Lentes Canon: Guia completo 2024, qual comprar, sugestões das melhores lentes

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Olá pessoal! Continuando nosso guia de lentes, agora é a vez das lentes Canon! Se você acabou de comprar sua primeira DSLR ou Mirrorless Canon, parabéns! Esta é uma das maiores fabricantes de câmeras e proporciona uma boa qualidade de imagem. Mas em algum momento você pode se perguntar, e agora, será que invisto em uma lente nova? Qual comprar? Não se preocupe, estamos aqui para te ajudar!

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É comum que durante sua evolução pelo mundo da fotografia surja a curiosidade ou necessidade de comprar novas lentes, ou quem sabe criar sua coleção com as que se adaptam melhor a você. Adquirir lentes é o próximo passo natural para aproveitar todo o potencial da sua Canon. Provavelmente, sua câmera já veio com uma lente do kit, provavelmente a Canon EF-S 18-55mm f/4-5.6 IS STM. Esta é uma boa lente para aprender como usar sua Canon, mas logo você pode perceber algumas de suas limitações. Se deseja fotografar com pouca luz, com um ângulo de visão mais amplo ou mais próximo do objeto, será necessário investir em novas lentes. 

Este guia vai te ajudar na escolha destas novas lentes, com sugestões que além de ótima qualidade tem um preço mais acessível. Se você tem uma câmera Nikon aqui está o guia perfeito para você! Se você tem câmeras de outras marcas, não se preocupe… em breve iremos publicar também guias para lentes Canon, Sony e Fujifilm. Você também pode conferir aqui nosso review de lente Macro da Fuji.

Lentes Canon com Melhor Custo Benefício para Comprar Agora

1. Lente Canon EF 50mm f/1.8 STM
A lente “cinquentinha” mais acessível

2. Lente Canon RF 50mm f/1.8 STM
A “cinquentinha” para Canon Mirrorless

3. Lente Canon EF-S 24mm f/2.8 STM
Lente Grande Angular com bom custo benefício

4. Lente Canon EF 24-105mm f/4L IS II USM
Lente Zoom Versátil e com alta qualidade

O que você vai aprender?

A razão de nossas escolhas

Focamos em lentes que funcionam bem com os sensores APS-C de câmeras de Canon como a nova Canon EOS 80D ou a popular linha Rebel como a série Canon Rebel SL3 e T7i.

Se você acabou de comprar sua primeira câmera DSLR é provável que ela tenha um sensor APS-C. Um sensor APS-C (“cropado”) APS-C é menor do que o sensor em algumas das câmeras topo de linha com sensor Full Frame da Canon (tais como a 5D Mark III). Porque estamos falando de sensores aqui?  É que  isto influencia no preço e qualidade das lentes compatíveis com estes sensores.

A maioria das nossas sugestões são de lentes para sensor “cropado” ou APS-C, são lentes mais leves, mais baratas e às vezes com a qualidade um pouco inferior. Algumas de nossas sugestões como a lente Canon EF 50mm f/1.8 funciona para ambos sensores APS-C e Full Frame. Embora esta seja uma vantagem, não recomendamos ficar limitados a escolher lentes que funcionem sempre nos dois formatos, ao invés disso é melhor (e mais barato) comprar lentes compatíveis apenas com seu equipamento atual.

A distância focal de qualquer lente é expressa em milímetros. É a medida que te dá uma ideia do campo de visão da lente ou ampliação da cena. Quanto maior o número, mais estreito é o campo de visão e maior a ampliação (zoom).

Por exemplo, uma lente 400mm é uma teleobjetiva capaz de aproximar cenas distantes, enquanto uma 20mm é uma grande angular capaz de capturar toda uma ampla paisagem em sua cena.

Por causa da diferença no tamanho do sensor, quando você estiver usando uma câmera com um sensor APS-C, menor do que um Full Frame, o campo de visão de uma determinada lente será mais estreito. Isto é chamado de “fator de corte”. Em nossas sugestões vamos falar sempre do número em milímetros da lente e qual o seu valor equivalente em um sensor APS-C da Canon. 

Se quiser saber mais sobre fator de corte e outras dicas importantes pode baixar nosso Guia Definitivo de Fotografia.  Abaixo mostramos a diferença na área capturada da cena entre um sensor Full Frame e um APS-C Canon.

DICA DO CASAL: Para saber qual a distância focal equivalente de um câmera com sensor Canon APS-C em relação a uma com sensor Full Frame basta multiplicar o valor em MM da lente por 1.6x. Sendo assim uma lente 50mm por exemplo seria equivalente aproximadamente a uma lente 80mm quando usada em um sensor APS-C da Canon.

E como eu sei qual lente funciona em sensores APS-C ou Full Frame? É simples! Toda lente Canon com a Sigla EF funciona em ambos os sensores, enquanto as lentes Canon com sigla EF-S são compatíveis apenas com sensores APS-C. Em marcas diferentes as siglas mudam um pouco, como no caso da Sigma, DG são as lentes que funcionam em ambos os sensores e DC as que funcionam apenas em APS-C (também chamado de sensor “cropado”)

Atualmente estamos em momento de transição das câmeras DSLR para as MIrrorless e por isso também vamos sugerir diversas lentes para os modelos Mirrorless da Canon. Nesta análise, não consideramos a linha de câmeras mirrorless APS-C da Canon, rotulada como EOS M, e não recomendamos nenhuma lente EF-M. A Canon está claramente concentrada em expandir e aprimorar sua linha mirrorless full-frame, o sistema de câmeras e lentes EOS R, que acreditamos ser um investimento mais vantajoso neste momento.

Adaptador de lentes para câmeras mirrorless Canon

Se você já possui algumas lentes EF e EF-S da Canon, um Adaptador Canon EF-EOS R Mount é uma maneira acessível de combiná-las com sua nova câmera EOS R, embora ele adicione um pouco mais de peso e comprimento. O Adaptador Canon Control Ring Mount EF-EOS R custa mais, mas também permite que você aproveite as mesmas capacidades do anel de controle oferecidas pelas novas lentes RF. Essas capacidades incluem selecionar a abertura, a velocidade do obturador e a sensibilidade do sensor (ISO) através da própria lente. Embora os adaptadores de montagem possam ser úteis, uma lente telefoto RF, como Nossa Sugestão: principal, pode valer especialmente o investimento, pois lentes como a Canon RF 100-400mm f/5.6-8 IS USM oferecem estabilização óptica, que reduz o tremor da câmera, e funcionarão ainda melhor se combinadas com uma câmera Canon R mais recente que ofereça estabilização no corpo.

