38 Dicas de como Tirar Excelentes Fotos com o seu Celular

por | nov 11, 2019 | Dicas de Fotografia, Fotografia, Fotografia no Celular

Antes da época dos celulares – se você se lembra desse tempo – tirar uma ótima foto era um processo trabalhoso. Você precisava comprar uma câmera e se desejasse editar a fotografia, você precisava comprar um software de edição para o seu computador desktop e também precisava investir algum tempo e energia para aprender a usar todas essas ferramentas.

Mas, graças aos celulares e aos aplicativos de edição que os acompanham, agora podemos aproveitar a alta qualidade das fotos feitas por eles e editá-las sem muita dificuldade – tudo a partir do mesmo dispositivo que usamos para fazer chamadas. Incrível, não é mesmo?

Mas não se engane: tirar uma foto ótima com o seu smartphone ou com o seu celular não se resume a apontar para o seu motivo fotográfico e clicar. Existem muitas fotos ruins feitas com celulares por aí – temos certeza que você já viu pelo menos algumas.

Mas então, qual é o segredo para tirar ótimas fotos com o seu celular? Como você pode imaginar, existem alguns deles. 

Os segredos para tirar fotos melhores com o celular são, de certa forma, os mesmos fundamentos que aplicamos para tirar uma foto com uma câmera SLR ou com qualquer outra câmera.

A melhor câmera é aquela que você tem quando surge a oportunidade: as ferramentas podem ser diferentes, mas os fatores que transformam uma imagem em uma grande imagem são os mesmos, independentemente da caixa que a capturou.

Dito isso, confira abaixo o artigo que preparamos com 38 dicas para melhorar a sua fotografia feita com celular.

DICA 01. TRABALHE COM A REGRA DOS TERÇOS

Uma das maneiras mais fáceis de melhorar fotos de celular é ativar as linhas de grade da câmera. Isso sobrepõe uma série de linhas na tela da câmera do seu celular baseadas na “Regra dos Terços” – um princípio de composição fotográfica que diz que uma imagem deve ser dividida em terços, horizontais e verticais, para que você tenha nove partes no total.

De acordo com essa teoria, se você colocar pontos de interesse nessas interseções ou ao longo das linhas, sua foto ficará mais equilibrada, nivelada e permitirá que os espectadores interajam com ela de maneira mais natural.

Para ativar a grade…

  • iPhone: vá para “Configurações”, escolha “Fotos e câmera” e ative “Grade”.
  • Samsung Galaxy: inicie o aplicativo da câmera, vá para “Configurações”, role para baixo e ative a opção “linhas de grade”.

DICA 02. DEFINA O FOCO DA SUA CÂMERA

As câmeras dos celulares de hoje focam automaticamente o primeiro plano do seu quadro, mas nem todas as fotos que você tira no telefone têm um assunto óbvio. Para ajustar onde você deseja focar a lente da câmera, abra o aplicativo da câmera e toque na tela em que deseja aprimorar a visualização.

Se você estiver tirando uma foto de algo em movimento, por exemplo, pode ser difícil para a câmera do seu celular seguir este assunto e focar novamente conforme necessário. Antes de tirar a foto, toque na tela para corrigir o foco da câmera do celular e assim garantir que o objeto em movimento tenha o máximo de foco possível. Um ícone quadrado ou circular deve aparecer na tela da câmera do celular, mudando o foco da sua foto para todo o conteúdo desse ícone.

DICA 03. FOQUE EM UM ASSUNTO

Muitas das melhores fotos possuem apenas um assunto interessante. Então, quando for tirar uma foto de algum assunto, gaste algum tempo extra pensando nas configurações da  câmera do celular antes do clique. Alguns fotógrafos profissionais dizem que o assunto não deve preencher todo o quadro e que dois terços da foto devem ter espaço negativo – o que ajuda o assunto principal a se destacar ainda mais.

Mas lembre-se de tocar na tela do seu smartphone para focar a câmera no assunto – isso ajudará a garantir que ele fique focado e que a iluminação seja otimizada.

