Dicas para se destacar na fotografia em close

por | abr 15, 2017 | Fotografia

NESTE ARTIGO VOCÊ VAI APRENDER:

  • Como produzir closes diferenciados;
  • A importância da iluminação em closes;
  • Equipamento aconselhado para closes;
  • Fotometria para closes;
  • Enquadramento para closes;
  • Dicas para closes.

Vamos lá?

Muitos fotógrafos sentem dificuldade em compor fotografias realmente impactantes. São muitos elementos para organizar: Onde deixar a área de respiro? O que focar? O que desfocar? Colorido ou preto e branco? Mas por mais que exista tal dificuldade, por outro lado, há muitas possibilidades para se ultrapassar os limites de enquadramento de retratos.

É preciso ousadia, por isso, nesse artigo, vamos mostrar uma técnica simples de como produzir retratos mais abstratos e mais impactantes.

1. OBSERVE O SEU MODELO

Vamos aproximar bastante para causar mais impacto. Chame um amigo ou familiar para posar.

Observe seu modelo, procure por detalhes únicos para que você possa acentuá-los, por exemplo: cabelo, olhos, boca, pintas, nariz. A ideia é tentar destacar esses detalhes e transmitir a personalidade do seu modelo.

fotografia de close, por cima

2. FIQUE ATENTO À ILUMINAÇÃO

Para conseguir um bom resultado com closes, você pode trabalhar em estúdio ou em ambiente externo procurando uma luz natural bem suave, por isso, se você estiver fotografando em um ambiente externo, evite lugares com sol muito intenso e se o tempo estiver feio, é melhor fotografar em ambiente interno, colocando o seu modelo perto da janela.

fotografia de close, modelo

3. TRABALHE COM LENTES MACRO

O aconselhado para closes fotográficos, são as objetivas macro, como a Cannon EF 100mm f2.8 ou Nikon 105mm f2.8, essas lentes permitem aproximação sem restringir a distância focal mínima, como acontece com as lentes que não são macro. Mas caso você não tenha uma lente macro, você pode trabalhar com uma cinquentinha básica.

4. ABUSE DO PRETO E BRANCO

Os closes ficam muito bonitos com fotografia P&B e pode ser um diferencial em um álbum de fotografias de casamento, por exemplo.

fotografia de close, criança

5. TRABALHE COM GRANDES ABERTURAS

Para produzir fotografias à mão livre, você deve trabalhar com grandes aberturas para permitir a entrada de muita luz. Algo ai entre f1.8 e f/3.5, isso vai lhe assegurar grandes velocidades e evitar fotografias tremidas.

fotografia de close, sol, óculos, tons quentes

6. SEJA OUSADO

Quando for compor sua imagem, seja criativo e busque por enquadramentos e ângulos diferenciados. Normalmente, retratos são produzidos na altura dos olhos do modelo, por isso, tente sair desse padrão. Foque nas características únicas do seu modelo, como olhos, boca, nariz. Você pode clicar só metade do rosto do modelo, e se aproximar para mirar os olhos e impactar.

fotografia de close, corte

7. TRABALHE COM PONTO DE FOCO

Para conseguir um foco perfeito, escolha manualmente o ponto focal do detalhe mais próximo desejado. Se o foco do seu ensaio for o rosto do modelo então não precisa se preocupar com o que ele está usando, mas se você estiver fotografando uma mulher, por exemplo, pense na maquiagem, no cabelo para criar uma composição com looks diferenciados.

fotografia de close, corte

8. FAÇA UMA MONTAGEM

Uma ótima ideia é você produzir apenas um retrato, ou umas série de imagens que possam ser apresentadas juntas em seu portfólio ou no book do cliente.

E ai, que tal testar essas dicas sobre closes fotográficos? Vem mostrar pra gente em nosso grupo no Facebook, Comunidade • O Casal da Foto. E se gostou, compartilhe com seus amigos!

Um beijo do casal!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • 36 dicas para Fotografia de Paisagem!
    2018-09-11
  • ensaio fotografico familia capa
    36 dicas para Ensaio Fotográfico de Família!
    2018-07-27
  • Capa Melhores Fotos Ensaio Fotografia Newborn
    Fotografia Newborn - 48 Dicas para um Ensaio Inesquecível
    2018-07-27
  • 102 dicas de fotografia de casamento
    As Melhores Fotografias de Casamento - 102 Dicas Para um Casamento Incrível!
    2018-07-23
  • Panning: Como fazer fotografia em movimento
    2018-05-25
  • A Metodologia dos Caçadores de Imagens
    2018-03-22
  • Como estudar fotografia?
    2018-03-17
  • Fotografia: como começar?
    2018-03-15
  • 54 Motivos para ser um fotógrafo!
    2018-03-10
  • Como não enlouquecer com TANTOS arquivos fotográficos!?!?!?
    2018-02-15
  • Carnaval para Fotógrafos!
    2018-02-12
  • Brownie: a primeira câmera para crianças
    2018-01-14

O Casal

O Casal

Ela é de Brasília. Ele, de Belo Horizonte. Ela tem formação artística baseada em pintura e literatura. Ele já foi criado na música e no cinema. Ela gosta de MPB. Ele gosta de Jazz. Mas foi na fotografia que ambos se encontraram.

Especialistas em docência fotográfica, colecionam 14 anos de experiência em ensino artístico. Juntos são O Casal da Foto, uma dupla inseparável, ávidos por ensinar tudo o que aprenderam ao longo de suas carreiras e transformar a forma de se lecionar e aprender fotografia.

Dicas de Fotografia no Youtube

2ª SEMANA DA FOTOGRAFIA CRIATIVA!

Conheça as técnicas criativas usadas por mais de 2500 fotógrafos! Cadastre e Participe!

You have Successfully Subscribed!