Lentes cropadas (EF-S) em câmeras Full Frame

É importante observar que muitas de nossas recomendações são específicas para câmeras de sensor cropado e não devem ser usadas em modelos full-frame, pois as lentes projetadas para sensores menores nem sempre têm a mesma qualidade óptica. Em alguns casos, como com a Canon EF 50mm f/1.8 STM, as lentes que recomendamos são adequadas tanto para câmeras de sensor de corte quanto para full-frame. Recomendamos que os iniciantes escolham equipamentos adequados às suas necessidades atuais, em vez de se concentrar em uma atualização para câmeras full-frame. Além disso, é crucial evitar montar lentes EF-S em corpos de câmera full-frame Canon, pois isso pode causar danos à câmera devido ao encaixe inadequado das lentes.

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Quais as melhores lentes Canon para começar em 2024?

Para levar sua fotografia ao próximo nível, comece a construir sua coleção de lentes. Uma lente “cinquentinha” leve e compacta, ou seja, a Canon EF 50mm f/1.8 STM para câmeras Canon DSLR ou a Canon RF 50mm f/1.8 STM para câmeras mirrorless full-frame Canon EOS R, é o melhor ponto de partida. Lentes claras com abertura ampla oferecem uma ótima maneira de obter fotos com um assunto nítido e um fundo desfocado, e elas produzem ótimas imagens em ambientes internos ou externos, dia ou noite.

Se você estiver fotografando com uma Canon DSLR, a próxima lente recomendada é a Canon EF 70-200mm f/4L IS USM para suas necessidades de telefoto e, se tiver um corpo APS-C, a Canon EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM para uma opção de grande angular. Se o foco for em macro, comece com a Sigma 70mm F2.8 DG Macro Art. Ou, para uma atualização da lente do kit em corpos APS-C, opte pela Tamron 18-200mm F/3.5-6.3 Di II VC.

Se estiver usando uma câmera mirrorless full-frame Canon, recomendamos a Canon RF 100-400mm f/5.6-8 IS USM como uma excelente opção para telefoto. A Canon RF 85mm f/2 Macro IS STM é uma lente de retrato versátil que também funciona como macro.

A melhor lente fixa clara, a “cinquentinha” da canon

Nossa Sugestão:

Canon EF 50mm f/1.8 STM
Uma lente clara para DSLRs
Uma ótima lente para o dia a dia em diversas situações, este “cinquentinha econômica” é surpreendente em situações de pouca luz e pode criar belos desfoques de fundo.

Sua primeira nova lente deve ser acessível, compacta e capaz de produzir imagens impressionantes em situações de pouca luz. Você não pode errar com a Canon EF 50mm f/1.8 STM (equivalente a uma distância focal de 80mm no sensor APS-C). É a ferramenta mais econômica que podemos recomendar para melhorar drasticamente sua fotografia em ambientes com pouca luz e produzir imagens mais nítidas do que sua lente do kit pode capturar. Com apenas 159 gramas, ou um pouco mais leve que um disco de hóquei, esta lente é tão fácil de levar com você que apostamos que ela se tornará sua escolha para fotografias diárias.

Você já viu uma foto em que o fundo está desfocado, destacando o assunto principal? Os fotógrafos alcançam essa profundidade de campo rasa (apenas uma pequena parte do que você está olhando está em foco, então tudo o mais fica borrado) usando uma grande abertura. Uma lente prime de abertura ampla ou “fixa” (ou seja, que não possui zoom) como a Canon f/1.8 oferece uma das maneiras mais econômicas de conseguir esse efeito. Essa ampla abertura também significa que essas lentes têm um desempenho impressionante ao tirar fotos com pouca luz e são ideais para fotografar em ambientes internos ou em outras situações desafiadoras de iluminação, como fotografias de concertos.

Em uma câmera DSLR full-frame, o “cinquentinha” simula o mesmo ângulo de visão natural do olho humano, tornando-o uma distância focal ideal para fotografias do dia a dia, paisagens e retratos ambientais mais amplos. Em uma câmera de sensor de corte, a mesma lente equivale a uma distância focal ainda mais lisonjeira de 80 mm, permitindo que você capture seus assuntos sem o tipo de distorção de barril que lentes de grande angular podem causar ou o efeito de achatamento de uma distância focal mais longa.

A versão mais recente da Canon EF 50mm f/1.8 oferece uma montagem de metal em vez da montagem de plástico de sua predecessora, lâminas adicionais de diafragma para áreas desfocadas mais suaves e um novo motor de foco STM, que permite um autofoco mais rápido e silencioso (algo especialmente útil ao gravar vídeos).

Foto de gato tirada com lente Canon EF 50mm f/1.8 STM

Se você estiver disposto a gastar um pouco mais, a Canon EF 50mm f/1.4 USM é de maior qualidade e capaz de capturar ainda mais luz, mas custa três vezes mais que nossa sugestão principal. Das duas opções de lentes de 50mm da Canon, a versão f/1.4 é uma lente melhor, mas se você está começando e não tem certeza do que deseja em uma lente, a versão f/1.8 é extremamente acessível e vale a pena adquirir enquanto você explora suas opções.

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A melhor lente clara para câmeras Canon mirrorless

Nossa Sugestão:

Canon RF 50mm f/1.8 STM
Uma lente clara para mirrorless full-frame
Esta lente leve é a distância focal ideal para fotografias diárias e produzirá imagens mais nítidas com desfoque de fundo superior ao que sua lente do kit pode proporcionar.

Acessível e eficaz, a Canon RF 50mm f/1.8 STM é a melhor escolha ao começar a construir sua coleção de lentes Canon RF. Com o peso aproximado de um disco de hóquei, esta lente prime é leve e compacta, tornando-a fácil de transportar para qualquer lugar. Com uma distância focal que imita o campo de visão do olho humano, é uma lente versátil para fotografar retratos, paisagens e momentos do cotidiano.

Uma lente de 50mm, ou “cinquentinha”, também é uma ótima ferramenta de aprendizado para iniciantes, pois obriga os fotógrafos a “fazer o zoom com os pés” e caminhar em direção ao assunto da sua foto. Assim como outras lentes R, um anel de controle permite fazer ajustes de abertura, velocidade do obturador, ISO e outros ajustes girando o disco da lente.