Dica profissional: depois de tirar sua foto, você pode usar filtros e aplicativos para tornar o assunto ainda mais vívido ou cortá-lo para enquadrar o assunto corretamente. O brilho, o contraste e a saturação da foto também podem ser ajustados de acordo com seu gosto – tudo no seu celular. 

DICA 04. CUIDE DO ESPAÇO NEGATIVO

“Espaço negativo” refere-se simplesmente às áreas ao redor e entre os assuntos principais de uma imagem – e pode transformar uma foto “boa” em uma foto “ótima”.

Quando você inclui muito espaço vazio em uma foto, seu assunto se destaca mais e evoca uma reação mais forte do espectador. E como pode ser o espaço negativo? Geralmente, é uma grande extensão de céu aberto, água, um campo vazio ou uma parede grande, como nos exemplos abaixo.

DICA 05. ENCONTRE PERSPECTIVAS DIFERENTES

Tirar fotos de um ângulo único e inesperado pode tornar suas fotografias memoráveis ​​– pois essa atitude tende a criar uma ilusão de profundidade ou de altura. Também torna a imagem diferenciada, já que a maioria das fotos feitas com celular são feitas na altura dos olhos.

Tente tirar uma foto apontando diretamente para cima, brincando com o céu como espaço negativo, como na foto abaixo. Ou, você pode tentar o contrário, apontar para baixo.

Dica profissional: Se você tirar uma foto e achar que a perspectiva está um pouco torta ou inclinada, use o aplicativo de edição de fotos SKRWT para fazer com que as linhas pareçam retas.

DICA 06. BRINQUE COM REFLEXOS

Há algo de idílico em ver o céu refletido em um corpo d’água. Há uma razão pela qual adoramos ver isso – nossos olhos são atraídos por reflexos. Portanto, procure oportunidades para brincar com eles em fotos.

Existem muitos lugares prontos para encontrar reflexos – poças d’água, espelhos, óculos de sol, copos e superfícies metálicas são apenas alguns exemplos.

DICA 07. USE LINHAS

Em algumas fotos, há uma linha que chama a atenção do espectador em direção a uma determinada parte do quadro. Essas linhas são chamadas de linhas principais. Elas podem ser retas ou circulares – pense em escadas, fachadas de edifícios, trilhos de trem, estradas ou até mesmo um caminho através da floresta.

As linhas são ótimas para criar uma sensação de profundidade em uma imagem e podem fazer com que sua foto pareça planejada propositadamente – mesmo se você tiver feito a foto por acidente.

DICA 08. PROCURE POR SIMETRIA

A simetria pode ser definida como “uma sensação de proporção e de equilíbrio harmoniosos e bonitos”. E as fotos que contêm simetria podem ser incrivelmente agradáveis ​​aos olhos – é também uma das maneiras mais simples e convincentes de compor uma foto.

Na fotografia, simetria geralmente significa criar uma imagem que pode ser dividida em duas partes iguais, que são imagens espelhadas uma da outra. Isso é um pouco diferente dos reflexos – a simetria pode ser encontrada “em estado selvagem”, como em uma imagem de uma escada, ou você pode planejar sua foto.

E lembre-se – use as linhas de grade da DICA 01 para alinhar tudo perfeitamente. 

DICA 09. FIQUE DE OLHO NOS PADRÕES

Os padrões são muito agradáveis ​​aos olhos – eles aparecem sempre que elementos gráficos fortes são repetidos várias vezes, como linhas, formas geométricas, formas e cores. Esses padrões podem causar um forte impacto visual, e fotografar algo como um belo piso de ladrilhos pode ser suficiente para criar uma imagem impressionante. Outras vezes, é mais divertido ficar de olho no local em que eles aparecem de forma natural ou não intencional. 

DICA 10. TRABALHE COM COR SELETIVA

Não é legal quando uma foto inteira é preto e branco, exceto por um único elemento? Legal, não é? E pasme, existem aplicativos para fazer isso para você. Um dos nossos favoritos é o Touch Color – um aplicativo que converte automaticamente uma imagem para a escala de cinza e permite que você escolha as partes que deseja que fique colorida.

