300 Frases Inspiradoras Sobre Fotografia

por | out 3, 2017 | Fotografia, Fotógrafos famosos

Você entendeu bem, para deixar sua inspiração fotográfica nas alturas, este artigo compila 300 frases sobre fotografia.

A fotografia foi inventada em 1826 e, de lá pra cá, muito já foi escrito e pensado sobre o assunto. São frases ditas e/ou escritas por fotógrafos, pintores, escritores, filósofos, cineastas, atores e por desconhecidos. São frases que nos ajudam a entender e a refletir sobre fotografia, sobre a sua importância para a sociedade e para a arte.

DOWNLOAD: QUE TAL BAIXAR AGORA O E-BOOK GRATUITO: MAIS DE 300 FRASES INSPIRADORAS SOBRE FOTOGRAFIA?

As frases estão organizadas pelos autores, em ordem alfabética. Você tem algum favorito? Você se identifica com algum deles? Então compartilhe com o mundo e se conhecer alguma frase que não está aqui, escreva nos comentários e nos ajude a tornar esse artigo ainda mais completo! Vamos lá?

Alfredo Bulton

“Por acaso alguém se pergunta ou se importa hoje em dia se o Ulisses de Joyce foi escrito à máquina ou à mão ou se na orquestração da música de Honneger se utilizou o velho clavicórdio de Bach? Isso é querer reduzir o valor do acerto unicamente às velhas fórmulas puristas, condenando a priori qualquer aparelho que surja em busca de superação. A fotografia é uma nova forma –  se é que se pode chamar de novo algo que foi criado há mais de um século – como também chegou a vez de ser novo para a tela, o mármore, os metais e até o marfim”.

ÁLVARO GRANHA LOREGIAN

“Se sua fotografia não lhe faz justiça, certamente você está sendo injusto com sua foto”.

ANDRÉ KERTÉSZ

“A câmera é meu instrumento. Através dela dou uma razão a tudo o que me rodeia”.

André Rouillé

“(…) o dispositivo fotográfico é uma extraordinária máquina de produzir em série imagens-objetos mais próximas dos produtos industriais do que de realizações artesanais ou de obras artísticas. Suas propriedades fizeram com que ela aparecesse como podendo realizar, dentro das condições novas da Revolução Industrial, a utopia enciclopédica de Diderot: proceder a um inventário exaustivo do mundo visível, reduzi-lo ao formato de um álbum consultável (…) num salão burguês”.

Andy Warhol

“A melhor coisa sobre uma fotografia, é que ela não muda mesmo quando as pessoas mudam”.

Annie Leibovitz 

“Não acredito na ideia de que você captura as pessoas quando as fotografa. O que faço é tirar um pedacinho delas”.

“Se não tivesse a minha câmera para me lembrar constantemente que estou aqui para fazer isto. Teria descarrilado, penso eu. Teria esquecido a minha razão de existir”.

ANSEL ADAMS

“A técnica do 35mm parece ser simples. Você pode acabar se enganando com a visualização e operação rápidas, e pela duvidosa possibilidade de se fazer várias fotos em sequência com a esperança de que alguma fique boa”.

“A câmera (35mm) é feita para (fotografar) a vida e as pessoas, os rápidos momentos da vida”.

“A fotografia, antes de tudo é um testemunho. Quando se aponta a câmara para algum objeto ou sujeito, constrói-se um significado, faz-se uma escolha, seleciona-se um tema e conta-se uma história, cabe a nós, espectadores, o imenso desafio de lê-las”.

“Você não tira uma foto, você cria uma foto”.

fotografia é uma viagem as melhores recordações - frases inspiradoras sobre fotografia

“Não há regras de boas fotografias, existem apenas boas fotografias”.

“Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos”.

“12 fotografias significativas por ano é uma boa marca”.

“A fotografia sempre me espanta, com um espanto que dura e se renova, inesgotavelmente”.

“Quando o mundo se tornar confuso, me concentrarei em fotografias. Quando as imagens se tornarem inadequadas, me contentarei com o silêncio”.

“Não há nada pior que uma fotografia brilhante de um conceito difuso”.

“Uma grande foto é a plena expressão do que o fotógrafo sente em relação ao que está sendo fotografado no sentido mais profundo, e a verdadeira expressão do que ele sente em relação à vida em sua totalidade”.

ANTÔNIO OLMOS

“Não basta ter um computador e um programa de texto para ser escritor. E não basta ter Instagram para ser um grande fotógrafo”.

Araquém Alcântara

“Minha fotografia é resistência da memória”.

Arlindo Machado

“O primeiro papel da fotografia é selecionar e destacar  um campo significante, limitá-lo pelas bordas do quadro, isolá-lo da zona circunvizinha que é a sua continuidade censurada. O quadro da câmera é uma espécie de tesoura que recorta aquilo que deve ser valorizado, que separa o que é importante para os interesses da enunciação do que é acessório, que estabelece logo de início uma primeira organização  da coisas visíveis”.

“O que nós chamamos aqui “ilusão especular” não é senão um conjunto de arquétipos e convenções historicamente formados que permitiram florecer e suportar essa vontade de colecionar simulacros ou espelhos do mundo, para lhes atribuir um poder revelatório. A fotografia em particular, desde os primórdios de sua prática, tem sido conhecida como “espelho do mundo”, só que um reflexo dotado de memória. (…) Ora, se é verdade que as câmeras “dialogam” com informações luminosas que derivam do mundo visível, também é verdade que há nelas uma força muito mais que reprodutora”.

Arnold Newmann

“A máquina fotográfica é um espelho dotado de memória, porém incapaz de pensar”.

a melhor luz vem de dentro - frases inspiradoras sobre fotografia

Arthur Omar

“No instante em que a fotografia é disparada, eu não vejo nada. Uma coisa quase automática. Choque de partícula contra partícula, que me faz atingir um estado transcendente. Mas não posso fazer nada com esse estado nem tirar dele nenhuma lição, simplesmente porque foi tão breve que nem soube que o atingi. A única coisa que posso fazer é, em etapas posteriores, trabalhar a matéria que foi gerada ali, naquele instante, do qual não conservo memória, pois se passou num grau de resolução menor do que a minha capacidade mental de reter”.

AUTORES DESCONHECIDOS

“Eu sempre pensei que boas fotos fossem como boas piadas. Se você tiver que explica-las, as fotos simplesmente não são boas”.

“Fotografar é recortar um determinado espaço em uma específica fração de tempo. Os grandes fotógrafos são aqueles que conseguem ultrapassar essas limitações, fazendo com que essa determinada imagem transcenda molduras e retenha o tempo em seu momento mais preciso”.

“A fotografia, antes de tudo é um testemunho. Quando se aponta a câmara para algum objeto ou sujeito, constrói-se um significado, faz-se uma escolha, seleciona-se um tema e conta-se uma história, cabe a nós, espectadores, o imenso desafio de lê-las”.

frases inspiradoras sobre fotografia

“A fotografia é uma forma de ficção. É ao mesmo tempo um registro da realidade e um auto-retrato, porque só o fotógrafo vê aquilo daquela maneira”.

“A fotografia nos levou a pensar, retroativamente à imagens que mantêm determinadas relações miméticas com o real equivalentes à reprodução mecânica e automática desse real. O que devemos fazer, em lugar de nos deixar levar pela inércia realista destilada pelas imagens técnicas, é, pelo contrário, projetar sobre aqueles métodos de interpretação que aprendemos através das imagens claramente construídas”.

DOWNLOAD: QUE TAL BAIXAR AGORA O E-BOOK GRATUITO: MAIS DE 300 FRASES INSPIRADORAS SOBRE FOTOGRAFIA?

“O olho do homem serve de fotografia ao invisível, como o ouvido serve de eco ao silêncio”.

“Comprar uma Leica não faz de ti um fotógrafo, faz de ti um consumidor Leica”.

