36 dicas para Ensaio Fotográfico de Família!

por | jul 27, 2018 | Dicas de Fotografia, Fotografia, Fotografia de Família

As fotografias de um bom Ensaio Fotográfico de Família serão guardadas por muitos e muitos anos. 

É uma área da fotografia incrivelmente gratificante, mas também pode ser um pouco assustadora para os novos fotógrafos.

Você precisa desenvolver um bom relacionamento com todos os membros da família, manter as crianças interagindo com os familiares e satisfazer as expectativas dos pais com lindas fotos.

ensaio fotografico familia criança pôr do sol correndo brilhante

Então, por onde começar? Viemos lhe ajudar! Reunimos aqui algumas dicas importantes para que o seu primeiro ensaio fotográfico de família corra bem ou para lhe ajudar em seus próximos ensaios, vem com a gente?

DICA 01 – FORMAÇÃO TÉCNICA E ARTÍSTICA

Caso você não esteja contente com as suas fotografias de família ou nunca tenha feito um ensaio fotográfico de família, considere buscar uma formação completa em fotografia, dessa forma você terá maior domínio técnico e artístico, o que lhe dará maior desenvoltura em seus cliques. Nós desenvolvemos um curso online que pode lhe ajudar, conheça nosso Curso Completo de Fotografia • Caçadores de Imagens. Comece a estudar agora mesmo!

DICA 02 – BUSQUE A ESSÊNCIA DA FAMÍLIA

A maneira como o filho envolve seus pequenos braços em torno da perna do pai para abraçá-lo, a mania que a filha tem de deixar recadinhos pela casa para a mãe, o jeito que o filho gosta de se aconchegar entre as almofadas da sala, o jeitinho da filha de dançar e de brincar, aquele sorriso banguelo do bebê ou os joelhos do filho caçula que vivem ralados…

Como pais, sabemos que estes são pequenos grandes momentos que vivemos com os nossos filhos e que aquecem o nosso coração, são momentos que mostram a verdadeira essência das pessoas que mais amamos.

ensaio fotografico familia pai e filho bola de futebol rua

E, no entanto, como fotógrafos, esses são os momentos que tendemos a esconder durante um ensaio fotográfico de família. Seja diferente, mostre a verdadeira essência da família que você está fotografando, capture esses momentos únicos e de muita autenticidade.

DICA 03 – SINTA A EMOÇÃO

Busque a emoção em suas fotografias de família. Como fotógrafos, somos atraídos por situações que tocam nossos corações, por momentos que nos fazem sentir alguma emoção. Muitas vezes é esse sentimento que nos leva a buscar a fotografia como profissão. Nunca se esqueça desse sentimento. É sempre muito importante nos lembrarmos do motivo pelo qual amamos tanto esta forma de arte, pensar sobre a forma como ela nos conecta com o mundo ao nosso redor e nos proporciona grandes experiências de vida.

DICA 04 – APRENDA COM A FOTOGRAFIA DE FAMÍLIA

O ensaio fotográfico de família explora o seu conhecimento técnico e artístico quando você conta uma história emocional e significativa.

DICA 05 – FAÇA FOTOGRAFIAS VERDADEIRAS

Você vê fotos de família em artigos sobre vida familiar e em revistas para pais, mas neles tudo parece perfeito? E, no entanto, você sabe que a vida real não se parece com nada disso? Seus filhos vão para a escola com o cabelo despenteado, meias diferentes e com a boca suja de sorvete. Seu chão precisa ser varrido, seus pratos precisam ser lavados e sua roupa precisa ser dobrada. E tudo bem. Isso faz parte da vida real. Você não precisa aspirar o carpete para encontrar beleza em sua vida cotidiana. De certa forma, a história mais bonita é a vida imperfeita que você vive todos os dias. Retrate essa realidade em suas fotografias de família.

ensaio fotografico familia criança carrinho pais

DICA 06 – FOTOGRAFE A SUA FAMÍLIA

Criar um ensaio fotográfico de sua família permite que você coloque em prática seus conhecimentos técnicos e artísticos sobre o assunto, além de você mostrar aos seus entes queridos o quanto eles significam para você.

DICA 07 – EXPERIMENTE

Este é o momento de ignorar o velho clichê sobre “fotógrafos” e “clicadores” e se permitir fotografar MUITO. Sim, tenha cuidado, pense antes do clique, seja atencioso. Mas permita-se experimentar. Busque por  ângulos diferentes daqueles que você costuma fazer em seus outros estilos de trabalho.