A cor seletiva pode ajudar a destacar os elementos de uma foto, como uma planta ou outra coisa com um tom bonito. Ela atinge um objetivo semelhante ao espaço negativo, pois pode ajudar a dar destaque ao motivo principal da sua fotografia – mas com a cor seletiva, os outros elementos da foto permanecem intactos.

DICA 11. EVITE AMPLIAR

Quando você tira uma foto à distância, é tentador ampliar algo específico que você está tentando capturar. Mas é realmente melhor não aumentar o zoom – isso pode fazer com que a foto pareça granulada, embaçada ou pixelada.

Em vez disso, tente se aproximar do assunto – a menos que seja um animal selvagem – nesse caso, recomendamos que você mantenha distância – ou tire a foto de uma distância padrão e corte-a mais tarde. Dessa forma, você não comprometerá a qualidade e é mais fácil editar uma imagem maior. 

DICA 12. CAPTURE PEQUENOS DETALHES

Você já deve ter ouvido a frase “São as pequenas coisas que valem mais”. Às vezes, isso também se aplica às fotos. Imagens em close-up que capturam detalhes pequenos, complexos e delicados podem criar um conteúdo visual realmente atraente. Fique atento a texturas e padrões como uma pintura descascada, uma estrada de cascalho ou uma mesa de azulejos.

Dica profissional: use a ferramenta “nitidez” no seu aplicativo de edição de fotos favorito para aprimorar os detalhes da sua foto. Você também pode baixar o aplicativo Camera + e usar o filtro Clarity. 

DICA 13. USE LUZ NATURAL

É difícil encontrar uma ótima foto de celular tirada com flash. Na maioria das vezes, eles fazem uma foto parecer superexposta, alterando negativamente as cores e fazendo com que os seres humanos pareçam desbotados. De fato, há rumores de que até o flash do iPhone 7 tenha algumas falhas.

Aproveite as fontes de luz natural que você encontrar, mesmo depois do anoitecer. Isso permite que você brinque com sombras, ou crie uma silhueta com outras fontes de luz ambiente, como em um engarrafamento com edifícios vizinhos.

Depois de ter feito a foto, você pode editar com a ferramenta “Exposição” em seu aplicativo de edição de fotos favorito para ver se você pode tornar a imagem um pouco mais brilhante, sem torná-la demasiadamente granulada. 

DICA 14. SE VOCÊ USAR O FLASH, USE APENAS DURANTE O DIA

Às vezes, o uso do flash da câmera pode melhorar uma foto – mas raramente isso acontece quando o usamos à noite. Como fotos escuras revelam um contraste muito mais nítido do flash do seu celular, ele pode fazer com que qualquer flash pareça invasivo e desigual.

Em espaços já bem iluminados, no entanto, um flash pode ajudar a suavizar algumas sombras escuras atrás ou abaixo do assunto principal.

Ao enquadrar sua próxima foto, olhe no chão ou nas superfícies verticais as sombras escuras que você deseja remover. Se houver alguma, ligue o flash manualmente no aplicativo da câmera. Definir o flash da câmera do celular como “automático” não garante que o telefone notará as sombras das quais você deseja se livrar. Lembre-se de desligar o flash novamente quando terminar.

DICA 15. CONSIDERE COMPRAR UM TRIPÉ PARA CELULAR

Embora os celulares facilitem a captura de qualquer foto em movimento, nunca houve uma maneira fácil de garantir que a foto permaneça nivelada e equilibrada quando você fotografa – especialmente se você quiser estar na foto e não tirar uma selfie típica com seu braço estendido. 

Os tripés móveis oferecem a liberdade de montar seu smartphone para fotos rápidas sem usar as mãos, sem carregar nenhum equipamento pesado. A maioria dos tripés móveis é pouco maior que o seu dispositivo móvel e pode dobrar em qualquer ângulo. 