“Fotografar é uma maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o “congelamento” de uma situação e seu espaço físico inserido na subjetividade de um realismo virtual. Fotografar é um modo de comunicar e informar. Seguindo o raciocínio, a linguagem visual fotográfica além de ser mais forte não é determinada por uma língua padrão, não precisando assim de uma tradução, uma vez que o diferem são as interpretações”.

“Ao fotógrafo é concedido o mesmo êxtase criativo das artes, porém apenas por uma fração de segundo”.

“Fotografar é imortalizar um momento único ao qual não se poderá mais voltar, senão por meio daquele registro. Nada mais que um simples clique, um momento, um único e eterno registro”.

“Esses não são esboços da fantasia; são a vida real de um lugar, reproduzida sobre o papel, e dizem mais do que poderiam expressar as palavras sobre a imensa utilidade da instituição”.

“A fotografia reproduz ao infinito só ocorre uma vez: ela repete mecanicamente o que nunca mais poderá repetir-se existencialmente”.

“Fotografar é uma ´forma-de-compreender’ que não pode se separar dos outros meios de expressão… É uma forma de gritar, de se liberar e não de provar ou de afirmar sua própria originalidade… É uma forma de viver!”

“Uma fotografia é um instante de vida capturado para a eternidade”.

“Fotografar é conseguir captar o que existe atrás do que se vê com os olhos… é ver através de uma parede invisível”.

“As criações do homem ou da natureza nunca têm mais magnificência do que numa foto de Ansel Adams, e sua imagem pode apoderar-se do espectador com mais força do que o objeto natural a partir do qual foi feita”.

frases inspiradoras sobre fotografia

Baeza

“O que é real não só é o elemento material, mas também o sistema discursivo do qual também forma parte a imagem que contém. Não é em direção à realidade do passado, mas sim aos significados presentes e sistemas discursivos cambiantes que devemos voltar atenção”.

BILL BRANDT 

“Não estou interessado nas regras, a fotografia não é um esporte”.

BORIS KOSSOY

“(…) o documento fotográfico, entretanto, não pode ser compreendido independentemente do processo de construção da representação em que se originou”.

“(…) é a transposição da realidade visual do assunto selecionado, no contexto da vida (primeira realidade) para a realidade da representação (imagem fotográfica: segunda realidade); trata-se, pois, também, de uma transposição de dimensões”.

“A segunda realidade é a realidade do assunto representado, contido nos limites bidimensionais da imagem fotográfica, não importando qual seja o suporte no qual esta imagem se encontre gravada”.

“O ficcional se nutre sempre da credibilidade que se tem da fotografia enquanto uma pretensa transposição neutra, isenta, automática, do real, portanto, enquanto uma evidência documental (herança positiva)”.

“Tem coisas que estão além da fotografia, que moram no invisível da imagem, nos fatos que levaram alguém num determinado dia a fotografar tal cenário, com tais pessoas”.

“E você pode ficar horas e horas olhando para uma imagem e voltar a ela daqui a dez anos. Mas a sua interpretação sobre a mesma cena será outra, pois você já não é a mesma pessoa”.

CAIO FERNANDO ABREU

“Que você me guarde na memória, mais do que nas fotos”.

Clarice Lispector

“Fotografia é o retrato de um côncavo, de uma falta, de uma ausência”.

“O que me importa são instantâneos fotográficos da sensações pensadas, e não a pose imóvel dos que esperam que eu diga: olhe o passarinho! Pois não sou fotógrafo de rua”.

 

Claude Adams 

“Ter uma câmera te faz tão fotógrafo quanto ter um martelo faz de você um carpinteiro”.

CHRIS CONNOLLY

“A fotografia é minha maneira de capturar momentos que merecem ser vistos de novo”.

Cristina Streciwik 

“Eu encaro minhas fotografias como expressão da realidade que está em minha volta, de como eu a sinto e a vejo”.

DAVID HURN

“De forma geral, eu diria que pra um ensaio de sete fotos eu usaria de 20 a 30 rolos de filme 35mm de 36 poses”.

“Fotógrafos deveriam procurar saber quais as ideias, atitudes, imagens e influências dos melhores fotógrafos de todos os tempos. Ninguém aprende no vácuo. A história da fotografia é como uma arca do tesouro aberta, cheia de inspiração. Seria masoquista negar seu imenso valor e utilidade”.

DIANE ARBUS

“Uma fotografia é o segredo de um segredo. Quanto mais diz, menos você sabe”.

Dimos Iksilara

“Fotografar é desenhar, utilizando a luz como pincel, a natureza como tinta e o filme como tela, podendo assim imortalizar aquela imagem ou momento escolhido, enquanto o mundo segue em contínua mutação. O pôr-do-sol é um momento fugaz, porém mágico, onde a luz que nós permite ver e manifestar a vida, se expõe como entidade e mostra a sua “cara”, numa linda bola de fogo, suspensa no horizonte, podendo ter várias molduras e múltiplas tonalidades. Basta querer enxergar, e quem sabe um dia finalmente ver, que tudo, inclusive nós mesmos, é fruto desta luz, e que dela viemos e para ela retornaremos”.

Dorothea Lange 

“A câmara é um instrumento que ensina a gente a ver sem câmara”.

“Não é por acaso que o fotógrafo se torna um fotógrafo, assim como o domador de leões se torna um domador de leões.”

DOUGLAS SIRK

“Sua câmera é o melhor crítico que existe. Nenhum crítico consegue ver o tanto que a câmera vê. Ela é mais perceptiva que o olho humano”.

Dubois

“Finalmente, a terceira maneira de abordar a questão do realismo em foto marca um certo retorno ao referente, mas livre da obsessão do ilusionismo mimético. Essa referencialização da fotografia inscreve o meio no campo de uma pragmática irredutível: a imagem foto torna-se iseparável de sua experiência referencial, do ato que a funda. Sua realidade primordial nada diz além de uma afirmação de existência. A foto é em primeiro lugar índice. Só depois ela pode tornar-se parecida (ícone) e adquirir sentido (símbolo)”.

Earl Wilson 

“Se você está parecido com a fotografia que tem no passaporte, é porque está realmente a precisar de viajar”.

EDUARDO GALENO

“Os retratos de Sebastião Salgado oferecem um retrato múltiplo da dor humana. Ao mesmo tempo, convidam-nos a celebrar a dignidade humana. São de uma franqueza brutal essas imagens de fome e de pena, e, no entanto, têm respeito e pudor. Nada a ver com o turismo da miséria…”

Edward Weston

“Se eu tenho uma mensagem aos principiantes é que não ha atalhos na fotografia”.

“A lente revela mais do que o olho pode ver”.

Eliane Terrataca “O que eu mais gosto das fotografias antigas é que todas elas, sem exceção, contam uma história”.

“Fotografar é enxergar objetos, cenários, personagens e conceitos que não são visíveis a olhares comuns”.

“A fotografia é o que há de melhor para mergulhar na vida. Saia, conheça pessoas, viva momentos e fotografe!”

Elliott Erwitt

“Nada acontece quando você fica sentado em casa. Eu sempre levo uma câmera comigo… eu apenas fotografo aquilo que me interessa no momento”.

Emmet Gowin 

“A fotografia é um instrumento para lidar com coisas que todos sabem mas a que não prestam atenção. Minhas fotos tencionam representar algo que não se vê”.

EMILSEN LEMES

“Fotografa bem quem vê com os olhos da alma”.

“A fotografia é o espelho do seu estado de espírito”.

Ernst Haas

“A câmera não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. Mas você precisa VER!”

“Só você e sua câmera. As limitações em sua fotografia estão em você próprio, porque o que você vê, é o que você é”.

um bom clique não deixa que os momentos escapem - frases inspiradoras sobre fotografia

FERNANDO MAZZA

“Uma foto só vive para quem a olha”.