Embora a linha de lentes RF da Canon para suas câmeras mirrorless full-frame esteja em constante expansão, neste momento a única outra opção para essa distância focal é a RF 50mm f/1.2L USM, que custa mais de 12 vezes mais do que nossa sugestão.

Foto tirada com Lente Canon RF 50mm f/1.8 STM

Assim como outras lentes Canon da categoria não profissional, esta lente não inclui um parasol. Se você frequentemente encontra reflexos ou fotografa em condições empoeiradas, ou se antecipa a necessidade de um pouco de proteção extra contra, por exemplo, as mãos curiosas de uma criança ou o balanço durante uma viagem, o custo adicional de um parasol vale a pena para proteger sua compra de lente.

A melhor lente zoom para câmeras DSLR da Canon

Nossa Sugestão:

Lente Canon EF 70-200mm f/4L IS USM

Canon EF 70-200mm f/4L IS USM
Um zoom de nível profissional
Esta lente de classe luxo permite que você se aproxime da ação quando está viajando ou fotografando esportes.

A próxima peça que você provavelmente adicionará à sua bolsa de câmera é uma lente zoom. Embora esta lente seja um pouco mais cara, estamos recomendando nossa sugestão de atualização anterior, o Canon EF 70-200mm f/4L IS USM (equivalente a uma distância focal de aproximadamente 110mm a 320mm para câmeras de APS-C). Seja para capturar uma imagem do seu filho jogando futebol ou obter uma ótima foto da Estátua da Liberdade a partir da balsa de Staten Island, às vezes você precisa de um pouco mais de zoom.

Foto de papagaios tirada com Lente Canon EF 70-200mm f/4L IS USM
Foto por Rand Yang

A lente oferece estabilização óptica de imagem embutida, o que ajuda a manter as imagens nítidas, especialmente na extremidade mais longa do zoom. Nossa sugestão anterior de zoom não inclui esse recurso, o que pode resultar em imagens desfocadas se você não tiver mãos especialmente firmes. No entanto, se você está com um orçamento mais limitado, a Canon EF 70-200mm f/4L ainda é uma ótima opção para iniciantes, e você pode conseguir comprar uma usada por menos da metade do custo da nossa sugestão principal. A abertura máxima dessas lentes permanece em f/4 em todo o alcance do zoom, o que permite que mais luz entre quando totalmente ampliado, resultando em exposições mais rápidas. Ambas têm a designação L da Canon, que indica qualidade superior de imagem e nitidez – e geralmente também se traduz em alto valor de revenda.

Se você só ocasionalmente precisa da distância focal mais longa de uma lente zoom e usa uma câmera de sensor de corte, pode considerar nossa sugestão de atualização para lente do kit, a Tamron 18-200mm F/3.5-6.3 Di II VC. Essa lente pode aproximar você da ação em eventos esportivos ocasionais por uma fração do custo.

A melhor lente zoom para câmeras mirrorless full-frame da Canon

Nossa Sugestão:

Canon RF 100-400mm f/5.6-8 IS USM

Canon RF 100-400mm f/5.6-8 IS USM
Uma lente zoom para mirrorless
Esta lente telefoto zoom para capturar objetos distantes está disponível a um preço acessível.

À medida que você expande sua coleção de lentes para sua câmera mirrorless full-frame da Canon, achamos que a versatilidade da faixa focal, a portabilidade e o preço acessível do Canon RF 100-400mm f/5.6-8 IS USM o tornam a lente telefoto ideal para começar.

Uma faixa de zoom de 100 a 400 milímetros é ideal para capturar atletas no campo ou pássaros nas árvores, e a rápida capacidade de focagem dessa lente pode ajudá-lo a acompanhar ambos. O anel de controle pode ajudá-lo ainda mais a encontrar uma configuração útil para qualquer assunto que você queira focar com um simples giro da lente.

Ela vem com estabilização óptica de imagem na própria lente, o que ajuda a corrigir o tremor da câmera, e melhora ainda mais se a câmera da série R que você está usando também oferecer estabilização de imagem no corpo, como a Canon EOS R5 e a Canon EOS R6.

Foto de cachorro na praia tirada com lente Canon RF 100-400mm f/5.6-8 IS USM
foto por Stig Nygaard

Com uma abertura máxima variável de f/5.6 na extremidade curta (quando você está fotografando a uma distância focal de 100mm) e f/8 na extremidade longa (quando você está fotografando a uma distância focal de 400mm), esta lente não pode ser chamada de “vidro rápido”, um termo reservado para lentes com uma grande abertura capaz de deixar entrar mais luz. Em condições de luz brilhante ao ar livre, isso não deve ser um problema, mas esta pode não ser a melhor lente para levar a um local de concerto escuro ou uma catedral.

A RF 100-400mm f/5.6-8 IS USM é uma lente relativamente compacta na sua categoria, o que facilita ao carregar durante um dia inteiro de fotografia em férias ou uma caminhada na natureza. O corpo de plástico mantém esta lente leve, mas com sem vedação contra água, o que pode atrapalhar em situações chuvosas ou com muita poeira. Também não inclui um parasol, mas definitivamente recomendamos o uso de um, seja um da Canon ou um modelo de terceiros. O upgrade desta lente Canon seria a RF 100-500mm f/4.5-7.1L IS USM, pode valer a pena considerar conforme a sua fotografia progride, mas ela custa mais de quatro vezes o preço da nossa sugestão.

A melhor lente grande angular para câmeras APS-C da Canon

Nossa Sugestão:

Canon EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM

Canon EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM
Para paisagens e espaços apertados
Esta lente grande angular acessível é ideal para fotografias diárias em espaços apertados, desde retratos de uma criança na sala de estar até fotos atualizadas para um anúncio no Airbnb.

Se você costuma fotografar em ambientes internos em espaços apertados (como em festas ou em quartos pequenos), uma lente grande angular é a única maneira de enquadrar tudo em sua foto. E se você está fotografando arquitetura ou paisagens, uma lente grande angular é essencial para capturar um espaço ou cena amplos. (Além disso, essas são as lentes que um corretor de imóveis usa para fazer os cômodos parecerem maiores ao anunciar um apartamento.) A Canon EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM (equivalente a uma distância focal de 16mm a 30mm) é uma das lentes grande angular mais acessíveis disponíveis para câmeras DSLR Canon de sensor de corte e é conhecida por sua nitidez e desempenho de foco automático. E embora a biblioteca de lentes EOS RF para câmeras mirrorless continue a crescer, atualmente você não encontrará uma alternativa acessível equivalente a esta lente.