DICA 16. DEFINA A EXPOSIÇÃO DO SEU APLICATIVO DE CÂMERA MANUALMENTE 

Outro recurso da câmera do seu celular que você pode definir manualmente é a sua exposição. Tocar na tela quando a câmera do telefone está ligada não apenas redireciona a lente para um novo assunto – também ajusta automaticamente quanta luz a câmera deixa entrar. Isso também nem sempre ficará bom, então, é melhor ajustar manualmente.

Para alterar a exposição da sua câmera de celular manualmente, abra o aplicativo da câmera e toque na tela. Quando você observar a focagem das lentes, verá um ícone de sol muito pequeno e uma escala vertical. Deslize lentamente o dedo para cima e para baixo nesta escala para ajustar o nível de luz.

DICA 17. FAÇA FOTOS ABSTRATAS

Fotos abstratas destinam-se a capturar a essência de um objeto ou de uma série deles, sem revelar toda a paisagem como um todo. Em outras palavras, elas possibilitam a criação de imagens únicas e surpreendentes a partir de assuntos comuns.

Essa aparência pode ser obtida cortando uma parte abstrata de uma foto normal ou tirando fotos em close de objetos que deixam o espectador imaginando – com admiração, é claro – qual seria o assunto. E assuntos com padrões ou repetição são ótimos candidatos à fotografia abstrata. 

DICA 18. FAÇA FOTOGRAFIAS CÂNDIDAS

As fotos posadas podem ser uma ótima maneira de guardar lembranças – momentos felizes com amigos, familiares ou encontros ocasionais com celebridades. Mas, às vezes, fotos cândidas de pessoas fazendo coisas ou de pessoas com pessoas podem ser muito mais interessantes.

Isso ocorre porque as fotos espontâneas são mais capazes de capturar efetivamente a emoção e a essência de um momento. Uma das melhores maneiras de capturar esse tipo de foto é tirar o máximo de fotos possível. Você terá mais possibilidades de escolha depois e as melhores fotos geralmente acontecem quando as “estrelas se alinham”, por assim dizer, em um único momento – os olhos de todos estão abertos, uma pessoa está inclinando a cabeça e você finalmente conseguiu uma foto do seu amigo com um sorriso largo. 

DICA 19. NÃO SEJA CONVENCIONAL

Composição é uma grande parte do que torna uma foto ótima, mas também não podemos nos esquecer do assunto da foto. Algumas das fotos mais deliciosas e notáveis ​​surgem de ideias legais e únicas. As imagens são mais eficazes do que o texto para evocar emoções de seus espectadores – isso geralmente significa fazer com que suas fotos digam algo.

Tente pensar fora da caixa quando se trata do que você está capturando – seus espectadores podem ser agradavelmente surpreendidos por um assunto interessante ou inesperado. 

DICA 20. FAÇA-OS RIR

Por falar em evocar emoções, às vezes as fotos mais memoráveis ​​são as que nos fazem rir. Se você pode fazer seu público rir, é provável que ele aprecie sua foto. 

DICA 21. LIMPE A LENTE DO SEU CELULAR

Uma câmera de celular pode ser mais conveniente de transportar do que a câmera de um fotojornalista.

Porém, seu celular geralmente está no seu bolso ou na sua bolsa quando você está fora de casa. Enquanto isso, a lente da câmera do seu celular está coletando todos os tipos de poeira e fiapos. Certifique-se de limpar esta lente com um lenço macio antes de tirar uma foto. Você pode não ser capaz de dizer o quão suja a lente está até começar a editar sua foto, então garanta que a lente esteja limpa antes de tirar uma foto para impedir que você precise recomeçar do zero.

DICA 22. COLOQUE UMA LENTE EXTERNA

Quer ser realmente chique? Lentes externas são para você. Na verdade, existem várias por aí que podem ser acopladas à parte superior da lente da câmera nativa do seu celular – desde olho de peixe à lentes grande angulares, esses complementos podem trazer uma qualidade e perspectiva totalmente novas às suas fotos.

Faça uma pesquisa para encontrar os complementos de lente que atendem às suas necessidades de fotografia de celular. 

