Fotografia Newborn – 48 Dicas para um Ensaio Inesquecível

por | jul 26, 2018 | Dicas de Fotografia, Fotografia, Fotografia Newborn

A Fotografia Newborn pode trazer muitas surpresas, especialmente se você não é pai ou mãe.

Para te ajudar, nós compilamos aqui neste artigo uma lista com dicas de Fotografia Newborn que podem lhe ajudar muito e que temos certeza que será útil para qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre Fotografia Newborn.

Além disso, se você ainda não fotografou o seu primeiro recém-nascido, você pode se inscrever em nosso Curso Completo de Fotografia – Caçadores de Imagens, pois temos um módulo inteiro sobre a profissão do fotógrafo e uma aula inteira dedicada à Fotografia Newborn.

melhores fotos newborn cesto cobertor vermelho

É claro que todo fotógrafo tem ou terá um jeito ou um estilo diferente de fazer as coisas, mas essas são apenas algumas das principais dicas sobre Fotografia Newborn que temos para lhe oferecer, vamos lá?

FORMAÇÃO DO FOTÓGRAFO NEWBORN

DICA 01 – SE ESPECIALIZE

Recomendamos que você busque por uma formação fotográfica completa, visando sempre a formação artística e técnica e, só assim, se especialize em Fotografia Newborn. Um fotógrafo completo possui maior domínio e habilidade em sua área de atuação. Você conhece o nosso Curso Completo de Fotografia – Caçadores de Imagens?

curso completo fotografia

É importante que você tenha o máximo de experiência possível com a Fotografia Newborn para aumentar a sua compreensão de como um recém-nascido pode reagir a determinadas situações e o que pode ou não pode ser feito. Há também muitas informações sobre o desenvolvimento do recém-nascido disponíveis na internet – gastar tempo absorvendo esses artigos é tempo muito bem gasto.

Não realize um ensaio Newborn se você não possui uma formação fotográfica nesta área. Seja honesto com você e com o seu cliente, Fotografia Newborn não é brincadeira e exige muita técnica e cuidados. Seja consciente!

A especialização é IMPRESCINDÍVEL já que você vai lidar com uma vida tão frágil como a de um recém-nascido. Todo cuidado é pouco e a presença de profissionais da saúde durante a sessão é de EXTREMA importância.

DICA 02 – EXPERIÊNCIA COM RECÉM-NASCIDO

Tenha alguma experiência com recém-nascidos antes de fotografar um – eles são bem diferentes de bebês mais velhos e precisam de muito mais atenção e cuidado!

Se você já esteve perto de um recém-nascido, você sabe muito bem do que estamos falando, né? Eles precisam trocar fraldas e se alimentar constantemente – e por isso você não vai ficar assustado pensando que o tempo todo do ensaio está sendo usado para sanar as necessidades fisiológicas do bebê.

Você deve saber que existe um momento de calma depois de toda a excitação e que esse é o momento que você está esperando para realmente começar a fotografar.

CUIDADOS COM O RECÉM-NASCIDO

DICA 03 – ESTEJA SEGURO

Além de ser flexível, esteja seguro. O mais importante nessa lista de dicas de Fotografia Newborn é saber que muitas poses tradicionais são produzidas com o auxílio de enfermeiros e fisioterapeutas que acompanham a sessão cuidando para que o bebê fique fora de perigo. 

melhores fotos newborn crochet fofinho menino ursinho

DICA 04 – SAÚDE

Sempre, sempre e sempre lave as mãos antes de lidar com um recém-nascido. Eles são tão vulneráveis a germes e doenças, que, por precaução, você deve sempre estar o mais limpo possível. E, claro, se você estiver com uma doença, adie a sessão – a saúde do bebê é a principal prioridade aqui.

DICA 05 – IDADE DO RECÉM-NASCIDO

Considere qual a idade que o recém-nascido terá no momento da sessão de fotos. Os fotógrafos de estúdio geralmente querem fotografar o bebê na primeira semana, mas para as sessões Lifestyle, as seis primeiras semanas geralmente são boas.