Foto de estrada tirada com Canon EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM
foto por Eugene Romaneko

Com uma distância focal mais curta de 10mm (equivalente a 16mm em um sensor de 35mm) nesta lente, você poderá capturar uma grande quantidade de cena em uma única imagem, mas tenha cuidado para não se sentir sobrecarregado pela distorção.

Se você não se importa em gastar um pouco mais, pode considerar a Sigma 10-20mm F3.5 EX DC HSM (equivalente a uma distância focal de 16mm a 32mm). Sua abertura máxima fixa é mais ampla do que a de Nossa Sugestão: principal da Canon, e ela oferece um pouco mais de alcance de zoom.

Para uma escolha realmente econômica, ou se o peso for uma preocupação fundamental, você pode considerar a lente “panqueca” Canon EF-S 24mm f/2.8 STM. Essa é uma distância focal equivalente a 38mm em um pacote super fino e leve.

Com 124 gramas e apenas 2,4 cm de espessura, esta lente pode ser a lente leve definitiva para usar em viagens ou nas suas fotografias diárias. Você pode até manter a lente no bolso para ter algo extra para fotografar sempre que quiser.

Proprietários de câmeras full-frame devem procurar a lente zoom grande angular Tamron SP 15-30mm F/2.8 Di VC USD. Embora essa lente seja mais cara do que uma lente zoom de abertura variável, sua abertura f/2.8 em todo o alcance do zoom facilita a fotografia e permite que mais luz entre do que as opções de abertura variável. Considerando que as lentes grande angular tendem a ser muito usadas em ambientes internos, faz sentido gastar um pouco mais aqui. Além de deixar entrar mais luz para acomodar velocidades de obturador mais rápidas em situações de baixa luz, a lente possui estabilização óptica de imagem (a Tamron a chama de Vibration Compensation, ou VC) que, em nossa experiência, permite que fotógrafos com mãos firmes fotografem a uma velocidade de obturador de 1/4 de segundo na maior angular da lente e ainda obtenham resultados aceitavelmente nítidos com objetos parados.

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A melhor lente macro para câmeras DSLR da Canon

Nossa Sugestão:

Lente canon Sigma 70mm F2.8 DG Macro Art

Sigma 70mm F2.8 DG Macro Art

A fotografia macro é muito divertida: chegar muito, muito perto de um inseto ou flor pode ajudá-lo a descobrir um novo lado da arte da fotografia. Como bônus, uma lente macro também pode servir como lente para retratos. Nossa recomendação de lente macro, a Sigma 70mm F2.8 DG Macro Art, funciona tanto com câmeras DSLR de sensor full-frame quanto de sensor de corte. É super nítida em toda a imagem e permite que você fotografe a uma distância de cerca de 25 cm do seu assunto. Ambos os fatores tornam esta lente especialmente útil para fotografia de produtos ou alimentos que mostram todos os detalhes.

Foto macro de vespa tirada com Lente canon Sigma 70mm F2.8 DG Macro Art
Uma lente macro pode fornecer close-ups impressionantes. Foto: Fernando Prada

Uma distância focal de 70mm também é agradável para retratos com uma DSLR de sensor full-frame, assim como o equivalente a 105mm em uma câmera de sensor de corte. No entanto, esta lente não possui estabilização de imagem, o que pode ser mais perceptível ao fotografar um retrato na mão em comparação com uma foto macro deliberada de um objeto parado.

Sugerimos uma boa e velha opção para entrar no mundo da macro fotografia de maneira acessível: a Tamron AF 90mm f/2.8 Di SP ( equivalente a 145 mm em sensores APS-C). Esta lente Tamron é altamente recomendado por vários sites como o Photozone, que a descreve como “uma lente excelente praticamente sem nenhuma falha.”

Esta versão mais barata tem sim algumas desvantagens. Ela não conta com estabilização de imagem e pode exigir que você use um tripé. Se você já é obssecado com macrofotografia talvez valha a  pena investir mais e comprar a Canon EF 100mm f/2,8 L IS USM (equivalente a 160 mm), que adiciona a estabilização de imagem e um motor significativamente mais silencioso e não se estende ao focalizar. A versão mais recente da Tamrom também é uma boa opçã que conta com estabilização e impermeabilização contra poeira.

A melhor lente macro para câmeras mirrorless full-frame da Canon

Nossa Sugestão:

Canon RF 85mm f/2 Macro IS STM
Uma lente macro leve que é ótima para close-ups e retratos.

A Canon RF 85mm f/2 Macro IS STM é atualmente a lente de retrato prime perfeita e leve que também funciona bem como macro para o sistema RF da Canon. Com capacidades de foco rápido e uma ampla abertura máxima de f/2, esta lente de dupla finalidade pode ser especialmente atraente para fotógrafos de casamentos.

Esta lente permite a entrada de muita luz, o que a coloca na categoria de “vidro rápido”, sendo ideal para fotografar em ambientes com pouca luz e criar retratos com um fundo suave e com pouca profundidade de campo. Ela também possui estabilização de imagem óptica na própria lente, que ganha um impulso adicional se você combinar esta lente com uma câmera mirrorless que tenha estabilização de imagem no corpo, como a Canon EOS R5 ou a Canon EOS R6.

Esta lente é pequena e leve o suficiente para ser levada a qualquer lugar. Essa lente RF também inclui um anel de controle, que permite selecionar abertura, velocidade do obturador, compensação de exposição e muito mais por meio da própria lente.

Foto macro tirada com Canon RF 85mm f/2 Macro IS STM
Foto: Robert Montgomery

Embora esta lente não seja uma opção verdadeira de macro 1:1, ela oferece uma taxa de reprodução de 1:2 que funciona perfeitamente para fotografar detalhes como anéis e flores em um casamento ou para fotografia de alimentos. A distância mínima de foco de 35 centímetros também a torna muito útil para fotografia de produtos.

Assim como outras lentes da Canon da linha padrão, a Canon RF 85mm F/2 Macro IS STM não possui parasol. Esta lente também não possui vedação contra água ou poeira.