DICA 23. NÃO TENHA MEDO DE EDITAR

Tirar uma foto com o seu celular é apenas o primeiro passo para torná-la visualmente atraente. Editar suas fotos é o próximo passo – e muito importante. Os filtros podem ser uma ferramenta fotográfica valiosa, principalmente quando se trata de dois objetivos:

1) Remover manchas de uma imagem

2) fazer com que a comida pareça ainda mais deliciosa.

Também existem aplicativos como o Pho.to, que podem retocar fotos de rostos automaticamente sem muito trabalho.

E quando se trata de fotos de suas refeições diárias? Um dos aplicativos mais recentes disponíveis é o Foodie, que vem com seu próprio conjunto de filtros otimizados para diferentes tipos de alimentos.

Mas existem muitos outros ótimos aplicativos de edição de fotos e vídeos para celulares.

DICA 24. CONHEÇA O SEU EQUIPAMENTO

Entenda como a câmera do seu celular funciona e se familiarize com suas limitações. Sim, tem limitações. Normalmente, essas câmeras possuem uma faixa limitada de velocidade do obturador e uma abertura fixa, para que os principais ajustes de exposição da câmera sejam feitos através da adaptação do ISO. A boa notícia é que existem aplicativos para ajudar a contornar ou melhorar as limitações da sua câmera do celular.

DICA 25. CONHEÇA SEUS APLICATIVOS.

Os aplicativos certos podem ajudá-lo a superar as limitações do seu dispositivo.

O Camera + ™ e o Camera Awesome ™ (apenas Apple® iOS) possuem ferramentas de grade, níveis, edição de imagens e ótimos controles para exposição e foco. Eles oferecem filtros e interfaces robustos para carregar e compartilhar rapidamente suas imagens em sites de mídia social.

Aplicativos de edição como o Adobe® Photoshop® Express, Photoforge e SnapSeed do NIK® Software (iOS / Android) oferecem ótimos controles e efeitos.

O obturador lento pode criar efeitos de longa exposição à noite, enquanto diminuí o alto ruído do ISO.

Sempre salve suas imagens na mais alta resolução possível antes de aplicar qualquer filtro. Alguns aplicativos não vão deixar você voltar após as alterações. 

DICA 26. EXPONHA CORRETAMENTE

Sua imagem final sempre será melhor se você conseguir a exposição correta na câmera: isso é verdadeiro tanto para uma câmera de celular quanto para uma DSLR. Mesmo com todos os grandes aplicativos de edição e filtros disponíveis, os fundamentos de exposição permanecerão os mesmos.

Câmeras com sensor pequeno precisam de luz! Use o sol, entre na sombra, use um pedaço de papel para refletir a luz, espere a luz certa, use uma lanterna ou outra tela de celular como fonte de luz – use o conhecimento existente para conseguir a melhor luz. Seja paciente.

Use o flash da câmera do seu celular como último recurso – é tão ruim quanto o da Nikon Coolpix antiga.

DICA 27. A COMPOSIÇÃO (AINDA) É A CHAVE

Mais uma vez, use o conhecimento e as habilidades que você já possui. As fotografias de celular são bem compostas pelos mesmos motivos que as outras fotografias.

  • Alinhamento – mantenha suas linhas horizontais e verticais sob controle. Muitos aplicativos de câmera têm níveis e grades de horizonte para lhe ajudar. 
  • A Regra dos Terços – ainda é a regra. Nem sempre centralize seu assunto.
  • Use curvas e linhas convergentes.
  • Use espaço positivo e negativo.
  • Conheça sobre cor. Use padrões e formas de cores para adicionar interesse de composição.
  • Observe seus planos de fundo. As linhas que crescem na cabeça das pessoas cortando-as, arruinam as fotos de celular, assim como as outras fotos.
  • Planeje. Não espere a composição perfeita acontecer (ou aceite o que você tem). Mova coisas e pessoas. Organize seu quadro para que você fique feliz.
  • Quebre as regras! Mas saiba por que e quando quebrá-las.

