Como estudar fotografia?

por | mar 17, 2018 | Fotografia, Fotografia Autoral, Profissão Fotógrafo

Nós recebemos muitos e-mails diariamente. “Como faço para aprender fotografia sem gastar dinheiro?”, “Vale a pena fazer cursos de fotografia?”, “Devo fazer uma faculdade de fotografia?”, são perguntas comuns que fazem parte destes e-mails.

Para tentar lhe ajudar, iremos responder essas perguntas com base em nossas experiências. Vem com a gente!

1. COMO FAÇO PARA APRENDER FOTOGRAFIA SEM GASTAR DINHEIRO?

É muito recorrente recebermos e-mails de pessoas extremamente interessadas em nossos cursos, mas que não podem investir por estarem passando por dificuldades financeiras ou por estarem desempregadas, mas olha, isso não deve ser motivo de desânimo e nem motivo para deixar o seu sonho pra lá. Nós sabemos muito bem como essa situação é complicada, mas aqui vão algumas dicas para você contornar a falta de grana: 

– LEIA O MANUAL DA SUA CÂMERA 

Ler o manual da sua câmera vai garantir que você conheça o seu equipamento. Acredite, isso vai lhe ajudar muito em seu desenvolvimento e aprendizado fotográfico.

– USE A INTERNET

Use muito a internet. O Youtube é uma excelente ferramenta para se aprender fotografia, mas siga um canal confiável. Aliás, você conhece o nosso canal? Não? Então acesse: http://youtube.com/ocasaldafoto

Acompanhar blogs e páginas sobre fotografia também é uma ótima forma de estudar sem gastar dinheiro. Nossos artigos sobre fotografia também podem ser uma excelente fonte de informações para você, acesse: ocasaldafoto.com/blog/

– LEIA LIVROS DE FOTOGRAFIA 

Para economizar, compre livros usados em sebos (o bom é que o básico da fotografia não muda) ou visite livrarias e leia os livros lá mesmo (a maioria das livrarias grandes permitem que você leia os livros sem comprar, e até possuem sofazinhos para isso).
– TRABALHE EM UM ESTÚDIO
Se você considera se profissionalizar na área, procure uma empresa ou estúdio de fotografia que esteja oferecendo estágio ou vaga para fazer café. Não precisa ser uma empresa famosa que você admire de coração, nem precisa ser um fotógrafo ou fotógrafa importante. Até porque pessoas famosas e importantes provavelmente não têm vagas de assistente assim dando sopa. 

2. VALE A PENA FAZER CURSOS DE FOTOGRAFIA?

Se você tem dinheiro para fazer um curso, com certeza é mais prático do que tentar aprender tudo sozinho por conta própria. Cursos são estruturados e possuem uma continuidade importante para o aprendizado. Muita coisa que você pode demorar anos para aprender sozinho, você leva horas para aprender em um curso.

Atualmente o diploma não é obrigatório para desempenhar a profissão de fotógrafo, mas um bom curso vai te oferecer uma base que você não conseguirá com vídeos gratuitos no Youtube. 
São oferecidos inúmeros cursos de fotografia para diversos níveis técnicos, que possibilitam a formação do fotógrafo ou a sua especialização em alguma área, como fotografia autoral, iluminação, fotografia analógica, fundamentos da fotografia artística, objetivas, softwares de edição e muitos outros. Não existe nenhuma exigência formal para iniciar os estudos fotográficos. 
– CURSOS DE FOTOGRAFIA ONLINE
Muitas pessoas estão buscando formação por meio da internet, que, cada vez mais, oferece uma metodologia moderna e inteligente de estudo. As pesquisas apontam que, atualmente, o ensino on-line supera o ensino presencial em até 3 vezes. O interessante do ensino on-line são as inúmeras opções disponíveis, mensalidades mais em conta, ambientes de aprendizagem cada vez mais sofisticados, alta disponibilidade, cursos em todos os locais do Brasil e do mundo.
O ensino on-line traz flexibilidade nos estudos, sem horários e locais fixos para estudar. O aluno fica livre para acompanhar os conteúdos no horário mais conveniente, como achar melhor. Os cursos à distância também têm datas para entrega de trabalhos. O ensino on-line permite trabalhar e estudar de forma mais tranquila, o material didático, inclusive as vídeo- aulas, fica disponível o tempo todo e pode ser acessado a qualquer momento. Os professores estão à disposição para tirar dúvidas e os colegas estão sempre interagindo. E, para finalizar, o certificado emitido por um curso à distancia vale tanto quanto o de um curso presencial.
Estudar, pra muita gente, é maçante e cansativo. Mas O Casal da Foto produz cursos on-line de fotografia em formato de filmes documentários, fazendo com que o aprendizado seja leve, divertido e muito eficiente.
Se você tem interesse em estudar fotografia e se capacitar como fotógrafo profissional, pode estudar com a gente,
acessando o portal O Casal da Foto. Esse é um projeto que desenvolvemos para oportunizar e facilitar o aprendizado fotográfico de nossos alunos. Atualmente, alcançamos todo o Brasil, Portugal e outros países que falam a língua portuguesa. O Casal da Foto é um portal com vários cursos de fotografia muito acessíveis e dinâmicos. Em vários momentos dos cursos, seu progresso é acompanhado individualmente por nós, oferecemos canais para sanar suas dúvidas, e, ao final, você tem direito a certificação.
É sempre importantíssimo dividir os conhecimentos adquiridos e buscar reforço no aprendizado tirando dúvidas com colegas. Por isso, O Casal da Foto oferece uma comunidade no Facebook para que você possa compartilhar suas experiências. Além disso, todo mundo sabe que teoria sem prática não leva a lugar algum. Por isso, com O Casal da Foto você aprende fazendo, desenvolvendo seus próprios projetos fotográficos orientados.
Se você deseja fazer parte da nossa comunidade exclusiva de alunos, acesse: ocasaldafoto.com/nossos-cursos/
– PASSEIOS FOTOGRÁFICOS 