Francine de Mattos

“O primeiro passo para entender de fotografia é entender o que você quer fotografar”.

GABRIEL CHALITA

“O sorriso treinado é falso. A vida não é pose para fotografia”.

Garry Winogrand 

“Fotografo para descobrir como algo ficará quando fotografado”.

“Se eu vir algo no meu visor que pareça familiar para mim, farei qualquer coisa para mudar isso”.

George Rodger 

“Você tem de sentir afinidade pelo objeto fotografado. Você tem de estar inserido nele, mas permanecer suficientemente afastado para encará-lo com objetividade. É como assistir da plateia a uma peça de teatro que você já sabe de cor”.

Gerard Castello Lopes 

“A fotografia é uma forma de ficção. É ao mesmo tempo um registo da realidade e um auto-retrato, porque só o fotógrafo vê aquilo daquela maneira”.

Gero Hoffmann 

“As tentativas para conseguir uma fotografia fazem com que as imagens geradas não fiquem apenas na mente de quem as realiza”.

Gregory Crewdson 

“Sempre fui fascinado pela condição poética do crepúsculo. Por sua qualidade transformadora, seu poder de transformar o comum em algo mágico e espiritual. Meu desejo é que a narrativa nas fotos opere nessa circunstância. É essa sensação de estar entre limites que me interessa”.

Gustavo Boroni 

“Fotografe com a câmera mas, se um dia puderes, fotografe com o coração. Existem cameras e sorrisos para serem congelados”.

HENRI CARTIER-BRESSON

“Fotografar com uma LEICA é como um beijo longo e gostoso, como disparar uma pistola automática, é como uma hora no divã do seu analista”. 

“Fotografar é colocar na mesma linha a cabeça, o olho e o coração”.

“As coisas das quais nos ocupamos, na fotografia, estão em constante desaparecimento e, uma vez consumado, não dispomos de qualquer recurso capaz de fazê-las reaparecer”. “A gente olha e pensa: Quando aperto? Agora? Agora? Agora? Entende? A emoção vai subindo e, de repente, pronto. É como um orgasmo, tem uma hora que explode. Ou temos o instante certo, ou o perdemos… e não podemos recomeçar…”

“A fotografia é uma lição de amor e ódio ao mesmo tempo. É uma metralhadora, mas também é o divã do analista. Uma interrogação e uma afirmação, um sim e um não ao mesmo tempo. Mas é sobretudo um beijo muito cálido”.

“A fotografia é uma reação imediata, a pintura é uma meditação”.

“Afortunado realmente é o homem conhece precisamente e a si mesmo, e tem uma noção correta entre o que ele pode conseguir e o que ele pode usar”.

“Os fotógrafos não fazem mais do que mostrar as agulhas do relógio, mas eles escolhem os seus instantes”.

“O papel do fotógrafo é documentar e para isso o necessário é uma câmera eficiente e intuição”.

“No movimento, há um momento quando os elementos em movimento estão em equilíbrio. A fotografia deve capturar esse momento em manter imóvel seu equilíbrio”.

fotografar é eternizar o momento que se passa - frases inspiradoras sobre fotografia

“Desta incerteza, nascem os temores e a força de nossa profissão. Não podemos reconstruir nosso relato uma vez que estejamos de regresso ao hotel. Nossa tarefa é perceber a realidade, quase simultaneamente registrá-la no caderno de notas que é nossa câmera”.

“Não há nada a dizer. Temos que ver, olhar. É tão difícil fazer isto. Estamos acostumados a pensar, todo o tempo. É um processo muito lento e demorado, aprender a olhar. Um olhar que tenha um certo peso, um olhar que questione”.

“Para mim, a fotografia é um reconhecimento simultâneo, numa fração de segundo, do significado do acontecimento, bem como da precisa organização das formas que dá ao acontecimento sua exata expressão”.

“As suas primeiras 10 mil fotos serão as suas piores”.

“Não há nada a dizer. Temos que ver, olhar. É tão difícil fazer isto. Estamos acostumados a pensar, todo o tempo. É um processo muito lento e demorado, aprender a olhar. Um olhar que tenha um certo peso, um olhar que questione”.

“O papel do fotógrafo é documentar e para isso o necessário é uma câmera eficiente e intuição”.

“Os fotógrafos não fazem mais do que mostrar as agulhas do relógio, mas eles escolhem os seus instantes”.

“Afortunado realmente é o homem conhece precisamente e a si mesmo, e tem uma noção correta entre o que ele pode conseguir e o que ele pode usar”.

“A fotografia é uma lição de amor e ódio ao mesmo tempo. É uma metralhadora, mas também é o divã do analista. Uma interrogação e uma afirmação, um sim e um não ao mesmo tempo. Mas é sobretudo um beijo muito cálido”.

“De todos os meios de expressão, a fotografia é o único que fixa para sempre o instante preciso e fugidio. Nós, os fotógrafos, temos que enfrentar coisas que estão em contínuo transe de se esfumar; e quando já se esfumaram, não há nada neste mundo que faça com que voltem. Evidentemente, não podemos revelar e copiar uma recordação”.

“A gente olha e pensa: Quando aperto ? Agora? Agora? Agora? Entende? A emoção vai subindo e, de repente, pronto. É como um orgasmo, tem uma hora que explode. Ou temos o instante certo, ou o perdemos… e não podemos recomeçar. O desenho é uma meditação…enquanto que a foto é um tiro. Pode apagar um desenho e fazer outro. Não está lutando contra o tempo. Tem todo o tempo pela frente, é uma meditação. Mas com a foto, há um espécie de angústia constante… Pelo fato de estar presente”.

“A fotografia é uma reação imediata, a pintura é uma meditação”.

“Para mim, a fotografia é um reconhecimento simultâneo, numa fração de segundo, do significado do acontecimento, bem como da precisa organização das formas que dá ao acontecimento sua exata expressão”.

“As coisas das quais nos ocupamos, na fotografia, estão em constante desaparecimento e, uma vez consumado, não dispomos de qualquer recurso capaz de fazê-las reaparecer”.

“Desta incerteza, nascem os temores e a força de nossa profissão. Não podemos reconstruir nosso relato uma vez que estejamos de regresso ao hotel. Nossa tarefa é perceber a realidade, quase simultaneamente registrá-la no caderno de notas que é nossa câmera”.

“Para mim, a fotografia é um reconhecimento simultâneo, numa fração de segundo, do significado do acontecimento, bem como da precisa organização das formas que dá ao acontecimento sua exata expressão”.

“Morremos a cada noite, e renascemos a cada manhã: é assim. E entre os dois há o mundo dos sonhos”.

frases inspiradoras sobre fotografia

“É bom que as pessoas gostem daquilo que fazemos, mas isso quer dizer que temos de continuar e não apodrecer parados”.

“A fotografia por si só não me interessa, mas a reportagem sim, a comunicação entre o mundo e o homem com este instrumento maravilhoso do tamanho da mão que nos faz passar desapercebidos. E assim participamos. É uma dança entende? É uma grande alegria fotografar assim”.

“Para mim há sempre pontos de interrogação por todo o lado. A única coisa interessante são as perguntas, não as respostas. Saber do que se trata. É sempre este o problema. Do que se trata? O que é? Por quê?”

“Biografias? É preciso fazer biografias falsas. Esta mania tem algo de mórbido. Seria melhor que lessem “L’Amour Fou” e “Nadja”. Deixa pra lá…”

“Fico desapercebido quando passo desapercebido. A fama é muito pesada”.

“Degas disse que é ótimo ser famoso… com a condição de ser desconhecido…”

“Eu vesti a camisa …a camisa da fotografia”.

“Se sou mordaz… não é contra a fotografia… mas fico feliz se faço o que me diverte…ou interessa às pessoas. Mas a fama é terrível. Terrível! Ficamos acorrentados a ela. Se sou mordaz, é contra isto”.