Prefira fotografar recém-nascidos entre os 7 e10 dias de nascidos, um momento em que os pais já tiveram a chance de se estabelecer em sua nova vida, mas o bebê ainda é um recém-nascido.

DICA 06 – DATAS A EVITAR

Lembre-se do choque hormonal que as mães sofrem no 4º ou 5º dia após o nascimento do bebê, do fato de que os recém-nascidos costumam sofrer de acne e problemas digestivos na segunda semana e que a partir dos 11 dias de nascidos eles podem enfrentar um pico de desenvolvimento. Evite essas datas!

DICA 07 – HORÁRIO

Pergunte aos pais qual é a hora do dia que melhor se adapta à sua nova rotina. Os recém-nascidos tendem a ser mais felizes pela manhã, então geralmente é um bom momento para a sessão de fotos. Evite o final da tarde a todo custo – a famosa hora da bruxa – pois você pode levar horas para acalmar até mesmo o recém-nascido mais calmo do mundo.

melhores fotografias newborn crochet

TIPOS DE FOTOGRAFIA NEWBORN

DICA 08 – POSADO OU LIFESTYLE: CONHEÇA AS EXPECTATIVAS DE SEUS CLIENTES

Existem dois tipos de Fotografia Newborn: Posado e Lifestyle. Nós amamos os dois tipos por diferentes razões. No entanto, é importante que seu cliente saiba que tipo de Fotografia Newborn você pretende fazer para que não haja surpresas durante ou após a sessão.

DICA 09 – TRABALHANDO COM POSES

Esse tipo de ensaio normalmente deve ser feito dentro das primeiras 2 semanas de nascimento do bebê, quando ele tem muito sono e é “moldável”. O objetivo deste tipo de sessão é produzir fotos perfeitas do bebê, geralmente em cobertores, baldes, cestos, baús, mantas, chapéus, entre outros.

melhores fotos newborn lifestyle mãos

DICA 10 – DURAÇÃO DA SESSÃO DE POSES

A sessão pode durar até 4 horas com intervalos para amamentação, exercícios e poses. A edição deste tipo de sessão também pode levar um pouco mais de tempo, pois cada imagem precisa passar pelo Photoshop individualmente para chegar a um resultado final aprimorado.

DICA 11 – TRABALHANDO COM FOTOGRAFIA NEWBORN LIFESTYLE

O Lifestyle é uma abordagem um pouco mais casual da Fotografia Newborn. Algumas fotografias podem ser posadas, mas a intenção é capturar imagens mais naturais do bebê e de sua casa. Estas sessões podem ser feitas até as 6 semanas de idade do bebê.

A melhor parte da Fotografia Newborn Lifestyle é capturar a reação da família com o recém-nascido. Os recém-nascidos são incríveis, mas o amor entre os membros da família também está no ar. Memórias desta época muitas vezes se tornam distantes para os novos pais e é por isso que nós sentimos que esse tipo de fotografia é tão importante.

melhores fotos newborn lifestyle verde

DICA 12 – DURAÇÃO FOTOGRAFIA LIFESTYLE

Estas sessões geralmente duram no máximo 1-2 horas.

DICA 13 – VALORIZE OS DOIS ESTILOS

Valorize ambos os tipos de estilos, faça a sessão de poses, mas use os intervalos entre poses para fazer fotos Lifestyle. Os intervalos não precisam ser desperdiçados por você. Faça com que as pausas para amamentação/alimentação sejam feitas da melhor maneira possível e você terá uma ótima oportunidade para produzir algumas fotos de Fotografia Lifestyle.

ANTES DA SESSÃO

DICA 14 – ESTEJA PREPARADO

Como acontece com qualquer sessão de fotos, o mais importante é a preparação do fotógrafo e do cliente – sentir-se confortável com seus equipamentos, acessórios e com os seus clientes irá lhe ajudar a capturar momentos preciosos.

Se você estiver fazendo a sessão de fotos na casa do cliente, as sessões de poses exigem quase que a mesma quantidade de preparação que a Fotografia de Casamento. 