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A melhor atualização para lente de kit para câmeras Canon DSLR

Nossa Sugestão:

Tamron 18-200mm F/3.5-6.3 Di II VC
Uma substituição versátil para a sua lente de kit e econômica considerando uma ampla faixa focal

Se a lente que veio com a sua câmera não está atendendo às suas necessidades, recomendamos fazer o upgrade para a Tamron 18-200mm F/3.5-6.3 Di II VC, muito acessível e uma lente versátil e leve que funcionará em diversos cenários de fotografia.

Considerada uma “super zoom”, esta lente Tamron é ideal para fotos do dia a dia com alcance suficiente para a maioria das situações de vida selvagem ou esportivas. As distâncias focais equivalentes na sua câmera Canon APS-C, são de 28,8mm a 320mm.

Foto macro tirada com Tamron 18-200mm F/3.5-6.3 Di II VC
Foto: Kimmo Raisanen

Ela vem com estabilização de imagem, o que mantém nossas fotos mais estáveis e nítidas quando estamos fotografando sem tripé. Considerando a ampla faixa de zoom, é definitivamente uma boa ideia ter estabilização em uma lente como esta.

Se você ama a versatilidade a sua lente Canon de kit 18-55mm fornece mas quero uma lente de melhor qualidade, dê uma olhada a Sigma 18-35mm f/1.8 DC HSM.  É uma lente com preço mais salgado que pode ir de R$4700 ou mais, mas é uma lente que pode tomar o lugar deuma lente fixa 18mm, 24mm e 35mm. Além disso, a abertura de f/1.8 permite fotografar condições de iluminação muito baixas. 

Nossa Sugestão:

Lente Canon Sigma 18-35mm f/1.8 DC HSM

Sigma 18-35mm f/1.8 DC HSM
Uma substituição versátil para a sua lente de kit e econômica considerando uma ampla faixa focal

Se você tiver um pouco mais de orçamento, considere a Sigma 18-300mm F3.5-6.3 DC Macro OS HSM Contemporary para uma superzoom flexível com capacidade macro. Ela oferece um pouco mais de alcance que a Tamron, com uma faixa focal equivalente de 27mm a 450mm, e também pode fotografar em modo macro em 1:3. Como outras lentes dessa categoria, ela pode não competir em desempenho óptico com as lentes prime ou teleobjetivas que recomendamos, mas se você está procurando uma lente versátil que supere a lente de kit que veio com a câmera, tanto a Tamron quanto a Sigma servirão.

Se você tiver um corpo de câmera full-frame e estiver procurando atualizar de uma lente de kit 24-105mm f/3.5-5.6 mantendo a mesma faixa de zoom, opte pela lente Sigma 24-105mm F4 DG OS HSM Art. Ela é menos cara que a Canon EF 24-105mm f/4L IS II USM e oferece ótimas imagens.

O que você achou? Tem algum tipo de lente que faltamos comentar? Tem alguma dúvida específica? Fale com a gente aqui nos comentários!

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64 comentários em “Lentes Canon: Guia completo 2024, qual comprar, sugestões das melhores lentes”

    • Olá Kleydson,

      A Canon tem cerca de 220 lentes em linha de produção, seria desnecessário falar sobre todas. Escolhemos as principais! Um grande abraço! 🙂

      Responder
      • 220 em linha de produção??? Ual rsrs
        Mas meu comentário foi relacionado ao tópico do post, onde sem dúvida a 75-300 é uma das melhores, ela é praticamente uma segunda linha da 70-200 para quem quer fotos de longa distâncias mas não pode gastar tanto numa 70-200.
        E aliás.. no título diz “Guia Completo”.

        Responder
        • Olá Leydson.
          Tive a oportunidade de colocar as duas lentes a prova e te digo com segurança que a 70-200 f4 é infinitamente mais nítida que a 75-300. Não dá para compará-las.

          Responder
    • Mas tb concordo como amigo. Fiquei super curioso para saber se seria uma opção melhor à 55-250mm….Ajudem!

      Do mais adorei!

      Responder
  1. Excelente guia!!
    Será de grande valia para o momento de investir nas próximas lentes – por enquanto vou fotografando com a do Kit!!! rsrs

    Uma dúvida que até hoje tenho é sobre quais são as diferenças existentes nas séries da linha EOS das câmeras da Canon (Digo: “T”, “Rebel T”, “D” e “D Mark”)… Seria possível por favor me explicarem por aqui ou seria material para um post inteiro!!? rsrsrs

    De qualquer forma, muito obrigado por compartilhar conhecimento – é assim que todos nós crescemos e evoluímos.

    Parabéns pelo guia…

    Responder
    • Ei Marcos,

      Muito obrigado por apreciar nosso guia! Ficamos muito felizes por podermos ter contribuído de alguma forma. Quanto às letras e siglas, vamos lá:

      D – É a sigla pra “digital”. Antes da fotografia digital, os modelos só tinham números e outras letras aleatórias, como 500n, R2000, etc. E com o advento da fotografia digital, as câmeras começaram a ter o D no nome do modelo, para demonstrar que aquele era um modelo digital, e isso vale pra outras marcas também.

      Porém a Canon sempre foi muito precavida comercialmente com os nomes que ela coloca em seus modelos. A própria Canon, quando foi fundada em 1934, se chamava Seikikōgaku Kenkyūsho (Indústria de Precisão Ótica, em japonês). O primeiro protótipo da marca se chamava Kwanon, em homenagem a uma divindade budista (religião do fundador). Mas pensando no mercado externo, a empresa simplificou a nomenclatura e mudou seu nome pra Canon, que é fácil de se pronunciar em qualquer idioma.

      E por isso a Canon sempre procura associar o nome do modelo ao perfil do público de cada continente que ela está vendendo seu equipamento. Em cada região do planeta os modelos levam nomes distintos. Veja por exemplo essas três nomenclaturas:

      EOS Kiss X9i
      EOS 800D
      EOS Rebel T7i

      Parecem 3 modelos diferentes, certo? Mas não é. As três nomenclaturas se referem a um único modelo da Canon, a conhecida T7i aqui no Brasil. Na Ásia é usado o EOS Kiss X9i. Na Europa, o EOS 800D. E aqui nas Américas EOS Rebel T7i.

      Os asiáticos (especialmente do Japão, Coreia do Sul e leste da China) adoram coisas fofinhas com nomes bonitinhos. E por isso lá a câmera se chama “Kiss”, ou seja, beijo, rs.