DICA 28. ENQUADRE SUAS FOTOS

Use objetos em primeiro plano para enquadrar o assunto principal e dar profundidade às suas fotos. Fotografe através de janelas, espelhos e outros objetos – o enquadramento fornece contexto e acrescenta interesse.

DICA 29. MUDE SUA PERSPECTIVA

Procure ângulos e pontos de vista diferentes para adicionar interesse à sua composição. Não tenha medo de deitar no chão ou de subir em uma mureta para uma vista aérea. Sua câmera está muito menor agora – leve-a para um lugar diferente.

Aproxime-se e concentre-se nos pequenos detalhes, ou amplie e dê mais contexto e senso de lugar.

Brinque com aplicativos: efeitos de mudança de inclinação, distorção e foco / desfoque seletivo podem adicionar uma variedade interessante.

DICA 30. PRETO E BRANCO

As composições em preto e branco funcionam em fotografia de celular pelas mesmas razões que em outras fotografias:

  • A remoção de cores pode adicionar impacto, destilando a imagem até sua essência.
  • Elimina cores concorrentes.
  • Aproveita a luz de fundo e a silhueta.
  • O P&B pode salvar uma imagem ruidosa ou com pouca exposição.

Dica profissional: Sempre salve o original colorido e importe novamente uma cópia para sua versão em preto e branco.

DICA 31. RECORTE

Às vezes, as coisas acontecem rapidamente e você precisa reagir instantaneamente para fazer a foto – sem ter tempo suficiente para compor. Portanto, fotografe mais área do que você precisa e corte depois.

A resolução das câmeras de celular aumenta cada vez mais a cada geração. Como existem muitos pixels, concentre-se em tirar a foto usando um aplicativo de quadro completo como o Camera + e edite depois.

Quando você tem tempo para uma composição cuidadosa, o corte certo pode alterar ou aprimorar o contexto de suas imagens.

Tente cortar quadrado (como Hipstamatic / Instagram) para adicionar foco ao assunto principal.

DICA 32. ACESSÓRIOS

Se você gosta de acessórios, existem inúmeros acessórios para celular suficientes para fazer você feliz.

Adquira um pequeno tripé móvel com clipes para fazer fotos estáveis.

Existem todos os tipos de lentes clip-on e magnéticas por aí: olhos de peixe, macros, tele-fotos. Evite o zoom digital, se puder.

DICA 33. USE A CRIATIVIDADE

Economize dinheiro com um pouco de criatividade e com o que você tem em mãos. Fotografe através da lente ou visor da sua câmera SLR ou de bolso – ou até mesmo de um par de óculos de leitura.

DICA 34. TIRE MAIS FOTOS 

A vantagem da fotografia digital é que temos filmes ilimitados e feedback instantâneo. A vantagem da fotografia de celular é que a câmera cabe no seu bolso. Apenas fotografe – acidentes felizes e momentos decisivos acontecem o tempo todo.

DICA 35. QUAL O MELHOR CELULAR PARA FOTOGRAFIA MOBILE?

Aqui vale a máxima: sua melhor câmera é aquela que está sempre com você. Para a maioria de nós, e quando se trata de fotografia de celular, isso significa que a nossa melhor câmera é o nosso celular, independente da marca. 

Mas saiba que existem dois tipos diferentes de telefone celular, os que usam o sistema operacional Android e os que usam o sistema operacional iOS.

O iPhone é a única empresa que usa o iOS. Considerando que existem muitos fabricantes de celulares que usam o sistema operacional Android.

Os sistemas compartilham algumas semelhanças e diferenças.

Uma coisa que diferencia o iPhone são os muitos acessórios que você pode comprar e usar. O lado Android da família não possui esse departamento tão amplo.

Por outro lado, a tecnologia dos Androids está evoluindo rapidamente, pois precisa competir com a gigante da Apple.

Uma outra possibilidade é a parceria da Huawei com a Leica. Esta empresa de câmeras fabrica as câmeras para o celular Huawei.

Há casos em que a câmera pode importar. E outras circunstâncias em que você nunca enxergaria a diferença entre elas. Sempre será melhor ter uma câmera do que nenhuma.