Você precisa de muitas coisas e é fácil esquecer alguma coisa, então você precisa fazer uma lista com tudo o que vai precisar e organizar com antecedência antes do ensaio. Sua preparação deve incluir o seguinte:

  • Câmera principal e câmera backup
  • Cartões de memória formatados
  • Lentes
  • Alguns brinquedos infantis barulhentos e engraçados (se houver uma criança que se juntará à sessão)
  • Suporte de pano de fundo e braçadeiras
  • Aquecedor 
  • Escadinha
  • Um travesseiro (para pose)
  • Almofadas impermeáveis (para evitar bagunça)
  • Uma muda de roupa para você (no caso de uma bagunça)
  • Adereços (cestos, engradados, etc…)
  • Grandes cobertores para fundos
  • Pequenos cobertores
  • Chapéus / bandanas

DICA 15 – NÃO SAIA SEM COMER

Como as sessões podem durar até 4 horas, não se esqueça de comer muito antes de sair de casa.

DICA 16 – LEVE ÁGUA

Novos pais podem ficar completamente assustados com a rotina com um recém-nascido e, por isso, você pode não receber uma bebida por horas. Por isso, leve uma garrafinha de água com você, para evitar ficar com sede e até passar mal.

DICA 17 – USE ROUPAS CONFORTÁVEIS

Como vai estar muito quente por causa do aquecedor, use roupas leves e confortáveis. 

DICA 18 – CUIDE DOS SEUS JOELHOS

Alguns fotógrafos levam para a sessão de fotos tapetes macios para o conforto dos seus joelhos.

DICA 19 – PREPARE O SEU CLIENTE

A melhor maneira de garantir uma sessão de Fotografia Newborn bem-sucedida é garantindo que seu cliente se prepare melhor para a sessão. Envie por e-mail suas dicas de preparação alguns dias antes da sessão para preparar a mamãe e o papai.

melhores fotos newborn close rosto bebê recém nascido

DICA 20 – PERGUNTE PARA OS PAIS

Pergunte para os pais se eles querem que você faça alguma fotografia especial do recém-nascido ou se eles viram alguma fotografia especial e querem que você faça.

Pergunte se querem mais fotografias de todos os membros da família juntos ou se querem mais fotografias de seus recém-nascidos sozinhos – alguns pais nem querem ser fotografados.

DICA 21 – ACALME OS PAIS

Passe alguns minutos conversando com os pais antes de iniciar a sessão para ajudá-los a relaxar e se sentirem à vontade. Um ambiente tranquilo lhe auxiliará a produzir fotos mais leves e muito mais interessantes!

DICA 22 – O QUE O BEBÊ DEVE VESTIR

Oriente a mãe a deixar o bebê apenas de fralda e com um cobertor leve e solto para que não precisem incomodar o bebê o despindo a toda hora.

DICA 23 – O QUE OS PAIS DEVEM VESTIR

Faça algumas sugestões sobre o que os pais devem usar durante a sessão de fotos.

As novas mães podem preferir uma camiseta solta, já que fica mais fácil amamentar, mas peça que escolham uma roupa mais elegante, mas dê essa sugestão com cuidado, já que ninguém fica mais sensível do que uma nova mãe!

melhores fotos newborn cobertor azul e cesto

Peça aos pais para que tirem os relógios antes da sessão iniciar, pois um grande relógio não fica nada bom em um close de um recém-nascido deitado nos braços dos pais.

DICA 24 – CASA AQUECIDA

Peça para os pais manterem a casa aquecida com as janelas e as portas fechadas, mesmo que você leve um aquecedor. Todo cuidado é pouco.

DICA 25 – BUSQUE INSPIRAÇÃO

A inspiração está em toda parte – Pinterest, Instagram, Facebook, Google – e uma ótima ideia é pesquisar por Fotografia Newborn para ter algumas poses em mente antes de você chegar à sessão. 

