente devido à comparação no campo de visão entre os sensores DX e FX, mas devido ao tamanho do sensor e seu fator de corte, os sensores DX geralmente oferecem melhor alcance do que os sensores full-frame. Algumas pessoas dizem “bem, você poderia simplesmente recortar uma imagem de um sensor full-frame e ter o mesmo resultado que o DX fornece”, o que não é verdade, principalmente devido aos megapixels e tamanho do pixel. Se um sensor DX tiver 24 megapixels, cortar um campo de visão equivalente de um sensor full-frame de 24 megapixels forneceria muito menos resolução em comparação.
  5. Tamanho e peso – câmeras com sensores DX são geralmente menores e mais leves do que câmeras com sensores FX, porque os sensores full-frame estão sendo usados atualmente apenas em câmeras profissionais de ponta que são maiores e mais pesadas.
nikon dx vs fx (2)

Desvantagens do formato DX

  1. Ruído em níveis de ISO altos – a maior desvantagem do DX, como apontamos acima, é o tamanho menor dos pixels, o que resulta em imagens ruidosas e muito menos nitidez e detalhes em níveis ISO mais altos. Veja exemplos de imagens abaixo para comparação.
  2. Menos alcance dinâmico – em comparação com FX, as câmeras DX normalmente têm menor alcance dinâmico.
  3. Problemas com lentes grande angulares – devido a diferenças no campo de visão, as lentes grande angulares não são mais tão amplas em um corpo DX. Uma lente ultra grande angular de 14 mm é mais parecida com uma lente de 21 mm quando comparada a um quadro completo, o que significa que você pode encaixar muito menos em seu quadro.
  4. Incompatibilidade da lente DX com FX – se você tiver lentes DX e um dia decidir mudar para FX, terá que comprar lentes full-frame para aproveitar o sensor full-frame. As lentes DX funcionam em sensores FX, mas apenas na metade da resolução devido ao círculo de imagem menor.
  5. Difração da lente – Os sensores DX causam mais difração da lente quando menores que f/8 são usados.
  6. Visor de tamanho menor – devido a um espelho menor e pentaprisma/pentespelho usado em câmeras DX, o visor em DX é menor e não tão brilhante quando comparado ao FX.

Diferenças de tamanho de espelho entre D300 e D700

nikon dx vs fx cameras (1)

Vantagens e desvantagens do formato FX

Agora, como o FX se compara ao DX?

Vantagens do formato FX

  1. Escalabilidade – devido ao grande tamanho do sensor, o formato FX permite duas configurações diferentes: uma com muita resolução (Nikon D850) e outra com melhor sensibilidade e velocidade (Nikon D5) para diferentes necessidades. Por exemplo, fotógrafos de paisagem e moda precisam de tamanhos de impressão grandes e desejam mais resolução, enquanto fotógrafos de vida selvagem e esportes precisam dos recursos de uma câmera de ação rápida como a Nikon D5.
  2. Maior sensibilidade e menor ruído – como indicamos acima, o tamanho do pixel desempenha um papel significativo nos níveis de sensibilidade da câmera, além de controlar os níveis de ruído em ISOs altos. Por exemplo, a Nikon D700 (FX) tem um número de pixels semelhante à Nikon D90/D300s (DX) e ainda assim os pixels na D700 são muito maiores em tamanho do que na D90/D300s. Portanto, se você comparar o ISO 800 nessas câmeras, a imagem da Nikon D700 ficaria muito mais limpa em comparação com a Nikon D90/D300s.
  3. Grande alcance dinâmico – novamente, um tamanho de pixel maior permite coletar mais partículas de luz, o que resulta em maior alcance dinâmico quando comparado ao DX.
  4. Sem problemas de campo de visão – com FX, esqueça coisas como “fator de corte” e “distância focal equivalente” – você obtém um campo de visão semelhante ao que está filmando.
  5. Compatibilidade da lente – As lentes FX são compatíveis com as lentes DX, o que significa que também funcionarão perfeitamente em corpos DX.
  6. Difração da lente – comparada ao DX, a difração da lente é típica de filme de 35 mm e começa a afetar a nitidez da imagem em aberturas menores acima de f/11.
  7. Visor maior e mais brilhante – sensor grande significa espelho grande e pentaprisma, o que significa um visor maior e mais brilhante. Focar com um visor grande é muito mais fácil, porque você vê mais detalhes.
  8. Grande angular é realmente grande – uma lente ultra grande angular como a Nikon 16-35mm f/4 não é tão grande em um corpo DX, por causa do fator de corte. Esse problema desaparece no FX e você obtém o verdadeiro campo de visão de 16 mm como faria se estivesse usando filme de 35 mm.

Desvantagens do formato FX

  1. Custo – sensores FX grandes são mais caros de fabricar do que sensores DX.
  2. Nitidez e vinheta da lente – como o FX utiliza uma área muito maior do que o DX na lente, o desempenho de canto nas lentes pode se tornar um problema, embora a Nikon esteja atualizando sua linha de lentes e lançando novas lentes que oferecem excelente desempenho de canto para sensores FX. Por exemplo, as lentes Nikon 14-24mm f/2.8G e Nikon 24-70mm f/2.8G foram projetadas especificamente para o sensor full-frame.
  3. Tamanho e peso – componentes internos maiores aumentam o peso, tornando as câmeras FX normalmente mais pesadas do que suas contrapartes DX.

Conclusão

Como explicamos neste artigo, a diferença entre os sensores DX e FX é bastante clara quando se trata da qualidade geral da imagem. Dependendo da geração das câmeras com as quais você está comparando, as diferenças podem variar de 1 ponto a 3 pontos. O tamanho do sensor é obviamente importante e o FX mostra que é um sensor muito mais capaz do que o DX quando se trata de coisas como ruído e faixa dinâmica. Além disso, você deve levar em consideração as diferenças no campo de visão ao usar lentes. Com câmeras FX / full-frame, o que você vê é o que você obtém quando se trata de lentes e suas distâncias focais. Enquanto nas câmeras DX, você precisa aplicar a matemática do fator de corte para entender as diferenças no campo de visão.

Por último, não se esqueça que se você fotografa com DX vs FX ou vice-versa, não é tão importante para fazer fotos impressionantes. Coisas como luz, assunto, emoção, composição e técnica de pós-processamento são muito mais importantes e essas são as coisas que você realmente deve prestar atenção.

Espero que o artigo ajude você a entender claramente a diferença entre os dois formatos e acabe com toda a confusão em torno dos sensores DX e FX. Por favor, deixe-nos saber se você tiver alguma dúvida na seção de comentários abaixo.

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