“É preciso esquecer-se, esquecer a máquina… estar vivo e olhar. É o único meio de expressão do instante. E para mim só o instante importa… e é por isto que o adoro, não diria a fotografia… mas a reportagem fotográfica, ou seja, estar presente, participar, testemunhar, com a alegria da composição e evitar a anedota. Ao mesmo tempo, não podemos ficar esperando pela grande fotografia. Há muito o que descascar. É um presente que lhe é oferecido, mas é uma ação do acaso e é preciso tirar proveito dele… ele existe. É a vida, e ao mesmo tempo, a morte… porque desaparece, acaba. Há algo de mórbido na fotografia. Não é raro uma foto que possamos olhar por mais de um instante que passe uma emoção.”

“Mas é uma angústia muito calma”.

“Goethe dizia que para se entender uma pintura é preciso fazer um esboço. Tinha toda a razão: deviam dar um lápis e um pincel às pessoas em vez daqueles fones de ouvido com aquele blá-blá-blá…”

“Eu prefiro de longe o rádio. Pois no rádio, há mais imaginação”.

“Esta coisa de cerebral… Pessoas tão inteligentes, como se apontassem demais o lápis e não pudessem mais escrever. Ele fica tão pontudo… Estamos num mundo de comentaristas”.

“Há mil maneiras de cozinhar um ovo, mas o ovo é sempre o mesmo. Temos que questionar, de saber do que se trata o tempo todo”.

“Não estou falando de música. Mas quando vejo alguma coisa que não está na proporção certa… isso me irrita. Me irrita muito. A minha alegria é a geometria”.

“Foi um engajamento político e uma encomenda. Não há diferença entre os dois. Foi um trabalho encomendado e importante pra mim…como Capa e Shim com sua Leica e sua Contax e eu com a câmera de cinema”.

“Mas o cinema é um discurso. E quando trabalhei com Renoir, ele sabia muito bem que eu não seria capaz de fazer um filme. Não tenho imaginação”.

“Faça-me perguntas, senão vou dizer asneiras”.

“A intimidade é algo secreto. Nada de confidências, não é da conta de ninguém”.

“Diria que o acaso foi… Foi o quê? Foi generoso… Sorte ou azar… não sei. O que é curioso é o acaso, são as coincidências. Foi por isso que o surrealismo me marcou. Pela concepção surrealista, não pela pintura… apesar de minha amizade por alguns. Mas pela concepção, o subconsciente e tudo o mais. Yves Bonnfoy diz que minha concepção nada tem a ver com o lado ortodoxo do surrealismo. André de Mandiargues e meus amigos foram marcados por isto. Era uma revolta contra o tipo de mundo. E na fotografia… Foi por isso que a fotografia me alegrou tanto… por causa de todo este lado inconsciente que surge assim…em uma luta contra o tempo. É o único meio de expressão… Onde há esta luta contra o tempo. Talvez para um maestro também, só que não é ele que cria, enquanto que o fotógrafo cria…sabe-se lá o quê, mas cria, assim de repente. E correndo o risco de não acertar… de não estar à altura. Entende? Tenho a impressão que esta alegria existe do nascimento até a morte”.

“Apague a luz, está ofuscante. Na penumbra, é muito mais íntimo”.

“Há uma bússola que me levou no chutômetro. Só acredito no que está à margem. Acho que é isso que deve sobressair”.

“Para mim, a foto e o desenho estão muito próximos. Um é ação, o outro, meditação. E a grande coisa que me falta na fotografia, é o grafismo. A caligrafia do desenho…nada disso existe na fotografia”.

“É preciso fugir, dar o fora, não se deixar prender”.

frases inspiradoras sobre fotografia

“Não tem nostalgia alguma. Devemos nos alimentar do passado. A nostalgia é negativa”.

“Quando tem coisas sérias a dizer, é melhor dize-las rindo”.

“Viva Doisneau, sempre Doisneau”.

“A vida é uma contradição”.

“Não quero tirar conclusões, não há conclusões”.

Hiago Rodrigues Reis de Queirós 

“Quando eu era pequeno, toda a realidade era uma ficção, por isso queria ser fotógrafo. Quando cresci, tornei-me escritor, porque na fotografia tinha realidade demais pro meu gosto”.

IMOGEN CUNNINGHAM

“Quais das minhas fotos é minha favorita? Aquela que vou tirar amanhã”.

Italo Calvino 

“Tudo o que não é fotografado é perdido, então para viver de verdade é preciso fotografar”.

Itarcio A. L. 

“Acredite, um ângulo errado muda tudo”.

J.R. Duran

“Ao encostar o olho no visor, a realidade que nos envolve desaparece e a única que interessa é a que captamos através da lente”.

J. Szarkowski 

“Enquanto o desenhista começa pelo centro da folha, o fotógrafo principia pela moldura”.

Jean-Luc Godard 

“Fotografia é verdade. Cinema é verdade vinte quatro vezes por segundo”.

quando a vida estiver confusa, mude o foco - frases inspiradoras sobre fotografia

Jean Gaumy 

“Fotografar é como pescar ou escrever. É extrair do desconhecido aquilo que resiste e teima em não sair à luz”.

Jefferson Luiz Maleski

“O escritor e o fotógrafo utilizam as mesmas ferramentas, mas enquanto um descreve uma imagem com mil palavras o outro descreve mil palavras com uma imagem”.

Jem Southam 

“Minha intenção artística é fazer um trabalho que explore a forma como nossa história, nossa memória e nossos sistemas de conhecimentos se combinam para influenciar o modo como reagimos aos lugares que habitamos, visitamos, criamos e com que sonhamos. Olha só como eu dou uma belz envernizada no que faço. A verdade é que sou compulsivo e trabalho porque é o que eu quero fazer. Minhas fotos são o resultado de minha necessidade de trabalhar da forma mais estimulante e agradável possível”.

Jerry N. Uelsmann 

“A câmera é um modo fluido de encontrar essa outra realidade”.

Joan Miró 

“Para mim, a imagem deve ser como faíscas. Ela deve brilhar como a beleza de uma mulher ou um poema”.

John Steinbeck 

“Capa havia provado que a câmera não precisava ser um instrumento mecânico frio. A exemplo da caneta, ela é tão boa quanto o homem que a usa. Pode ser a extensão da mente e do coração”.

John Tagg

“…que uma fotografia possa ser levada a um tribunal como prova, não depende de um fato natural ou existencial, mas de um processo social, semiótico”.

“Não existe uma contradição entre o argumento de que o desenvolvimento da fotografia como tecnologia de vigilância e arquivo trazia uma radical inversão do eixo político da representação; e o reconhecimento do movimento oposto na dispersão e na aparente democratização da fotografia, com a aparição de equipamentos e serviços acessíveis a um amplo mercado de amadores?”

“O que estabelece o vínculo é um processo técnico, cultural e histórico discriminatório no qual determinamos mecanismos óticos e químicos são postos em ação para organizar experiência e o desejo de produzir uma nova realidade: a imagem em papel que, através de outros novos processos adicionais, pod e chegar a ter significado de muitas maneiras possíveis”.

JOHN SZARKOWSKI

”Notar o que está fora do contexto é a essência do trabalho do fotógrafo”.

“Um fotógrafo habilidoso pode fotografar qualquer coisa bem”.

JONATHAN COE

“Que coisa enganosa é uma fotografia. Dizem que a memória engana. Nem de longe tanto quanto uma fotografia.”

“Todos sorriem nas fotografias. É por isso que nunca devemos confiar nelas”.

JORGE FELIZ

“Há aqueles que só aplicam a técnica fotográfica e outros que a utilizam como meio, extrapolando o seu bidimensionalismo, expandindo-se no tridimensional da informação e da expressão. Cabe a nós adequarmos a fotografia aos nossos sentimentos, sensibilidade e criatividade”.