DURANTE A SESSÃO DE NEWBORN

DICA 26 – CONVERSE COM O BEBÊ

Tente sempre conversar com o recém-nascido para que ele se acostume com a sua voz e não se surpreenda ao ouvir um estranho tão perto dele. Mantenha sua voz baixa e calma, os recém-nascidos são muito sensíveis aos ruídos.

melhores fotos newborn cesto crochet menino

DICA 27 – MÃOS QUENTES

Os recém-nascidos também são sensíveis ao toque e à temperatura – certifique-se de que suas mãos estejam quentes antes de tocar em um recém-nascido, ou você os assustará e muito provavelmente os fará chorar.

DICA 28 – DEIXE O BEBÊ TE INSPIRAR

As melhores imagens não são planejadas, são aquelas inspiradas pela singularidade de cada bebê. Quer se trate de suas covinhas bonitas, de seus grandes olhos, de seus lábios carnudos ou de sua cabeça cheia de cabelos ou carequinha. Tente destacar a beleza do bebê.

DICA 29 – APROVEITE OS MOMENTOS

Deixe o bebê se mover, bocejar e se esticar. Os bebês têm movimentos maravilhosos, perfeitos e doces, não se estresse pensando sempre em fazer a pose perfeita em todas as fotos.

DICA 30 – MÃOS DO BEBÊ

Quando você está trabalhando com poses, uma dica é abrir as mãos do bebê. Às vezes é um pouco difícil, mas as mãos relaxadas adicionam uma sensação muito mais pacífica e delicada à imagem.

DICA 31 – ESPERE O BEBÊ DORMIR

Se um bebê estiver começando a adormecer, espere um minuto ou dois para que ele adormeça completamente – mesmo utilizando o modo silencioso da câmera, um clique do obturador pode ser suficiente para perturbar o momento da soneca.

melhores fotos newborn close

Não tente movimentar o bebê até que ele esteja em sono profundo – quando seu corpo ficar imóvel e a respiração dele ficar mais profunda. Se você mover um recém-nascido em um sono leve, ele acordará!

DICA 32 – FOTOGRAFE OS DETALHES

Faça close-ups dos dedos dos pés do bebê, pedacinhos de cabelo no pescoço, lábios carnudos, orelhas, etc. Esses close-ups são adoráveis e ajudam a compor o álbum. 

Por causa do foco sensível de uma lente macro, o melhor momento para fazer essas imagens é quando o bebê está muito quieto (em seu sono mais profundo).  Quando você perceber que o bebê está mergulhado na terra dos sonhos, pare o que está fazendo, pegue a sua lente macro e faça todas as fotos que você precisa.

DICA 33 – NÃO FOTOGRAFE O BEBÊ COM FOME

Se um recém-nascido estiver irritado por estar com a fome, você dificilmente conseguirá tranquiliza-lo – deixe o bebê ser alimentado até que se tranquilize e você terá um trabalho muito mais tranquilo com ele.

DICA 34 – OBSERVE O BEBÊ

Tenha em mente que alguns recém-nascidos têm uma tendência natural de virar a cabeça mais para um lado do que para o outro – é mais fácil mover o bebê para o lado que ele tem predileção.

DICA 35 – FOTOGRAFE A MÃE

Depois que tivemos bebê, sabemos que a última coisa que uma mãe quer, é ser fotografada. Sabemos como é difícil para uma mãe ficar na frente de uma câmera após ganhar neném. Mas também sabemos o quanto é importante. As mães trabalham duro e também merecem participar desse momento.

melhores fotos newborn cesto rosa

Elas amam tanto o bebê que passam seus dias e noites tirando fotos do bebê dormindo, acordado, bocejando, tomando um banho, comendo. Haverá tantas imagens do bebê, mas uma triste realidade é que a mamãe dificilmente estará em uma delas.

Acrescente a mãe em suas imagens. Ela vai amar. O importante é manter as poses da mamãe com o bebê, mais fáceis e sem que exijam muito esforço. As chances são de que a mãe ainda esteja desconfortável, com dores e possivelmente se recuperando de uma cirurgia ou do parto natural, por isso seja gentil e cuidadoso com ela.