      Na Europa a população é mais metódica, gosta de números práticos e nada mais, e por isso lá a câmera se chama 800D; apenas um número pra representar sua evolução às anteriores 750D, 700D, 650D, e aí por diante.

      Já nas Américas temos gosto por coisas robustas, resistentes e que agregam força ao nosso trabalho. Isso faz pare da nossa cultura, gostamos de filmes de ação e vibramos em um combate; e por isso aqui essa câmera se chama Rebel T7i, “Rebel” significa rebelde em inglês, e o T é de “tank”, ou seja, tanque em inglês. É um tanque rebelde! hehe.

      Curioso isso, não? Na Ásia ela se chama ‘beijo’, e aqui, ‘tanque rebelde’.

      Mas é exatamente a mesma câmera, só muda o nome em cada continente que ela é vendida. Por isso que é comum um fotógrafo comprar um equipamento na Europa, por exemplo, e ao chegar lá se deparar com números que ele não conhecia antes.

      Já o “Mark X” se refere a uma nova versão de um produto, uma variante para “modelo” ou “tipo”. Mark é normalmente usado em equipamentos militares, mas frequentemente tem sido usado em equipamentos fotográficos (não só a Canon), automóveis e eletrodomésticos. Não é muito comum aqui no Brasil, mas lá fora o uso é frequente.

      É isso aê! Se precisar de mais alguma coisa pode contar com a gente.

      Um grande abraço! 🙂

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      • “Curioso isso, não? Na Ásia ela se chama ‘beijo’, e aqui, ‘tanque rebelde’.” – rsrsrsrrss – Meu Deus o que este Marketing faz rsrsrs!!
        Muito legal e clara suas explicações… – Obrigado pelo tempo despendido, agora consigo de fato entender o porque nos nomes e em teoria escolher melhor!
        Forte abraço e sucesso para vocês! Sempre!

        Responder
  2. “Curioso isso, não? Na Ásia ela se chama ‘beijo’, e aqui, ‘tanque rebelde’.” – rsrsrsrrss – Meu Deus o que este Marketing faz rsrsrs!!

    Muito legal e clara suas explicações… – Obrigado pelo tempo despendido, agora consigo de fato entender o porque nos nomes e em teoria escolher melhor!

    Forte abraço e sucesso para vocês! Sempre!

    Responder
    • O marketing sempre surpreende, né? Risos… Que bom que gostou e que a resposta foi útil para você. Obrigado e disponha, Marcos, estamos à disposição! 🙂

      Responder
  3. Gente, muita gratidão por esse post e explicação ali sobre as nomenclaturas, tava na dúvida tbm rs
    Parabéns pelo trabalho!

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    • Nós que agradecemos por você acompanhar nosso trabalho, Gabriele! Conte com a gente, um grande abraço! 🙂

      Responder
  4. show, este post, quase comprei esta 70-200 mm , mas como tenho uma 5t rebel , acredito que a qualidade não seria grande. Então estou pensando em uma cinquentinha. O que acham? rsrsrs. Obrigado

    Responder
  5. Boa tarde.
    Gostaria de sua opinião a respeito da lente EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS STM
    Estou aprendendo a lidar com câmera fotográfica e não sei se compro essa lente ou a EF-S 55-250mm f/4-5.8
    Agradeço desde já.

    Responder
    • Olá Majoli! Tudo jóia?

      Antes de você comprar as duas lentes citadas você precisa refletir o que você pretende fotografar, qual será seu principal motivo fotógrafico.

      As duas lentes que citou tem como principal característica serem lentes tele, voltadas para fotograr assuntos distantes. Se a sua prioridade é tentar trazer para perto temas muito distantes a 55-250mm pode ser melhor para você…

      Mas se você pretende fotografar mais a noite ou não precisa fotografar temas tão distantes a 18-135mm tem a vantagem de ter uma abertura maior. A noite quanto maior a abertura melhor, por isso sempre falamos que a 50mm f/1.8 é uma opção a ser considerada, dependendo do seu objetivo.

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  6. Oi pessoal! Tudo bem?
    Estou começando a aprofundar mais no universo de fotografia, sempre foi um hobby pouco explorado, mas depois de uma recente aquisição (Canon 6d + 24-105mm) estou cada dia mais apaixonado! Gosto muito de tirar fotos de paisagem e fotos esportivas , e estou em dúvidas em relação a adquitir um jogo de lentes Macro, super angular e teleobjetiva. Considerando que a lente 24-105 é extremamanete versátil, vocë acha que ela supre a necessidade de uma dessas 3 mencionadas (macro, super angular e teleobjetiva)? Qual delas consegue ser atendida pela 24-105?

    OBrigado e parabéns pelo blog. Já está nos meus favoritos 😉

    Responder
    • Olá Gustavo!

      Ficamos muito felizes com os elogios! Gratidão!!!

      A lente que você citou é a EF 24-105MM F/4L IS II USM certo?

      Ela realmente é bastante versátil, mas mesmo assim tem as suas limitações. Ela chega a ser próxima a uma grande angular, mas para ser uma super grande angular ela deveria ter 20mm ou menos. O recurso de macro fotografia também parece não estar presente neste modelo.

      Ainda assim ela é uma lente bem versátil dentre esse alcance de 24mm a 105mm, evitando que você precise trocar de lentes.

      Abraços!

      Responder
  7. Obrigado por esclarecer muita coisa. Estou começando a estudar um pouco sobre fotografia, pretendo começar a fotografar sessões de surf, tanto por hobby quanto profissionalmente (claro que depois de um longo tempo de aprendizado). Inicialmente pretendo investir em uma 75-300, pelo pouco que aprendi, é a ideal pra mim no momento (considerando um baixo investimento). Porém vejo muita variação do preço nessas lentes e não consigo diferencia-las direito. Umas têm a sigla IS (ok, entendi que é estabilizador de imagem e se não for uma IS terei de usar um tripé, mas eu realmente preciso de uma “IS”?), outras tem USM (é o motor do autofoco, certo?) e algumas tem um lii ou liii (que diabos é isso?). Acredito que um autofoco rápido é muito importante pra que eu consiga capturar o momento exato da manobra..Enfim, vcs podem me ajudar com essa siglas? quais delas eu realmente preciso? rs. Obrigado!!