Josef Koudelka 

“Tenho de fotografar três rolos de filme por dia mesmo quando não fotografo, para manter meu olho em prática”.

José Henrique Fabre Rolim 

“A fotografia deve seguir a sua trilha livremente sem interferência ou ingerências perniciosas que desvirtuam a manifestação artística na sua essência”.

Jules Renard 

“Quantas pessoas que se quiseram suicidar se contentaram em rasgar a própria fotografia!”

recordamos momentos - frases inspiradoras sobre fotografia

Ken Oosterbroeck 

“Espero morrer pela minha melhor foto em meus negativos, caso contrário não teria valido a pena viver”.

Ken Rockwell

“Fotografia é o poder da observação, não da aplicação de tecnologia”.

Korske Ara

“Mais do que uma simples ‘imagem’ e mais do que simplesmente ‘arte’. Uma fotografia é uma memória congelada do tempo, das emoções e de tudo mais”.

Leon Levinstein 

“Eu ando, eu observo, eu vejo, eu paro, eu fotografo”.

LEONI

“O que vai ficar na fotografia são os laços invisíveis que havia”.

DOWNLOAD: QUE TAL BAIXAR AGORA O E-BOOK GRATUITO: MAIS DE 300 FRASES INSPIRADORAS SOBRE FOTOGRAFIA?

LEROY ZIMMERMAN

“Foram necessários muitos anos fotografando pra eu perceber que não estava satisfeito com o meu trabalho. Eu descobri então que não era com a minha fotografia que eu estava insatisfeito, mas sim com o formato. Eu percebi que os limites impostos por um quadro de 35mm não estavam me permitindo registrar o que eu estava vendo”.

Lewis Hine 

“Embora as fotografias não possam mentir, os mentirosos podem fotografar”.

“Se eu pudesse contar a história em palavras, não precisaria carregar uma câmera”.

LINA MARANO

“A fotografia nos faz olhar pra todos os nossos lados, inclusive o de dentro”.

“O fotógrafo é um poeta que rima imagens!”

LISA CARDUCCI

“Minhas mãos te olham

estranha fotografia

onde meus olhos te tocam”

Louis Daguerre 

“O daguerreótipo não é apenas um instrumento que serve para retratar a natureza (…) dá a ela capacidade de reproduzir-se”.

LUCAS BARBOSA

“Fotografia nada mais é do que um calculo onde as variáveis de soma são luz e criatividade, elevadas a paixão daquele momento”.

Luis Humberto

“(…) o olhar fotográfico é um hábito visual seletivo, animado por uma percepção sensibilizada por motivações de diversas origens – filosóficas, ideológicas, culturais e afetivas – presentes em todos nós, mesmo que nem sempre identificadas de forma nítida”.

Luiz Guimarães Monforte 

“O que a fotografia realmente é: um tênue suporte de papel ou plástico sobre o qual se deita o desejo da memória”.

MACHADO DE ASSIS

“O olho do homem serve de fotografia ao invisível, como o ouvido serve de eco ao silêncio”.

Man Ray “Eu fotografo o que não desejo pintar e pinto o que não posso fotografar”.

Marinho Guzman

“Ser fotógrafo é muito gratificante. Você sempre é lembrado com muito carinho por ter proporcionado a alguém todas essas possibilidades viver de novo um momento que poderia ter sido perdido”.

“O fundo que aparece nas fotos às vezes fala mais das pessoas do que a própria foto. Ninguém duvida de que uma imagem vale por milhares de palavras. Mas se você observar bem, o fundo de uma foto pode ser ainda mais revelador do que a própria foto”.

Marc Riboud “Fotografar é saborear a vida intensamente, a cada centésimo de segundo”.

Maria Short 

“Fotografias bem sucedidas são resultado do envolvimento do fotógrafo, tanto no nível prático quanto no conceitual”.

“O processo de tirar fotos permite a assimilação das ideias que surgem com a experiência de fotografar, ao mesmo tempo em que o fotógrafo interage com o tema”.

Mark Twain 

“Você não pode depender de seus olhos quando sua imaginação está fora de foco”.

MARLY BURACK

“Fotografar é mostrar o que fomos, somos, e como seremos lembrados quando não estivermos mais aqui”.

MARTIN SLATER

“Mas o tempo e as atividades de ócio são cruciais ao estarem concebidas sobretudo em termo de consumo e ao ocupar ao mesmo tempo um lugar privilegiado na reprodução, reflexiva e geralmente idealista, da identidade familiar. (…) A imagem fotográfica no dia a dia da cultura digital toma sua forma e força nesta mescla de domesticidade, consumismo e ócio”.

Martine Franck

“Uma boa foto é aquela que abre sua imaginação, que traz emoção”.

Mary Ellen Mark 

“Aprender a usar diferentes formatos me fez uma fotógrafa melhor. Quando comecei a trabalhar com médio formato, me tornei uma fotógrafa melhor com o 35mm. Quando comecei a trabalhar com o formato 4×5, me tornei melhor fotografando médio formato”.

MATT HARDY

“A beleza pode ser vista em todas as coisas. Ver e compor a beleza é o que separa uma foto de uma fotografia”.

Mia Farrow

“A fotografia nunca se revela por inteiro quando você se desmancha por alguém. Essas relações lembram uma foto polaroid: a imagem vai aparecendo aos poucos. Algumas coisas se distanciam do sentimento original, mas isso é a vida”.

“Algumas coisas se distanciam do sentimento original, mas isso não acontece com a fotografia. Ela é viva!”

frases inspiradoras sobre fotografia

Michelle Ramos 

“Fotografia é a poesia dos olhos, traduzida na essência das emoções”.

MIGUEL ESTEVES CARDOSO 

“O tempo que perdemos a fotografar ou a filmar onde vamos e o que fazemos: mais do que interrupções, são subtracções. O tempo perdido em apontamentos e fotografias é um estúpido virar-de-costas – um roubo – à riqueza daquela ocasião, sabida, à partida, finita”.

“As fotografias não mentem – esse instante existiu mesmo. Porém, a mentira consiste em pensa que esse instante é eterno, que dois amantes felizes e abraçados numa fotografia ficaram para sempre felizes e abraçados.”

Millôr Fernandes “Basta um avião sacudir um pouquinho mais, e logo todos os passageiros ficam parecidos com a foto do passaporte”.

“O último refúgio do oprimido é a ironia, e nenhum tirano, por mais violento que seja, escapa a ela. O tirano pode evitar uma fotografia, não pode impedir uma caricatura. A mordaça aumenta a mordacidade”.

Minor White

“O fotógrafo parte de uma imagem que já de per si constitui um todo. Superficialmente, parece um todo como uma pintura acabada, apesar de que raramente está completa. O fotógrafo completa o todo ou a imagem total, analisando uma variedade de imagens totais. Portanto, o fotógrafo não inventa nada; tudo está ali, visível desde o começo”.

“Estou sempre fotografando tudo mentalmente, como um exercício”.

Miriam Moreira Leite

“Considerei como fotografia histórica toda aquela que nos chega às mãos pronta, tendo sido produzida há algum tempo, com relação ao momento em que é analisada pelo observador. Como outras formas de documentação, a fotografia exige uma crítica externa das condições de produção, e interna, relativa ao conteúdo. Além de tais cautelas, impõe ainda um desdobramento de recursos de análise, pelo fato de compor um texto de imagens e não um texto vocabular, que tem um código muito mais difundido. A análise da documentação escrita também é feita com o intuito de revelar as entrelinhas e o não escrito, Já na fotografia e na iconografia lidamos com a comunicação aparentemente direta da imagem, para procurar em suas características uma significação que não se expressa diretamente e que, em alguns casos, precisa ser construída pelos elementos de produção e/ou por sua contextualização no momento da produção, no momento do arquivamento, ou no momento da leitura. Acrescente-se que as imagens precisam ser traduzidas por palavras, tanto para sua análise como para sua comunicação, o que acrescenta à polissemia da imagem as ambiguidades provocadas pela alteração do código”.