DICA 36 – FOTOGRAFE OS PAIS

Encoraje todos os pais a serem fotografados, de uma maneira ou de outra, mesmo que seja apenas os braços deles segurando o bebê. Quando esse pequeno recém-nascido for um adulto, essas fotografias significarão muito para ele.

DICA 37 – FOTOGRAFE OS MEMBROS DA FAMÍLIA QUE ESTÃO PRESENTES NA SESSÃO

Você está planejando fotografar os pais, o recém-nascido e os irmãos? Haverá outros membros da família presentes? Pergunte para os pais se desejam fotos dos parentes que estão presentes na sessão, os avós estão sempre por perto, por exemplo.

DICA 38 – FOTOGRAFE OS IRMÃOS

Se o bebê tem irmãos mais velhos, tente fazer com que as fotos dos irmãos sejam sua primeira prioridade e depois deixe que eles brinquem enquanto termina a sessão. As crianças simplesmente não conseguem ficar sentadas em silêncio esperando você chamá-los para o momento da foto com eles. Por isso, aproveite enquanto eles estão curiosos e animados com a sua visita. No momento em que a sessão termina, eles geralmente estão abertos para participar novamente e é aí que você pode tentar fazer algumas fotos Lifestyle dos irmãos. 

melhores fotos newborn dormindo travesseiro verde crochet

DICA 39 – SEJA FLEXÍVEL

Uma coisa que aprendemos quando nos tornamos pais, foi que o bebê é o chefe, independentemente de quanto controle finjamos ter. O mesmo vale para a Fotografia Newborn. Se o bebê não quiser dormir para posar depois de você ter tentado de tudo, tire algumas fotos Lifestyle e continue fotografando. Faça algumas fotos da mamãe balançando o bebê – a sessão nem sempre vai acontecer como planejado e isso pode ser surpreendente. As melhores fotos geralmente acontecem em momentos surpreendentes e inesperados.

CONFIGURAÇÕES DA CÂMERA PARA FOTOGRAFIA NEWBORN

DICA 40 – PRESTE ATENÇÃO NA ABERTURA

Sabemos que muitos retratistas e fotógrafos de casamento adoram fotografar em f/1.2 ou f/1.4. No entanto, com a Fotografia Newborn, muitas das poses de bebês podem ter ângulos extremos e, muitas vezes, você terá mais sorte com sua profundidade de campo e nitidez fotografando em torno de f/2 e f/2.2. Lembre-se, será raro que os olhos do bebê estejam no mesmo plano de foco o tempo todo e dessa forma, fechando um pouco a abertura, você ganha um pouco mais de profundidade de campo.

EQUIPAMENTOS PARA FOTOGRAFIA NEWBORN

DICA 41 – OBTURADOR SILENCIOSO

Ao comprar uma câmera fotográfica para Fotografia Newborn, escolha uma que tenha o obturador mais silencioso possível – um obturador barulhento perto do rosto de um recém-nascido pode acordá-lo e assustá-lo.

Uma boa sugestão são as câmera mirrorless. Como elas não tem um espelho subindo e descendo a cada clique, como acontece nas DSLR, o clique delas é bem mais silencioso. As câmeras da Fuji tem um dos cliques mais suaves do mercado.

DICA 42 – LENTE PARA NEWBORN

As melhores lentes para Fotografia Newborn são as macro, especialmente entre 90 e 110mm. Os detalhes do bebê feitos com essas lentes são lindos. Tanto a Nikon quanto a Canon tem lentes macro na casa dos 100~110mm com abertura máxima f/2.8. As marcas paralelas também fabricam essas lentes com uma qualidade impressionante pela metade do preço, especialmente a Sigma.

melhores fotos newborn bichinho de pelúcia cesto

DICA 43 – FOTOS EM GRUPO

Para fotos de grupo com um recém-nascido (fotos dos papais juntos, por exemplo) uma lente de 50mm é uma boa escolha, pois mesmo que a casa da família seja pequena, você geralmente terá toda a família enquadrada. Se o ambiente for muito pequeno você pode optar por uma lente 30 ou 35mm, que lhe possibilitará uma angulação maior.