Seja diversificado em seu próximo trabalho: faça close ups, fotografe detalhes, trabalhe com uma grande angular, ouse. Quanto maior a variedade de imagens, mais completa será a sua história.

ensaio fotografico familia mãe e filha negras

DICA 08 – ACOMPANHE O MOVIMENTO

A vida se move rapidamente. A vida é confusa. As crianças não ficam paradas. Acompanhe e registre esse movimento.

DICA 09 – SIGA A ROTINA DA FAMÍLIA

“Os fotógrafos lidam com coisas que estão desaparecendo e, quando desaparecem, não há nenhum artifício na Terra que possa fazê-las reaparecer. Não podemos imprimir uma memória” – Henri Cartier-Bresson

ensaio fotografico familia silhueta pôr do sol golden hour

Ao passar o dia fotografando uma família, preste muita atenção em seus rituais e rotinas, nas coisas que eles fazem todos os dias uns com os outros. Aproveite esses momentos para contar sua história. Quando as pessoas estão engajadas em algo que é importante para elas, elas ficam luminosas.

DICA 10 – REGISTRE OS SENTIMENTOS

A bagunça, as lágrimas, as gargalhadas, as demonstrações de carinho e as lutas diárias – essas são as coisas que tornam a nossa vida real tão bonita. Estes são os momentos que realmente importam e que nos marcam profundamente. Estes são os momentos que no futuro iremos olhar para trás e nos perguntar: “Para onde foi o tempo?”.

ensaio fotografico familia pai e filha no campo

Registre esses momentos. Desacelere durante o ensaio. Preste atenção ao seu redor. Quando um momento como este surgir, continue fotografando, não se intimide. Sua atenção é um ato de amor e, ao deixar o amor crescer dentro de você, você perceberá a beleza do momento e fará belíssimas imagens.

DICA 11 – PROCURE POR FORMAS

Muitas vezes, ao se discutir sobre fotografia, a discussão normalmente gira em torno do termo “composição”, mas se você pensar composição como “forma”, você vai entender realmente o que você está procurando.

Aquele momento em que a cabeça dela se inclina levemente. O momento em que ele pula no ar e seus pés levantam do chão.

ensaio fotografico familia bebê

Forma e momento estão intimamente ligados. Composição é o que dá ao momento fotografado forma, ênfase, interesse, impacto.

Ao olhar pelo visor, procure formas entre as pessoas, formas entre as crianças e seu ambiente, a forma de seu corpo enquanto se deitam no chão lendo um livro. Diagonais, curvas em s, curvas em c, triângulos, enfim, tudo o que oferece  vida e movimento para uma imagem.

DICA 12 – BUSQUE POR SIMPLICIDADE

“Há muita beleza nas coisas comuns. Não é esse o ponto?” ~ Pam, do episódio final do The Office

Uma das lutas da fotografia documental é como fazer com que o seu motivo fotográfico se destaque de todas as outras coisas ao seu redor. Lembre-se que a câmera é apenas uma ferramenta e ela só consegue ver  o que você diz para ela ver.

ensaio fotografico familia mãe e filha passeando

Ao compor sua imagem, procure simplicidade e harmonia entre o assunto e o ambiente. Busque enquadrar suas imagens de tal forma que o fundo e os arredores contribuam para a história que você está contando.

DICA 13 – OBSERVE O AMBIENTE

Observe como o ambiente também afeta o significado da sua imagem. Uma casa, mesmo em seus dias mais bagunçados, tem muito amor. A maneira como os filhos interagem com o ambiente diz muito sobre quem eles são como pessoas. Observe e fotografe.

DICA 14 – ESCOLHA O QUE MOSTRAR

Como fotógrafo, você escolhe o que mostrar. Você pode mostrar apenas o que é importante para você. Você pode mostrar como você vê o mundo, sua visão é única e insubstituível.

DICA 15 – APRENDA COM SEUS FILHOS

Se você tem um filho velho o suficiente para manusear uma câmera, nós recomendamos envolvê-lo na fotografia.  Dê uma câmera para ele e deixe que ele mostre o que ele vê. As crianças são ótimas professoras de fotografia.  

ensaio fotografico familia irmãos sol

DICA 16 – SELEÇÃO DE IMAGENS

Depois de terminar de reunir suas imagens, peneire-as e veja o que se destaca para você. O que você percebe? Existem momentos, temas ou atitudes que se repetem em toda a sua coleção? Você começará a ver o que realmente importa para você, o que você valoriza.