    Responder
    • Olá Romell!

      Obrigado pelos elogios!

      Uma lente 75mm-300mm é um bom complemento para a lente de kit e é ótima para fotografar esportes como o surf. O preço das lentes aumenta quanto maior for a sua nitidez, a quantidade de luz que ela consegue captar e quantos tecnologias tem adicionais.

      Sobre as siglas vamos tentar ajudar um pouco. Quanto maior o zoom da sua lente mais a estabilização vai ser importante para conseguir uma foto nítida. O IS vai lhe ajudar se tentar fotografar apenas segurando com as mãos. Se for usar uma lente 300mm sem IS é recomendável que sempre use-a com um tripé.

      USM é o motor de autofoco ultrassônico, a tecnologia presente nas lentes mais recentes da Canon. Além de ser um pouco mais rápida ela faz menos ruído.

      Já as siglas L e II são o seguinte. Toda lente com a sigla L é uma lente topo de linha da Canon, elas têm um anel vermelho caracterísico da sua qualidade de construção e de ótica. Já os II normalmente são apenas as versões da lente. Quando uma lente tem sua tecnologia atualizada e ganha um versão nova ela recebe esse Is a mais para identificar que é uma lente mais moderna.

      Um ponto que você deve ter atenção é a abertura da lente, quanto menor o f mais clara é a lente e isso ajuda a fotografar em situações de pouca luz. Como você pretende fotografar surf imagino que não deve ser um problema né?

      Esse mundo das lentes fotográficas é repleto de siglas não é? Rs

      Um abração!

      Responder
      • bom dia, estou no mesmo caminho do Romell e a dúvida que ele tinha é a mesma que a minha. Primeiramente agradeço a essa postagem completa sobre lentes, pra quem está iniciando neste mundo da fotografia encontrar um guia como este é sensacional, parabéns.
        Comprei a lente Canon Lente Canon Ef 75-300Mm F4-5.6 Iii pelo seu custo, após a compra percebi alguns comentários até que mais negativos do que positivos dela, mas nada falando diretamente de fotos de surf e sim para ouros afins. Nesse tempo percebi muita gente falando da lente canon 55-250mm f/4-5.6 is stm. Perdendo um pouco na distância mas ganhando com o estabilizador e no motor STM. Como as fotos serão feitas durante o dia, a questão da luz não terá tanto problema pois ambas são um pouco escuras certo?
        Recebi a lente que comprei essa semana inclusive e neste final de semana já estarei na praia realizando testes com tripé. Mas como sua sugestão mesmo é indispensável o uso do tripé para a lente que comprei e pelo que percebo nas praias, alguns fotógrafos ficam em constante movimento, procurando sempre o melhor ponto para a melhor foto sem o uso do tripé.
        Levando tudo isso em consideração, na opinião de vocês, a 55-250 entregaria um melhor resultado que a 70-300? vale a pena ter as duas lentes ou em vez de gastar com dois modelos de lente já investir em um modelo mais TOP, como as da linha branca que citou no guia?

        Desde já agradeço.

        Responder
  8. Opa!
    Qual dessas tem compatibilidade com full frame e ficaria entre 24mm e 35mm com boa nitidez, autofoco e pouca distorções?

    Responder
    • Olá Tiago!

      Com essas características nós recomendamos a EF 35mm f/2 IS USM ou a Canon EF 24mm f/2.8 IS USM. Ambas tem ótima qualidade de imagem, a 35mm tem a vantagem de ser uma lente mais clara. Você precisa ficar atento às siglas, existem lentes parecidas com a sigla EF-S, são mais baratas mas não são compatíveis com as câmeras full frame.

      Um grande abraço! ?

      Responder
  9. Olá, ótima matéria, gostei muito! O que vcs tem a dizer das lente 17-50mm F/2.8 Sigma e Tamron? Grato, grande abraço.

    Responder
    • Olá Marcelo! Tudo jóia?

      Sobre as lentes 17-50mm o modelo da Sigma 17-50mm f/2.8 EX DC OS HSM é uma lente excelente! Tem uma qualidade ótima incrível, com muita nitidez e um preço mais acessível que outras lentes parecidas da própria Canon. Ela também conta com um ótimo sistema de estabilizadação. A desvantagem dela é o corpo de plástico e o motor de auto-foco que é mais lento e um pouco barulhento. Sobre a Tamrom não pudemos testar nenhum modelo desta marca.

      Esperamos que tenhamos lhe ajudado!

      Um grande abraço! ?

      Responder
  10. Meu Deus, sempre gostei de fotografia e agora finalmente resolvi me jogar nesse mundo que sem dúvidas é incrível! Comprei uma T6i sem saber completamente nada e nunca ter tido qualquer contato com uma maquina dslr, através do seu blog estou aprendendo muito, aliais tudo que sei até agora foi através de vocês. Muito obrigada por compartilharem seus conhecimentos !!!

    Responder
  11. Bom dia!
    Fazendo um pesquisa na web acabei achando esse falando sobre lentes, achei bacana, mas mesmo assim ainda fiquei na dúvida qual seria ideal para fotografar parto documental, já uso a 50mm 1.8 (acho perfeita) e a 18-55 porém não é boa, gostaria de uma indicação,pois não pode ser usado flash.

    Responder
    • Olá Daniele, tudo jóia?

      Como você não pode usar flash o ideal é que você invista em lentes mais claras né.
      Sempre recomendamos a 50mm pela qualidade e custo benefício. Depois dela a próxima escolha depende um pouco da sua área da fotografia e equipamento atual.

      Como você faz parto documental provavelmente deve fotografar em espaços mais fechados. Se sua câmera for um modelo com sensor “cropado” (APS-C) provavelmente vai precisar se afastar bastante com a lente 50mm para ter uma visão mais ampla do parto. Se esse for realmente o caso recomendamos que invista em uma lente fixa 35mm f/1.8 ou até uma 24mm para que tenha uma visão mais ampla do espaço usando uma câmera APS-C.

      Esperamos que tenhamos lhe ajudado! Grande abraço! ?

      Responder
  12. Parabéns pela matéria, começou a clarear um pouco a vida agora…rsrs

    Comprei uma 77d para hobby, fotografias de viagens, paisagens, monumentos e claro, a família.

    Se eu adquirir as lentes abaixo estarei bem servido num primeiro momento?