IMPORTANTE: se você estiver usando uma câmera com sensor APS-C (crop), uma lente de 35mm lhe dará uma angulação semelhante a uma lente de 50mm no quadro inteiro. Opções acessíveis aqui incluem a Canon 35mm f/2, a Nikon 35mm f / 1.8G ou a Sigma 35mm f/1.4, essa última de qualidade impressionante.

DICA 44 – LENTE PARA LIFESTYLE

Se você está mais inclinado para fotografias Lifestyle, uma lente de angulação maior como uma 24mm é uma ótima pedida, pois você terá mais angulação sem exagerar na distorção – apenas não fotografe pessoas nas bordas da foto pois corre o risco delas ficarem grandes em função da distorção horizontal.

DICA 45 – USE UM TUBO EXTENSOR

Uma opção mais barata para fotos close-up é usar um tubo extensor com uma lente 50mm, mas aí o foco vai funcionar apenas no manual, o que dificulta um pouco o trabalho.

DICA 46 – ACESSÓRIOS: SEUS MELHORES AMIGOS E SEUS PIORES INIMIGOS

Um dos maiores erros dos fotógrafos que estão começando, é levar todos os seus acessórios para as sessões. Planeje 3 ou 4 configurações diferentes (com base nas preferências e expectativas do seu cliente) e isso é tudo.

Muitas vezes você pode usar algo que o cliente possui em casa, como um cobertor feito pela avó ou algo que é mais especial para a mamãe e para o papai, então não se espante, pois não é incomum você não usar tudo que você levar.

ÚLTIMAS CONSIDERAÇÕES

DICA 47 – NÃO DESISTA

Por fim, não desista. A primeira sessão sempre deixa aquela sensação de derrota, mas não desista, você vai se sentir feliz por ter tentado (e de novo e de novo)… esperamos que essas dicas sobre Fotografia Newborn elimine algumas das suas dores de crescimento.

AJUDE OUTROS FOTÓGRAFOS

DICA 48 – COMPARTILHAR É SE IMPORTAR

Nós incentivamos o aprendizado, por isso seria muito bom se você pudesse compartilhar este post em seu Facebook, Twitter ou Pinterest.

Desta forma, podemos espalhar nossas dicas de Fotografia Newborn e ajudar mais fotógrafos iniciantes.

Além disso, se você é um fotógrafo newborn e acredita que esquecemos de alguma dica de Fotografia Newborn, deixe-nos saber nos comentários abaixo. Dessa forma podemos adicioná-la em nosso artigo!

Alguma pergunta? Se sim – por favor, deixe um comentário no formulário abaixo, nós vamos adorar ouvir você.

Ah, e não se esqueça de compartilhar com a gente suas fotografias Newborn em nosso grupo do Facebook: Comunidade • O Casal da Foto.

Um grande abraço!

3 Comentários

  1. Marleide Abreu

    Muito boa essas dicas, para se ter uma idéia de fotografia Newborn, pra quem está começando na fotografia. E ver o trabalho e paciência que temos que ter com essa área da fotografia. Deve muito gratificante e gostoso fotografar essas criaturinhas recém chegadas.
    Gratidão ao casal da foto.👏

    Responder
  2. Cristiane

    Muito bom o artigo, obrigada por compartilharem.

    Responder
  3. Cleuza

    Muito obrigada pelas dicas. Excelentes !!!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Casal

O Casal

Ela é de Brasília. Ele, de Belo Horizonte. Ela tem formação artística baseada em pintura e literatura. Ele já foi criado na música e no cinema. Ela gosta de MPB. Ele gosta de Jazz. Mas foi na fotografia que ambos se encontraram.

Especialistas em docência fotográfica, colecionam 14 anos de experiência em ensino artístico. Juntos são O Casal da Foto, uma dupla inseparável, ávidos por ensinar tudo o que aprenderam ao longo de suas carreiras e transformar a forma de se lecionar e aprender fotografia.