Procure padrões e linhas nas suas imagens. Procure momentos que tirem o fôlego ou que transmitam paz. As imagens a serem incluídas em seu ensaio são as imagens que contam uma história, revelam uma verdade, capturam uma essência ou evocam uma emoção. Quem é essa pessoa? Qual é a essência dela? O que importa para ela?

ensaio fotografico familia tablet crianças e bebê

Para cada imagem selecionada, pergunte-se por que ela é importante. Que história ela conta? E então pergunte novamente, por que essa história é importante? Você também pode escrever essas histórias e adicioná-las ao álbum.

DICA 17 – CONTE UMA HISTÓRIA

Depois de criar e selecionar suas imagens, é hora de dar a elas estrutura. Existem várias maneiras de fazer isso, dependendo da história que você está tentando contar:

  • Um dia comum na vida daquela família.
  • Variações de um mesmo evento (exemplo: família jogando futebol).
  • Um tema que surgiu durante o ensaio e que representa o que realmente importa para eles (exemplo: café da manhã ou um dia na piscina).
  • Foco em cada membro da família e as coisas que os tornam especiais.
ensaio fotografico familia pai e filha bolhas de sabão

Como você escolhe estruturar suas imagens pode mudar de projeto para projeto, mas o mais importante é fazer algo verdadeiro e consistente. Torne o resultado final em um documento vivo que você irá compartilhar com aquela família e não apenas registros comuns.

DICA 18 – RECUPERE A ARTE DA FOTOGRAFIA DE FAMÍLIA

Um bom ensaio fotográfico de família vai fazer parte do legado da família, dando aos filhos um sentimento de pertencimento. Sua história realmente importa. É hora de recuperar a arte da fotografia de família.

DICA 19 – FOTOGRAFE AO NÍVEL DOS OLHOS

Desça ao nível dos olhos de uma criança. Você fará fotografias muito mais envolventes, além de lhe ajudar a interagir melhor com a criança.

ensaio fotografico familia bebê andando

DICA 20 – ABERTURA

Suas configurações de abertura serão influenciadas pelo seu estilo fotográfico. Mas como ponto de partida, muitos fotógrafos de família ou Lifestyle optam por grandes aberturas (por volta de f/1.8) para retratos individuais e por aberturas intermediárias (por volta de f/5.6) para retratos de grupos para garantir que todos estejam em foco.

DICA 21 – VELOCIDADE

Você provavelmente precisará de uma velocidade de obturador ligeiramente mais rápida para fotografias de família do que precisaria para muitos outros tipos de retratos. 

As crianças se movimentam muito rápido e às vezes são imprevisíveis! Uma boa velocidade para começar é 1/150, o que lhe dará flexibilidade para acompanhar as crianças. 

Se você tiver uma situação em que alguém está se movendo muito mais rápido do que o normal, como uma criança pulando ou correndo, escolha uma velocidade de obturador muito mais rápida, como 1/800.

ensaio fotografico familia criança love

DICA 22 – ISO

Enquanto você está se familiarizando com as aberturas e velocidades que funcionarão para você em sessões de fotografia de família, considere configurar seu ISO como automático.

Os resultados geralmente são satisfatórios e é uma coisa a menos para você pensar durante a sessão de fotografia de família. À medida que você ganhar experiência e confiança, pode começar a selecionar o ISO conforme fotografa.

ensaio fotografico familia atravessand a rua

DICA 23 – MODO DE MEDIÇÃO

Certas opções de medição parecem se adequar melhor a alguns fotógrafos do que outras. À medida que você tira mais fotografias de família, logo verá o que funciona melhor para você. Para começar, tente usar a medição ponderada para retratos individuais e a medição matricial para uma foto de grupo.

DICA 24 – RAW

As opções de edição aumentam e você terá uma gama muito maior de cores e detalhes gravados em sua fotografia de família se você optar pelo formato RAW.

DICA 25 – BALANÇO DE BRANCO

Defina seu balanço de branco como automático se estiver fotografando em vários locais diferentes. Você estará trabalhando em uma variedade de locais com iluminações diferentes e não terá muito tempo para definir o equilíbrio de branco.

ensaio fotografico familia mãe e bebê

Corrigir o equilíbrio de branco é uma edição fácil no Photoshop ou Lightroom, então é melhor passar mais tempo interagindo com a família que você está fotografando.