Octávio Paz 

“Fotografar é congelar o momento, é travar um instante, é segurar o tempo, é tornar tudo importante, cada detalhe se mostra, cada cor se revela, nada se deixa passar, nada é irrelevante. É observar o segundo pela forma mais bela, é ter nas mãos o tempo. Tão fascinante quanto o poder é poder fotografar…”

Otto Steinert

“A fotografia, considerada meio de criação visual, deve enfrentar hoje, fora do circulo de iniciados, um preconceito coletivo fortemente enraizado: a opinião corrente só vê um simples mecanismo de produção que encontra sua expressão numa tiragem ilimitada de provas utilitárias e em milhões de fotos vulgares de recordação”.

PAUL AUSTER

“Nada senão fotos. Porque, a certa altura, as palavras levam à conclusão de que não é mais possível falar. Porque essas fotos são indizíveis”.

Paul Strand

“Me refiro ao uso dos meios fotográficos como veículos de espressão da mesma forma que a pintura, as pedras, as palavras e os sons são empregados com esse propósito, concretamente, considerando-os outro conjunto de materiais que em mãos de uns poucos indivíduos, que se encontram sob o controle de uma profunda necessidade interior combinada com o conhecimento, podem converter-se em organismos com vida própria como as árvores ou as montanhas”.

“Uma coisa é fotografar pessoas. Outra é fazer outras pessoas se importar com elas revelando a essência de sua humanidade”.

Peter Urmenyi

“A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são”. ‘

PICASSO

‘Quando vemos o que pode ser expresso pela foto, nos damos conta de que tudo aquilo não pode mais ser preocupação da pintura… Por que o artista insistiria em realizar aquilo que, com a ajuda da objetiva, pode ser tão bem feito? Seria uma loucura, não? A fotografia chegou na hora certa para liberar a pintura de qualquer literatura, anedota e arte do tema. Em todo caso, um certo aspecto do tema pertence, daqui por diante, ao campo da fotografia… Não deveriam os pintores aproveitar sua liberdade reconquistada para fazer outra coisa? Seria muito curioso fixar fotograficamente, não as etapas de um quadro, mas suas metamorfoses. Talvez percebêssemos por quais caminhos o cérebro envereda para a concretização de seus sonhos. Entretanto, é realmente muito curioso observar que, no fundo, o quadro não muda, que a visão inicial permanece quase intacta, apesar das aparências. Muitas vezes vejo uma luz e uma sombra que pus no meu quadro e empenho-me em quebrá-las, acrescentando uma cor que crie um efeito contrário. Quando essa obra é fotografada, percebo que aquilo que havia introduzido para corrigir minha primeira visão desaparece, e que, definitivamente, a imagem dada pela fotografia corresponde a minha primeira visão, antes das transformações trazidas contra minha vontade”.

“Inspiração existe, mas ela precisa te encontrar trabalhando”.

“A fotografia chegou na hora certa para liberar a pintura de qualquer literatura, anedota e arte do tema”.

“Por que o artista insistiria em realizar aquilo que, com a ajuda da objetiva, pode ser tão bem feito? Seria uma loucura, não?”

Pachelly Jamacaru 

“Na linguagem fotográfica, as imagens falam, as palavras quando muito, observam!”

Peter Urmenyi 

“A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são”.

Pierre Bourdieu

“Precisamente porque a fotografia de família é um rito do culto doméstico, no qual a família é ao mesmo tempo sujeito e objeto (pois expressa o sentimento de festa que o grupo se oferece a sí mesmo e o reforça ao expressá-lo), a necessidade de fotografias e a necessidade de fotografar (interiorização da função social de tal prática) são sentidas mais vivamente quando o grupo está mais integrado, quando atravessa momentos de maior integração”.

Richard Avedon

“Tenho me interessado ultimamente, pela passagem do tempo dentro de uma fotografia”.

frases inspiradoras sobre fotografia

Robert Cappa

“Se uma foto não está suficiente boa, é porque você não se aproximou o suficiente do fato”.

ROBERT DOISNEAU

“Fotografo para mostrar que o mundo em que gostaria de viver existe”.

“Não tiro fotos da vida como ela é, mas de como eu queria que ela fosse”.

Robert Frank 

“Agora se pode fotografar tudo”.

“Uma coisa a foto precisa conter: a humanidade do momento. Esse tipo de fotografia é realismo. Mas realismo não é suficiente – é preciso haver percepção, e os dois juntos podem fazer uma boa foto. É difícil descrever essa linha tênue, em que a matéria termina e a mente começa”.

ROBERT MAPPLETHORPE

“Quanto mais fotografias você ver, melhor você vai enxergar como fotógrafo”.

Roland Barthes

“A Fotografia não fala (forçosamente)daquilo que não é mais, mas apenas e com certeza daquilo que foi”.

“A fotografia sempre me espanta, com um espanto que dura e se renova, inesgotavelmente”.

“No fundo a Fotografia é subversiva, não quando aterroriza, perturba ou mesmo estigmatiza, mas quando é pensativa”.

“Às vezes acontece de eu poder conhecer melhor uma foto de que me lembro do que uma foto que vejo, como se a visão direta orientasse equivocadamente a linguagem, envolvendo-a em um esforço de descrição…”

“A foto é literalmente uma emanação do referente. De um corpo real, que estava lá, partiram radiações que vêm me atingir, a mim, que estou aqui; pouco importa a duração da transmissão; a foto do ser desaparecido vem me tocar como os raios retardados de uma estrela. Uma espécie de vínculo umbilical liga a meu olhar o corpo da coisa fotografada: a luz, embora impalpável, é aqui um meio carnal, uma pele que partilho com aquele ou aquela que foi fotografado”.

“No fundo – ou no limite – para ver bem uma foto mais vale erguer a cabeça ou fechar os olhos. “A condição prévia para a imagem é a visão”, dizia Janouche a Kafka e Kafka sorria e respondia: “Fotografam-se coisas para expulsá-las do espírito. Minhas histórias são uma maneira de fechar os olhos”. A Fotografia deve ser silenciosa (há fotos tonitruantes, não gosto delas): não se trata de uma questão de “discrição”, mas de música. A subjetividade absoluta só é atingida em um estado, um esforço de silêncio (fechar os olhos é fazer a imagem falar no silêncio). A foto me toca se a retiro do seu blábláblá costumeiro: “Tecnica”, “Realidade”, “Reportagem”, “Arte” etc.: nada a dizer, fechar os olhos, deixar o detalhe remontar sozinho à consciência afetiva”.

“Assim é a foto: não pode dizer o que ela dá a ver”.

“A foto-retrato é um campo cerrado de forças. Quatro imaginários aí se cruzam… diante da objetiva, sou ao mesmo tempo, aquele que a fotografia me julga e aquele de que se serve para exibir sua arte”.

“O que a fotografia reproduz ao infinito só ocorreu uma vez: ela repete mecanicamente o que nunca mais poderá repetir-se existencialmente”.

RUTRA LARAMA “O bom fotógrafo não tira fotos. Eterniza momentos”.

SALVADOR DALI

“A nova maneira de criação que é a fotografia põe as fases de produção do fato poético em seu justo plano”.

SEBASTIÃO SALGADO

“Eu trabalho somente com o formato 35mm. Eu tenho uma bolsa pequena onde carrego filmes pra um ou dois meses. Isso significa que fico completamente independente”. 

“Quem não gosta de esperar não pode ser fotógrafo”.

“Com o preto e branco e todas as gamas de cinza, porém, posso me concentrar na densidade das pessoas, suas atitudes seus olhares, sem que estes sejam parasitados pela cor”.

“Você não fotografa com sua máquina. Você fotografa com toda sua cultura”.