DICA 36. CELULAR OU CÂMERA?

Muitas pessoas podem não querer levar a DSLR e a lente de 1,7 kg o tempo todo. A menos que sejam fotógrafos experientes ou portadores de câmera ávidos.

O telefone fica no bolso a 140g imperceptíveis. Uma situação em que um smartphone é útil é quando queremos ter imagens para a web imediatamente.

O celular é pequeno o suficiente para caber no seu bolso e leve o suficiente para não quebrar suas costas.

DICA 37. FOTOGRAFE TUDO QUE VER

Com os celulares é possível produzir imagens impressionantes com apenas alguns toques na tela.

A Fotografia de Celular ou a Fotografia Mobile captura esses momentos preciosos. Nós a usamos para capturar o mundo ao nosso redor.

Podemos fotografar de amigos e familiares à viagens e paisagens. Sem mencionar todos os alimentos que comemos.

Veja os milhões de imagens no Instagram e no Facebook.

A fotografia com celular é uma ótima maneira de capturar o mundo ao seu redor. É possível produzir imagens espontâneas e fotos planejadas.

DICA 38: MANTENHA A MENTE ABERTA

Muitas pessoas ficam empolgadas com as possibilidades oferecidas pela tecnologia celular. Como em qualquer nova tecnologia, existem céticos. Alguns de vocês podem ter preparado o seguinte discurso:

“Sou um profissional com equipamento profissional que custa muito dinheiro e investi muito tempo em dominá-lo. Agora você está me dizendo para brincar com brinquedos, por que diabos eu desperdiçaria meu tempo?  O que vocês estão tentando me dizer de qualquer forma?”

Sim, o equipamento profissional caro que você passou a dominar é um recurso valioso para você como fotógrafo profissional. Em muitos casos, a sua 5dMKII é a ferramenta certa para o trabalho.

Mas são seus olhos, mente e habilidade, ou seja, é o seu olhar fotográfico que faz de você um profissional, não seu equipamento. O que estamos dizendo é: seu celular pode ser uma forma de praticar o seu olhar fotográfico. Não necessariamente substituirá nenhuma das suas outras ferramentas, mas é uma opção.

O que estamos dizendo é: fotografe, experimente e veja quais as possibilidades de imagens que essas ferramentas são capazes de produzir. Aproveite a intimidade e espontaneidade do seu celular. Apenas divirta-se tirando fotos.

Gostou do nosso artigo sobre Fotografia de Celular? Deixe um comentário, vamos adorar ler!

Esperamos que nossas dicas possam lhe auxiliar em sua próxima viagem.

Por favor, se você acha que esquecemos  de alguma dica importante, compartilhe com a gente na seção de comentários abaixo. Vamos adorar incluí-la em nossa lista!

Compartilhe com a gente suas fotografias de celular, participe do nosso grupo no Facebook: Semana da Fotografia • O Casal  da Foto. Você já fez fotos de celular incríveis e gostaria de compartilhar? Mostre para nós! 

Um beijo do casal e até logo! 

3 Comentários

  1. Fred

    muito boas as dicas. Obrigado por elas !!
    (A foto da menina de skate me PARECE ter sido feita com o celular de cabeça para baixo, a fim de permitir a lente ficar rente ao chão, não!??! acho uma boa técnica e truque!)

    Responder
  2. jose orlando santos

    Amei o artigo de fotos com o celular. obrigado!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Casal

O Casal

Ela é de Brasília. Ele, de Belo Horizonte. Ela tem formação artística baseada em pintura e literatura. Ele já foi criado na música e no cinema. Ela gosta de MPB. Ele gosta de Jazz. Mas foi na fotografia que ambos se encontraram.

Especialistas em docência fotográfica, colecionam 14 anos de experiência em ensino artístico. Juntos são O Casal da Foto, uma dupla inseparável, ávidos por ensinar tudo o que aprenderam ao longo de suas carreiras e transformar a forma de se lecionar e aprender fotografia.