Mas lembre-se, só é possível esse tipo de pós-processamento se você estiver fotografando em RAW. No JPG é quase impossível reajustar o WB na pós.

DICA 26 – LENTES

Considere quais lentes levar com você para um ensaio fotográfico de família. Se seu orçamento não lhe possibilita ter várias lentes, considere alugar algumas. Pode ser muito econômico e pode lhe dar a oportunidade de experimentar diferentes distâncias focais para ver qual combina melhor com você.

Usar várias lentes ao longo de um ensaio fotográfico de família lhe dará uma grande variedade de imagens e lhe permitirá trabalhar na maioria dos locais onde acontecer o ensaio. 

Você pode escolher uma lente zoom, como uma 24-70mm, que lhe dará muita flexibilidade ou você pode escolher uma lente comum para retratos de família como uma 85mm ou uma 35mm para lhe ajudar a definir o enquadramento.

À medida que você ganha experiência fotografando famílias, você vai sentindo quais as lentes que se adequam melhor ao seu estilo fotográfico. Esse é um bom momento para investir em lentes de melhor qualidade.

ensaio fotografico familia japonesa

DICA 27 – ENTENDA SEU EQUIPAMENTO

É muito importante fornecer a seus clientes imagens da mais alta qualidade e o modo manual é o caminho para você se tornar o melhor no que faz e até mesmo ajudá-lo com futuros clientes e vendas.  

A compreensão do seu equipamento é necessária ao fotografar na casa de outra pessoa, porque as condições de iluminação variam.  

Cada casa traz uma quantidade diferente de luz ambiente e isso será um desafio se você não estiver familiarizado com a velocidade do obturador, ISO e abertura.  

Dominar a sua câmera lhe dará a capacidade de lidar com todas as alterações facilmente sem percalços. (Leia aqui para saber mais sobre como aprender a fotografar no modo manual) .

DICA 28 – VERIFIQUE SE AS CRIANÇAS ESTÃO DOENTES

Ligue para os pais no dia anterior ao ensaio fotográfico de família e verifique  se está tudo bem com a família e com as crianças. Crianças doentes não querem ter uma câmera apontada para os seus rostos. Se as crianças estiverem doentes, pergunte para os pais se eles desejam alterar o dia do ensaio e se eles pedirem a alteração lembre-se que essas coisas acontecem, faz parte da vida. Seus clientes ficarão felizes em saber que o bem-estar da família é o que mais importa para você!  

DICA 29 – SAIBA OS NOMES DOS MEMBROS DA FAMÍLIA

Quando você está fotografando uma família, é inevitável que você precise pedir o “José” para dar um grande abraço no papai – espere – o nome dele é “Joelzinho” ou “Joãozinho”? Eiiiitaaa! – nada mais embaraçoso!  

ensaio fotografico familia pais, gravida, criança, idades

Antes do ensaio de fotografia de família, envie para seus clientes um questionário pedindo os nomes de cada pessoa que será fotografada e sua idade. Por que sua idade? Pois você pode associar a idade da criança com o seu nome antes de aparecer em sua casa para fotografá-la.

Isso vai garantir que você não confunda os nomes quando estiver tentando organizar a sessão. Lembre-se – ser profissional é importante, ser gentil e atencioso é o que faz você ser indicado para outras famílias.

DICA 30 – CONHEÇA AS CRIANÇAS ANTES DA SESSÃO

Passar alguns minutos conhecendo as crianças sem a câmera apontada para seus rostos será a chave para o seu sucesso como fotógrafo de família. Interaja com elas, peça para que mostrem seus brinquedos favoritos. Desça até o chão e ouça o que seus novos amigos tem a dizer. Eles vão te adorar pelo resto do dia.

ensaio fotografico familia garotinha

DICA 31 – DESÇA AO NÍVEL DAS CRIANÇAS

Fotografe as crianças como elas vêem a vida. Permanecer em pé nem sempre é a melhor posição para um fotógrafo ao tentar capturar imagens que contam uma história.