“Minhas fotografias são um vetor entre o que acontece no mundo e as pessoas que não têm como presenciar o que acontece. Espero que a pessoa que entrar numa exposição minha não saia a mesma”.

“Para alguns, sou fotojornalista. Não é verdade. Para outros, sou um militante. Tampouco. A única verdade é que a fotografia é minha vida. Todas as minhas fotos correspondem a momentos intensamente vividos por mim. Todas existem porque a vida, a minha vida, me levou até elas”.

“Não trabalho com a miséria, mas com as pessoas mais pobres. Elas são muito ricas em dignidade e buscam, de forma criativa, uma vida melhor. Quero com isso provocar um debate. A nossa sociedade é muito mentirosa. Ela prega como sendo única a verdade de um pequeno grupo que detém o poder”.

“Desejo que cada pessoa que entrar numa das minhas exposições seja, ao sair, uma pessoa diferente”.

“Na realidade, acho que sempre fiz a mesma coisa desde que saí do interior, que fui estudar economia, que trabalhei como economista. Como entrei na fotografia, foi mais ou menos a mesma coisa. Eu troquei um instrumento pelo outro, troquei a máquina de cálculo pela máquina fotográfica, mas o discurso continuou mais ou menos o mesmo”.

“Minhas fotografias são um vetor entre o que acontece no mundo e as pessoas que não têm como presenciar o que acontece. Espero que a pessoa que entrar numa exposição minha não saia a mesma”.

“Esse é um projeto que pretende nos reconectar ao que o mundo era antes da humanidade tê-lo alterado ao ponto de não ser mais reconhecido”.

“Quis provocar um debate sobre o estado do planeta. Esta globalização de que tanto se fala não são apenas cifras. Também são pessoas que estão sendo globalizadas. Deixaram-me fotografá-las, tenho a responsabilidade de mostrar estas imagens da maneira mais ampla possível. É uma exposição global”.

“Desde sempre, os homens migraram – mas hoje se trata de um fenômeno diferente: A globalização nos é apresentada como uma realidade, não como uma solução”.

“Acredito que uma pessoa comum pode ajudar muito, não apenas doando bens materiais, mas participando, sendo parte das trocas de idéias, estando realmente preocupada sobre o que está acontecendo no mundo”.

“Uma exploração meditativa das culturas camponesas e da resistência cultural”.

“Estas Américas Latinas tão misteriosas e sofridas, tão heroicas e nobres”.

“A África sempre foi um enigma”.

”A África não é um continente subdesenvolvido, tem o desenvolvimento que tem. Está buscando sua identidade. Os pobres não necessitam piedade ou caridade, mas compressão e assistência”.

“A humanidade andou buscando, durante muito tempo, uma linguagem universal. Falou-se do latim, no início; depois, do inglês; houve um momento em que se tentou criar uma língua – o esperanto –, mas a linguagem universal foi criada. É a linguagem da imagem. E a fotografia é seu vetor principal. Quando se escreve nesta linguagem sobre os sem-terra, aqui no Brasil, ela pode ser lida sem tradução no Japão, na França, nos EUA. Todo mundo compreende”.

“A minha grande esperança é que a gente vá em direção a um modelo de agricultura familiar. Milhões de pessoas participando do sistema produtivo, recebendo renda desse sistema, sendo integradas como cidadãos no sistema de mercado e que passem a consumir educação, saúde, cultura e bens de consumo”.

“Mais do que nunca, sinto que a raça humana é somente uma. Há diferenças de cores, línguas, culturas e oportunidades, mas os sentimentos e reações das pessoas são semelhantes. Pessoas fogem das guerras para escapar da morte, migram para melhorar sua sorte, constroem novas vidas em terras estrangeiras, adaptam-se a situações extremas…”

“Algumas pessoas sabem para aonde estão indo, confiantes de que as espera uma vida melhor. Outras estão simplesmente em fuga, aliviadas por estarem vivas”.

“Sempre que possível, eu lhes explicava que minha intenção era essa. Muitos não faziam mais do que postar-se diante de minha câmera e dirigir-se a ela como se fosse um microfone”.

“…Galápagos, hoje um patrimônio da humanidade, fica muito mais fácil compreender Darwin. Porque é possível conferir, visualmente, como uma determinada espécie se desenvolve de maneira diferente de uma ilha para outra. Em Galápagos você tem um microcosmos que retrata o universo. Acabei ficando por lá mais tempo do que o próprio Darwin. Ele passou 47 dias lá, eu passei 90. Tive autorização da Fundação Charles Darwin e do Parque Nacional de Galápagos para visitar todas as ilhas do arquipélago”.

“… os chamados bushmen, de Botswana e da Namíbia, que vivem como há 50 mil anos. São coletores-caçadores”.

“Os mentawai, que vivem na ilha de Sumatra, na Indonésia, ainda mantêm uma relação tão forte com a natureza a ponto de fazê-la “deus”. É preciso pedir permissões à natureza o tempo todo”.

“Por que continuamos a dizer que cem milhões de dólares é muito dinheiro para recuperar uma floresta primária quando ninguém acha que esse dinheiro é muito quando se gasta num único avião de guerra?”

“… Não faço ninguém posar, nunca fiz, não me interessa. Só tenho um modo de trabalhar – com a minha história, a minha ideologia. Quando alguém não quer te dar a imagem, você pede desculpas, faz as malas e vai embora. Não roubo imagens”.

”Muitas vezes perdi fotos únicas para ajudar alguém. Meu primeiro objetivo é manter o nível de dignidade que uma pessoa merece”.

“A fotografia não é feita pelo fotógrafo. A foto sai melhor ou pior de acordo com a relação entre o fotógrafo e a pessoa que fotografa”.

“Fotografo globalmente e quero expor globalmente. Todo o meu trabalho é sobre globalização e liberação econômica, uma amostra da atual condição humana neste planeta”.

“Minhas fotografias são um vetor entre o que acontece no mundo e as pessoas que não têm como presenciar o que acontece. Espero que a pessoa que entrar numa exposição minha não saia a mesma”.

cole rise - frases inspiradoras sobre fotografia

“A admiração que eu tenho por ela é a mesma do primeiro dia em que a conheci. Ela é o amor da minha vida. Tive muita sorte. Ela tem um lado humano maravilhoso. O carinho com o qual ela cuida da nossa família, do seu entorno, a preocupação social, comunitária, ecológica… Ela tem o mesmo corpo do dia do nosso casamento. É linda. Tem muita energia. É elegante. É socialmente justa. É solidária. Tem uma preocupação ecológica muito séria. Me emociona falar da Lélia”.

DOWNLOAD: QUE TAL BAIXAR AGORA O E-BOOK GRATUITO: MAIS DE 300 FRASES INSPIRADORAS SOBRE FOTOGRAFIA?

“Acho que muita coisa que faço hoje, próxima do social, de tanta organização humanitária, necessariamente foi o Rodrigo quem me trouxe. Ele me deu uma outra compreensão da vida, outra maneira de eu ver a humanidade, de me situar, de ver outras anomalias. A gente teve o direito a frequentar um outro universo que se eu tivesse ficado no mundo dos “normais” eu não teria conhecido. Foi muito rico para mim”.

“A verdade do fotógrafo é aquela fração de segundo. Se fizerem manipulação sobre isso, então não estaremos mais falando de fotografia”.

“Não gosto de cortes, prefiro as fotos in natura, como foram feitas”.

“Não sou um fotógrafo militante, embora me engaje profundamente naquilo que eu faço, quase como forma de vida. O que é muito diferente. Tenho minha ideologia, que pode ou não ser aceita, e fotografo tudo, da natureza ao carro da montadora, com a mesma doação pessoal”.

“Para realizar uma fotografia preciso de tempo, de conviver com as pessoas. Chega o momento em que você já não incomoda ninguém. A fotografia muda de sentido e passa a ser parte da vida. É essa a riqueza. A câmara é um instrumento de relações humanas”.