Outra dica bem legal é participar de grupos no Flickr ou no Facebook da sua cidade, daqueles que fazem encontros e passeios fotográficos.

– WORKSHOPS DE FOTOGRAFIA

O benefício de participar de um workshop é que, em apenas alguns dias, você aprende muito. Se o evento é de qualidade, você pode ganhar quase 100 anos de foto-sabedoria em apenas 5 dias, por exemplo. Falamos aqui sobre o uso eficiente do seu tempo.

Não só isso, mas outro benefício que se tem ao participar de um workshop é que podemos fazer novos amigos. 

Podemos aprender muito sobre fotografia quando trocamos ideias com amigos fotógrafos. Nós gostamos muito de sair e fazer fotos com outroas pessoas, porque é uma forma de se conectar mais profundamente com pessoas que compartilham da mesma paixão que você. E os workshops são um ótimo lugar para conhecer colegas com mentalidade parecida com a sua. É como jogar um monte de cores em um barril, e toda essa mistura lhe oferecer novas ideias e uma nova cor e matiz.

3. DEVO FAZER UMA FACULDADE DE FOTOGRAFIA?
Se você deseja fazer uma graduação em foografia, você pode utilizar o site do Guia do Estudante para encontrar a universidade que mais lhe agrada. O site possui um excelente buscador de universidades e sempre nos mostra as graduações em fotografia disponíveis no momento. 
Mas é bom lembrar que faculdade de fotografia serve somente para duas coisas: 1. ter contatos e 2. ter um diploma que diga que você tem uma formação. Se você se sente numa rua sem saída, é possível que não tenha contatos o suficiente. Se você está ganhando menos no seu emprego porque não tem um diploma, o diploma é importante.
É bom lembrar, pra quem não sabe, que a fotografia não é uma profissão regulamentada – em alguns casos ela é auto-regulamentada, com associações independentes. Mas você pode ser profissional sem o diploma.
Se mesmo assim você faz questão de uma faculdade, vá em frente. Estão surgindo algumas faculdades de fotografia pelo país, mas alguns outros cursos também possuem conhecimentos em comum, como artes plásticas, design e comunicação.

Essas são dúvidas comuns à todas as pessoas que estão iniciando. Mas você sabia que o primeiro passo para se tornar fotógrafo
é a satisfação em observar o cotidiano, as pessoas e os objetos?

Se seu propósito é aprender a fotografar, existem meios fáceis e baratos. Se o seu propósito é se profissionalizar, talvez a principal pergunta para você fazer não seja “como começar” ou “qual curso fazer”, e sim, “por que quero trabalhar com fotografia?” E essa pergunta só você vai saber responder.

Esperamos ter lhe ajudado, um beijo do casal! 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Casal

O Casal

Ela é de Brasília. Ele, de Belo Horizonte. Ela tem formação artística baseada em pintura e literatura. Ele já foi criado na música e no cinema. Ela gosta de MPB. Ele gosta de Jazz. Mas foi na fotografia que ambos se encontraram.

Especialistas em docência fotográfica, colecionam 14 anos de experiência em ensino artístico. Juntos são O Casal da Foto, uma dupla inseparável, ávidos por ensinar tudo o que aprenderam ao longo de suas carreiras e transformar a forma de se lecionar e aprender fotografia.