DICA 32 – CAPTURE OS ITENS ESPECIAIS

Pergunte se a família possui objetos especiais (um cobertor, um colar, uma almofada, etc). Esses itens farão parte da vida desta família para sempre. Fazer close-ups de alguns desses itens especiais para a família fará com que eles se lembrem para sempre deles. É um presente especial. 

ensaio fotografico familia pai e filho na beira do lago

DICA 33 – COLOQUE MÚSICA DURANTE O ENSAIO

Isto irá criar uma grande movimentação e muitas expressões felizes. Claro, não precisa ter música o tempo inteiro, mas por um curto período ajuda muito, pois desta forma as crianças irão gostar de participar. Não se esqueça de conversar com a mãe e com o pai antes da sessão e perguntar se eles acham que as crianças vão gostar. . 

DICA 34 – RELAXE

Pode ser estressante para os pais quando uma criança não está cooperando, o que pode deixar toda a família mal humorada. Converse com os pais e explique que está tudo bem se o bebê não quiser ser fotografado naquele momento e que vocês podem passar para outra série de imagens, como as fotos da mãe e do pai. Você certamente irá chamar a atenção da criança que não está participando se ela ver que os outros membros da família estão se divertindo sendo fotografados.

Peça para a mamãe e para o papai que se inclinem um para o outro e dêem um risinho e se beijem, isso fará com que o pequenino deles queira agarrar a perna da mamãe e se aconchegar também (a foto perfeita da família!). Deixe os pais saberem que você está lá para fazer memórias felizes, então se algo não estiver funcionando, tente novamente mais tarde.  

ensaio fotografico familia pai, criança, mãe grávida

DICA 35 – FAÇA BACKUP

Espere, esta é uma dica muito importante, não importa que tipo de sessão fotográfica seja! Faça backup, você não vai se arrepender de ter muitas cópias de uma mesma sessão. Faça o backup do seu computador, faça backup do seu disco rígido externo, faça backup de tudo! Seja o fotógrafo que pode salvar o dia de uma família se seu cliente voltar alguns anos depois dizendo que perdeu todas as suas imagens em uma inundação! Será importante para ele saber que pode contar com você e que suas memórias foram preservadas por você!    

DICA 36 – CONCLUSÕES 

A prática leva à perfeição, portanto esteja preparado para trabalhar duro e aprimorar suas habilidades com a câmera. Acima de tudo, adote uma atitude amigável e profissional, combinada com uma preparação cuidadosa para cada ensaio fotográfico de família. Tais atitudes vão contribuir para clientes satisfeitos e para que você consiga novos clientes.

ensaio fotografico familia criança

Gostou do nosso artigo sobre Fotografia de Família? Deixe um comentário, vamos adorar ler!

Esperamos que nossas dicas possam lhe auxiliar em sua próxima sessão fotográfica de família.

Por favor, se você acha que esquecemos  de alguma dica importante, compartilhe com a gente na seção de comentários abaixo. Vamos adorar incluí-la em nossa lista!

Compartilhe com a gente suas fotografias de família, participe do nosso grupo no Facebook: Comunidade • O Casal da Foto. Você já fez um ensaio como esse? Mostre para nós!

Um beijo do casal e até logo!

4 Comentários

  1. Fátima Leite

    Como sempre, Casal, uma abordagem ampla e profunda. Várias dicas sobre o que é importante para o Fotógrafo, a harmonia, a paciência necessária, a regulagem da câmera para acompanhar a rapidez de determinada situação. E para finalizar, ainda instruções sobre a escolha do equipamento e a possibilidade de alugar, que muitos desconhecem. Gratidão por compartilharem conhecimento e experiência prática. Não importa onde vocês estejam, já moram no meu Coração! Abraço Gigante!

    Responder
    • O Casal da Foto

      Olá Fátima! Que bom ver você por aqui! Ficamos felizes por ter gostado do artigo! Um grande abraço!!! 😊

      Responder
  2. Cleuza

    Nossa! Muito, muito bom. Não tenho experiência nenhuma e achei as dicas super pertinentes. Parabéns! Aprendi bastante

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Casal

O Casal

Ela é de Brasília. Ele, de Belo Horizonte. Ela tem formação artística baseada em pintura e literatura. Ele já foi criado na música e no cinema. Ela gosta de MPB. Ele gosta de Jazz. Mas foi na fotografia que ambos se encontraram.

Especialistas em docência fotográfica, colecionam 14 anos de experiência em ensino artístico. Juntos são O Casal da Foto, uma dupla inseparável, ávidos por ensinar tudo o que aprenderam ao longo de suas carreiras e transformar a forma de se lecionar e aprender fotografia.