“Eu acredito que o estilo de vida dos países mais ricos é o estilo de vida certo para todos. Todo mundo tem direito à saúde, educação, previdência social, além do direito e necessidade à cidadania. Acredito que todos os seres humanos neste planeta têm direito às mesmas coisas. E o mais interessante é que existem…”

“Fotografias são símbolos. Ou você tem uma foto que conta uma história sem precisar de legenda, ou você não tem nada”.

“A fotografia se tornou um mundo pequeno cheio de gente invejosa. Você cria uma história e então aparecem várias pessoas tentando fazer a mesma coisa”.

“As duas únicas linguagens que não necessitam de tradução são a fotografia e a música. E a fotografia é, possivelmente, a linguagem mais acessível e universal que possa existir”.

Sônia Almeida

“A fotografia é uma arte para os olhos lembrarem quando o coração esquecer”.

Stanley Kubrick 

“Se algo não pode ser escrito, ou pensado, ele pode ser fotografado”.

STEPHEN CHBOSKY

“As pessoas nas fotografias sempre parecem um pouco mais felizes do que você”.

Stephen Shore 

“Como objeto, uma fotografia tem vida própria no mundo. Pode ser conservada numa caixa de sapatos ou num museu. Pode ser reproduzida com fins informativos ou publicitários. Pode ser comprada e vendida. Pode ser contemplada como objeto utilitário ou como obra de arte. O contexto em que uma foto é vista afeta os significados que o observador extrai dela”.

Susan Sontag

“Nos últimos tempos, a fotografia transformou-se num divertimento que se pratica quase tão amplamente como o ato sexual ou a dança – o que significa que, como toda manifestação artística de massa, ela não é praticada pela maioria das pessoas como arte. É sobretudo rito social, defesa contra a ansiedade e instrumento de poder”.

“Através da fotografia, cada família constrói uma crônica – retrato de si mesma -, uma coleção portátil de imagens que testemunha sua coesão. Pouca importância têm as atividades que são fotografadas, contanto que se tirem fotografias e que essas sirvam de lembranças. A fotografia torna-se um ritual na vida familiar precisamente quando, nos países industrializados da Europa e da América, a própria instituição da família começa a sofrer uma transformação radical. À medida que aquela unidade claustrofóbica, a família nuclear, pouco a pouco se constituía no interior de um grupo mais amplo, a fotografia surgia para recordar e reafirmar simbolicamente que a coesão da vida familiar estava ameaçada e seu raio de ação vinha diminuindo”.

“(…) toda fotografia é um momento mori. Tomar uma fotografia é como participar da mortalidade, vulnerabilidade e mutabilidade de uma pessoa (ou objeto). Precisamente por lapidar e cristalizar determinado instante, toda fotografia testemunha a dissolução inexorável do tempo”.

“(…) começou a duplicar o mundo no momento em que a paisagem humana passou a experimentar um ritmo de transformação vertiginoso: enquanto um número incontável de manifestações da vida biológica e social está sendo destruído em breve espaço de tempo, surge um invento capaz de registrar o que está desaparecendo”.

“Forma de comprovar um experiência, o ato de fotografar é também um modo de negá-la, na medida em que limitamos determinada experiência a uma busca do fotogênico e a transformamos num retrato, um souvenir. Viajar torna-se estratégia para acúmulo de fotografias. O próprio ato de fotografar é reconfortante e alivia a sensação de desorientação que as viagens provavelmente exacerbam. A maioria dos turistas sente-se obrigada a colocar a máquina fotográfica ente si mesmos e algo interessante com que se deparam”.

TED ORLAND

“Não existe nada de errado com um o 35mm que uma Hasselblad 5×4 não possa ajeitar”.

Terence Donovan 

“A mágica da fotografia é metafísica. O que você vê não é o que foi visto no momento. A verdadeira habilidade da fotografia é a mentira visual organizada”.

Thaísa Rocha

“Queria que toda fotografia do passado tivesse o poder de trazer de volta todo momento feliz que o tempo me levou”.

Timothy Allen 

“Pode ser uma armadilha para o fotógrafo pensar que suas melhores fotos são aquelas que foram mais difíceis de capturar”.

Vered Koshlano 

“Treine seus olhos para capturar a história que seu cérebro quer contar”.

Vilém Flusser 

“Imaginação é a capacidade de fazer e decifrar imagens”.

Willian Albert Allard

“Você deve exigir o melhor de si. Você deve procurar por imagens que ninguém mais possa fazer. Você deve aproveitar as ferramentas que tem de maneira cada vez mais profunda”.

W. EUGENE SMITH “O mundo não se encaixa de forma conveniente no formato 35mm de uma câmera”.

“Para que serve uma grande profundidade de campo sem uma grande profundidade de sentimento?”

W. Noth

“A morte da fotografia é a manifestação da “crise da representação”, cujas raízes nas artes visuais são as raizes da modernidade que já conhecemos desde o impressionismo, o pontilhismo, o cubismo, a pintura abstrata, o dadaísmo, etc”.

Warley Tomaz 

“O fotógrafo é um poeta que a partir do seu olhar proclama versos eternizados nas imagens de sua arte”.

Warrington Wolve 

“Fotógrafos não se aposentam, eles só saem de foco”.

William Albert Allard

“Você deve exigir o melhor de si. Você deve procurar por imagens que ninguém mais possa fazer. Você deve aproveitar as ferramentas que tem de maneira cada vez mais profunda”.

Zak Shelhamer 

“Qualquer pessoa pode montar luzes e mandar uma modelo posar, mas é preciso ser especial para capturar a emoção”.

Youssuf Karsh 

“Os grandes homens estão muitas vezes solitários. Mas essa solidão é parte da sua capacidade de criar. O caráter, assim como a fotografia, desenvolve-se no escuro”.

“Olhe e pense antes de abrir o obturador. O coração e a mente são as verdadeiras lentes da câmera”.

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Photographer Research #2 – Edward Weston – SKETCH EVERY BLOODY DAY - […] https://www.ocasaldafoto.com/300-frases-inspiradoras-sobre-fotografia/ […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • 36 dicas para Fotografia de Paisagem!
    2018-09-11
  • ensaio fotografico familia capa
    36 dicas para Ensaio Fotográfico de Família!
    2018-07-27
  • Capa Melhores Fotos Ensaio Fotografia Newborn
    Fotografia Newborn - 48 Dicas para um Ensaio Inesquecível
    2018-07-27
  • 102 dicas de fotografia de casamento
    As Melhores Fotografias de Casamento - 102 Dicas Para um Casamento Incrível!
    2018-07-23
  • Panning: Como fazer fotografia em movimento
    2018-05-25
  • A Metodologia dos Caçadores de Imagens
    2018-03-22
  • Como estudar fotografia?
    2018-03-17
  • Fotografia: como começar?
    2018-03-15
  • 54 Motivos para ser um fotógrafo!
    2018-03-10
  • Como não enlouquecer com TANTOS arquivos fotográficos!?!?!?
    2018-02-15
  • Carnaval para Fotógrafos!
    2018-02-12
  • Brownie: a primeira câmera para crianças
    2018-01-14

O Casal

O Casal

Ela é de Brasília. Ele, de Belo Horizonte. Ela tem formação artística baseada em pintura e literatura. Ele já foi criado na música e no cinema. Ela gosta de MPB. Ele gosta de Jazz. Mas foi na fotografia que ambos se encontraram.

Especialistas em docência fotográfica, colecionam 14 anos de experiência em ensino artístico. Juntos são O Casal da Foto, uma dupla inseparável, ávidos por ensinar tudo o que aprenderam ao longo de suas carreiras e transformar a forma de se lecionar e aprender fotografia.

Dicas de Fotografia no Youtube