    55-250 STM
    10-18 f/4.5-5.6 IS
    24mm

    Agradeço muito se puderem ajudar.

    Responder
    • Olá Sandro, tudo jóia?

      É uma boa combinação sim! A lente fixa, de 24mm você não disse qual seria a sua abertura.
      Nós recomendamos que pelo menos uma das lentes seja uma lente clara, com f/2 ou menor.

      Uma lente clara ajuda não só em ambientes escuros como ajuda a gerar belos desfoques nas fotografias de família. Talvez valha a pena trocar a 24mm por uma lente 35mm f/2 por exemplo se você quiser fazer fotos com esse desfoque de fundo.

      Esperamos ter lhe ajudado! Abraços!!! ?

      Responder
  13. Boa tarde, estava lendo seu post achei muito bom, mas fiquei numa duvida, posso não ter entendido ou visto falando. Eu costumo fotografar aniversários de crianças só que a maioria das vezes o local não ajuda é escuro e pequeno, e eu queria que vc me indicasse uma lente boa para esse tipo de evento, uma bem clara pra não precisar de um ilminador fora da câmera.

    Responder
    • Olá Dalilla, tudo jóia?

      Obrigado pelos elogios!!!

      Para locais escuros o ideal é sempre buscar lentes mais claras, com f/1.8 ou menor.
      Normalmente sugerimos a 50mm f/1.8 mas ela não é boa para locais pequenos, especialmente se você estiver usando uma câmera DSLR de entrada, que tem sensor APS-C.

      Neste caso é melhor que você invista em uma lente 35mm com f/2 ou menor. Uma 35mm f/2 da Canon tem um preço um pouco salgado, já vimos algumas marcas Chinesas parecidas como a Yongnuo mas nunca testamos para saber se a qualidade vale a pena.

      Um grande abraço! ?

      Responder
  14. Ahhh como amei essa matéria!! Sou uma iniciante de fotografia e não penso em seguir profissão, mas amo esporte e sempre estou envolvida em eventos de esporte!! Tenho uma T6i e algumas lentes: 50, 18-55 e uma 10-18 e quero adquirir uma zoom, qual vc me indicaria por um preço bacana??

    Responder
    • Olá Priscila!

      Obrigado pelos elogios!!!

      Se você está procurando uma lente zoom com melhor custo-benefício possível a nossa sugestão é uma Canon EF-S 55 – 250mm f/4-5.6. Se quiser ainda mais zoom nossa sugestão é a EF 75-300mm f/4-5.6 III USM.

      Esperamos ter lhe ajudado!

      Um grande abraço! ?

      Responder
  15. Parabéns pelo post. Excelentes dicas. Tenho a fotografia como hobby e ainda estou começando a aprimorar os conhecimentos, porém surgem muitas dúvidas. Tenho uma canon T6i que veio com a lente do kit 18-55mm e adquiri uma 50 mm f 1.8 e uma grande angular 10-18mm. A cinquentinha é perfeita para fundos desfocados, já a grande angular tira fotos abrangendo uma grande área. Agora minha dúvida é a seguinte. Queria tirar fotos de paisagens ao fundo (fundo nítido) com pessoas na frente destas paisagens. Noto que a grande angular não é tão nítida para estes casos. Sendo assim, qual a lente que seria melhor recomendada para este tipo de foto (paisagens nítidas ao fundo com pessoas em primeiro plano). Muito grata.

    Responder
    • Olá Vanessa, tudo jóia?

      As lentes grande angulares normalmente não ideiais para fotografar pessoas ou motivos muito próximos, não apenas pela falta de nitidez quanto também pela distorção que elas geram.

      Para tentar melhorar essa situação você teria duas opções:
      – Se está em um espaço aberto pode usar uma lente mais fechada, como a 50mm ou a 18-55mm e se afastar bastante para conseguir capturar todo a paisagem e as pessoas em primeiro plano.

      – Se estiver em um espaço mais limitado vai precisar usar a grande angular mesmo. Para aumentar a nitidez você pode diminuir a abertura da lente. Na maioria das lentes a maior abertura nem sempre é a mais nítida. Tente diminuir a abertura em 1, 2 ou até 3 pontos, isso pode ajudar a aumentar a nitidez da imagem como um todo. Você vai precisar compensar a perda de luz com maior tempo de exposição ou ISO.

      Esperamos ter lhe ajudado! Grande abraço! ?

      Responder
  16. Muito bom post, mas fiquei em dúvida de qual comprar, eu queria comprar um lente para fotografar por hobby e que fosse boa seja de dia e de noite e com um bom foco, e capacidade de distorção do fundo no minimo OK. Acho que a “ciquentinha” é uma boa opção de fato, certo ?

    Responder
    • Olá Douglas! Obrigado pelos elogios!!!

      Sim, a cinquentinha tem essas características e a 50mm f/1.8 é uma lente muito barata pela qualidade que ela possui.

      Porém se a sua câmera é uma com sensor APS-C (croppada) você também pode considerar uma lente 35mm f/1.8. Ela possui um ângulo de visão mais confortável, considerando o fator de corte das câmeras com sensor APS-C.

      Grande abraço! ?

      Responder
  17. Olá casal da foto. Gostaria de saber se a Canon T5 é compatível com a lente 100 x 400 mm.
    e se vale a pena? Estou começando a fotografar pássaros e gostaria de ganhar uma boa aproximação deles e nitidez.

    Responder
    • Olá Reginaldo, tudo jóia?

      Faltou você dizer exatamente qual modelo da lente 100-400mm.
      Se for uma Canon EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS II USM, por exemplo, a Canon T5 é compatível sim!

      Alguns detalhes importantes, a T5 por ter um sensor APS-C possui um fator de corte que transforma a distância focal de 100-400mm em uma distância equivalente a 160-640mm. O “zoom” dela será maior do se fosse usada em uma câmera full-frame. O ponto negativo é que a T5 capta um pouco menos luz que as full-frames, necessitando de um ambiente mais iluminada ou maior ISO.

      Investir em lentes costuma valer a pena, elas podem ser usadas por muitos anos, décadas talvez… e este que citamos é compatível com todas as câmeras Canon DSLR.

      Grande abraço! ?

      Responder
    • Olá Prof. Solon, tudo jóia?

      Que bom que gostou! Esperamos poder lhe ajudar sempre a aprender mais sobre fotografia.

      Um grande abraço!

      Responder

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